20 de mar. de 2016

Escola: IACS Semana:(6.ª) 21 a 24/03/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(6.ª)
21 a 24/03/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )Transcrição do texto: Gênero Relato – Sala de info;
 Ø   (  )Corrigir - TEMA DE CASA: “DIÁRIO DE PAPIRO SECRETO E PERDIDO DE TUTANCÂMON” – P.37-39. EXERCÍCIOS: 1-13. P.40-42;
 Ø   (  )Leitura do Almanaque de textos – p. 13, 14, 15 e 16. Produção de um Diário. P. 17;
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )”Joana D’arc” – Leitura. P. 32 e 33 com exercícios;
 Ø   (  )Sinal de exclamação – Conceitos e exemplos. P. 35 e 36 com exercícios. A partir de imagens se faz balões de fala usando o sinal de Exclamação – ver: site;
  Ø   (  )Uso e emprego de adjetivos. P 37
  Ø   Tema de casa: p. 38-41. Exercícios: 1- 6
 Ø   (  )TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016

6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )Corrigir: Em casa: “Papeizinhos sem sentido”. Ler e responder: p.33 e 34. Questões 1 a 7. P. 35 e 36;
 Ø   (  )Uso da Forma imperativa do verbo. Construção de uma Tira, com o emprego da forma imperativa. Pensar em textos publicitários.
 Ø   (  )Tema de casa: Leitura e exercícios sobre a Forma imperativa dos verbos. P. 38 a 42;
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


Turma 83 - Forma verbal - Imperativo -


O imperativo  nas propagandas
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no gênero propaganda e saberem a função que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a ação expressa por esse verbo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura;
Noções básicas sobre o conceito de verbo.
Estratégias e recursos da aula
ETAPA 1:
PROFESSOR: Para ativar o conhecimento prévio dos alunos, inicie a aula perguntando-lhes:
Qual a propaganda atual que vocês acham mais legal, mais criativa? Por quê?
Há alguma propaganda que não passa mais na televisão, mas de que vocês se lembram até hoje?
Após, o professor deve selecionar algumas propagandas que contenham verbos no modo imperativo e levá-las para os alunos. A maneira mais recomendada para trabalhar esse gênero é com data-show, uma vez que este equipamento possibilita a visualização das cores utilizadas. Não sendo possível, pode-se usar o retroprojetor, ou, ainda, fotocópias.
Eis alguns exemplos, que podem ser apresentados:
EXEMPLO 1:

PROFESSOR: Discuta com seus alunos a questão do público-alvo dessa propaganda, que são as mulheres. As cores utilizadas (predominantemente rosa) e o desenho (flores) são elementos que fazem parte do universo feminino. A frase "viva a beleza de sua liberdade", com a forma verbal no imperativo "viva", tem a intenção de estimular o interlocutor a compra uma sandália com amortecedor no salto e, para convencê-lo, o locutor (anunciante) emprega recursos como: associar a imagem da garota-propaganda (de braços abertos) à liberdade e ao conforto de usar um salto com amortecedor. 
EXEMPLO 2:

FONTE: Revista Capricho (maio de 2009)
EXEMPLO 3:
Essa segunda propaganda é voltada para o público adolescente feminino. Trata-se de uma linha de produtos de maquiagem. Na frase "Tenha sempre um brilho labial extra. Você vai precisar.", a imagem de um beijo leva as garotas a pensar que usando os produtos dessa linha, ficarão tão irresistíveis que vão precisar ter um brilho para à mão para retocá-lo.

Disponível em: http://marlus.zip.net/images/comprebatompeq.jpg
Essa propaganda é mais antiga, mas é interessante como os recursos de hoje continuam os mesmos que há algum tempo atrás: o verbo no imperativo "peça" e a repetição são características marcantes do gênero propaganda. Muitas vezes as propagandas jogam pesado para nos fazer consumir, uma vez que exageram, insistem, ordenam, ou seja, fazem de tudo para "fisgar" o consumidor.
ETAPA 2:
Para averiguar se os alunos compreenderam os conceitos ensinados, sugiro o seguinte exercício para ser respondido no caderno:

1) Qual é o serviço que está sendo anunciado?
2) Quem é o público alvo desse anúncio?
3) Em relação aos verbos, sublinhe os verbos usados no texto do anúncio.
4) Circule somente os verbos que dão ordem, conselho, dicas (no imperativo).
5) Qual é a intenção do texto: dar ao leitor dicas de práticas s udáveis ou convencê-lo a comprar um produto?
ETAPA 3:
Leve o charge abaixo fotocopiada para os alunos:

Em relação à charge lida pergunte a seus alunos:
Qual é a relação dessa charge com a matéria estudada (verbos no imperativo)?
PROFESSOR: Explique para os alunos que persuadir significa:
levar a crer ou aceitar; convencer, induzir.
Assim, a persuasão pode ser definida como a capacidade de uma pessoa, através de seu discurso (falado ou escrito), levar outra(s) a aceitar(em) ou a fazer(em) aquilo que ela julga mais adequado ou correto. (ABAURRE, 2001, p. 41-43).
Logo, podemos concluir que o objetivo comunicativo das propagandas é convencer, persuadir o interlocutor. Para isso, utiliza-se de recursos verbais e visuais, que precisam ser entendidos como um todo, isto é, dentro de um contexto discursivo. Dentre os recursos verbais encontramos os verbos no imperativo, importantes armas de convencimento, que agem diretamente no interlocutor, para levá-lo a agir.
Avaliação
Para que o aluno peceba como a estratégia de usar verbos no imperativo é frequente nas propagandas, peça para que os alunos procurem em jornais e revistas exemplos de propagandas, nas quais eles encontrem verbos no imperativo. Solicite que eles recortem e colem somente os verbos em uma cartolina. Com isso, eles verão como essa forma verbal é mais comum do que eles imaginam. Depois exponha os cartazes em um mural ou parede da escola para que outros alunos de outras séries vejam.  

Turmas 71, 72 e 73 - Uso do ponto de interrogação.

Estudo sobre o emprego do ponto de exclamação

Poema: Pontuação e sua função

Sou muito emotivo e a exclamar eu vivo, sou usado com capricho para expressar emoção, esse sou eu, o PONTO DE EXCLAMAÇÃO.

Sou muito curioso, e vivo a perguntar, quando surge uma dúvida vou logo interrogar. Eu sou o PONTO DE INTERROGAÇÂO.

Quando esticam o assunto eu não dou muita moral, tenho certeza do que digo e o fim de uma frase indico. Sincero e legal sou eu, o PONTO FINAL.

Sou chamado de DOIS PONTOS,e sou muito camarada, sou usado com frequência antes de uma fala, também me usam com exatidão antes de dar uma explicação ou identificação.

Meu nome é TRAVESSÃO sou o senhor da comunicação, sou usado para expressar uma fala, por isso antes de me escrever em seu texto narrativo, ninguém pode falar nada.

Sou conhecido como RETICÊNCIAS,quando presente em pensamentos indico suspensão, também posso ser usado para indicar na fala uma hesitação.

Meu nome é ASPAS sou muito badalado e venho sempre acompanhado. Sou usado com elegância em frases, falas e palavras, que merecem destaque e importância.

Eu sou a VÍRGULA, para não ficar cansada na frase dou uma parada. Separo  elementos de uma citação, para o texto não ficar cansativo, é essa minha função.

Autora: Laís de Castro Agranito



QUERIDA TURMA 61, ASSISTA ESSE DOCUMENTÁRIO DA História de Anne Frank

Turma 61 - DIÁRIO DE ANNE FRANK

DIÁRIO DE ANNE FRANK
 
Diário de Anne Frank é um livro escrito por Annelies Marie Frank entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Em 9 de julho 1942, Anne escondeu-se com sua família e outros judeus (a família van Daan e Albert Dussel) num "Anexo" secreto junto ao escritório do pai, em Amsterdã, durante a ocupação nazista dos Países Baixos. Anne Frank, com treze anos de idade, inicialmente usa seu diário para contar sobre sua vida antes do confinamento e depois narra momentos vivenciados pelo grupo de pessoas confinadas no "Anexo".

Turma 61 - Bem legal!

Clique sobre a imagem e descubra muitas coisas legais sobre as avestruzes!

Turma 61 - Só para conhecer!

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE AVESTRUZES:
1. Avestruzes são membros da família das Ratitas - Aves desprovidas da capacidade de voar....
2. Os avestruzes podem viver a cima de 70 anos...
3. AS fêmeas possuem vida produtiva acima de 20 anos...
4. Os avestruzes atingem aproximadamente 2,20m e peso entre 100 e 180 Kg...
5. Os avestruzes possuem dois dedos em cada pé e três pares de pálpebras...
6. Os avestruzes podem atingir 65 Km/h e manter está velocidade por até 15min ...
7. A idade de reprodução destas aves se inicia aproximadamente aos 2 anos...
8. Os avestruzes não enfiam suas cabeças na areia para se esconderem...
9. Os avestruzes atingem seus peso para abate entre 11 e 14 meses , com aproximadamente 100Kg...
10. Nas criações comerciais, o manejo reprodutivo é feito normalmente com casais ou trios....
11. As fêmeas botam em média um ovo a cada dois dias, no período de agosto a abril...
12. Uma fêmea pode produzir até 100 ovos por estação , sendo que a média é em torno de 45 ovos...
13. Cada ovo pesa ao redor de 1,5 Kg e eqüivale a 25 ovos de galinha ...
14. Cada ave adulta produz ao redor de 1,35m2 de couro...
15. As plumas das asas podem atingir 65cm de comprimento ...
16. A carne do avestruz é vermelha , possui baixos níveis de colesterol e gordura...
17. O abate de uma ave rende ao redor de 30Kg de carne ....
18. A incubação dos ovos dura em torno de 42 dias....



POR QUE CRIAR AVESTRUZES ?

A resposta é bem simples , e foi exatamente o que levou VEREDAS DOS AVESTRUZES a iniciar suas atividades e acreditar neste novo ramo de agribusiness.
A palavra chave para tudo é produtividade.
O avestruz é uma ave altamente produtiva, que fornece proteína animal da maior qualidade , sendo que a fêmea chega a produzir em média 600 Kg de carne vermelha de baixo colesterol e de baixo teor de gordura, por estação.
Cada ave adulta fornece cerca de 1,35mt2 de couro da mais alta qualidade, muito apreciado e procurado pelos maiores fabricantes do setor de moda, botas , bolsas, cintos e acessórios .
É um dos couros mais resistentes, exóticos e valorizados do mercado .
A produção de plumas para espanadores e para fantasias de carnaval torna o Brasil um dos maiores importadores mundiais desta matéria prima . Cada ave produz cerca de 1,5 Kg de plumas por ano.
Os proprietários da VEREDAS DOS AVESTRUZES , possuem larga experiência na criação de gado de corte , inclusive na produção de novilhos precoces, com acabamento em confinamento , atividade, que por si só . demonstra a seriedade e a preocupação com o binômio Produtividade - Rentabilidade.
A criação comercial de avestruzes é , no mínimo , três vezes mais produtiva que a de gado de corte , e consequentemente mais rentável . Tudo isso. Sem levar em conta que os primeiros anos , necessários para a formação plantel nacional de matrizes, são altamente rentáveis , devidos as vendas de filhotes - matrizes para novos produtores .
É uma atividade complementar a renda de qualquer propriedade rural, que não tem a pretensão de concorrer com outros mercados do agribussiness e sim agregar valores a propriedades rurais, possuindo um mercado diferenciado, atendendo um nicho crescente da população que anseia por uma carne nutritivamente correta.
Os avestruzes são aves extremamente rústicas, em virtude de milhares de anos de seleção natural nas savanas africanas.
Pode ser criada em qualquer região do Brasil , com algumas restrições à região norte , em virtude da elevada umidade relativa, que pode ser viabilizada. com algumas pequenas adaptações em instalações para os filhotes e cuidados na coleta dos ovos.




TABELA NUTRICIONAL DA CARNE DE AVESTRUZ: 

Caloria
Proteína
Lipídios
Colesterol
Kcal
%
%
mg/100g
Avestruz
100
19
1,9
22,7
Boi
144
22
6
59
Frango**
119
21
3
70
Porco
143
21
6
61
Peru**
119
22
3
65
Pato**
132
18
6
77



Fonte: Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP
** sem pele

A VEREDAS DOS AVESTRUZES E A AVESTRO:
VEREDAS DOS AVESTRUZES juntamente com a AVESTRUZ & CIA criaram em 2.002 a AVESTRO, associados a investidores e a FAZENDA LAGOA.
AVESTRO cuida de toda a cadeia produtiva da carne de avestruz, desde a criação em condições especiais, até o abate, a desossa, a embalagem e a distribuição dos produtos.
AVESTRO já fornece carne para alguns dos melhores restaurantes e empórios finos da cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis,entre outras cidades, o que atesta a sua grande aceitação.
A marca STRUZZO é responsável pelo comércio e suporte para melhor aproveitamento do couro, investindo sempre em pesquisa para desenvolver o tingimento, tratamento e o corte para diversas utilidades do couro de avestruz.
A STRUZZO atende hoje as maiores grifes do país, sendo fornecedora da IÓDICE, MOFFICER E DASLU, entre muitas.