10 de jun. de 2012

TURMAS: 11 T e 11 M


SUBSTANTIVO

Colômbia, bola, medo, trovão, paixão, etc. Essas palavras estão dando nome a lugar, objeto, sensação física, fenômenos da natureza, emoções, enfim as coisas em geral. Esses nomes são chamados SUBSTANTIVOS.
 
Assim, podemos dizer que substantivo é a palavra que dá nome aos seres. Eles podem ser classificados da seguinte forma:
 
Concreto;
Abstrato;
Comuns;
Próprios.
 
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
 
CONCRETO
 
É aquele que indica a existência de seres reais ou imaginários.
 
Exemplos:
 
Reais    imaginários
Brasil     bruxa
Recife    curupira
 
ABSTRATO
 
É aquele que indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações.
 
Exemplo:
Sentimento: amor, ódio, paixão;
Qualidade: honestidade, fidelidade, perfeccionismo;
Ações: trabalho, doação;
Estado: vida, solidão, morte;
Sensação: calor, frio.
 
COMUNS
 
É aquele que indica elementos de uma mesma espécie.
 
Exemplo:
 
Criança, cidade, livro.
 
PRÓPRIO
 
É aquele que indica um ser em particular.
 
Exemplo:
Roberto, Pernambuco, Capibaribe, Brasil.
Os nomes próprios são utilizados principalmente em:
Rios: Capibaribe, Amazonas;
Cidades: Recife, Porto Alegre;
Estados: Pernambuco, Rio Grande do Sul;
Países: Brasil, Austrália;
Pessoas: Rubem, Antônio;
Empresas: Intel, Oracle.

 
COLETIVO

Observação: o substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo no singular indica um agrupamento, multiplicidade de seres de uma mesma espécie.
 
Constelação » estrelas;
Cáfila » camelos.
Vejamos alguns substantivos coletivos:
Alcatéia » lobos;
Arquipélago » ilhas;
Banca » examinadores, advogados;
Boiada » bois;
Cacho » bananas, uvas;
Década » período de dez anos;
Discoteca » discos;
Enxame » abelha, insetos;
Esquadrilha » aviões;
Fauna » animais de uma região;
Frota » carros, ônibus;
Lustro » período de cinco anos;
Manada » bois, porcos;
Pinacoteca » quadros;
Quadrilha » ladrões;
Rebanho » gado, ovelhas;
Resma » quinhentas folhas de papel;
Século » período de cem anos;
Triênio » período de três anos;
Vocabulário » palavras.
 
FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO
 
Quanto à formação o substantivo pode ser:
 
Primitivo;
Derivado;
Simples;
Composto.
 
PRIMITIVO
 
Dá origem a outras palavras.
 
Exemplo:
 
Pedra, ferro, vidro.
 
DERIVADO
 
É originado através de outra palavra.
 
Exemplo:
 
Pedreira, ferreiro, vidraçaria.

SIMPLES
 
Apresenta apenas um radical na sua formação.
 
Exemplo:
 
Vidro, pedra.
 
COMPOSTO
 
Apresenta dois ou mais radicais na sua formação.
 
Exemplo:
 
Pernilongo, couve-flor.
 
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO
 
Por ser uma palavra variável o substantivo sofre flexões para indicar:
 
Gênero: masculino ou feminino;
Número: singular ou plural;
Grau: aumentativo ou diminutivo.
 




GÊNERO DO SUBSTANTIVO
 
Na língua portuguesa há dois gêneros: masculino e feminino. Será masculino o substantivo que admitir o artigo o e feminino aquele que admitir o artigo a.


 

Exemplo:
 
O avião o calçado o leão
A menina a camisa a cadeira
 


SUBSTANTIVO BIFORME
 
Na indicação de nomes de seres vivos o gênero da palavra está ligado, geralmente, ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino.
 
Exemplo:
 
Garoto – substantivo masculino indicando pessoa do sexo masculino;
Garota – substantivo feminino indicando pessoa do sexo feminino.
 
FORMAÇÃO DO FEMININO
 
O feminino pode ser formado das seguintes formas:
 
- trocando a terminação o por a:
 
exemplo:
 
moço moça
menino menina
 
- trocando a terminação e por a:
 
exemplo:
 
gigante giganta
mestre mestra
 
- acrescentando a letra a:
 
exemplo:
 
português portuguesa
cantor cantora
 
- mudando-se ao final para ã, ao, ona:
 
exemplo:
 
catalão catalã
valentão valentona
leão leoa
 
- com esa, essa, isa, ina, triz:
 
exemplo:
 
conde condessa
príncipe princesa
poeta poetisa
czar czarina
ator atriz
 
por palavras diferentes:
 
exemplo:
 
cavaleiro amazona
padre madre
homem mulher
 
SUBSTANTIVOS UNIFORMES
 
Há substantivos que possuem uma só forma para indicar tanto o masculino quanto o feminino. Podemos classificá-los em:
 
EPICENOS
SOBRECOMUNS
COMUNS DE DOIS GÊNEROS
 
EPICENOS
 
São substantivos que designam alguns animais e têm um só gênero. Para indicar o sexo são utilizadas as palavras macho ou fêmea.
 
Exemplo:
 
Cobra macho cobra fêmea
Peixe macho peixe fêmea
Jacaré macho jacaré fêmea
 
SOBRECOMUNS
 
São substantivos que designam pessoas e tem um só gênero tanto para o masculino como para o feminino.
 
Exemplo:
 
A criança – masculino ou feminino
O indivíduo – masculino ou feminino
A vítima – masculino ou feminino
 
COMUNS DE DOIS GÊNEROS
 
São substantivos que apresentam uma só forma para o masculino e para o feminino. A distinção se dá através do artigo, adjetivo ou pronome.
 
Exemplo:
 
O motorista a motorista
Meu colega minha colega
Bom estudante boa estudante
 
CONCLUSÃO
 
Nessa primeira parte vimos à definição de substantivo – palavra que dá nome aos seres – sua classificação, formação e flexão.
 
Os substantivos são classificados como: concreto – indica a existência de seres reais ou imaginários -, abstratos – indica sentimentos, qualidades, ações, estados e sensações -, comuns – indica elementos de mesma espécie – e próprios – indicam um ser em particular e são utilizados para nomear rios, cidades, estados, países, pessoas e empresas -. Quanto a sua formação o substantivo pode ser primitivo – dá origem a outras palavras – e derivado – é originado através de outras palavras.
Quanto a sua flexão ele indica o gênero – masculino ou feminino -, número – singular ou plural – e grau – aumentativo ou diminutivo.
 
Primeiramente vimos, apenas, a flexão do substantivo quanto ao gênero, onde o substantivo será masculino se admitir o artigo o e será feminino se admitir o artigo a.

Os substantivos biformes ligam o gênero da palavra ao sexo do ser, havendo, portanto, uma forma para o masculino e outra para o feminino. Já os substantivos uniformes possuem uma só forma tanto para o masculino como para o feminino, podendo ser classificados em epicenos – indicam o sexo através da utilização das palavras macho ou fêmea –, sobrecomuns – têm uma só forma tanto para o masculino como para o feminino – e o comum de dois gêneros – a distinção do substantivo se dá através do artigo, adjetivo ou pronome. Também apresentam uma só forma para o masculino e para o feminino.

ACESSE O CONTEÚDO EM:
www.aulasdaminhavida.blogspot.com



CLASSES GRAMATICAIS

TURMAS DE INFORMÁTICA: 11M E 11 T


                                                                        Classes de Palavras
A Primeira gramática do Ocidente foi de autoria de Dionísio de Trácia, que identificava oito partes do discurso: nome, verbo, particípio, artigo, preposição, advérbio e conjunção. Atualmente, são reconhecidas dez classes gramaticais pela maioria dos gramáticos: substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, conjunção, interjeição, preposição, artigo, numeral e pronome.
Como podemos observar, houve alterações ao longo do tempo quanto às classes de palavras. Isso acontece porque a nossa língua é viva, e, portanto vem sendo alterada pelos seus falantes o tempo todo, ou seja, nós somos os responsáveis por estas mudanças que já ocorreram e pelas que ainda vão ocorrer. Classificar uma palavra não é fácil, mas atualmente todas as palavras da língua portuguesa estão incluídas dentro de uma das dez classes gramaticais dependendo das suas características. A parte da gramática que estuda as classes de palavras é a MORFOLOGIA  (morfo = forma, logia = estudo), ou seja, o estudo da forma. Na morfologia, portanto, não estudamos as relações entre as palavras, o contexto em que são empregadas, ou outros fatores que podem influenciá-la, mas somente a forma da palavra.
Há  discordância entre os gramáticos quanto a algumas definições ou características das classes gramaticais, mas podemos destacar as principais características de cada classe de palavras:
SUBSTANTIVO – é dita a classe que dá nome aos seres, mas não nomeia somente seres, como também sentimentos, estados de espírito, sensações, conceitos filosóficos ou políticos, etc.
Exemplo: Democracia, Andréia, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc.
ARTIGO – classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os.
Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.
ADJETIVO – classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos.
Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sábio, triste, amarelo, etc.
PRONOME – Palavra que pode acompanhas ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso.
Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, nós, mim, te, eles, etc.
VERBO – palavras que expressam ações ou estados se encontram nesta classe gramatical.
Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc.
ADVÉRBIO – palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advérbios, modificando-os.
Exemplo: não, muito, constantemente, sempre, etc.
NUMERAL – como o nome diz, expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem.
Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc.
PREPOSIÇÃO – Servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas.
Exemplo: em, de, para, por, etc.
CONJUNÇÃO – São palavras que ligam orações, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação.
Exemplo: porém, e, contudo, portanto, mas, que, etc.
INTERJEIÇÃO – Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeições como palavras ou expressões que evocam emoções, estados de espírito.
Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!

Fonte:
DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em português. 2. ed. rev. E ampl. / Paulo Mosânio Teixeira Duarte e Maria Claudete Lima. – Fortaleza: Editora UFC, 2003.

ACESSE O CONTEÚDO EM: www.aulasdaminhavida.blogspot.com

RODOLFO: AULAS DA 2.ª SEMANA DE JUNHO DE 2012:



     RODOLFO
Hor
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
MANHÃ
07:30
81
73
-
82
81
08:20
81
73
-
73
73
09:10
82
72
-
73
82
10:00
72
82
-
81
72
11:05
72
82
-
81
72
Planos de aula
Escola: RODOLFO
Semana:
2.ª JUNHO/12
Professor: Elemar Gomes

Série: OITAVA
Turma: 81
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
ü  TRABALHO SOBRE O FILME:
“MOULIN ROUGE ...”;
ü  APRESENTAÇÃO DAS CRÔNICAS;
ü  CORREÇÃO DOPS TEMAS DO LIVRO DIDÁTICO;
ü  REFORMA ORTOGRÁFICA.
5
Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
Série: OITAVA
Turma: 82
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
ü  CONCLUSÃO DOS CONTOS CLÁSSICOS;
ü  ORAÇÕES COORDENADAS;
ü  ASSISTIR AO FILME: “MOULIN ROUGE...”;
ü  TRABALHO SOBRE O FILME: “MOULIN ROUGE...”;
ü  APRESENTAÇÃO DAS CRÔNICAS;
ü  CORREÇÃO DOPS TEMAS DO LIVRO DIDÁTICO;
ü  REFORMA ORTOGRÁFICA.
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: SÉTIMA
Turma: 72
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
MORFOLOGIA: CONCEITOS, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS E TRABALHO (3,0 PONTOS).
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: SÉTIMA
Turma: 73
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
MORFOLOGIA: CONCEITOS, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS E TRABALHO (3,0 PONTOS).
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...