4 de mar. de 2012

AULAS DA SEMANA - 2.ª/MARÇO/2012




Planos de aula
Escola: RODOLFO
Semana:
2.ª MARÇO/12
Professor: Elemar Gomes

Série: OITAVA
Turma: 81
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
APRESENTAÇÕES DOS OBJETOS INEXISTENTES
HQS – HISTÓRIAS EM QUADRINHO;
LIVRO DE LEITURA;
LIVRO DIDÁTICO.
5
Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
Série: OITAVA
Turma: 82
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
APRESENTAÇÕES DOS OBJETOS INEXISTENTES
HQS – HISTÓRIAS EM QUADRINHO;
LIVRO DE LEITURA;
LIVRO DIDÁTICO.
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: SÉTIMA
Turma: 71
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
APRESENTAÇÕES DOS OBJETOS INEXISTENTES
BIOGRAFIAS E AUTOBIOGRAFIAS;
LIVRO DE LEITURA;
LIVRO DIDÁTICO.
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: SÉTIMA
Turma: 72
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
APRESENTAÇÕES DOS OBJETOS INEXISTENTES
BIOGRAFIAS E AUTOBIOGRAFIAS;
LIVRO DE LEITURA;
LIVRO DIDÁTICO.
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...

TURMA: 26 LITERATURA - CIMOL




Plano de aula – Literatura – 2.ª Série


Literatura no Brasil
*Literatura Informativa -1500-1600
*Barroco-1600-1768
*Arcadismo-1768-1836
*Romantismo-1836-1881
*Realismo/naturalismo-1881-1893
*Parnasianismo-1882-1893
*Simbolismo-1893-1922
*Modernismo-1922-1945
*Pós-modernismo-de 1945 em diante
 
Barroco-1600-1768
            Introdução:
O barroco foi o estilo artístico dominante na Europa durante o século XVII e a primeira metade do século XVIII. Caracteriza-se pela exuberância e rebuscamentos.
            O Barroco foi desenvolvido no século XVII. Nesse período, o terror provado pela inquisição tentava limitar pensamentos e manifestações culturais e impor a autoridade severa e rigorosa.
Situação histórica
            Em 1580, ano da morte de Camões, ocorre a unificação Ibérica e Portugal passa a ser dominado pelos espanhóis. Felipe II, da Espanha, era o herdeiro mais próximo do rei D. Sebastião, morto em 1578.
            O domínio espanhol durou até 1640. Por 60 anos Portugal experimentou um descompasso com o que ocorria no resto da Europa, pois não acompanhou as descobertas científicas ocorridas entre os séculos XVII e XVIII. O pais permaneceu mergulhado no obscurantismo medieval e , por extenção, também o Brasil, que como colônia portuguesa, se pautava pelo modelo da metrópole. O Barroco foi “Crioulizado”, isto é, misturou a tendência européia com a visão local, nativista.
            No Brasil, o panorama que se desenrola no século XVII(1600) é o das transformações econômicas provocadas pela atividade açucareira. As invasões holandesas na região Nordeste também apontam grandes mudanças culturais.
No Brasil houve dois Barrocos:
Baiano: manifestações literárias e artísticas(escritos, textos, letras de canções, dança, teatro, circo,...);
Mineiro: arquitetura e nas artes plásticas(casas, prédios, praças, estátuas, pinturas, esculturas, ...).
A disciplina e a autoridade da igreja de Roma foram reafirmadas vigorosamente. A inquisição ameaçava cada vez mais a liberdade de pensamento. O clima geral era de austeridade e repressão.
No Barroco, há uma exaltação dos sentimentos, a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.
 
O poeta entre o céu e o inferno

O objetivo maior das artistas do Barroco era envolver emocionalmente as pessoas, mostrando-nos os sofrimentos do homem, a luta dele na terra, a dor física, não a possibilidade da pós-morte.
O sangue que salva
                O artista buscava expressar a consciência do pecado e o desejo da salvação.
                Outras características marcantes da Literatura Barroca é que ela revela a dimensão do homem carnal e espiritual, a oscilação que leva de um extremo ao outro.
 
A palavra Barroco

                Essa expressão surgiu bem mais tarde e tinha inicialmente uma conotação pejorativa, designado algo imperfeito, extravagante, que não seguia a ordem e o equilíbrio dos padrões da arte clássica.
 
A intensidade dramática do Barroco
                O tema central do barroco se encontra na antítese entre vida e morte.
Vida breve- Angústia pela passagem do tempo, que tudo destrói.
Homem
Ora vive os prazeres da vida-
Quando a fé é insuficiente,
cresce o desejo de desfrutar a vida.
Ora pensa no julgamento de Deus:
 Foge dos prazeres e procura a fé.
                Por isso Carpe diem (aproveita o dia- o dia presente). É o tema freqüente da arte Barroca.
                A mocidade ou a juventude é frequentemente comparada a flor que é bonita por pouco tempo e logo morre.
Exemplo:
“Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trata a toda ligeireza
 e imprime em toda flor a sua pisada.
#
Ó não aguardes, que a madura idade
Te converta essa flor, essa beleza,
 Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.”
 
Objetivos do Barroco
Fundir os opostos, de conciliar o que, no fundo, é inconciliável: a razão e a fé, a matéria e o espírito, a vida carnal e a espiritual.
 
A linguagem barroca
Para falar das contradições do mundo exterior e interior, o escritor barroco usa e abusa do jogo de palavras, das antíteses, das hipérboles, das frases tortuosas, dos paradoxos. Utiliza palavras raras, inspira-se no latim para criar novos termos, explora a riqueza das imagens.
Essa linguagem preciosa e rebuscada do Barroco recebe o nome de cultismo.
O gosto do barroco pelo jogo dos contrários:
 
Exemplo:
“Ardor em coração firme nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares da água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!”

Responda no caderno(VISTO B):
1.       CONCEITUE COM TUAS PALAVRAS O MOVIMENTO BARROCO.
2.       COMO O BARROCO SE APRESENTA NAS PINTURAS E ESCULTURAS?
3.       COMO O BARROCO SE APRESENTA NA LITERATURA (PRINCIPALMENTE NOS POEMAS)?
4.       Traduza os poemas exemplos aqui apresentados.

 





ENGRAÇADO:

EXERCÍCIOS INFO 11M e 11T - LP - I



LÍNGUA PORTUGUESA I – PROFESSOR: ELEMAR GOMES – CIMOL - CURSO INTEGRADO -
EXERCÍCIOS SOBRE A HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 2012 – ACESSE: www.aulasdaminhavidablogspot.com
ESTUDANTE: ____________________________________________________________________ TURMA: _______

1-      As línguas românicas são aquelas que derivaram do latim.
a)      Verdadeiro.
b)      Falso.
2-      Os celtas (povo que habitava a Península Ibérica antes da chegada dos romanos) falavam diversas línguas, de que restam alguns vocábulos na toponímia (nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução).
a)      Verdadeiro.
b)      Falso.
3-      O português derivou do latim clássico.
a)      Verdadeiro.
b)      Falso.
4-      Os visigodos e suevos, que invadiram a Península Ibérica por volta do século V d. C., impuseram a sua língua ao povo vencido.
a)       Verdadeiro.
b)      Falso.
5-      Os árabes deixaram-nos muitas palavras começadas por ch-.
a)       Verdadeiro.
b)      Falso.
6-      A partir dos finais do século IX, na Galiza e no Norte de Portugal, nasce o galaico-português.
a)       Verdadeiro.
b)      Falso.
7-      O latim foi usado como língua escrita, nos documentos jurídicos, pelo clero e pela nobreza, até ao século XII.
a)      Verdadeiro.
b)      Falso.
8-      No século XIII, D. Dinis deu um grande impulso à língua portuguesa, ordenando que, daí em diante,  passassem a ser escritos em português todos os livros e documentos.
a)      Verdadeiro.
b)      Falso.
9-      A língua portuguesa enriqueceu-se imensamente, nos séculos XV e XVI, pelo contato dos navegadores portugueses com os povos nativos de África, Ásia e América.
a)      Verdadeiro.
b)      Falso.
10-   Os estrangeirismos são vocábulos de outras línguas adaptadas, que por sua vez, são adaptadas à fonética(fala) da língua portuguesa.
a)      Verdadeiro.
b)      Falso.
11-   O latim que originou as línguas românicas foi o latim falado pelas classes humildes, ou seja,...
a)      o latim erudito
b)      o latim vulgar
12-   A maioria das palavras do latim entraram no português por...
a)       via erudita.
b)      via popular.
13-   Com o Renascimento, os humanistas dedicam-se ao estudo das línguas e, muitas vezes, criam novas palavras portuguesas, que vão buscar diretamente ao...
a)      latim clássico.
b)      árabe.
14-   Essas novas palavras, criadas na época renascentista e vindas por via erudita...
a)      não sofreram uma transformação tão grande como as que vieram por via popular, e que estão na origem do português.
b)       sofreram enormes alterações.
15-   Os cultismos/latinismos são...
a)      as palavras latinas vindas por via popular.
b)      as palavras latinas vindas por via erudita.
16-   A existência de duas vias, através das quais o latim influenciou a nossa língua, justifica que...
a)     um étimo(vocábulo do qual se originou uma outra palavra. Ex.:"Persicum" é o étimo da palavra "pêssego".)latino pode dar origem a mais do que uma palavra portuguesa.
b)      um étimo só possa dar origem a uma palavra portuguesa.
17-   Por sua vez, há palavras que provêm de étimos diferentes e convergem para a mesma forma vocabular, escrevendo-se...
a)      de maneiras diferentes.
b)      da mesma maneira
18-   As palavras divergentes são as palavras que...
a)      provêm do mesmo étimo latino.
b)       provêm de étimos latinos diferentes.
19-   As palavras convergentes (Tender, dirigir-se (para um ponto comum )são as palavras que...
a)      provêm do mesmo étimo latino.
b)      provêm de étimos latinos diferentes.
Gabarito:
1-   A
2-   A
3-   B
4-   B
5-   B
6-   A
7-   A
8-   A
9-   A
10-                    A
11-                    B
12-                    B
13-                    A
14-                    A
15-                    B
16-                    A
17-                    B
18-                    A
19-                    B

PLANOS DE AULA - CIMOL - 2012:

PLANOS DE AULA/2012
Escola: CIMOL
Semana: 2.ª DE MARÇO
Professor: ELEMAR
SEMESTRE: I.º
INFO 11 M
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – CONCEITOS E EXERCÍCIOS DE REVISÃO.
 – TRABALHO: APRESENTAÇÕES DE VÍDEOS SOBRE O TEMA. PESO: 2,0. (1.ª AVALIAÇÃO)
5
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
SEMESTRE: I.º
INFO 11 T
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – CONCEITOS E EXERCÍCIOS DE REVISÃO.
 – TRABALHO: APRESENTAÇÕES DE VÍDEOS SOBRE O TEMA. PESO: 2,0. (1.ª AVALIAÇÃO)
5
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
Série: SEGUNDA
T.
Disciplina: LITERATURA
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
FASE LITERÁRIA: BARROCO: VÍDEO:
CONCEITOS INICIAIS E EXERCÍCIOS.
2
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...

1 de mar. de 2012

TURMAS: INFO 11M e INFO 11T


ALUNOS DO CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA I

TURMAS: INFO 11M  e INFO 11T

1.     VÍDEO 1 - LÍNGUA PORTUGUESA I
ESTUDANTES:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TURMA:
COMENTÁRIOS:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PESO/NOTA:
2.      VÍDEO 2 – História da Língua
3.      VÍDEO 3 - História da Língua Portuguesa
4.      VÍDEO 4 - A Origem da Língua Portuguesa
5.      VÍDEO 6 - História da Língua Portuguesa: Tempo, vida e espaco (Parte 1/2)
6.      VÍDEO 5 - Historia da LÍngua Portuguesa: Tempo, vida e espaco (Parte 2/2)
7.      VÍDEO 7 - Evolução da Linguagem - Animação em Flash
8.      VÍDEO 8 - Documentário "A Linguagem"
9.      VÍDEO 9 - Língua (Vidas em português)
10.  VÍDEO 10 - Desafios da Língua Portuguesa em 2012 - 1de3.
11.  VÍDEO 11 - Desafios da Língua Portuguesa em 2012 - 2de3.

VÍDEO 11 - Desafios da Língua Portuguesa em 2012 - 2de3.

VÍDEO 10 - Desafios da Língua Portuguesa em 2012 - 1de3.

VÍDEO 9 - Língua (Vidas em português)

VÍDEO 8 - Documentário "A Linguagem"

VÍDEO 7 - Evolução da Linguagem - Animação em Flash

VÍDEO 6 - História da Língua Portuguesa: Tempo, vida e espaco (Parte 1/2)

ó

VÍDEO 5 - Historia da LÍngua Portuguesa: Tempo, vida e espaco (Parte 2/2)

VÍDEO 4 - A Origem da Língua Portuguesa

VÍDEO 3 - História da Língua Portuguesa

VÍDEO 2 - História da LÍngua

VÍDEO 1 - Língua portuguesa I

29 de fev. de 2012

A Origem da Língua Portuguesa


A Origem da Língua Portuguesa

A FORMAÇÃO DE PORTUGAL E A ORIGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA 
Derivou-se o nosso idioma, como língua romântica, do Latim vulgar.

É bastante difícil conhecer a língua dos povos habitantes na península Ibérica antes dos Romanos dela se apossarem.

Os Romanos ocuparam a Península Ibérica no séc. III antes de nossa Era. Contudo, ela só é incorporada ao Império no ano 197 antes de Cristo. Tal fato não foi pacifico. Houve rebeliões contra o jugo Romano.

O Latim, língua dos conquistadores, foi paulatinamente suplantado a dos povos pré-latinos. “Os turdetanos, e mormente os ribeirinhos do Bétis, adotaram de todos os costumes romanos, e até já nem se lembram da própria língua.” (Estrabão).

O Latim implantado na Península Ibérica não era o adotado por Cícero e outros escritores da época clássica (Latim clássico). 

Era sim o denominado Latim Vulgar. O Latim Vulgar era de vocabulário reduzido, falado por aqueles que encaravam a vida pelo lado prático sem as preocupações de estilísticas do falar e do escrever.

O Latim Clássico foi conhecido também na Península Ibérica, principalmente nas escolas. Atestam tal verdade os naturais da Península : Quintiliano e Sêneca.

- O Português vem do Latim vulgar

Sabe-se que o latim era uma língua corrente de Roma. Roma, destinada pela sorte e valor de suas bases, conquista, através de seus soldados, regiões imensas. Com as conquistas vai o latim sendo levado a todos os rincões pelos soldados romanos, pelos colonos, pelos homens de negócios. As viagens favoreciam a difusão do latim.

Primeiramente o latim se expande por toda a Itália, depois pela Córsega e Sardenha, plenas províncias do oeste do domínio colonial, pela Gália, pela Espanha, pelo norte e nordeste da Récia, pelo leste da Dácia. O latim se difundiu acarretando falares diversos de conformidade com as regiões e povoados, surgindo daí as línguas românticas ou novilatinas.

Românticas porque tiveram a mesma origem: ao latim vulgar. Essas línguas são, na verdade, continuação do latim vulgar. Essas línguas românticas são: português, espanhol, catalão, provençal francês, italiano, rético, sardo e romeno.

No lado ocidental da Península Ibérica o latim sentiu certas influencias e apresenta características especiais que o distinguiam do “modus loquendi” de outras regiões onde se formavam e se desenvolviam as línguas românticas. Foi nesta região ocidental que se fixaram os suevos. Foram os povos bárbaros que invadiram a península, todos de origem germânica Sucederam-se nas invasões os vândalos, os suevos (fixaram-se no norte da península que mais tarde pertenceria a Portugal), os visigodos. Esses povos eram atrasados de cultura. Admitiram os costumes dos vencidos juntamente com a língua regional.

É normal entender a influencia desses povos bárbaros foi grande sobre o latim que aí se falava, nessa altura bastante modificado.

- Formação de Portugal

No século V, vários grupos bárbaros entraram na região ibérica, destruindo a organização política e administrativa dos romanos. Entretanto é interessante notar o domínio político não corresponde a um domínio cultural, os bárbaros sofreram um processo de romanização. Neste período formaram-se uma sociedade distinta em três níveis: clero, os ricos e políticos poderosos; a nobreza, proprietários e militares; e o povo.

No século VII essa situação sofre profundas mudanças devido a invasão muçulmana, estendendo –se assim o domínio árabe variando de regiões, e tinha sua maior concentração na região sul da Península, e o norte não conquistado servia de refúgio aos cristãos e lá organizaram a luta de reconquista, que visava a retomado do território tomado pelos árabes.

No que a Reconquista progredia a estrutura de poder e a organização territorial vão ganhando novos contornos; os reino do norte da Península (Leão, Castela, Aragão) estendem suas fronteiras para o sul, o reino de Leão passa a pertencer a o Condato Portucalense.

No fim do século XI, o norte da Península era governado por o rei Afonso VI, pretendendo expulsar todos os muçulmanos, vieram cavaleiros de todas as partes para lutar contra os mouros, dentre os quais dois nobres de borgonhas: Raimundo e seu primo Henrique. Afonso VI tinha duas filhas: Urraca e Teresa. O rei promoveu o casamento de Urraca e Raimundo e lhe deu como dote o governo de Galiza; pouco depois casou Teresa com Henrique e lhe deu o governo do Condato Portucalense. D. Henrique continua a luta contra os mouros e anexando os novos territórios ao seu condato, que vai ganhado os contornos do que hoje é Portugal.

Em 1128, Afonso Henriques – filho de Henrique e Teresa- proclamou a independência do Condato Portucalense, entrando em luta com as forças do reino de Leão. Quando em 1185 morre Afonso Henriques, os muçulmanos dominavam somente o sul de Portugal. Sucede a Afonso Henriques o rei D. Sancho, que continuava a lutar contra os mouros até sua expulsão total.. Dessa forma consolida-se a primeira dinastia portuguesa: a Dinastia de Borgonhas.


A SOCIEDADE

A formação de Portugal ocorreu num período de grande transição em que se percebe que o sistema feudal em crise e, em contrapartida, o crescimento de em áreas urbanas. Então este período se resume ao período de transição do feudalismo para as atividades econômicas, como os mercadores e os negociantes de dinheiro.


EVOLUÇÃO DA LINGUA PORTUGUESA

A formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes do domínio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificações, dando origem a dialetos que se denominava romanço ( do latim romanice que significava, falar a maneira dos romanos).
Com várias invasões barbaras no século V, e a queda do Império Romano no Ocidente, surgiram vários destes dialetos, e numa evolução constituíram-se as línguas modernas conhecidas como: neolatinas. Na Península Ibérica, várias línguas se formaram, entre elas o catalão, o castelhano, o galego-português, deste último resultou a língua portuguesa.
O galego-português, era uma língua limitada a todo Ocidente da Península, correspondendo aos territórios da Galiza e de Portugal, Cronologicamente limitado entre os séculos XII e XIV, coincidindo ocom o período da Reconquista. Na entrada do século XIV, percebe-se maior influência dos falares do sul, notadamente na região de Lisboa; aumentando assim as diferenças entre o galego e o português.
O galego apareceu durante o século XII e XV, aparecendo tanto em documentos oficiais da região de Galiza como em obras poéticas. Apartir do século XVI, com o domínio de Castela, introduz-se o castelhano como língua oficial, e o galego tem sua importância relegada a plano secundário.
Já o português, desde a consolidação da autonomia política e, mais tarde, com a dilatação do império luso, consagra-se como língua oficial. Da evolução da língua portuguesa destaca-se alguns períodos: fase proto-histórica, do Português arcaico e do Português moderno.

FASES HISTÓRICAS DO PORTUGUÊS


• Fase proto-histórica

Anterior ao século XII, com textos escritos em latim bárbaro (modalidade do latim usado apenas em documentos e por isso também chamado de latim tabaliônico ou dos tabeliões).
• Fase do português arcáico

Do século XII ao século XVI, corresponde dois períodos:
a) do século XII ao século XIV, com textos em galego-português;
b) do século XIV ao século XVI, com a separação do galego e o portugu6es.

• Fase do português moderno
A partir do século XVI, quando a língua portuguesa se uniformiza e adquiri as caracteristicas do português atual. A rica literatura renascente portuguesa, produzida por Camões, teve papel fundamental nesse processo. As primeiras gramáticas e dicionários da língua portuguesa também surgiram do século XVI.


GEOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O atual quadro das regiões de língua portuguesa se deve as expansões territorial lusitana ocorrida no século XV a XVI. Assim que o língua portuguesa partiu do ocidente lusitano , entrou por todos os continentes: América (com o Brasil), África (Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, República Democrática de São Tomé e Príncipe), Ásia (Macau, Goa, Damão, Diu), e Oceania (Timor), além das ilhas atlânticas próximas da costa africana ( Açores e Madeira), que fazem parte do estado português.

Em alguns países o português é a língua oficial (República Democrática de São Tomé e Príncipe, o Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde), e apesar de incorporações de vocábulos nativos de modificações de pronúncia, mantêm uma unidade com o português de Portugal.

Em outros locais, surgiram dialetos originários do português. E também regiões em que essa língua é falada apenas por uma peguena parte da população, como em Hong Kong e Sri Lanka.


Bibliografia

NICOLA, José de, Língua, Literatura e Redação, 6ª ed., Editora Scipione, 1994
TERSARIOL, Alpheu, Biblioteca da língua portuguesa, 14ª ed., Editorial Irradiação S.A.- São Paulo, 1970