2 de mar. de 2015

AULAS DA SEMANA - 02 A 06/MAR/15 - LÍNGUA PORTUGUESA

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
02 a 06/FEV (4.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
- Aula expositiva sobre “Onomatopeia” e “aliteração”;
- Tarefa de casa: Criar em uma folha de desenho, quatro exemplos de “onomatopeia” e uma história em quadrinhos que tenham exemplos de “linguagem verbal e não verbal”.
- Aula de Leitura(SETAS 30’): Essa aula é dedicada à leitura. Cada aluno deve trazer de casa o (um) livro de leitura.
- Aula expositiva: “Linguagem verbal e não verbal”: Passarei um resumo do assunto no quadro, para que os alunos copiem no caderno. Após farei a explicação oral do assunto.
- Exercícios de fixação: Irei passar no quadro alguns exercícios e atividades para que os alunos possam fixar os conteúdos estudados até aqui.
- Produção textual: Cada aluno irá produzir um texto sobre um assunto proposto em sala.
- Leitura silenciosa do texto “Calvin e Haroldo”: Os alunos deverão ler silenciosamente o texto “Calvin e Haroldo”, que se no livro didático, página 19. Após, devem responder as perguntas sugeridas pelo livro, nas páginas 20 e 21.
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PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
 - Leitura oral e silenciosa: Os alunos deverão ler silenciosamente o texto “O Diário da Misteriosa Menina”, que se encontra na página 17 do livro didático. Após a leitura inicial, irei escolher alguns alunos para que façam a leitura oral em voz alta.
- Compreensão do texto: Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 18 e 19. Após, iremos fazer juntos, a correção
 - Pronome e Coesão textual: Será solicitado que os alunos leiam o resumo apresentado pelo livro, sobre esse assunto, na página 20.
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 21, 22 e 23; “O Diário”.
- Compreensão do texto:  Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 24 e 25.
- Produção Textual: Os alunos deverão realizar a produção textual sugerida pelo livro didático, na página 25. Para entregar.
- Empregos dos Pronomes: Aula expositiva, com slides contendo a definição e exemplos de cada pronome – pessoais e possessivos. Explicações orais. Leitura e discussão sobre a definição do assunto, apresentada no livro, nas páginas 26, 27 e 28. Realizar as atividades propostas nas páginas 29, 30 e 31.
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PERÍODOS
OBJETIVOS: - Avaliar o título, as rimas, se as palavras solicitadas foram usadas, se o texto foi passado para o caderno, a criatividade e a apresentação para a turma.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
- Revisão – “Sujeito e predicado”: Será revisado com os alunos o conteúdo estudado no ano passado, “Sujeito e predicado”. Explicações orais sobre o assunto.
- Revisão Morfossintática:
Leitura silenciosa e oral da definição do assunto, apresentado no livro didático, página 21. Explicações orais sobre o assunto. Realizar as atividades das páginas 22, 23 e 24. Correção das atividades do livro didático.
- Leitura silenciosa e oral: Os alunos serão orientados a lerem silenciosamente o texto apresentado no livro didático, nas páginas 25, 26 e 27.
- Interpretação de texto: Coletivamente faremos um debate sobre o tema abordado pelo texto que foi lido. Após o debate, deverão realizar as atividades propostas nas páginas 28 e 29. Correção das atividades realizadas.
- Produção textual: A turma deverá se dividir em duplas e realizar a atividades proposta no livro, na página 30, “Mapa Turístico”.
- Verbos: Ter – Haver - Existir: Leitura da explicação apresentada no livro, para o assunto, na página 31. Explicações orais e momento para tirar dúvidas. Realizar as atividades propostas na página 32. Correção das atividades.
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PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-ajudar-seu-filho-licao-casa-700436.shtml

PARTICIPAÇÃO

Como ajudar seu filho na hora da lição de casa?

Especialistas indicam como agir para contribuir com a aprendizagem de seu filho

22/02/2015 19:12
Texto Luciana Fleury
Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado
Vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado
Sabe qual é a melhor maneira de descobrir se o seu filho está indo bem na escola? Acompanhando a lição de casa dele. Ao participar do dia a dia escolar de seu filho, você consegue perceber se ele está aprendendo o que deveria durante o decorrer do ano. Assim, se perceber que as dúvidas estão se acumulando, você pode procurar a ajuda da escola.

1808Lição de casa é participação 
Confira mais dicas como estas no especial Lição de Casa.


Outra vantagem de saber o que seu filho está estudando é aproveitar para mostrar como tudo aquilo que ele está vendo na escola têm relação com o cotidiano. Como uma reportagem no telejornal sobre a seca, por exemplo. Se seu filho está estudado sobre os efeitos da falta d´água na agricultura, é um bom momento para comentar e deixar que ele fale o que sabe sobre o assunto. "Quando isso acontece, o aprender passa ser algo gostoso, estimulante. E quando a criança descobre o prazer de aprender o interesse pela escola aumenta", afirma a psicóloga Danila Secolim Coser.

Por isso, vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado.
Faça o teste!Você sabe ajudar seu filho na lição de casa? 
Descubra como você está participando dos deveres de casa de seu filho.
Confira as dicas do que fazer antes, durante e depois da hora da lição compiladas de entrevistas com: Danila Secolim Coser, psicóloga; Heloisa Padilha, educadora e psicopedagoga; Fátima Regina Pires de Assis, professora de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da PUC-SP; Rose Mary Guimarães Rodrigues, docente do curso de Pedagogia da Unitri (Centro Universitário do Triângulo). Todas as entrevistadas possuem pesquisas ou trabalhos acadêmicos sobre Lição de Casa.

26 de fev. de 2015

ESPECIAL DA TURMA 83 - LÍNGUA PORTUGUESA - IACS


Circuito Fechado
Muito prazer. Por favor, quer ver o meu saldo? Acho que sim. Que bom telefonar, foi ótimo, agora mesmo estava pensando em você. Puro, com gelo. Passe mais tarde, ainda não fiz, não está pronto. Amanhã eu ligo, e digo alguma coisa. Guarde o troco. Penso que sim. Este mês, não, fica para o outro. Desculpe, não me lembrei. Veja logo a conta, sim? É uma pena, mas hoje não posso, tenho um jantar. Vinte litros, da comum. Acho que não. Nas próximas férias, vou até lá, de carro. Gosto mais assim, com azul. Bem, obrigado, e você? Feitas as contas, estava errado. Creio que não. Já, pode levar. Ontem aquele calor, hoje chovendo. Não filha, não é assim que se faz. Onde está minha camisa amarela? Às vezes, só quando faz frio. Penso que não. Vamos indo, naquela base. Que é que você tem? Se for preciso, dou um pulo aí. Amanhã eu telefono e marco, mas fica logo combinado, quase certo. Sim, é um pessoal muito simpático. Foi por acaso, uma coincidência. Não deixe de ver. Quanto mais quente melhor. Não, não é bem assim. Morreu, coitado, faz dois meses. Você não reparou que é outra? Salve, lindos pendões. Mas que esperança. Nem sim, nem não, muito pelo contrário. Como é que que eu vou saber? Antes corto o cabelo, depois passo por lá. Certo. Pra mim, chega. Espere, mais tarde nós vamos. Aí foi que ele disse, não foi no princípio, quem ia advinhar? Deixe, vejo depois. Sim, durmo de lado, com uma perna encolhida. O quê? É, quem diria. Acredito que sim. Boa tarde, como está o senhor? Pague duas, a outra fica para o mês que vem. Oh, há quanto tempo! De lata e bem gelada. Perdoe, não tenho miúdo. Estou com pressa. Como é que pode, se eles não estudam? Só peço que não seja nada. Estou com fome. Não vejo a hora de acabar isto, de sair. Já que você perdeu o fim-de-semana, pôr que não vai pescar? É um chato, um perigo público. Foi há muito tempo. Tudo bem, tudo legal? Gostei de ver. Acho que não, penso que não, creio que não. Acredito que sim. Claro, fechei a porta e botei o carro par dentro. Vamos dormir? É, leia que é bom. Ainda agosto e esse calor. Me acorde cedo amanhã, viu?  
   

LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR: ELEMAR GOMES – ACESSE:wwwaulasdaminhavida.com.br

Aula da Turma 83 - Língua portuguesa



TEXTO A: Circuito Fechado - Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
 
TEXTO B: Vidinha Redonda - Kátia da Costa Aguiar
Esperma, óvulo, embrião, parto. Bebé, choro, sobressalto, coco, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vómito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação, namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel, desculpa, dissimulação. Faculdade, trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela. Cartório, igreja, núpcias. Trabalho, sexo, esperma, óvulo, licença, parto.
 
TEXTO C: DONA DE CASA – CARINE VARGAS
                                                          Sol.
Bom dia, dentes, filhos, uniforme,
merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,
carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,
casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,
almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,
desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,
tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,
pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,
pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,
nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,
futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa
rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.
Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,
cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,
beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,
banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,
renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,
cama, marido, sexo, sono, boa noite,
Lua.
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES

ACESSE OS TEXTOS EM: www.aulasdaminhavida.com.br

24 de fev. de 2015

TURMAS QUE FARÃO CARTA COMUM - IACS


A CARTA PESSOAL -


CARTA COMUM

A linguagem varia de acordo com o nível de intimidade entre remetente e destinatário

Falar sobre o uso recorrente deste gênero textual, aqui representado pela carta, parece um tanto quanto retrógrado, posto que os recursos tecnológicos proporcionaram mudanças significativas no modo de ser e agir de grande parte das pessoas.

Tempos atrás, a carta e o telegrama eram os únicos meios de comunicação escrita. Atualmente, a tecnologia permite que as pessoas, mesmo residindo em lugares distintos, interajam pelos inúmeros sites de relacionamento, dialogando em tempo real, como se estivessem frente a frente.

Entretanto, torna-se essencial mencionarmos que a “era digital”, por motivos socioeconômicos, não atingiu toda a população. Há, portanto, quem ainda faça uso da carta para se corresponder com amigos e familiares que se encontram fora do convívio diário. Sem contar que, a carta, por se classificar dentre os inúmeros gêneros com os quais compartilhamos no nosso dia a dia, está entre os conteúdos relacionados aos diversos processos avaliativos, ora representados pelos exames de vestibulares e concursos públicos.

Assim sendo, ela se classifica como um gênero textual especificamente utilizado na comunicação entre pessoas que mantêm um vínculo de relacionamento, cuja finalidade discursiva pode pautar-se por objetivos diversos – fazer um convite, atribuir agradecimentos, trocar notícias entre os interlocutores envolvidos, relatar sobre um passeio, dentre outros.

Quanto aos aspectos de natureza linguística, a carta pessoal, assim como bem retrata a própria nomenclatura, se difere das demais correspondências em que prevalece um certo tecnicismo mediante regras pré-estabelecidas, como por exemplo, a carta argumentativa, a de apresentação e as demais correspondências oficiais.
Tal divergência se refere ao predomínio de uma linguagem, que varia de acordo com o grau de intimidade entre o remetente e o destinatário, podendo prevalecer tanto o padrão formal quanto o coloquialismo. De modo a efetivarmos nossos conhecimentos acerca das particularidades inerentes ao gênero em questão, atentemo-nos para os seguintes elementos:

* O local e a data – Geralmente compõem as partes iniciais, se encontrando posicionados à esquerda da folha;

* O vocativo – Como se trata de uma comunicação relacionada a um assunto livre, poderá haver o emprego de alguns termos coloquiais, até mesmo gírias ou que denotem uma intimidade maior entre os interlocutores, tais como: Querida amiga; brother, caríssimo companheiro, etc. O vocativo pode ser seguido de dois pontos, vírgula ou não conter nenhum sinal de pontuação;

* O texto – Trata-se do discurso propriamente dito, sendo desenvolvido de acordo com a finalidade a qual o remetente se propõe;

* A despedida e a assinatura – Como dito anteriormente, dependendo do grau de intimidade estabelecido pela convivência, a despedida tende a variar, podendo ser formal ou mais cortês, com vista a retratar uma certa afetividade.
Quanto à assinatura, constará apenas o nome do remetente, sem atribuição ao sobrenome, algo bem simples, sem resquícios de formalidades.

Outro aspecto elementar da referida modalidade está no fato de que ela é enviada pelo correio. Para tanto, precisa-se de todos os dados necessários a fazer com que a comunicação seja realmente efetivada, ou seja, na frente do envelope deverá conter os dados do destinatário– nome, endereço completo e CEP. No verso, deverão constar os dados referentes ao remetente, seguidos também de todos os elementos citados.