4 de fev. de 2015

A Criação: A Terra é uma Testemunha - Português (Brasil)

O Deus que tudo vê

Olá, ELEMAR,

Comentário da Lição dos jovens - dia 4/2/2015

O Deus que tudo vê
Texto por: Pr. Albino Marks

“A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito” (Pv 15:13, Nova Versão Internacional).

Seguramente a busca mais ansiada do ser humano é sentir-se bem e desfrutar a bênção da verdadeira alegria. Um fato que está em destaque no provérbio de Salomão é que a alegria tem sua origem no interior, no coração. Por outro lado, alguém pode mascarar o espírito angustiado com manifestações exteriores de hilaridade.

Jesus fez esta promessa para Seus discípulos: “Tenho lhes dito estas palavras para que a Minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15:11, Nova Versão Internacional).

Separado de Deus, o ser humano sente um vazio inexplicável em seu íntimo, e recorre a todo e qualquer expediente para preencher este vazio, mas parece que nada resolve.

Como alcançar paz interior, sentir-se feliz e irradiar esta alegria por meio do rosto? Jesus declara que a verdadeira alegria é uma dádiva dEle e é recebida mediante o relacionamento com Ele Somente Jesus acalma o espírito angustiado porque a Sua companhia transmite prazer e infunde um grande senso de sossego e bem-estar. Ele é o único amigo capaz de preencher o vazio que angustia nosso íntimo.

A salvação em Cristo Jesus é um ato sempre presente para o pecador arrependido e perdoado. Não é uma promessa para o amanhã, mas a certeza para hoje, agora. Portanto, a amizade com Cristo transmite a alegria deste fato real no rosto. O amanhã das desgraças não existe na experiência cristã. Quando o hoje é vivido e desfrutado com a alegria da salvação, o amanhã de inquietudes nunca chegará.

O filho de Deus que despertou para a grandeza da esperança da salvação tem motivos de sobra para transparecer a alegria desta esperança que enche o seu coração. Por isso Paulo declara com ênfase:“Estejam sempre alegres nas suas vidas, unidos com o Senhor. Repito: alegrem-se”. (Fp 4:4, Bíblia na Linguagem de Hoje).

A verdadeira alegria independe das circunstâncias. É um estado de espírito nutrido por um relacionamento que nos faz compreender que a vida não é apenas este ai que vivemos em nossa transitória passagem por este mundo. A alegria da salvação é o privilégio do fiel filho de Deus:“Vocês receberam a mensagem com aquela alegria que vem do Espírito Santo”. (1Ts 1:6, Bíblia na Linguagem de Hoje).

Paz interior e a alegria permanente da salvação são bênçãos de Jesus para os seus amigos.
Escola no Ar • Acesse o site e comente
Na sexta-feira faça download do video para abrir o estudo da lição na Escola Sabatina da sua igreja