10 de mai. de 2015

TURMA: 83

 



 
A polissemia acontece quando uma palavra apresenta vários sentidos diferentes, mas que remetem a um mesmo conceito
Compreender o significado das palavras é indispensável para entender o funcionamento da língua portuguesa. Em nosso idioma, a ciência que se ocupa em desvendar significados e interpretar palavras e expressões é a Semântica. Quando conhecemos bem as palavras e temos um vocabulário razoável, escrever um texto fica muito mais fácil, pois temos à nossa disposição uma variedade de vocábulos que podem ser selecionados de acordo com a pertinência do momento.
Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração a:
Sinonímia: Relação entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes;
Antonímia: Relação entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, ou seja, contrários;
Homonímia: Relação entre duas ou mais palavras que possuem a mesma estrutura fonológica, mas apresentam significados diferentes.
Entre os fenômenos linguísticos relacionados à homonímia, está a polissemia, ocorrência curiosa que nos prova o quanto o nosso idioma é peculiar. Mas você sabe o que épolissemia?
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos:
1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.
2- A letra “H” é a oitava em nosso alfabeto.
3- Sua letra é muito bonita!
Você notou que nas três orações a palavra “letra” está presente? Em cada uma delas o vocábulo é utilizado com diferentes acepções: na primeira oração, letra refere-se ao texto que acompanha uma música; na segunda oração, letra refere-se ao sinal gráfico do alfabeto; e, na terceira oração, letra refere-se à forma que se dá à letra escrita. A palavra “letra” possui diferentes significados, mas remete para o mesmo conceito: o da escrita.
A Semântica é a área da Linguística que estuda o significado das palavras. Na polissemia, eles podem ser múltiplos
Observe mais um exemplo de polissemia:
1- A mãe vela pelo sono do filho doente.
2- O barco à vela foi movido pelo vento.
3- Quando acabou a luz, a menina acendeu uma vela.
A palavra “vela” é polissêmica porque pode apresentar vários sentidos de acordo com o contexto em que é empregada. Na primeira oração, a palavra vela é uma conjugação doverbo velar, ou seja, ficar em vigília ou sentinela; na segunda oração, vela refere-se ao pano resistente que é preso aos mastros das embarcações para fazê-las andar; e, na terceira oração, vela refere-se à peça de cera com um pavio no centro que serve para dar luz.
É importante ressaltar que a polissemia não deve ser confundida com a homonímia, fenômeno da semântica que estuda duas ou mais palavras com origens e significados distintos, mas que apresentam a mesma grafia e a mesma fonologia.

TURMA: 83

 
ALGUMAS PIADAS/ANEDOTAS
Existe uma grande diferença entre piadas e anedotas. Veja o que diz o Houaiss:
Piada: história curta de final surpreendente, às vezes picante ou obscena, contada para provocar risos.
Anedota: particularidade curiosa ou jocosa que acontece à margem dos eventos mais importantes, e por isso geralmente pouco divulgada, de uma determinada personagem ou passagem histórica.

1.    Era uma vez, uma garotinha chamada Joana, mais conhecida por Jô. Ela não sabia nadar, um dia andando na praia ela viu um rapaz pegando uma esteira (prancha muito fina) e toda a vez que uma onda estava voltando ele deslizava sobre ela com a esteira. E Joana foi fazer igual. Qual o nome do filme? R: JÔ NADA nas ESTEIRA;
2.    Um rapaz, que não tinha os braços, se casou com uma moça, que também não tinha os braços, e tiveram um filho. Qual o nome do filme? R: Ninguém segura este bebé;
3.    Sabes o que a manteiga diz para o pão quente? Quando passo por ti derreto-me;
4.    Era um homem tão gordo, mas tão gordo que, quando caiu da cama caiu para os dois lados!;
5.    Era um gajo tão preguiçoso, mas tão preguiçoso que todos os dias se levantava às 5 da manhã para estar mais tempo sem fazer nada!;
6.    Havia uma mulher que era tão magra, tão magra que comeu uma ervilha e julgou que andava grávida.;
7.    Sabem o que diz a chave para a fechadura? - Oi gata! Vamos dar uma volta?;
8.    O que é um pontinho verde no canto da sala de aula? Uma ervilha de castigo;
9.    Um bêbado entrou num ônibus, sentou ao lado de uma moça e disse: - Mas como tu é feia, tu é a coisa mais horrível que eu já vi!! - A moça olha para ele e responde: - E tu seu bêbado nojento!!! E o bêbado imediatamente responde: - É, mas amanhã eu estou curado!;
10.  O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação: Por que a senhora bateu no meu filho? Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda. E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?;
11.  A loira não conseguia passar no teste para nenhum emprego. Resolveu tomar uma atitude extrema para ganhar dinheiro: - Vou seqüestrar uma criança! - pensou! Com o dinheiro do resgate eu resolvo a minha vida... Ela encaminhou-se para um playground, num bairro de luxo, viu um menino muito bem vestido, puxou-o para trás da moita e foi logo escrevendo o bilhete: 'Querida mãe isto é um seqüestro. Estou com seu filho. Favor deixar o resgate de R$10.000,00, amanhã, ao meio-dia, atrás da árvore do parquinho. Ass: Loira seqüestradora ' Então ela pegou o bilhete, dobrou- o e colocou no bolso da jaqueta do menino, dizendo: - Agora vai lá e entrega esse bilhete para a sua mãe. No dia seguinte, a loira vai até o local combinado. Encontra uma bolsa. Ela abre, encontra R$10.000,00 em dinheiro e um bilhete junto,dizendo: 'Está aí o resgate que você pe diu. Só não me conformo como uma loira pôde fazer isso com outra...'
12.  Durante o jantar, Joãozinho conversa com a mãe: - Mamãe, porque é que o papai é careca? - Ora, filhinho. Porque ele tem muitas coisas para pensar e é muito inteligente! - Mas mamãe....então porque é que você tem tanto cabelo? - Cala a boca e come logo esta menino!;
13.  Conversa de casados: Querido, o que você prefere? Uma mulher bonita ou uma mulher inteligente? Nem uma, nem outra. Você sabe que eu só gosto de você;
14.  Irritado com seus alunos, o professor lançou um desafio. - Aquele que se julgar burro, faça o favor de ficar de pé. Todo mundo continuou sentado. Alguns minutos depois, Joãozinho se levanta. - Quer dizer que você se julga burro? - Perguntou o professor,indignado. - Bem, para dizer a verdade, não! Mas fiquei com pena de ver o senhor aí, em pé, sozinho!


ICAS - LIÇÃO DE VIDA



CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO ENSINA CRIANÇAS A ACEITAR AS DIFERENÇAS

 Assistimos a um belíssimo curta-metragem de animação chamado "Cuerdas" (Cordas), ele ensina como nenhum outro as crianças e até adultos a aceitar as diferenças.

O curta relata a emocionante história de um garotinho chamado Nicolás, que sofre de paralisia cerebral e chega a um orfanato, onde deverá conviver com outras crianças.
A maior parte delas trata o menino com indiferença e preconceito, mas María, uma doce e alegre menina se afeiçoa a ele desde o primeiro momento.
 E o fato dela não compreender porque o menino não pode falar ou andar não a impediu de empenhar-se em ser sua amiga e o incentivasse a participar de suas brincadeiras.
O nome do curta é bem sugestivo, pois para Nícolas brincar com María, a menina amarrava cordas em suas mãos e pés, ligando aos dela, assim incentivando seus movimentos. Isso nos leva a um dos slogans do filme, "as cordas ao invés de prender podem libertar".
Este curta é espanhol e foi produzido pelo diretor Pedro Solís Garcia, que levou cerca de dois anos para realizar este belo projeto. O curta chegou a ganhar o Prêmio Goya 2014, na categoria "Melhor Curta-Metragem de Animação", legal não?  Prêmio totalmente merecido.
O vídeo foi inspirado na vida real de Pedro Solís, mais precisamente em sua filha Alejandra, que desenvolveu uma relação muito especial com o irmão Nícolas, que sofria de paralisia cerebral.    
No final do vídeo podemos ver a homenagem que ele faz à seus filhos e sua esposa, por nunca ter chorado na sua frente, diante das difíceis situações que devem ter passado.
Cordas traz uma belíssima lição de vida, mostrando que as diferenças não são nada perante os bons sentimentos. E que as pessoas com deficiência devem ser tratadas com respeito e carinho, da mesma forma que as outras.
 Pois, de acordo com o que lemos e pesquisamos e também vivenciamos podemos afirmar que a melhor forma de lidar com pessoas deficientes, sejam físicas ou mentais é tratá-las normalmente assim como as outras.
Conversar, brincar, tudo dentro de suas limitações, mas não ignorá-las, nem sentir pena e muito menos hostilizá-las.
Dentro das dicas que vimos vale acrescentar que especialmente os pais tem um papel importante na socialização de seus filhos com pessoas deficientes, devendo incentivá-los a cumprimentar as crianças, criar laços, falando sobre hobbies em comum, explicar da forma mais simples possível a deficiência da criança, caso perguntem.
                Falar que a pessoa nasceu assim e que todos são diferentes, é o suficiente para que as crianças entendam. Pode-se também fazer uma comparação, falando que algumas pessoas nascem com alergia, por exemplo.
O importante é deixar claro que as diferenças não são ruins e sim boas, pois servem de um grande aprendizado para nós seres humanos. Com elas aprendemos a aceitar as pessoas como são, a não julgar os outros por sua aparência e sim por seu coração, e a conviver em harmonia com todos.
Deus permite e faz muitas coisas em nossa vida que no início não compreendemos. Mas acreditamos que tudo tem um bom propósito, para nos ensinar a sermos pessoas melhores e a ver a vida com outros olhos.
Por isso devemos confiar nele e conviver o melhor possível com todos, praticando a solidariedade e distribuindo luz por onde passarmos.
Se quiserem conferir maiores detalhes sobre a obra, acesse seu site oficial.
Estão curiosos para ver o curta? Então confiram o vídeo a seguir e se emocionem.


Fontes - Saúde Plena, TV Uol - 

TURMA: 83 - IACS - ♪ Legião Urbana - Monte Castelo ♫ (com letra)

TURMA: 83

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Nos textos literários nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele apresentado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.
Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente. 
Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente, este recurso é muito explorado  na Literatura.
A linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia-a-dia, etc.
            Observem um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis, note a caracterização do sol, ele foi empregado conotativamente; após observe, Monte Castelo” de Rena

Dois rios




O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão

O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção.
Monte Castelo

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.
Composição: Renato Russo


Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.                                          Tarefa:
Ler, interpretar e perceber o sentido empregado nos poema que você recebeu.

Palavras
Sentido denotativo
Sentido conotativo
“O sol é o pé e a mão”


“O sol é a mãe e o pai”


“Que os lábios sejam dois rios inteiros”


“O sol dissolve a escuridão”


“O amor é fogo que se arde sem se ver”


“O amor é dor que desatina sem doer”


“É um estar-se preso por vontade.”


“Ainda que eu falasse a língua dos homens.”