9 de out. de 2023

 OI GENTE;

"Bora" pra mais uma semana de aula? Que legal que você está aqui! Vamos as leituras? 

Porquê ler texto?



Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Primeira Leitura 

ESCOLA MUNICIPAL  PRINCESA ISABEL (  ) ou JOÃO DARCY(  ) - DATA:10/10/2023 - PROFESSOR: Elemar Gomes - DISCIPLINA: Língua Portuguesa - TURMA:______ NOME__________________________________________

TEXTO 1:

Circuito Fechado - 



De Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

                Pesquise o significado da palavra circuito e explique o título escolhido para o texto.

_________________________________________________________________________________.

2- Com base na leitura, responda às perguntas:

a)            O personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?

_________________________________________________________________________________.

b)           Qual é a possível profissão dessa pessoa? Justifique

_________________________________________________________________________________.

c)            Em que cidade poderia morar?

_______________________________________________________________________________.

d)           Se você tivesse de dar um nome ao personagem do texto, qual escolheria?

_________________________________________________________________________________.

e)           Este texto é do início da década de l970. De que outros recursos esse profissional poderia dispor atualmente para realizar seu trabalho? Será que a rotina dele continuaria a mesma?

_________________________________________________________________________________.

2.            Observando a maioria das palavras do texto e aplicando seus conhecimentos sobre CLASSES DE PALAVRAS, você as classificaria em: artigos, substantivos, adjetivos, pronomes ou verbos? Por que?

________________________________________________________________________________.

3.            O que você acha de o autor ter escolhido basicamente essa classe de palavras para construir o texto?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

4.            No texto aparecem os substantivos: mictório, caso, pia. Eles fazem parte do mesmo ambiente. Você conhece outros substantivos que sejam sinônimos desses? Qual é o mais usado em sua região?

_________________________________________________________________________________.

5.            Pela leitura do texto, percebe-se que esse personagem possui um vício muito prejudicial à saúde. Que vício é esse? O que você teria a dizer para essa pessoa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!