17 de mar. de 2019

EXERCÍCIOS SOBRE CONCORDÂNCIA


Resultado de imagem para CONCORDÂNCIA VERBAL
TEXTO A - COMPLETE O TEXTO COM VERBOS, FAZENDO AS CONCORDÂNCIAS.
Dance like nobody is watching
(1) que a sua balada preferida (2) uma energia sensacional?
(3) em cheio: pra (4) três vezes por semana durante um ano, ela (5) de 600 MWH de eletricidade. Daria pra (6) umas 150 casas com toda essa energia...                                              
            Mas calma, essa informação não está aqui para (7) suas noites de sábado. Muito pelo contrário: a idéia é (8) você (9) ainda mais. A Döll, empresa de arquitetura holandesa, e a ONG Enviu (10) um conceito de casa noturna sustentada, literalmente, pela energia da galera. O vídeo de apresentação do Sustainable Dance Club (11) como:
A balada sustentável tem um piso especial, que (12) molas ou cristais piezelétricos (que (13) eletricidade quando pressionados) para (14) a energia que alimenta as luzes, os telões e, é claro, a música. A música (15) a galera, que (16) todo o seu ritmo sobre o piso especial, que gera mais energia, e mais música, e assim (17). Para (18) melhor, vale a pena (19) o infográfico da Mundo Estranho, no site do Planeta.
              A primeira demonstração do conceito SDC (20) em 2006, numa noite sustentável (21) na boate Off_Corso, em Roterdã, na Holanda. O tema da noite era The Critical Mass (A Massa Crítica, em tradução livre), com direito a decoração de materiais reciclados, customização de roupas (lembra que elas também (22) o meio ambiente?) e drinks de frutas orgânicas praticamente "(23)" na hora. Veja no vídeo:
          O sucesso da experiência (24) a SDC numa "marca", que (25) consultoria a casas noturnas que (26) se (27) sustentáveis, lucrativas e, ainda por cima, famosas no mundo todo. Além disso, a The Critical.Mas se (28) uma balada itinerante, que já passou por Amsterdã e Chicago, e tem tudo para estourar - nós esperamos - também aqui no Brasil.                                        
              Mas enquanto isso não (29), não precisa ficar em casa vendo filme. Essa matéria da Nova mostra como você pode (30) a noite sem afetar tanto o meio ambiente - e sem perder nem um pouquinho da diversão.
(FONTE: REVISTA SUPERINTERESSANTE - 11 Ago. 2017 15h32min)

TEXTO B – CONJUGUE CORRETAMENTE OS VERBOS SUBLINHADOS

Bem-vindo à nova era da globalização. Agora é a sua vez.
Eu ser inglês, ou pelo menos ser isso que dizer meu passaporte. Outro dia, sentar na minha casa em Paris para escrever uma reportagem encomendar por um jornal argentino que eu haver apurar em Miami. Dar os últimos retoques no texto dentro de um trem que atravessar a Bélgica. Ao chegar à estação central de Amsterdã, meu destino final, conectar o notebook à rede de internet sem fio e, sentar num cantinho, ao lado da minha esposa americana, enviar o artigo por e-mail para Buenos Aires. Sentir-me o perfeito trabalhador globalizado. Como dizer o colunista do The New York Times Thomas Friedman em seu livro O Mundo É Plano, eu ser uma minimultinacional trabalhar no meu escritório virtual global.
O Mundo estar entre as obras mais importantes para entender esse novo fenômeno. O livro explicar por que pessoas como eu ser o seu futuro. Já estar claro que, na sua e na minha carreira, a maior parte do dinheiro virá dos trabalhos globais. Agora só nos resta desvendar um detalhe - nada irrelevante, aliás: quem ter a chance de se tornar global e quem ser atropelar pelo processo, ser deixar para trás na corrida da globalização
Texto: Simon Kuper
Coordenação Adriano Sambugaro, Carlo Giovani e Sérgio Gwercman
Resultado de imagem para CONCORDÂNCIA VERBAL
(FONTE: REVISTA SUPERINTERESSANTE DE AGOSTO DE 2017)-LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
 Respostas: concordância verbal e nominal

Dance like nobody is watching
Redação Planeta Sustentável 11 de agosto de 2017
Acha que a sua balada preferida tem uma energia sensacional?
Acertou em cheio: pra funcionar três vezes por semana durante um ano, ela precisa de 600 MWH de eletricidade. Daria pra abastecer umas 150 casas com toda essa energia…
Mas calma, essa informação não está aqui para arruinar suas noites de sábado. Muito pelo contrário: a idéia é fazer você dançar ainda mais. A Döll, empresa de arquitetura holandesa, e a ONG Enviu desenvolveram um conceito de casa noturna sustentada, literalmente, pela energia da galera. O vídeo de apresentação do Sustainable Dance Club mostra como:

A balada sustentável tem um piso especial, que usa molas ou cristais piezelétricos (que geram eletricidade quando pressionados) para gerar a energia que alimenta as luzes, os telões e, é claro, a música. A música empolga a galera, que mostra todo o seu ritmo sobre o piso especial, que gera mais energia, e mais música, e assim vai. Para entender melhor, vale a pena conferir o infográfico da Mundo Estranho, no site do Planeta.
A primeira demonstracão do conceito SDC foi em 2006, numa noite sustentável organizada na boate Off_Corso, em Roterdã, na Holanda. O tema da noite era The Critical Mass (A Massa Crítica, em tradução livre), com direito a decoração de materiais reciclados, customização de roupas (lembra que elas também afetam o meio ambiente?) e drinks de frutas orgânicas praticamente "colhidas" na hora. Veja no vídeo:

O sucesso da experiência transformou a SDC numa "marca", que oferece consultoria a casas noturnas que querem se tornar sustentáveis, lucrativas e, ainda por cima, famosas no mundo todo. Além disso, a The Critical Mass se tornou uma balada itinerante, que já passou por Amsterdã e Chicago, e tem tudo para estourar – nós esperamos – também aqui no Brasil.
Mas enqüanto isso não acontece, não precisa ficar em casa vendo filme. Essa matéria da Nova mostra como você pode curtir a noite sem afetar tanto o meio ambiente – e sem perder nem um pouquinho da diversão.




Planos de aula - 2019 Semana: (6ª/40) 17 a 22/03/2019 Professor: Elemar Gomes


Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2019
Semana: (6ª/40) 
17 a 22/03/2019
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SÉTIMO – CONTEÚDOS – TURMAS: 71(  ) – 72(  ) – 73(  )
ESSA SEMANA TEM:
AULAS DA SEMANA:

1.   (  )FIGURAS DE LINGUAGEM: GRADAÇÃO;
2.   (  )FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO;
3.   (  )EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES;
4.    (  )SENSAÇÕES EM RITMOS E VERSOS.
5.    (  )PROVA 1
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
ANO: OITAVO – CONTEÚDOS – TURMAS: 82(  ) – 83(  )
ESSA SEMANA TEM:
AULAS DA SEMANA:

1.   (  )PARÁBOLA: O BOM SAMARITANO;
2.   (  )EXERCÍCIOS SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL;
3.   (  )PROVA 1.
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
DATAS IMPORTANTES
TURMA
DATA
A.       
TRABALHO SOBRE O LIVRO – TURMAS: 7º - “O MILIONÁRIO DA CAVERNA”  E 8º - “ALÉM DA MAGIA”
71 – 72 – 73 – 82 – 83.
09/04/2019