9 de out. de 2023

 OI GENTE;

"Bora" pra mais uma semana de aula? Que legal que você está aqui! Vamos as leituras? 

Porquê ler texto?



Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Primeira Leitura 

ESCOLA MUNICIPAL  PRINCESA ISABEL (  ) ou JOÃO DARCY(  ) - DATA:10/10/2023 - PROFESSOR: Elemar Gomes - DISCIPLINA: Língua Portuguesa - TURMA:______ NOME__________________________________________

TEXTO 1:

Circuito Fechado - 



De Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

                Pesquise o significado da palavra circuito e explique o título escolhido para o texto.

_________________________________________________________________________________.

2- Com base na leitura, responda às perguntas:

a)            O personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?

_________________________________________________________________________________.

b)           Qual é a possível profissão dessa pessoa? Justifique

_________________________________________________________________________________.

c)            Em que cidade poderia morar?

_______________________________________________________________________________.

d)           Se você tivesse de dar um nome ao personagem do texto, qual escolheria?

_________________________________________________________________________________.

e)           Este texto é do início da década de l970. De que outros recursos esse profissional poderia dispor atualmente para realizar seu trabalho? Será que a rotina dele continuaria a mesma?

_________________________________________________________________________________.

2.            Observando a maioria das palavras do texto e aplicando seus conhecimentos sobre CLASSES DE PALAVRAS, você as classificaria em: artigos, substantivos, adjetivos, pronomes ou verbos? Por que?

________________________________________________________________________________.

3.            O que você acha de o autor ter escolhido basicamente essa classe de palavras para construir o texto?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

4.            No texto aparecem os substantivos: mictório, caso, pia. Eles fazem parte do mesmo ambiente. Você conhece outros substantivos que sejam sinônimos desses? Qual é o mais usado em sua região?

_________________________________________________________________________________.

5.            Pela leitura do texto, percebe-se que esse personagem possui um vício muito prejudicial à saúde. Que vício é esse? O que você teria a dizer para essa pessoa?


Atividade de Português - Texto Circuito Fechado -

 

Atividade de Português - Texto Circuito Fechado - 

Atividade de Língua Portuguesa sobre o texto Circuito Fechado de Ricardo Ramos de interpretação e compreensão de texto.

Leia o texto e resolva às questões 1 – 12:

CIRCUITO FECHADO

Circuito Fechado

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Ricardo Ramos

1. Cada gênero textual possui uma estrutura e uma função comunicativa. Observando os elementos que fazem parte do texto Circuito Fechado, qual é o seu gênero?
a) Relato pessoal.      
b) Verbete de dicionário. 
c) Crônica.      
d) Notícia. 

2. É possível notar que o texto Circuito Fechado:
a) apresenta uma série de palavras soltas sem relação de sentido.
b) mostra como acontecem as ações do personagem durante o dia.
c) expõe uma sequência de palavras que se relacionam implicitamente.
d) revela um agrupamento de nomes de objetos necessários para trabalhar.
3. A narrativa de Ricardo Ramos se diferencia da maioria dos textos que conhecemos. O que o texto está narrando?
____________________________

4. Em sua opinião, por que o autor escolheu para seu texto o título “Circuito Fechado”?
____________________________

5. Qual palavra abaixo resume o tema central do texto?
a) O cotidiano.
b) O trabalho.
c) A correria.
d) A recordação.

6. Para produzir uma sequência narrativa, o autor recorreu a uma classe gramatical responsável em nomear os seres: o substantivo. O que essas palavras buscam representar no texto?
_____________________________

7. Os substantivos empregados no texto, em sua maioria, são palavras curtas que possuem uma função específica na construção do sentido. Qual palavra abaixo NÃO representa uma ideia geral subentendida nesse texto?
a) Continuidade.
b) Automatização.
c) Velocidade. 
d) Persistência. 

8. O texto é formado majoritariamente por substantivos, entretanto, o autor usa raramente outra classe gramatical para caracterizá-los. Assinale a alternativa cuja expressão grifada é formada por uma locução adjetiva.
a) Creme dental
b) Mesa e poltrona
c) Xícara pequena
d) Bloco de papel

9. Localize no texto a sequência de palavras que indica o horário do almoço do personagem.
____________________________

10. No texto, cada palavra revela um comportamento do personagem. Conforme essas palavras, qual o seu maior hábito observado ao longo do dia?
____________________________

11. Localize uma palavra no texto para cada atividade diária do personagem.

a) Viagem: 
____________________________

b) Vício: 
____________________________

c) Observação de compromissos: 
____________________________

d) Relacionamento:
____________________________

e) Descanso:
 ___________________________

f) Leitura pessoal:
____________________________


12. O texto “Circuito Fechado” tem a função social de:
a) incentivar a realização de atividades sociais, profissionais e culturais.
b) refletir sobre a vida e como nos comportamos na contemporaneidade. 
c) mostrar a disseminação de valores essenciais às relações profissionais.
d) expressar sentimentos, valores e emoções para os leitores sem tempo.

 TERCEIRA Leitura

TEXTO 3 -  DONA DE CASA – CARINE VARGAS




                                                          Sol.

Bom dia, dentes, filhos, uniforme,

merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,

carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,

casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,

almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,

desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,

tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,

pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,

pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,

nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,

futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa

rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.

Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,

cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,

beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,

banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,

renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,

cama, beijo, marido,sono, boa noite,

Lua.

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES

 Segunda Leitura


TEXTO 2Vidinha Redonda - Kátia da Costa Aguiar

Óvulo, embrião, parto. Bebé, choro, sobressalto, coco, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vómito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação, namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel, desculpa, dissimulação. Faculdade, trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela. Cartório, igreja, núpcias. Trabalho, óvulo, licença, parto.