2 de mar. de 2015

ESTA SEMANA NO IACS - 02-06/03/2015

AULAS DA SEMANA - 02 A 06/MAR/15 - LÍNGUA PORTUGUESA

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
02 a 06/FEV (4.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
- Aula expositiva sobre “Onomatopeia” e “aliteração”;
- Tarefa de casa: Criar em uma folha de desenho, quatro exemplos de “onomatopeia” e uma história em quadrinhos que tenham exemplos de “linguagem verbal e não verbal”.
- Aula de Leitura(SETAS 30’): Essa aula é dedicada à leitura. Cada aluno deve trazer de casa o (um) livro de leitura.
- Aula expositiva: “Linguagem verbal e não verbal”: Passarei um resumo do assunto no quadro, para que os alunos copiem no caderno. Após farei a explicação oral do assunto.
- Exercícios de fixação: Irei passar no quadro alguns exercícios e atividades para que os alunos possam fixar os conteúdos estudados até aqui.
- Produção textual: Cada aluno irá produzir um texto sobre um assunto proposto em sala.
- Leitura silenciosa do texto “Calvin e Haroldo”: Os alunos deverão ler silenciosamente o texto “Calvin e Haroldo”, que se no livro didático, página 19. Após, devem responder as perguntas sugeridas pelo livro, nas páginas 20 e 21.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
 - Leitura oral e silenciosa: Os alunos deverão ler silenciosamente o texto “O Diário da Misteriosa Menina”, que se encontra na página 17 do livro didático. Após a leitura inicial, irei escolher alguns alunos para que façam a leitura oral em voz alta.
- Compreensão do texto: Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 18 e 19. Após, iremos fazer juntos, a correção
 - Pronome e Coesão textual: Será solicitado que os alunos leiam o resumo apresentado pelo livro, sobre esse assunto, na página 20.
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 21, 22 e 23; “O Diário”.
- Compreensão do texto:  Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 24 e 25.
- Produção Textual: Os alunos deverão realizar a produção textual sugerida pelo livro didático, na página 25. Para entregar.
- Empregos dos Pronomes: Aula expositiva, com slides contendo a definição e exemplos de cada pronome – pessoais e possessivos. Explicações orais. Leitura e discussão sobre a definição do assunto, apresentada no livro, nas páginas 26, 27 e 28. Realizar as atividades propostas nas páginas 29, 30 e 31.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Avaliar o título, as rimas, se as palavras solicitadas foram usadas, se o texto foi passado para o caderno, a criatividade e a apresentação para a turma.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
- Revisão – “Sujeito e predicado”: Será revisado com os alunos o conteúdo estudado no ano passado, “Sujeito e predicado”. Explicações orais sobre o assunto.
- Revisão Morfossintática:
Leitura silenciosa e oral da definição do assunto, apresentado no livro didático, página 21. Explicações orais sobre o assunto. Realizar as atividades das páginas 22, 23 e 24. Correção das atividades do livro didático.
- Leitura silenciosa e oral: Os alunos serão orientados a lerem silenciosamente o texto apresentado no livro didático, nas páginas 25, 26 e 27.
- Interpretação de texto: Coletivamente faremos um debate sobre o tema abordado pelo texto que foi lido. Após o debate, deverão realizar as atividades propostas nas páginas 28 e 29. Correção das atividades realizadas.
- Produção textual: A turma deverá se dividir em duplas e realizar a atividades proposta no livro, na página 30, “Mapa Turístico”.
- Verbos: Ter – Haver - Existir: Leitura da explicação apresentada no livro, para o assunto, na página 31. Explicações orais e momento para tirar dúvidas. Realizar as atividades propostas na página 32. Correção das atividades.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-ajudar-seu-filho-licao-casa-700436.shtml

PARTICIPAÇÃO

Como ajudar seu filho na hora da lição de casa?

Especialistas indicam como agir para contribuir com a aprendizagem de seu filho

22/02/2015 19:12
Texto Luciana Fleury
Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado
Vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado
Sabe qual é a melhor maneira de descobrir se o seu filho está indo bem na escola? Acompanhando a lição de casa dele. Ao participar do dia a dia escolar de seu filho, você consegue perceber se ele está aprendendo o que deveria durante o decorrer do ano. Assim, se perceber que as dúvidas estão se acumulando, você pode procurar a ajuda da escola.

1808Lição de casa é participação 
Confira mais dicas como estas no especial Lição de Casa.


Outra vantagem de saber o que seu filho está estudando é aproveitar para mostrar como tudo aquilo que ele está vendo na escola têm relação com o cotidiano. Como uma reportagem no telejornal sobre a seca, por exemplo. Se seu filho está estudado sobre os efeitos da falta d´água na agricultura, é um bom momento para comentar e deixar que ele fale o que sabe sobre o assunto. "Quando isso acontece, o aprender passa ser algo gostoso, estimulante. E quando a criança descobre o prazer de aprender o interesse pela escola aumenta", afirma a psicóloga Danila Secolim Coser.

Por isso, vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado.
Faça o teste!Você sabe ajudar seu filho na lição de casa? 
Descubra como você está participando dos deveres de casa de seu filho.
Confira as dicas do que fazer antes, durante e depois da hora da lição compiladas de entrevistas com: Danila Secolim Coser, psicóloga; Heloisa Padilha, educadora e psicopedagoga; Fátima Regina Pires de Assis, professora de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da PUC-SP; Rose Mary Guimarães Rodrigues, docente do curso de Pedagogia da Unitri (Centro Universitário do Triângulo). Todas as entrevistadas possuem pesquisas ou trabalhos acadêmicos sobre Lição de Casa.