01/08/2016
Escola: IACS Semana:(20.ª) 01 a 05/08/2016 Professor: Elemar Gomes
IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2016
Escola:
IACS
|
Semana:(20.ª)
01 a 05/08/2016
|
Professor:
Elemar Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 61
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
( )Conceitos e leitura de provérbios –
explicações dos significados;
( )“Cante lá, que eu canto cá” – p. 90 a 94;
( )Produção textual: Almanaque: P. 25 a 30.
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações
subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos
inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o
sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO:
SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA
TEM:
|
Turmas:
71,72 e 73
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
Ø
( )Produção textual: Narrativa de aventura;
Ø
( )Ponto de interrogação. P. 108-110;
Ø
( )Palavras estrangeiras. P.110 -111;
Ø
( )Em casa: “Novos usos para velhos
conhecidos”. P.112-113;
Ø ( )Uso da vírgula. P. 113-114 – Pesquisa e apresentação.
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 83
|
Disciplina: PORTUGUÊS
|
||||||||
ü ( )Produção textual: Narrativa -
ü ( ) “Verbos irregulares” – p. 131 a 139;
ü ( )Tema de casa: “Tudo está Mudado”. P.
140-145 – 1 a 6
|
|
6
Períodos
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
Produção textual – Gênero: Narrativa
No
caderno:
Produção
textual – Gênero: Narrativa de aventura
Tarefa:
Construa um texto
narrativo em que as palavras sorteadas estejam inseridas nele (texto).
Importante:
ü Título;
ü Mínimo
de três parágrafos;
ü Criação
– imaginação rica e interessante;
ü Pontuação
e acentuação corretas;
ü Destacar
as palavras sorteadas no contexto;
ü Coerência
e coesão.
Exemplos de
substantivos:
Homem
Deus
Escola
Bíblia
Língua portuguesa
Recreio
Pais
Fé
Pendrive
Música
Cinema
Televisão
e-mail
roupas
tênis
perfume
mulher
gato
amor;
casa;
felicidade;
livro;
arco-íris;
beija-flor;
malmequer;
passatempo;
segunda-feira;
aguardente;
fidalgo;
planalto;
vinagre;
algodão (do árabe al-qutun);
chuva (do latim pluvial);
folha (do latim folia);
pedra (do grego pétra);
quilo (do grego khylós);
açucareiro;
chuvada;
território;
jardinagem;
livraria;
mãe;
uva;
computador;
papagaio;
planeta;
Brasil;
Carnaval;
Flávia;
Nilo;
Serra da Mantiqueira;
arquipélago (conjunto de ilhas)
cardume (conjunto de peixes)
constelação (conjunto de estrelas)
pomar (conjunto de árvores de fruto)
rebanho (conjunto de ovelhas)
mesa;
chuva;
Felipe;
cachorro;
samambaia;
amor;
calor;
beleza;
pobreza;
crescimento;
o estudante / a estudante;
o jovem / a jovem;
o artista / a artista;
a vítima;
a pessoa;
a criança;
o gênio;
o indivíduo;
a baleia;
o besouro;
o crocodilo;
a formiga;
a mosca;
o personagem / a personagem;
o sabiá / a sabiá;
a dinamite;
a sentinela;
o champanha;
o apêndice;
o guaraná;
o lápis / os lápis;
o tórax / os tórax;
Taquara (cidade)
Dinheiro
Sucesso
Assinar:
Postagens (Atom)