10/03/2025

 





TRABALHO SOBRE MORFOLOGIA

Alunos:

 

Ano/Turma:

_______

Data:

___/___/2025

Professor:

Elemar

Disciplina:

Português

2025 Celebration - 2025 New Year Celebration - CleanPNG / KissPNG

TRABALHO DE MORFOLOGIA

LÍNGUA PORTUGUESA

   1.        RADICAIS

  2.        PREFIXOS

  3.        SUFIXOS

 4.        VAGAL TEMÁTICA

 5.        TEMA

 6.        DESINÊNCIA VERBAL

   7.        DESINÊNCIA NOMINAL

  8.        DERIVAÇÃO SUFIXAL

 9.        DERIVAÇÃO PREFIXAL

10.        DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA

11.        DERIVAÇÃO REGRESSIVA

12.        DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA

13.        COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO

14.        COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO

15.        ONOMATOPEIA

 

1.   O QUE É MORFOLOGIA?

Morfologia é a área da gramática que estuda a estrutura, a formação e a flexão das palavras.

2.  O que é estudado em morfologia?

a)    A estrutura das palavras, que é composta por elementos mórficos, como raiz, radical, tema, vogal temática, prefixo, sufixo e desinência; 

b)    A formação de palavras, que pode ser por derivação, composição, redução, abreviação, empréstimos lexicais, ou criação de neologismos; 

c)     A classificação das palavras, que é feita com base em características estruturais e funcionais.

                       

TAREFA: EM GRUPOS, MONTAR UM CARTAZ, CONTENDO (PESQUISAR, RECORTAR E COLAR) 2 EXEMPLOS DE PALAVRAS, SOBRE CADA PARTE DAS CLASSIFICAÇÕES DE MORFOLOGIA.

Recortar e colar organização do cartaz.

 

PRINCESA Planos de aula – 2025 Semana: (5.ª/40) 10 a 14/03/2025

 

Escola Municipal de Ensino fund. PRINCESA Planos de aula – 2025

Semana: (5.ª/40) 10 a 14/03/2025

Professor:Elemar Gomes

 

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma: 161

Disciplina: ENSINO RELOGIOSO

AULAS DA SEMANA:

ü (  )LIVROS SAGRADOS DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES;

ü (  ) DEBATE SOBRE O TEMA;

ü  (  ) EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO;

ü  (  )colorir-

 

(X )XEROX

( )T. DE CASA

( )VÍDEO(S)

( )MÚSICA

( )PROVA

( )TRABALHO

( )HORA/LEITURA

( )PPT

( )OUTRO(S)

1

PERÍODOS

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - Habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma: 171

Disciplina: PORTUGUÊS

AULAS DA SEMANA:

ü (  ) ESTRUTURA DOS VERBOS: CONCEITOS, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS;

ü (  ) VERBOS: VÍDEOS, MÚSICAS E CÓPIAS DE EXERCÍCIOS;

ü (  )VERBOS REULARES E IRREGULARES–PÁG. 27 E 28

ü (  )FORMAS NOMINAIS DO VERBO – PÁG. 29

ü  (  )Locuções verbais – pág. 30 a 34.

ü (  ) CORREÇÃO E TRABALHO

 

 

 

( )XEROX

( )T. DE CASA

(X )VÍDEO(S)

(X )MÚSICA

(  )PROVA

(X )TRABALHO

( )HORA/LEITURA

( )PPT

( )OUTRO(S)

4

Períodos

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - Habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma:

181/182

Disciplina: PORTUGUÊS

AULAS DA SEMANA:

1.    (  ) FORMAÇÃO DE PALAVRAS - EXERCÍCIOS  E CORREÇÃO – 22 a 27;

2.    (  )Exercícios de fixação: Pág. 25 a 29 – 1 a 16.

3.   (  )TRABALHO SOBRE O TEMA: MORFOLOGIA - CARTAZ

 

( )XEROX

( )T. DE CASA

(X )VÍDEO(S)

(  )MÚSICA

( )PROVA

(X )TRABALHO

( )HORA/LEITURA

(  )PPT

( )OUTRO(S)

4

Períodos

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  Habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

 

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13

ESCOLAS MARIA E PRINCESA - Planos de aula – 2025 Semana: (5.ª/40) 10 a 14/03/2025

 

Escola Municipal de Ensino fund. PRINCESA Planos de aula – 2025

Semana: (5.ª/40) 10 a 14/03/2025

Professor:Elemar Gomes

 

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma: 161

Disciplina: ENSINO RELOGIOSO

AULAS DA SEMANA:

ü (  )LIVROS SAGRADOS DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES;

ü (  ) DEBATE SOBRE O TEMA;

ü  (  ) EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO;

ü  (  )colorir-

 

(X )XEROX

( )T. DE CASA

( )VÍDEO(S)

( )MÚSICA

( )PROVA

( )TRABALHO

( )HORA/LEITURA

( )PPT

( )OUTRO(S)

1

PERÍODOS

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - Habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma: 171

Disciplina: PORTUGUÊS

AULAS DA SEMANA:

ü (  )VERBOS REULARES E IRREGULARES–PÁG. 27 E 28

ü (  )FORMAS NOMINAIS DO VERBO – PÁG. 29

ü  (  )Locuções verbais – pág. 30 a 34.1 A 12.

ü  (  )SEMÂNTICA E DISCURSO. PÁG.35 E 36. 1 A 6.

ü  (  )USO DE “G” E “J”. PÁG.37 E 38.

ü  (  )TRABALHO SOBRE MORFOLOGIA

 

 

 

( )XEROX

( )T. DE CASA

(X )VÍDEO(S)

(X )MÚSICA

(  )PROVA

(X )TRABALHO

( )HORA/LEITURA

( )PPT

( )OUTRO(S)

4

Períodos

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - Habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS

ESSA SEMANA TEM:

Turma:

181/182

Disciplina: PORTUGUÊS

AULAS DA SEMANA:

1.    (  ) FORMAÇÃO DE PALAVRAS - EXERCÍCIOS  E CORREÇÃO – 22 a 27;

2.    (  )Exercícios de fixação: Pág. 25 a 29 – 1 a 16.

CONTEÚDOS PROVA:

·          INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

·          CRÔNICA;

·          MORFOLOGIA;

·          HÍFEN

3.    (  )TRABALHO SOBRE O TEMA: MORFOLOGIA – CARTAZ

4.    PROVA A:

A)         T.181 M = 19/03  

B)         T.181 P = 18/03

C)         T.182 P = 20/03

 

( )XEROX

( )T. DE CASA

(X )VÍDEO(S)

(  )MÚSICA

( )PROVA

(X )TRABALHO

( )HORA/LEITURA

(  )PPT

( )OUTRO(S)

4

Períodos

Objetivo Geral

Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  Habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

 

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13