27 de mai. de 2012

AULAS DA SEMANA


PLANOS DE AULA
Hor
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
TARDE
13:00
-
-
-
INFO
11 M
INFO
11 T
13:50
-
-
-
INFO
11 M
INFO
11 T
14:40
-
INFO
11 M
-
INFO
11 T
-
15:30
-
INFO
11 M
-
INFO
11 T
26L
16:20
-
INFO
11 M
-
INFO
11 T
26L
Escola: CIMOL
Semana: 5.ª DE MAIO
Professor: ELEMAR

SEMESTRE: I.º
INFO 11 M
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
A.   Fonologia: conceitos, exemplos e exercícios;
Conclusão da produção textual a partir do filme “Na natureza selvagem”. Soma dos vistos.
5
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
SEMESTRE: I.º
INFO 11 T
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
A.   Fonologia: conceitos, exemplos e exercícios;
Conclusão da produção textual a partir do filme “Na natureza selvagem”. Soma dos vistos.
5
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
Série: SEGUNDA
T. 26 L
Disciplina: LITERATURA
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
Conclusão do Filme: “MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO” + conclusão do trabalho do conto: “O defunto”.
2
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...

Aulas da semana - RODOLFO



     RODOLFO
Hor
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
MANHÃ
07:30
81
73
-
82
81
08:20
81
73
-
73
73
09:10
82
72
-
73
82
10:00
72
82
-
81
72
11:05
72
82
-
81
72
Planos de aula
Escola: RODOLFO
Semana:
4.ª MAIO/12
Professor: Elemar Gomes

Série: OITAVA
Turma: 81
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
ESTUDO SOBRE ORAÇÕES COORDENADAS – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
5
Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
Série: OITAVA
Turma: 82
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
AULA COM O TIAGO (ESTAGIÁRIO)
TEMA: ARTICULADORES.
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: SÉTIMA
Turma: 72
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
APRESENTAÇÃO DE POEMAS/POESIAS (3,0 PONTOS) + MORFOLOGIA: CONCEITOS, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS E TRABALHO (3,0 PONTOS).
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: SÉTIMA
Turma: 73
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
MORFOLOGIA: CONCEITOS, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS E TRABALHO (3,0 PONTOS).
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...

ORAÇÕES COORDENADAS




Orações Coordenadas Assindéticas e Sindéticas
O Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição.
Sendo Assim:
- Eu irei à praia. (Período Simples)
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
- Já me decidi: só irei à praia, se antes eu comprar um protetor solar. (Período Composto).
Cada verbo ou locução verbal sublinhada acima corresponde a uma oração. Isso implica que o primeiro exemplo é um período simples, pois tem apenas uma oração, os dois outros exemplos são períodos compostos, pois têm mais de uma oração.
Há dois tipos de relações que podem se estabelecer entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma relação de subordinação.
Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um mesmo período, (ou seja, em um mesmo bloco de informações, marcado pela pontuação final), mas têm, ambas, estruturas individuais, como é o exemplo de:
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
Podemos dizer:
1. Estou comprando um protetor solar.
2. Irei à praia.
Separando as duas, vemos que elas são independentes.
É desse tipo de período que iremos falar agora: o Período Composto por Coordenação.
Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas.
1-      Coordenadas Assindéticas
São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas.
2-      Coordenadas Sindéticas
Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação:
As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Vejamos exemplos de cada uma delas:

1-      Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas: e, nem, não só… mas também, não só… como, assim… como.
- Não só cantei como também dancei.
- Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
- Comprei o protetor solar e fui à praia.
2-      Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas: mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.
- Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
- Ainda que a noite acabasse, nós continuaríamos dançando.
- Não comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui à praia.
3-      Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas: ou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.
- Ou uso o protetor solar, ou uso o óleo bronzeador.
- Ora sei que carreira seguir, ora penso em várias carreiras diferentes.
- Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.
4-      Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivas: logo, portanto, por fim, por conseguinte, conseqüentemente.
- Passei no vestibular, portanto irei comemorar.
- Conclui o meu projeto, logo posso descansar.
- Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.
5-      Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, pois.
- Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo.
- Só fiquei triste por você não ter viajado comigo.
- Não fui à praia pois queria descansar durante o Domingo.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR: ELEMAR GOMES -
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