26 de abr. de 2015

Planos de aula - 2015 - Semana: 27 a 30/ABRIL(12.ª)

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
27 a 30/ABRIL(12.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  )VISTAR TEMA DE CASA: “SUPERPAI” – P. 52-53;
  Ø   (  ) ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL: TEXTO DE OPINIÃO;   
  Ø   (  )ESTUDOS DOS CONCEITOS SOBRE SUBSTANTIVOS - CLASSIFICAÇÃO;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS – CLASSIFICAÇÃO;
  Ø   (  )PROVA DE RECUPERAÇÃO.

è  RECUPERAÇÃO: 30/04/2015 – PESO: 7,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
·          Leitura silenciosa e oral.
·          Debate e discussão sobre o tema proposto.
·          Participação oral.
·          Realização das atividades propostas no livro.
·          Realização dos exercícios de fixação.
·          Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )VISTAR TEMA DE CASA: “MULHER CORAGEM” – P. 60-61;
  Ø   (  )ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL - CRÔNICA: MÃES
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE MORFOLOGIA: CONCEITOS E EXEMPLOS;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS SOBRE MORFOLOGIA – CORREÇÃO;
  Ø   (  )PROVA DE RECUPERAÇÃO.
è RECUPERAÇÃO: 30/04/2015 – PESO: 7,0
6
PERÍODOS
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•              Leitura silenciosa e oral.
•              Debate e discussão sobre o tema proposto.
•              Participação oral.
•              Realização das atividades propostas no livro.
•              Realização dos exercícios de fixação.
•              Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
Antes da prova:

  Ø   (  )VÍDEO: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES;
  Ø   (  )FILME: “ROMEU + JULIETA” – PREPARAÇÃO PARA O TEATRO;
  Ø   PROVA DE RECUPERAÇÃO.

è  RECUPERAÇÃO: 30/04/2015 – PESO: 7,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



AOS ALUNOS DA TURMA 83Trailer de Romeu + Julieta

ALUNOS DAS TURMAS: 71, 72 e 73 - MATERIAIS DE AUXÍLIO SOBRE O PRÓXIMO CONTEÚDO

Morfologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre, revisado pelo professor Elemar Gomes.
Em linguística, no nível de análise morfológica encontramos duas unidades formais: a palavra e o morfema. Uma das questões centrais no estudo da morfologia é decidir se a abordagem será pela perspectiva do morfema ou se a partir da palavra, da formação e da classificação das palavras. A peculiaridade da morfologia é estudar as palavras olhando para elas isoladamente e não dentro da sua participação na fraseou período. Gramática Tradicional fez opção clara pela abordagem a partir da perspectiva da palavra, tanto que a morfologia tradicional é centrada no estudo das classes de palavras. Alguns linguistas sugerem que a abordagem a partir dos morfemas é mais sensata, dadas as dificuldades encontradas para delimitar o conceito de palavra. Da nossa parte, não vamos radicalizar em favor de nenhuma perspectiva. Tentaremos abordar com equilíbrio tanto os morfemas como as palavras.
Existem:
§  Radical;
§  Afixos (Sufixo e Prefixo);
§  Desinências (verbal e nominal);
§  Vogal Temática;
§  Vogal de Ligação; e
§  Consoante de Ligação.
Tipos de Derivação
Derivação prefixal 
Prefixo + Palavra Primitiva (Radical)
Exemplos:
§  a + pôr = apor
§  semi + círculo = semicírculo
§  contra + pôr = contrapor
§  ex + pôr = expor
§  im + pôr = impor
§  per + correr = percorrer
Derivação sufixal 
Palavra Primitiva (Radical) + Sufixo
Exemplos:
§  casa + arão = casarão
§  chuva + oso = chuvoso
§  calma + mente = calmamente
§  casa + inha = casinha
§  casa + eiro = caseiro
§  humano + izar = humanizar
§  pinto + ada = pintada
Derivação parassintética 
Prefixo + Palavra Primitiva (Radical) + Sufixo
Exemplos:
§  a + funil + ar = afunilar
§  en + gaiola + ar = engaiolar
§  a + manh(ã) + ecer = amanhecer
Derivação regressiva 
A palavra primitiva (Radical) reduz-se ao formar a palavra derivada.
Exemplos:
§  chorar = choro
§  abalar = abalo
§  errar = erro
§  cortar = corte
§  debater = debate
§  recuar = recuo
§  sarampão = sarampo
§  chutar = chute
Derivação imprópria : Mudança gramatical nas palavras sem alteração da forma.
Exemplos:
§  Porto (instalação para embarque e desembarque marítimo) - Porto (vinho)

§  Pereira (árvore) - Pereira (apelido)