8 de mar. de 2015

GALERA DO 6º ANO - IACS - 5ª SEMANA/ 2015


 GRAU DOS SUBSTANTIVOS

http://tbn3.google.com/images?q=tbn:9DL7yU5yDf5NdM:http://www.svestdijk.nl/poezie/chaplin.jpg
http://farm1.static.flickr.com/44/148240193_40f77b340e.jpg?v=0
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pedregulho.JPG
- Que bigodaça!
- Olhem só para obigodinho  que ele tem!
Que preguiçoso gatarrão!
Que ternura degatinho!
Dizem que é pedregulho, mas não passa de uma pedrinha!



No
PALAVRAS
DIMINUTIVOS
AUMENTATIVOS

1
faca
faquinha
facão ou facalhão

2
rapaz
rapazinho ou rapazote
rapagão

3
bigode
bigodinho ou bigodito
bigodão ou bigodaça

4
chapéu
chapelinho, chapeuzinho
chapelão

5
porta
portinha
portão

6
sala
salinha, salita, saleta
salão

7
gato
gatinho
gatão ou gatarrão

8
bala
balinha
balázio

9
papel
papelinho
papelão

10
cão
cãozinho ou canito
canzarrão

11
barulho
barulhito
barulheira

12
mulher
mulherzinha
mulherão, mulheraça

13
voz
vozinha ou vozita
vozeirão

14
rocha
rochinha
rochedo

15
nariz
narizinho ou narizito
narigão

16
boca
boquinha
bocarra

17
monte
montinho, montículo
montanha

18
vidro
vidrinho
vidraça

19
homem
homenzinho ou homenzito
homenzarrão

20
cabeça
cabecinha ou cabecita
cabeçorra

Exercícios.
1. Sublinhe, nas frases abaixo, os substantivos que se apresentam flexionados em grau, informando se o grau é aumentativo ou diminutivo, sintético ou analítico:
a) Seu corpanzil mal cabia no carrinho de passeio.
_____________________________________________________________
b) Ao avistar a mãe, a garotinha ensaiou um chorinho tímido.
_____________________________________________________________
c) Por gracejo, o molecote rabiscou um enorme bigode no retrato do avô.
_____________________________________________________________
d) O forte da pequena ilha não resistiu ao ataque do inimigo.
_____________________________________________________________
e) Com as mãozinhas no rosto, a garotinha pôs-se a correr.
_____________________________________________________________
2. Com o auxílio das terminações abaixo, forme o aumentativo e diminutivo sintético dos substantivos:
aça, aço, alha, ão, alhão, arão, zarrão, acho, ebre, eco, elho, eta, isco, ico,
eirão, erra, ázio, orra, ona, uça, areu, gão, ada inhola, oca, ote, ela, ucho, im, inha(o), iço.
X
PALAVRAS
AUMENTATIVO SINTÉTICO
DIMINUTIVO SINTÉTICO
1º.       
Boca


2º.       
Nariz


3º.       
Copo


4º.       
Fogo


5º.       
Cara


6º.       
Voz


7º.       
Porta


8º.       
Casa


9º.       
Engenho


10º.   
Espada


11º.   
Beiço


12º.   
Sala


13º.   
Papel


14º.   
Chuva


15º.   
Grupo



Palavras Parônimas e Homônimas
Palavras Homônimas:
- São aquelas que têm a mesma forma possuindo, porém, significação diferente.
Exemplos:
pregar(fincar pregos) e pregar(fazer sermão); grama(capim) e grama(unidade de peso); fato(acontecimento) e fato(roupa).
Palavras Parônimas:
- São palavras parecidas na escrita e na pronúncia.
Exemplos:
deferir(conceder) e diferir(adiar, discordar); mugir(voz do boi) e mungir(tirar lete); vadear(passar a vau) e vadiar(não trabalhar); eminente(elevado) e iminente(que está próximo).
Relação de sentido entre as palavras
PALAVRAS HOMÓFONAS
Assinala as palavras correctas para completar cada frase.
1. Vou ___o botão na camisa.   cozer / coser
2. A tua ___é bonita.   vós / voz
3. Em que rua fica a ___ ___do partido socialista?  cede / sede
4. Ontem, fui visitar o ________ _ de Braga.   paço / passo
5. Os ___ vêm da Rússia.  russos / ruços
6. Vamos lá esse trabalho!  apreçar / apressar
7. ___ muito frio.   cinto / sinto
8. Ele ___ música.  houve / ouve
9. Ontem __ um concerto.  houve / ouve
10. É preciso mandar _ o sofá da sala. estofar / estufar
11. A massa está sal. cem / sem
12. O é muito resistente. aço / asso
13. Em três jogadas, o Antônio põe o rei do adversário em . cheque / xeque
14. Ouve o meu __ e não faltes à aula  concelho / conselho
15. Eu ____ bem as sardinhas.  asso / aço
16. Comprei ontem um _:__ novo.  sinto / cinto
17. Os teus cabelos __ são lindos. russos / ruços
18. O meu telemóvel custou _____ euros.  sem / cem
Significados de Aliteração
Repetição de fonemas no início, meio de palavras próximas, ou em frases ou versos em sequência.
EX.: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Aliteração s.f ou aliteramento, sm. Repetição de um fonema ou grupos de fonema ou grupo de fonemas no começo das palavras, em uma ou mais frases, em um ou mais versos
Um pobre
pintor
portugues
pintava
por pequeno
preço
portas
portoes e
paineis
para pagar a
passagem
para
portugal

Onomatopeia.
Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias. Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando. As onomatopeias, em geral, são de entendimento universal.

Ao dizermos que um grilo faz "cri cri" ou que batemos à porta e fazemos "toc toc", estamos utilizando onomatopéias.  Aristófanes, na sua peça "As rãs", faz uso de determinadas palavras que, no grego original, pretendem imitar o som desses animais.
Exemplos:
tilintar, grasnar, piar,cacarejar, zurrar, miar
Aaai! – grito de dor
Ah! – grito de surpresa, dor, medo, pavor ou descoberta
Ah! Ah! Ah! – risada ou gargalhada
Bah! – desagrado
Bam! – tiro de revólver
Bang! – tiro
Baroom! Baruuum! - trovões ou explosão de bomba atômica
Baw! ou buá! – choro
Bash! ou bow – queda
Bbrrzz! – sintonia de rádio
Brrr booom! – trovão
Buow! – choro
Burp! – arroto
Buzzz! bzzz! – abelha voando; cochicho
Chomp! nhoc! nhac! nhec!- mastigar
Chop! tchap! tchape! tchope! – chapinhar, patinar, chafurdar na lama
Clang!, blém!, blém! – batida em objeto metálico
Crash! Praaa! – objeto grande se chocando com outro; estouro
Crunch! croc! – mastigar torradas
Ding! dim! plim! trim! – campainha
Drip! pim! ping! plim! plic! – gota
Dzzzt! bzzzt! – vôo curto de abelha; rápido cochicho; ruído no processo da solda elétrica
Eeek! ic! – soluço
Er... Ahn ... – indecisão
Gasp! Ufa! – cansaço
Glub! glub! Glub! blub! glug! – líquido sendo engolido; beber água
Grrr! – animal ou pessoa grunhindo
Gulp! glup! – engasgo
Ha! Ah! Ah! – riso de satisfação, gargalhada
Hã? Huh? hein? – interrogação
He! he! he! eh! eh! rê! rê! – risinho de satisfação
Hmmm hum... – reflexão
Honk! fom! fom! – buzina
Hoot! uuu! – vaia
Hum! – satisfação
Ih! ih! ih! ih!, ri! ri! ri! – riso ridículo
Ioo-hoo! iu-uu!, u-uu! – chamamento a distância
Ka-boom! ta-bum! – bomba
Klunk! clunc! plunc! tlunc! – ruído surdo de objeto caindo 

Knock! Knock! toc! toc! – batida
Meow! miau! – miado de felino
Mmm! huuum! – satisfação; reflexão; espanto, dúvida; mente trabalhando
Mooo! muuu! – mugido de búfalo
Munch! chomp! – mastigada de animal grande
Oof! ufa! – suspiro de cansaço ou dor
Oops! upa! epa! – espanto; medo; surpresa
Ouch! ai! – grito de dor
Ow! ouch! – desabafo de dor
Pat! pat! tap! tap! – tapinha carinhoso
Plop! poc! pok! – batida em objeto oco; coaxar de sapo; perna de pau
Poof! puf! – desaparecer de repente.
Poof! puf! – cansaço
Pow! pou! – soco
Psst! – expulsar ou chamar atenção
Rat-rat-rat! rá-tá-tá! ratataaá-tá – metralhadora
Rawww! Grrr-ou! – rugido de gorila
Riiinch! – relincho
Ring! ding! – campainha tocando
Rip! – rasgando; tesoura cortando
Roar! rawww! – rugido
Sniff! fniff! chift! – aspirar, fungar; cão ou outro animal farejando uma pista
Sob! ahn! – choro
Soc! pow! sock! – porrada
Splash tchá! chuá! – pessoa ou objeto caindo na água
Splait splash! – queda na água; salto de trampolim
Splop! ploc! ploct! plop! – queda de objeto oco
Sssss! Ssss! – objeto queimando; silvo da cobra
Swat! zip! – objeto arremessado; fecho éclair
Swish! tchuf! – pistola de água; esguicho
Swooish! fuiiim! vuum! zum! – algo cortando o ar rapidamente; zunindo

Tatata! tarará! – corneta
Thud! tum! – pancada surda
Tingeling! blim-blém! blim-blom! – campainha moderna; sinos tocando
Toing! tóim! bóim! póim! – mola se desprendendo; personagem pulando
Trash! trá! pra! – objeto se partindo; lixo caindo
Trim! trim! prim! – toque de telefone
Tsk! tss-tss! – risadinha entre os dentes; desprezo; abrir uma tampa de garrafa de bebida
Ugh! Ug! – exclamação
Uh-HuH! ã-hã! – assentimento
Uhn! hã! – surpresa
Ungh! – choro
Va-voom! – objeto cortando o ar
Vop! – objeto passando rápido no ar
Vrom! brum! – arranque de carro
Wap! vap! – golpe com objeto
Whack! pow! – porrada; golpe
Whoosh! swooish! – ar sendo rasgado por objeto em velo cidade
Wow! uau! – exclamação, admiração
Yeow! uai! – exclamação; espanto
Yeowtch! – exclamação
Yipe! ai! – dor
Zak! vap! – pancada, cutelada
Zap! – choque elétrico
Zing! zim! – sibilar da flecha
Zip! vuup! vap! – zunido de objeto arremessado; golpe súbito; zíper fechando
Zok! pof! tou! – pedrada na cabeça


Fonte: WWW.AULASDAMINHAVIDA.COM.BR 

2 de mar. de 2015

ESTA SEMANA NO IACS - 02-06/03/2015

AULAS DA SEMANA - 02 A 06/MAR/15 - LÍNGUA PORTUGUESA

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
02 a 06/FEV (4.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
- Aula expositiva sobre “Onomatopeia” e “aliteração”;
- Tarefa de casa: Criar em uma folha de desenho, quatro exemplos de “onomatopeia” e uma história em quadrinhos que tenham exemplos de “linguagem verbal e não verbal”.
- Aula de Leitura(SETAS 30’): Essa aula é dedicada à leitura. Cada aluno deve trazer de casa o (um) livro de leitura.
- Aula expositiva: “Linguagem verbal e não verbal”: Passarei um resumo do assunto no quadro, para que os alunos copiem no caderno. Após farei a explicação oral do assunto.
- Exercícios de fixação: Irei passar no quadro alguns exercícios e atividades para que os alunos possam fixar os conteúdos estudados até aqui.
- Produção textual: Cada aluno irá produzir um texto sobre um assunto proposto em sala.
- Leitura silenciosa do texto “Calvin e Haroldo”: Os alunos deverão ler silenciosamente o texto “Calvin e Haroldo”, que se no livro didático, página 19. Após, devem responder as perguntas sugeridas pelo livro, nas páginas 20 e 21.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
 - Leitura oral e silenciosa: Os alunos deverão ler silenciosamente o texto “O Diário da Misteriosa Menina”, que se encontra na página 17 do livro didático. Após a leitura inicial, irei escolher alguns alunos para que façam a leitura oral em voz alta.
- Compreensão do texto: Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 18 e 19. Após, iremos fazer juntos, a correção
 - Pronome e Coesão textual: Será solicitado que os alunos leiam o resumo apresentado pelo livro, sobre esse assunto, na página 20.
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 21, 22 e 23; “O Diário”.
- Compreensão do texto:  Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 24 e 25.
- Produção Textual: Os alunos deverão realizar a produção textual sugerida pelo livro didático, na página 25. Para entregar.
- Empregos dos Pronomes: Aula expositiva, com slides contendo a definição e exemplos de cada pronome – pessoais e possessivos. Explicações orais. Leitura e discussão sobre a definição do assunto, apresentada no livro, nas páginas 26, 27 e 28. Realizar as atividades propostas nas páginas 29, 30 e 31.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Avaliar o título, as rimas, se as palavras solicitadas foram usadas, se o texto foi passado para o caderno, a criatividade e a apresentação para a turma.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
- Revisão – “Sujeito e predicado”: Será revisado com os alunos o conteúdo estudado no ano passado, “Sujeito e predicado”. Explicações orais sobre o assunto.
- Revisão Morfossintática:
Leitura silenciosa e oral da definição do assunto, apresentado no livro didático, página 21. Explicações orais sobre o assunto. Realizar as atividades das páginas 22, 23 e 24. Correção das atividades do livro didático.
- Leitura silenciosa e oral: Os alunos serão orientados a lerem silenciosamente o texto apresentado no livro didático, nas páginas 25, 26 e 27.
- Interpretação de texto: Coletivamente faremos um debate sobre o tema abordado pelo texto que foi lido. Após o debate, deverão realizar as atividades propostas nas páginas 28 e 29. Correção das atividades realizadas.
- Produção textual: A turma deverá se dividir em duplas e realizar a atividades proposta no livro, na página 30, “Mapa Turístico”.
- Verbos: Ter – Haver - Existir: Leitura da explicação apresentada no livro, para o assunto, na página 31. Explicações orais e momento para tirar dúvidas. Realizar as atividades propostas na página 32. Correção das atividades.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-ajudar-seu-filho-licao-casa-700436.shtml

PARTICIPAÇÃO

Como ajudar seu filho na hora da lição de casa?

Especialistas indicam como agir para contribuir com a aprendizagem de seu filho

22/02/2015 19:12
Texto Luciana Fleury
Educar
Foto: Claudia Marianno
Foto: Vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado
Vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado
Sabe qual é a melhor maneira de descobrir se o seu filho está indo bem na escola? Acompanhando a lição de casa dele. Ao participar do dia a dia escolar de seu filho, você consegue perceber se ele está aprendendo o que deveria durante o decorrer do ano. Assim, se perceber que as dúvidas estão se acumulando, você pode procurar a ajuda da escola.

1808Lição de casa é participação 
Confira mais dicas como estas no especial Lição de Casa.


Outra vantagem de saber o que seu filho está estudando é aproveitar para mostrar como tudo aquilo que ele está vendo na escola têm relação com o cotidiano. Como uma reportagem no telejornal sobre a seca, por exemplo. Se seu filho está estudado sobre os efeitos da falta d´água na agricultura, é um bom momento para comentar e deixar que ele fale o que sabe sobre o assunto. "Quando isso acontece, o aprender passa ser algo gostoso, estimulante. E quando a criança descobre o prazer de aprender o interesse pela escola aumenta", afirma a psicóloga Danila Secolim Coser.

Por isso, vale a pena valorizar a hora da lição e criar um ambiente motivador e favorável ao aprendizado.
Faça o teste!Você sabe ajudar seu filho na lição de casa? 
Descubra como você está participando dos deveres de casa de seu filho.
Confira as dicas do que fazer antes, durante e depois da hora da lição compiladas de entrevistas com: Danila Secolim Coser, psicóloga; Heloisa Padilha, educadora e psicopedagoga; Fátima Regina Pires de Assis, professora de graduação e pós-graduação do curso de Psicologia da PUC-SP; Rose Mary Guimarães Rodrigues, docente do curso de Pedagogia da Unitri (Centro Universitário do Triângulo). Todas as entrevistadas possuem pesquisas ou trabalhos acadêmicos sobre Lição de Casa.