9 de ago. de 2015

Planos de aula - 2015 - Semana:(22.ª) 10 a 14 DE AGO - PORTUGUÊS -

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800

Escola: IACS
Semana:(22.ª)
10 a 14 DE AGO
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  )PRONOMES PESSOAIS/POSSESSIVOS E TRATAMENTO. P.105/108;
  Ø   (  )LEITURA: “UMA JUVENTUDE SAUDÁVEL – P. 108 e 109. 1-3;
  Ø   (  )ACENTUAÇÃO GRÁFICA:TONICIDADE E ACENTUAÇÃO. P. 110 – 112. 1-6;
  Ø   (  ) LIVRO AUXILIAR (XEROX): TONICIDADE E ACENTUAÇÃO DE PALAVRAS;
  Ø   (  )EM CASA: LER: PÁG. 116“GANHAR NÃO É TUDO” E RESPONDER PÁG. 116-117. 1-5
 Ø   (  )EM CASA: LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “BEM CARSON” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0;
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  )APRESENTAÇÕES: PRODUÇÃO TEXTUAL: ENTREVISTA – P.95 – 1-5;
  Ø   (  ) ESTUDO SOBRE: FRASE E ORAÇÃO. P.96-100;
  Ø   (  ) EM CASA: PÁG. 101: LER: “CORDEL DO CONSUMIDOR” E RESPONDER: PÁG. 102 – 103: 1- 9;
  Ø   (  ) LEITURA EXPRESSIVA. PÁG. 103;
  Ø   (  ) “CONSUMO ANTIGO E MODERNO” – PÁG. 105 E 106: 1 – 8;
  Ø   (  ) LIVRO AUXILIAR (XEROX): SINAIS DE PONTUAÇÃO;
  Ø   (  )EM CASA: LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “DESCOBERTA NA AMÉRICA” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0;
6
PERÍODOS
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  ) EXERCÍCIOS: CORREÇÃO: TEMPOS COMPOSTOS – PÁG. 115-116 – 1-3 E PÁG. 117: 1: A - K;
  Ø   (  ) EM CASA: LER: “JOGOS INFANTIS” – PÁG. 122 – RESPONDER: PÁG. 123: 1-3;
  Ø   Em casa!(  ) EM CASA: PRODUÇÃO TEXTUAL: TEXTO DE OPINIÃO: POR QUE ALGUMAS PESSOAS ESCREVEM  E/OU FALAM ERRADO?
  Ø   (   )TEATRO: ROMEU E JULIETA. APRESENTAÇÃO NO DIA: 13 E 14/08/2015;
  Ø   (  ) LIVRO AUXILIAR (XEROX): PROSÓDIA E ORTOEPIA;
  Ø   (  )EM CASA: LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “AMORES QUE MATAM” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



3 de ago. de 2015

Concordância Nominal - BANDA SUJEITO SIMPLES

SUJEITO SIMPLES - PREPOSIÇÃO

Frase oração período

TIPOS DE FRASES

Tipos de Frases
Muitas vezes, as frases assumem sentidos que só podem ser integralmente captados se atentarmos para o contexto em que são empregadas. É o caso, por exemplo, das situações em que se explora a ironia. Pense, por exemplo, na frase "Que educação!", usada quando se vê alguém invadindo, com seu carro, a faixa de pedestres. Nesse caso, ela expressa exatamente o contrário do que aparentemente diz.

A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção, etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases. Veja:
baloezinhos



Existem alguns tipos de frases cuja entoação é mais ou menos previsível, de acordo com o sentido que transmitem. São elas:
a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta.
Você aceita um copo de suco?  (Interrogação direta)
Desejo saber se você aceita um copo de suco. (Interrogação indireta)

b) Frases Imperativas:  ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou  faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas.
Faça-o entrar no carro! (Afirmativa)
Não faça isso. (Negativa)
Dê-me uma ajudinha com isso! (Afirmativa)

c) Frases Exclamativas:  nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente  prolongada.
Por Exemplo:
Que prova difícil!
É uma delícia esse bolo!

d) Frases Declarativas:  ocorrem quando o emissor constata um fato. Esse tipo de frase informa ou declara alguma coisa. Podem ser afirmativas ou negativas.
Obrigaram o rapaz a sair. (Afirmativa)
Ela não está em casa. (Negativa)

e) Frases Optativas:  são usadas para exprimir um desejo.

Por Exemplo:
Deus te acompanhe!
Bons ventos o levem!

De acordo com a construção, as frases classificam-se em:
Frase Nominal: é a frase construída sem verbos.
Exemplos:
Fogo!
Cuidado!
Belo serviço o seu!
Trabalho digno desse feirante.
Frase Verbal: é a frase construída com verbo.
Por Exemplo:
O sol ilumina a cidade e aquece os dias.
Os casais saíram para jantar.

A bola rolou escada abaixo.

29 de jul. de 2015

Planos de aula - 2015 - Semana:(21.ª) 03 a 07 DE AGO

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:(21.ª)
03 a 07 DE AGO
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø  
(  )ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS. P.100 – 102.1-6;
  Ø   (  )LEITURA DO TEXTO: “MEXA-SE!” P.103. 1-3;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL. P.104/105;
  Ø   (  )PRONOMES PESSOAIS/POSSESSIVOS E TRATAMENTO. P.105/108;
  Ø   (  )LEITURA: “UMA JUVENTUDE SAUDÁVEL – P. 108 e 109. 1-3;
  Ø   (  )TONICIDADE E ACENTUAÇÃO. P. 110 – 112. 1-6;
 Ø  
(  ) LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “BEM CARSON” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0;
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø    (  )LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: “COMPRAR SEM PROBLEMA, PROBLEMA NO COMPRAR”. P.92 e 93. COMPREENSÃO DO TEXTO: 1- 7. P.93/94;
  Ø   (  )ESTUDO DO VOCABULÁRIO. P.94;
  Ø   (  )LEITURA EXPRESSIVA. P.95
  Ø  
(  )LEITURA CRÍTICA. P. 95;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: ENTREVISTA – P.95 – 1-5;
  Ø   (  ) ESTUDO SOBRE: FRASE E ORAÇÃO. P.96-100;
  Ø   (  )LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “DESCOBERTA NA AMÉRICA” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0;
6
PERÍODOS
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  ) “MÚSICA EM TODOS OS TEMPOS” –P.110 - LEITURA ;
  Ø   (  ) COMPREENSÃO DO TEXTO. P.111 e 112. 1-3;
  Ø  
(  ) ESTUDO VOCABULAR; LEITURA CRÍTICA E LEITURA COMPARATIVA. P.112 – 114. EXERCÍCIOS
  Ø   (  )06 E 07/08 – ENSAIO DO TEATRO: ROMEU E JULIETA;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: FRASES CÉLEBRES – FAMOSAS INSERIDAS NO TEXTO.
  Ø   (   )TEATRO: ROMEU E JULIETA. APRESENTAÇÃO NO DIA: 13 E 14/08/2015;
  Ø   (  )LEITURA DO LIVRO PARADIDÁTICO: “AMORES QUE MATAM” ATÉ 28/08 – PESO: 3,0.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.