14 de jun. de 2015

Planos de aula - 2015 - Semana: 15 a 19/06 (19.ª)

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800

Escola: IACS

Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  ) PROVA DE RECUPERAÇÃO – DIA 19/06/2015 – PESO: 3,5;
  Ø   (  )LEITURA: “SOU UM POUCO FOLGADA” – P. 84-86. EXERCÍCIOS: 1-7;
  Ø   (  )LER: “PERDA NO MEIO DO CAMINHO”. CAP.1 – P. 88-90;
  Ø   (  )AULA NA SALA DE INFORMÁTICA: QUARTA-FEIRA : 17/06;
  Ø   (  ) LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “BEM CARSON” ATÉ 25/06 – PESO: 3,0;

6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  ) PROVA DE RECUPERAÇÃO – DIA 19/06/2015 – PESO: 3,5;
  Ø    (  )LEITURA e EXERCÍCIOS: “TECNOLOGIA NOSSA DE CADA DIA”- P.80-81 EXERCÍCIOS: 1-6 – P.81 e 82;
  Ø   (  )FILME: “INTOCÁVEIS”: TRABALHO (T73) A PARTIR DA OBRA;
  Ø   (  )LEITURA CRÍTICA. P. 83;
  Ø   (  )EMPREGO DO MODO IMPERATIVO. P.84;
  Ø   (  )NUMERAIS: SIGNIFICAÇÃO- P.84 – EXERCÍCIOS:P.84. 1e2;
  Ø   (  )NUMERAIS EXERCÍCIOS: P. 85 – 1- 3;
  Ø    (   )LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “DESCOBERTA NA AMÉRICA” ATÉ 25/06 – PESO: 3,0;
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  ) PROVA DE RECUPERAÇÃO – DIA 19/06/2015 – PESO: 3,5;
  Ø   (  )16/06 – ENSAIO DO TEATRO: ROMEU E JULIETA;
  Ø   (  )“ERA ASSIM QUE SE COMIA” – LEITURA – P.88-89 E EXERCÍCIOS: P.90-92 – 1-7;
  Ø   (  )ESTUDO DO VOCABULÁRIO: P.92-93 – 1-2
  Ø   (  )LEITURA CRÍTICA: P.93-94. 1-4
  Ø   (   )TEATRO: ROMEU E JULIETA. APRESENTAÇÃO NO DIA: 23, 24, 25 e 26/06/2015.

6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



IACS - TURMAS DO 7.º ANO - ESTUDO SOBRE NUMERAIS

Numeral

O numeral quantifica e posiciona os seres, ele pode ser classificado em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

Numeral 
Emprego dos numerais
Numeral é a palavra que quantifica seres ou indica a posição que ocupam numa determinada série.

Ex.: Eduardo comprou dois melões.
       Apenas o segundo estava doce.

Os numerais podem ser classificados em:

a) cardinal: nomeia o número de seres.
Zero, um, dois, três, quatro...
Ex.: Há dez vagas para setenta candidatos.

b) ordinal: indica a ordem que o ser ocupa numa série.
Primeiro, segundo, terceiro, quarto...
Ex.: Patrícia alugou um apartamento no segundoandar do prédio.

c) multiplicativo: exprime aumentos proporcionais de quantidade, indicando números múltiplos de outros.
Dobro, triplo, quádruplo...
Ex.: O jogador ganhou o triplo do valor da aposta.

d) fracionário: indica a diminuição proporcional da quantidade, o seu fracionamento.
Meio, metade, terço...
Ex.: Keilla tomou meio litro de refrigerante.


Flexão dos numerais:

- os numerais ordinais variam em gênero e número:
Primeiro – primeira         primeiros - primeiras
Segundo – segunda       segundos – segundas

- os numerais multiplicativos, quando atuam em funções substantivas, são invariáveis.

Fizeram o dobro do esforço.

- quando atuam em funções adjetivas, os numerais flexionam em gênero e número.

Morreu por tomar doses triplas da droga.

- os numerais fracionários sofrem flexão de gênero e número.

Comprou um terço das terras do município.
É meio-dia e meia (hora).
São pessoas de meias palavras.


Emprego dos numerais:

Na indicação de séculos, reis, papas, capítulos de obras, etc.:

- usa-se ordinal até dez:
Século VI: século sexto.
Paulo VI: Paulo sexto.

-usa-se o cardinal acima de dez:
Século XX: século vinte.
Luís XIV: Luís quatorze.

Algarismos Numerais 
romanos arábicoscardinaisordinais
I1umprimeiro
II2doissegundo
III3trêsterceiro
IV4quatroquarto
V5cincoquinto
X10dezdécimo
XI11onzedécimo primeiro
XIV14quatorzedécimo quarto
XV15quinzedécimo quinto
XIX                         19                        dezenove            décimo nono
XX20vintevigésimo
XXX30trintatrigésimo
XL40quarentaquadragésimo
L50cinquentaqüinquagésimo
LX60sessentaseptuagésimo
XC90noventanonagésimo
C100cemcentésimo
CC200duzentosducentésimo
- para designar dias do mês, utilizam-se os cardinais, exceto na indicação do primeiro dia, essa é feita pelo ordinal.
Partiremos dia cinco de maio.
Partiremos dia primeiro de maio.

- ambos – ambas são considerados numerais, significam “um e outro”, são empregados para retomar pares de seres aos quais já se fez referência.

Fernando e Clarice finalmente se entenderam. Ambos agora vivem em harmonia.

- para designar leis, decretos e portarias, utiliza-se o ordinal até nono e o cardinal de dez em diante.

Artigo 1.° (primeiro)
Artigo 9.° (nono)
Artigo 10 (dez)
Artigo 23 (vinte e três)