20 de mai. de 2013

O TRABALHO DIGNIFICA


 Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.
Prov. 10:26.
 
A preguiça mata. Lenta, imperceptível e dissimuladamente. Mata porque o preguiçoso nada realiza, e uma vida sem realizações é uma agonia que não acaba. E, quando acaba, termina em pobreza e miséria.
 O preguiçoso vive jogando a culpa de sua triste situação nos outros ou na falta de oportunidades. Ignora que as oportunidades não caem do céu; é preciso criá-las.
 Salomão compara o preguiçoso com o vinagre e a fumaça. Ninguém os suporta. Você os tolera. Que empregador é feliz com um empregado que se limita a fazer o que se lhe ordena?
 O trabalho é uma das maiores bênçãos porque lhe dá sentido e propósito à vida. A vida não é só existir, é também fazer e acontecer. O trabalho faz as coisas acontecerem.
 O trabalho é um dos temas mais tratados do livro de Provérbios. O objetivo de Salomão é ensinar as pessoas a serem felizes. Não há felicidade sem realização, e esta é resultado do trabalho.
 Não invente desculpas. A vida é curta. Desperdiçar tempo buscando pretextos para adiar as oportunidades é tolice. Não espere o trabalho ideal. Vá atrás dele e, enquanto não o achar, faça o que vier às suas mãos. Não existe trabalho indigno ou humilhante. Qualquer trabalho, por insignificante que pareça, é o primeiro passo para chegar ao trabalho dos sonhos.
 As instituições e empresas estão procurando pessoas com vontade de fazer as coisas acontecerem. Grandes salários são a conseqüência natural de diligência e entrega. Jesus disse um dia: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito.” Luc. 16:10.
 Sacuda hoje a poeira dos pés. E, mesmo desempregado, faça o que vier à mão para fazer. Mas faça-o com dedicação e entusiasmo, como se fosse o grande trabalho com o qual você sonhou.
 Quando uma pessoa está bem com Deus, está bem consigo mesma e tem vontade de sair da atual situação das coisas. Faça de hoje um dia de realizações. Fuja da preguiça porque “como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam”.

Alejandro Bullón

12 de mai. de 2013

A Origem do Dia das Mães



A Origem do Dia das Mães


A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

"Não criei o dia das mães para ter lucro"

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravos: símbolo da maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.

No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

21 de abr. de 2013

AULA DE INGLÊS - Times like these (Acoustic) " Tempos Assim"

http://www.vagalume.com.br/foo-fighters/times-like-these-traducao.html

AULA DE RELIGIÃO – RODOLFO – 2013 – PROFESSOR: ELEMAR GOMES


AULA DE RELIGIÃO – RODOLFO – 2013 – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
Nosso planeta em apuros

Você é um bom ambientalista? 
Aprender a ser ambientalista significa analisar o meio que nos rodeia e cuidá-lo. Possivelmente já tenhamos escutado falar da chuva ácida, dos clorofluorcarbonos e da agricultura orgânica, mas, não sabemos como afetam o meio e como nos afetam?
 

Responda estas perguntas e descobrirá se você é um bom ambientalista ou não.


1. O que são os clorofluorcarbonos (CFCs)?
a) elementos que se encontram nos aerossóis para o cabelo
b) tipos de guloseimas
c) gases que danificam a camada de ozônio
2. Quais os meios de transporte que lhe conduzem à escola
a) trem ou ônibus
b) automóvel
 
c) bicicleta ou a pé
3.Como você leva o que compra para casa?
a) sacolas de plástico usadas e velhas
b) sacolas de plástico novas a cada vez
c) uma cesta ou sacola de tecido
4.Na sua casa têm?
a) só um pouco de corrente de ar
b) muita corrente de ar
c) nenhuma corrente de ar
5. Como funciona o automóvel da sua família?
a) a gasolina sem chumbo
b) a gasolina com chumbo
c) você não tem automóvel
6.Quando sai de casa, você apaga as luzes?
a) algumas vezes
b) nunca
c) sempre 
7. Que tipo de lixo pode ser reciclado?
a) somente vidro e papel
b) nada
c) todo tipo de vidros, papeis e embalagens
8. Que tipo de pilha você usa?
a) recarregável
b) as mais baratas
c) livres de mercúrio
9. Quando você toma banho
a) põe pouco água na banheira
b) enche a banheira
c) toma uma ducha?
10. Qual destes animais sofre o maior risco de extinção?
a) baleia
b) minhoca
c) elefante africano
Agora some seus pontos. 
Para cada resposta c), ganha 10 pontos.
 
Para cada resposta a), ganha 5 pontos.
 
Para cada resposta b), recebe 0 pontos.

Qual foi o seu resultado?
Descrição: Nuestro Planeta
Você se preocupa com o meio ambiente e se esforça em cuidá-lo.
Descrição: Nuestro Planeta
Deseja ser um ambientalista, porem não sabe como o fazes. Vamos ajudá-lo.
Descrição: Nuestro Planeta
Vamos ajudá-lo para que saiba mais sobre o meio ambiente e sua
pontuação melhore.



14 de abr. de 2013

TAREFA DE RELIGIÃO – EM GRUPO – PROFESSOR: ELEMAR GOMES - RODOLFO

 

TAREFA DE RELIGIÃO – EM GRUPO – PROFESSOR: ELEMAR GOMES

TAREFAS:

1) LEIA O TEXTO ABAIXO;

Pais devem ser figuras de confiança na vida dos filhos, explica psicóloga

Muitas vezes os adultos estão confusos querendo parecer mais jovens

A busca para manter o espírito jovem é hoje um objetivo de vida para várias pessoas. O envelhecimento passou a ser visto como um problema e, por isso, tem sido negado por muitos. Para aqueles que têm filhos, esse processo pode ser ainda mais complicado, pois ao acompanharem seu crescimento, precisam encarar o fato de que o tempo está passando.

A dificuldade de lidar com o envelhecimento talvez explique o alto número de cirurgias plásticas realizadas anualmente no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, são mais de 600 mil intervenções, boa parte delas de caráter estético. Recentemente, a notícia de uma britânica que gastou R$ 32 mil em cirurgias para rejuvenescer e parecer-se mais com a filha, declarando que a invejava, surpreendeu muita gente.

A psicóloga clínica Ana Cássia Maturano analisa o caso comparando-o com a história de Branca de Neve. Neste conto de fadas, a madrasta ordena que a menina seja sacrificada para manter-se como a mais bela.

– A britânica, ao invés de eliminar a filha, usou a tecnologia moderna para tornar-se fisicamente parecida com ele– comenta a especialista.

Retomar a juventude, porém, não se resume à aparência. Muitos adultos querem se vestir ou se comportar como seus filhos, às vezes beirando a vulgaridade, Alguns adolescentes chegam a temer que seus pais apareçam em sua escola, pois se envergonham de seus modos. Alguns chegam ao extremo de tentar fazer parte da turma dos filhos, invadindo seu espaço. Outros, ainda, querem se provar “moderninhos” e compartilham drogas ilícitas com eles. Deixam de ser pais para serem amigos.

Segundo Ana Cássia, os pais devem sim ser amigos dos filhos, mas isso não justifica que deixem de lado seu outro papel.

– Pais são figuras de confiança, que devem orientar e ajudar seus filhos a se desenvolverem. Essa relação é definida exatamente pelo o acúmulo de experiência e, portanto, pela diferença de idade, que não deve ser negada.

Ana Cássia explica que a diferença de idade entre pais e filhos deve ser encarada como uma vantagem, não problema.

– Para quem consegue enxergar as coisas sob esse ponto de vista, envelhecer deixa de ser um fardo e, então, a necessidade de resgatar uma suposta juventude desaparece – diz ela.

FONTE: JORNAL ZERO HORA DE 28/06/2010 16h10min

2) Agora, posicione-se sobre o tema:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

CRIATIVIDADE COM O USO DO SUBSTANTIVO


TEXTO A: Circuito Fechado - Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

PENSE E ANOTE NO CADERNO:

1- Qual a história que nos é contada no texto?,Qual a relação entre essa história e o título do texto?

2- O que você percebe em relação às palavras usadas no texto? Foi necessário o uso de frases completas para que o texto fizesse sentido?

3- Você percebe que o personagem do texto é homem ou mulher? Cite substantivos que comprovem sua afirmação.

4- O texto explora a característica essencial dos substantivos. Qual? Como ela possibilita que se conte a história?

5- Existem alguns substantivos que são, propositalmente, repetidos várias vezes. Cite alguns e indique o sentido dessa repetição.

 

TEXTO B: Vidinha Redonda - Kátia da Costa Aguiar

Esperma, óvulo, embrião, parto. Bebé, choro, sobressalto, coco, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vómito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação, namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel, desculpa, dissimulação. Faculdade, trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela. Cartório, igreja, núpcias. Sexo, trabalho, sexo, trabalho, sexo, esperma, óvulo, licença, parto.

 

TEXTO C: DONA DE CASA – CARINE VARGAS

Sol.

Bom dia, dentes, filhos, uniforme,

merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,

carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,

casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,

almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,

desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,

tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,

pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,

pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,

nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,

futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa

rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.

Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,

cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,

beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,

banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,

renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,

cama, marido, sexo, sono, boa noite,

Lua.

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES

ACESSE OS TEXTOS EM: WWW.AULASDAMINHAVIDA.BLOGSPOT.COM