16/11/2014
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS - EXERCÍCIOS EXTRAS
Classifique
as orações adverbiais:
1) O tambor soa porque
é oco.
2) A preguiça gasta a
vida como a ferrugem consome o ferro.
3) Por mais que
gritasse, não me ouviam.
4) Se o conhecesses,
não os condenarias.
5) Vim hoje, conforme
lhe prometi.
6) Fazia tanto frio,
que meus dedos estavam endurecidos.
7) Aproximei-me a fim
de que me ouvissem melhor.
8) À medida que se
vive, mais se aprende.
9) Quando os tiranos
caem, os povos se levantam.
10) Ontem estive doente,
de modo que não saí.
11) Parou perplexo como
se esperasse um guia.
12) Não serás bom médico
se não estudares muito.
13) De tal sorte a
cidade crescia, que não a reconhecia mais.
14) Segundo opinam
alguns, a história se repete.
15) fiz-lhe sinal para
que se calasse.
16) As tuas saudades
ficam onde deixas o coração.
17) Embora tivesse
estudado, fui reprovado.
18) À medida que
subimos, o ar se rarefaz.
19) Eles tinham tanta
fome, que devoraram toda a comida.
20) Se bem que eu não te
julgue insensível à arte, admira-me ver-te assim.
21) Antes que ele volte,
resolva o problema.
22) Como não me
atendessem, repreendi-os severamente.
23) Ama-se ou
aborrece-se conforme o coração quer.
24) Tudo lhe perdoarei,
se me amar.
25) Ainda que implores,
não direi sim.
26) Falou com tanta
calma, que todos ficaram atônitos.
27) Fizeste pouco de nós,
porque estavas com a mimi.
28) Se bem que fosse
caro, comprei o relógio.
29) Era tão mentirosa,
que mentia a si próprio.
30) Quando a vejo, o
coração bate mais forte.
31) Tanto lutaste, que
venceste afinal.
32) Embora vaiado, ele
continuou a sua explicação.
33) Ainda que goste
muito de ti, não posso acompanhar-te.
34) Como não se
incomoda, chamo-o pelos dois nomes.
35) Desde que aceites as
condições, lavrarei o contrato.
36) Mal os avistou,
pôs-se a correr.
37) Gosto de
contemplá-lo quando está zangado.
38) O lavrador volta
para casa quando o sol se põe.
39) Não compareceu à
reunião porque estava doente.
40) Dirigia devagar a
fim de que pudéssemos olhar a paisagem.
41) Tudo saiu conforme o
previsto.
42) Iremos à praia
amanhã, se fizer bom tempo.
43) Conseguiu uma ótima
classificação, embora não fosse inteligente.
44) O investigador foi
mais esperto que o ladrão.
45) À medida que
envelhecemos, adquirimos mais experiência.
46) Estava tão frio que
tremíamos.
47) Não comprou o
presente, porque o dinheiro estava escasso.
48) Tal era a simpatia
da recepcionista, que cativou a todos.
49) Quando descreveres o
quadrúpede, coloca entre ele alguns homens.
50) Tudo aconteceu como
prevíamos.
51) As coisas raramente
saem como planejamos.
52) Consoante afirmam
alguns, a história se repete.
53) Ainda que implores,
não te direi nada.
54) Desce para que eu te
abrace.
55) Quando enferruja, o
ferro aumenta de peso.
56) Doente tem estado
ela, desde que aqui chegou.
|
Gabarito:
1. Causal
2. Comparativa
3. Concessiva
4. Condicional
5. Conformativa
6. Consecutiva
7. Final
8. Proporcional
9. Temporal
10. Causal
11. Comparativa
12. Condicional
13. Consecutiva
14. Proporcional
15. Final
16. Temporal
17. Concessiva
18. Proporcional
19. Consecutiva
20. Concessiva
21. Temporal
22. Causal
23. Conformativa
24. Condicional
25. Concessiva
26. Consecutiva
27. Causal
28. Concessiva
29. Consecutiva
30. Temporal
31. Consecutiva
32. Concessiva
33. Concessiva
34. Causal
35. Condicional
36. Temporal
37. Temporal
38. Temporal
39. Causal
40. Final
41. Conformativa
42. Condicional
43. Concessiva
44. Comparativa
45. Proporcional
46. Consecutiva
47. Causal
48. Consecutiva
49. Temporal
50. Conformativa
51. Conformativa
52. Conformativa
53. Concessiva
54. Final
55. Temporal
56. Temporal
FIM DE ANO
Planos
de aula
ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
|
Semana:
3.ª/NOV./2014
|
Professor: Elemar Gomes
|
LEITURAS:
Ø VEM AÍ: 60ª FEIRA DO LIVRO DE
PORTO ALEGRE.
ANO: NONO
|
TURMA: 192
|
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
|
CONTEÚDOS
|
PERÍODO
|
OBJETIVOS
|
· EST.OR.SUBORD. ADVERBIAIS;
· Prova final.
· FILME: MOULIN ROUGE –AMOR EM
VERMELHO.
|
4
|
-
CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM,
IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO
AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU
SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO
CRÍTICA.
|
ANO: QUARTO
|
TURMA: 141
|
CURRÍCULO
|
CONTÚDOS
|
PERÍODO
|
OBJETIVOS
|
Ø ATIVIDADES LÚDICAS:
Ø PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
Ø MATEMÁTICA: ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO.
|
4
|
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,
BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR,
DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...
|
THEÓPHILO - Semana: 3.ª NOVEMBRO/14
Planos
de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
|
Semana:
3.ª NOVEMBRO/14
|
Professor: Elemar Gomes
|
Ø
Vem aí: MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO;
SÉRIE: NONA
|
Turma: 91
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø ESTUDO
APARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – P. 68 A 71;
Ø ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS:
Ø CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
Ø PROVA TRIMESTRAL
|
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
SÉRIE: SÉTIMA
|
Turma: 92
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø ESTUDO
APARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – P. 68 A 71;
Ø ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS:
Ø CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
Ø PROVA TRIMESTRAL
|
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas
informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
SÉRIE: SEXTA
|
Turma: 93
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
Conteúdos
|
Período
|
Objetivos
|
Ø ESTUDO
APARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – P. 68 A 71;
Ø ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS:
Ø CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
Ø PROVA TRIMESTRAL
|
4
|
- Caracterizar os textos de
acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias
principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e
suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os
hábitos de leitura e apreciação crítica.
|
Assinar:
Postagens (Atom)