2 de jun. de 2015

OLÁ TURMA 83 - IACS - AULA SOBRE: FIGURAS DE LINGUAGEM

A.      Explique a relação de semelhança sobre a qual se construíram as metáforas:
  1. Os catadores de papel são triste paisagem.
  2. Teu sorriso é  uma aurora.
  3. O hipopótamo é um bruto sapatão afogado.
  4. Esse vendedor de carros é uma raposa.
  5. Seu mau-humor é chuva de verão.
  6. Meu novo apartamento é uma caixa de fósforos.
  7. Nosso relacionamento é um mar de rosas.
B.       Identifique as figuras usadas nas frases abaixo:
  1. O bonde passa cheio de pernas.
  2. O gato é preguiçoso como uma segunda-feira.
  3. Não fique pensando que o povo é nada.
  4. Uma coisa triste no fundo da sala./ me disseram que era Chopin.
  5. Coitado do Durval: não foi feliz na prova.
  6. Gastei  rios de dinheiro no meu curso de computação.
  7. Os carros não andam, voam.
  8. O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo, o meu destino é ser star.
  9. O noivo da minha irmã pediu a mão dela em casamento.
  10. As pessoas vão e vêm, entram e saem.
  11. Quando a indesejada das gentes chegar, encontrará o campo livre.
  12. A mim, não me convidaram para o torneio de vôlei.
  13. Há males que vêm para o bem.
  14. Há males que faz tempo estão grisalhos.
  15. O rapaz saltou da ponte da vida.
  16. Essas vãs promessas, já as conheço de sobra.
  17. Meu verso é sangue ... Volúpia ardente.
  18. Estou esperando você há séculos!
  19. As pessoas aqueciam-se ao pé das grandes fogueiras.
  20. A vida é um incêndio.
  21. A mão toca o violão/ se for preciso vai à guerra.
  22. Cantava muito Chico Buarque.
  23. O rei do futebol esteve presente na homenagem.
  24. Era uma pessoa que não raramente faltava com a verdade.
  25. Pra se viver, há de se sentir a morte.
  26. Meus olhos desmaiaram de emoção ao vê-la.
C.       Crie eufemismo para os seguintes casos:
  1. Como diria o torcedor de um time muito ruim -
  2. Como diria o pai de um aluno que corre o risco de ser reprovado -
  3. Como diria o pai de um aluno não leitor -
  4. Paulo, seu trabalho de português está horrível! -
  5. Ele é um ignorante -    
  6. Você é um mentiroso!
  7. Eles são grosseiros -
D.      Reconheça as figuras nas frases abaixo:
  1. O cóim-cóim dos porcos parecia uma orquestra desafinada.
  2. Meus pobres sonhos que sonhei, já tão sonhados.
  3. Minhas mãos estão molhadas do azul das ondas entreabertas.
  4. A cidade maravilhosa ostenta beleza e muita miséria.
  5. No fim do túnel, o princípio de tudo.
  6. O plim-plim da televisão dominava a todos.
  7. Nesses lábios ri  risadas de expressão violenta.
  8. Os teus olhos são negros e macios.
  9. Na imensa descida a catarata se suicida.
  10. As velas do barco vão sair para pescar.
  11. Choramos um choro sentido.
  12. O miado desapareceu quando as crianças puseram a gravação do au-au.
  13. Não sabem governar sua cozinha e querem governar o mundo.
  14. Tremem de medo os lampiões sombrios.
  15. Meus olhos desmaiaram de emoção quando ouvi a sua voz.
  16. Ele devolveu o excesso de comida que engoliu sem mastigar.
  17. Entra pela janela a preguiçosa brisa.
  18. Quando o pé-de-vento chegou, as crianças já estavam na escola.
  19. Ninguém pode negar que as mãos dos trombadinhas eram ágeis.
  20. O olhar duro e doce da mãe interrompeu a discussão.
  21. O rei do baião é famoso internacionalmente.
  22. No velório, as palavras davam a dimensão do sofrimento.
  23. O sorriso navega no pranto estrelado dos teus olhos.
  24. A deusa da beleza representa a perfeição.
  25. Pois vejo a minha vida anoitecer.
  26. Que careta mais bonita!
  27. Ele possuía um mar de sonhos e aspirações.
  28. Aqueles homens públicos apropriaram-se do dinheiro.
  29. Tristeza não tem fim, felicidade sim...
  30. Tinhas a alma de sonhos povoada.
  31. Ouvi mozart com emoção.
  32. As indústrias despejam a morte nos rios.
  33. Tinha as maçãs do rosto sempre vermelhas.
  34. O médico comunicou à família que ela estava com uma doença ruim.
  35. Os galhos namoravam os frutos maduros que sustentavam.
  36. Morro de medo dos fogos de artifício.
  37. Portadores do mal-de-lázaro são discriminados na sociedade.
  38. O amor pulou o muro e subiu na árvore.
  39. Foi inaugurada uma escola para deficientes visuais.
  40. Ela é linda: espanta até os postes.
  41. Se eu pudesse contar as lágrimas, daria mais que as vertidas desde Adão e Eva.
  42. Bebo silenciosamente a essas imagens da morte e da vida.
  43. Ele viveu uma vida solitária e difícil.
  44. Essas dificuldades, nós as temos.
  45. Chovia uma triste chuva de resignação.
  46. A pobreza do eu, a opulência do mundo.
  47. Rios de pranto e de sangue derramei.
  48. Moça linda, bem tratada/ três séculos de família/ burra como uma porta: um amor!
  49. Repousa lá no céu eternamente.
  50. As árvores pedem socorro.
  51. Alcance-me um dente de alho e uma cabeça  de cebola.
  52. O estádio aplaudiu o jogador.
  53. À noite, as ruas são desertos.
  54. Leia a orelha do livro e terás o assunto dele.
  55. A locomotiva  bufava e suava.
  56. Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.
  57. Nosso time está indo muito bem .....   Estamos em último lugar.
  58. Dançaram tanta dança, que a vizinhança despertou.
  59. Em cima do meu telhado/ pirulin lulin lulin/ um anjo todo molhado/ soluça seu flautim 

Figuras de linguagem – RESPOSTAS/GABARITO – PROFESSOR ELEMAR GOMES
A.      Explique a relação de semelhança sobre a qual se construíram as metáforas
1         Os catadores de papel são triste paisagem
Profissão sem prestígo
2         Teu sorriso é  uma aurora
.Alegre, lindo
3         O hipopótamo é um bruto sapatão afogado
.Cinza e grande
4         Esse vendedor de carros é uma raposa
.Esperto
5         Seu mau-humor é chuva de verão
.Passageiro
6         Meu novo apartamento é uma caixa de fósforos
.Pequeno
7         Nosso relacionamento é um mar de rosas
.Ótimo
NOTA: Há outras respostas aceitáveis

B.       Identifique as figuras usadas nas frases abaixo:
1) metonímia
2) comparação
3) metonímia
4) metonímia
5) eufemismo
6) hipérbole
7) personificação e hipérbole
8) personificação
9) metonímia
10)antítese
11) eufemismo
12) pleonasmo
13) antítese
14) personificação
15) eufemismo
16) pleonasmo
17) metáfora
18) hipérbole
19) catacrese
20) metáfora
21) metonímia
22) metonímia
23) perífrase
24) eufemismo
25) antítese
26) eufemismo
27) personificação

C.       Crie eufemismo para os seguintes casos:
1.    Como diria o torcedor de um time muito ruim -
2.    Como diria o pai de um aluno que corre o risco de ser reprovado -
3.    Como diria o pai de um aluno burro -
4.    Paulo, seu trabalho de português está horrível! -
5.    Ele é um ignorante -    
6.    Você é um mentiroso!
7.    Eles são grosseiros -
 NOTA: Respostas muito variáveis.




D.      Reconheça as figuras das frases abaixo:
1.    Onomatopeia
2.    Pleonasmo - Aliteração
3.    Metáfora - Personificação
4.    Perífrase - Antítese
5.    Antítese
6.    Onomatopeia
7.    Pleonasmo – Aliteração - Presonificação
8.    Metáfora
9.    Personificação
10.  Metonímia - Personificação
11.  Pleonasmo
12.  Onomatopeia
13.  Metonímia - Ironia
14.  Personificação
15.  Personificação
16.  Eufemismo
17.  Personificação
18.  Catacrese
19.  Metonímia
20.  Antítese
21.  Perífrase
22.  Personificação
23.  Antítese - Personificação
24.  Perífrase
25.  Eufemismo
26.  Ironia
27.  Hipérbole
28.  Eufemismo
29.  Antítese
30.  Metáfora - Personificação
31.  Metonímia
32.  Personificação
33.  Catacrese
34.  Eufemismo
35.  Personificação
36.  Hipérbole
37.  Eufemismo
38.  Personificação
39.  Eufemismo
40.  Ironia
41.  Hipérbole
42.  Antítese
43.  Pleonasmo - Aliteração
44.  Pleonasmo
45.  Pleonasmo - Personificação
46.  Antítese
47.  Hipérbole
48.  Ironia
49.  Eufemismo
50.  Personificação
51.  Catacrese
52.  Menonímia - Personificação
53.  Metáfora
54.  Catacrese
55.  Personificação
56.  Ironia
57.  Ironia
58.  Pleonasmo - Personificação
59.  Onomatopeia 


31 de mai. de 2015

IACS

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
1.º a 03/06 (17.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )FILME: “OS GROODS”: TRABALHO SOBRE A OBRA;
  Ø   (  )LEITURA e EXERCÍCIOS: “RECLAMO, MAS FAÇO” – P.64;
  Ø   (  )LEITURA: “A GENTE SOMOS INÚTIL”PARTE I – P.66;
  Ø   (  )LEITURA: “A GENTE SOMOS INÚTIL” PARTE II – 68;
  Ø   (  )LEITURA: TODOS TÊM DIREITOS – P. 76 – 79;
  Ø   (  )LEITURA: “SOU UM POUCO FOLGADA” – P. 84-86
  Ø   (  ) LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “BEM CARSON” ATÉ 25/06 – PESO: 3,0;
 Ø   (  )ESTUDO SOBRE NUMERAIS – CLASSIFICAÇÃO E EXERCÍCIOS.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )FILME: “INTOCÁVEIS”: TRABALHO A PARTIR DA OBRA;
  Ø   (  )FOTOGRAFIA: TRABALHO EM DUPLAS – ENTREGA;
  Ø   (  )LEITURA DO TEXTO: “EU ETIQUETA” – ESTUDO;
  Ø   (  )LEITURA: “O PRAZER DE COMPRAR”P.70 – 72. 1-7;
  Ø   (  )ENTREGA, DOS ALUNOS, “FÁBRICA DE CONTOS”.
  Ø   (   )LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “DESCOBERTA NA AMÉRICA” ATÉ 25/06 – PESO: 3,0;
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )VÍDEO B: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES;
  Ø   (  )“ERA ASSIM QUE SE COMIA” – LEITURA – P.88-89 E EXERCÍCIOS: P.90-92 – 1-7;
  Ø   (  )FIGURAS DE LINGUAGEM – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS;
  Ø   (  )VOZES VERBAIS – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS;
  Ø   (   ) LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “AMORES QUE MATAM” ATÉ 25/06 – PESO: 3,0;

6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



TURMA 83

AULAS DE PORTUGUÊS – Professor: Elemar Gomes
FIGURAS DE LINGUAGEM – IIº BIM/2015
Turma:  83- Aluno:

 
 Recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras. 

1- Figuras de som 
a) ALITERAÇÃO: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais. 
“Esperando, parada, pregada na pedra do porto.” 
b) ASSONÂNCIA: consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos. 
“Sou um mulato nato no sentido lato 
mulato democrático do litoral.” 
c) PARONOMÁSIA: consiste na aproximação de palavras de sons parecidos, mas de significados distintos. 
“Eu que passo, penso e peço.” 

2- Figuras de construção 
a) ELIPSE: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto. 
“Na sala, apenas quatro ou cinco convidados.” (omissão de havia) 
b) ZEUGMA: consiste na elipse de um termo que já apareceu antes. 
Ele prefere cinema; eu, teatro. (omissão de prefiro) 
c) POLISSÍNDETO: consiste na repetição de conectivos ligando termos da oração ou elementos do período. 
“ E sob as ondas ritmadas 
e sob as nuvens e os ventos 
e sob as pontes e sob o sarcasmo 
e sob a gosma e sob o vômito (...)” 
d) INVERSÃO: consiste na mudança da ordem natural dos termos na frase. 
“De tudo ficou um pouco. 
Do meu medo. Do teu asco.” 
e) SILEPSE: consiste na concordância não com o que vem expresso, mas com o que se subentende, com o que está implícito. A silepse pode ser: 
• De gênero 
Vossa Excelência está preocupado. 
• De número 
Os lusíadas glorificou nossa literatura. 
• De pessoa 
“O que me parece inexplicável é que os brasileiros persistamos em comer essa coisinha verde e mole que se derrete na boca.” 
f) ANACOLUTO: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construção sintática e depois se opta por outra. 
A vida, não sei realmente se ela vale alguma coisa. 
g) PLEONASMO: consiste numa redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. 
“E rir meu riso e derramar meu pranto.” 
h) ANÁFORA: consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases. 
“ Amor é um fogo que arde sem se ver; 
É ferida que dói e não se sente; 
É um contentamento descontente; 
É dor que desatina sem doer” 

3- Figuras de pensamento 
a) ANTÍTESE: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. 
“Os jardins têm vida e morte.” 
b) IRONIA: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. 
“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.” 
c) EUFEMISMO: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. 
Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou) 
d) HIPÉRBOLE: trata-se de exagerar uma idéia com finalidade enfática. 
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede) 
e) PROSOPOPÉIA OU PERSONIFICAÇÃO: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados. 
O jardim olhava as crianças sem dizer nada. 
f) GRADAÇÃO OU CLÍMAX: é a apresentação de idéias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax) 
“Um coração chagado de desejos 
Latejando, batendo, restrugindo.” 
g) APÓSTROFE: consiste na interpelação enfática a alguém (ou alguma coisa personificada). 
“Senhor Deus dos desgraçados! 
Dizei-me vós, Senhor Deus!” 
4- Figuras de palavras 
a) METÁFORA: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido. 
“Meu pensamento é um rio subterrâneo.” 
b) METONÍMIA: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Observe: 
Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa) 
c) CATACRESE: ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, torna-se outro por empréstimo. Entretanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que ele está sendo empregado em sentido figurado. 
O pé da mesa estava quebrado. 
d) ANTONOMÁSIA OU PERÍFRASE: consiste em substituir um nome por uma expressão que o identifique com facilidade: 
...os quatro rapazes de Liverpool (em vez de os Beatles) 
e) SINESTESIA: trata-se de mesclar, numa expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. 
A luz crua da madrugada invadia meu quarto. 
5- Vícios de linguagem 
A gramática é um conjunto de regras que estabelecem um determinado uso da língua, denominado norma culta ou língua padrão. Acontece que as normas estabelecidas pela gramática normativa nem sempre são obedecidas pelo falante. 
Quando o falante se desvia do padrão para alcançar uma maior expressividade, ocorrem as figuras de linguagem. Quando o desvio se dá pelo não-conhecimento da norma culta, temos os chamados vícios de linguagem. 
a) BARBARISMO: consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. 
pesquiza (em vez de pesquisa) 
prototipo (em vez de protótipo) 
b) SOLECISMO: consiste em desviar-se da norma culta na construção sintática. 
Fazem dois meses que ele não aparece. (em vez de faz ; desvio na sintaxe de concordância) 
c) AMBIGÜIDADE OU ANFIBOLOGIA: trata-se de construir a frase de um modo tal que ela apresente mais de um sentido. 
O guarda deteve o suspeito em sua casa. (na casa de quem: do guarda ou do suspeito?) 
d) CACÓFATO: consiste no mau som produzido pela junção de palavras. 
Paguei cinco mil reais por cada. 
e) PLEONASMO: consiste na repetição desnecessária de uma idéia. 
A brisa matinal da manhã deixava-o satisfeito. 
f) NEOLOGISMO: é a criação desnecessária de palavras. 
Segundo Mário Prata, se adolescente é aquele que está entre a infância e a idade adulta, envelhescente é aquele que está entre a idade adulta e a velhice. 
g) ARCAÍSMO: consiste na utilização de palavras que já caíram em desuso. 
Vossa Mercê me permite falar? (em vez de você) 
h) ECO: trata-se da repetição de palavras terminadas pelo mesmo som. 
O menino repetente mente alegremente.
i) HIPÁLAGE: É uma figura de linguagem que se caracteriza pelo desajustamento entre a função gramatical e a função lógica das palavras, quanto à semântica, de forma a criar uma transposição de sentidos. Uma das formas mais frequentes consiste na atribuição, a umsubstantivo, de uma qualidade (adjectivo) que, em termos lógicos, pertence a outro.
j)HIPÉRBATO:(do grego hyperbaton, que ultrapassa) também conhecido como inversão, é uma figura de linguagem que consiste na troca da ordem direta dos termos da oração (sujeito, verbo, complementos, adjuntos) ou de nomes e seus determinantes.
Exemplos:
a) "Aquela triste e leda madrugada" (Luís Vaz de Camões)
b) Dança, à noite, o casal de apaixonados no clube.
c) Das minhas coisas cuido eu!
l)ASSÍNDETO: é uma figura de estilo que consiste na omissão das conjunções ou conectivos (em geral, conjunções copulativas), resultando no uso de orações justapostas ou orações coordenadas assindéticas, separadas por vírgulas.
a) "Soltei a pena, Moisés dobrou o jornal, Pimentel roeu as unhas" (Graciliano Ramos)
b) Peguei o exercício, levei-o para casa, li, reli, voltei à escola, briguei com a professora, fui à direção, reclamei a falta de conectivo.