13 de set. de 2015

Escola: IACS Semana:(27.ª) 14 a 18 DE SET Professor: Elemar Gomes

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:(27.ª)
14 a 18 DE SET
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  )LEITURA DE POEMAS;
  Ø   (  )PREPARAR AUTOBIOGRAFIA – P.144;
  Ø   (  )LER: PÁG. 142: “DO ALTO DO PÓDIO” E RESPONDER - 143 E 144- 1 a 3.
  Ø   (  ) EM CASA: pesquisar: O QUE É E EXEMPLOS DOS PRONOMES (INTERROGATIVOS, POSSESSIVOS, RELATIVOS, PESSOAIS, TRATAMENTO, DEMONSTRATIVOS E INDEFINIDOS)
  Ø   (  )USO DA LÍNGUA: TEM/TÊM; VEM/VÊM. P.145
 Ø    (  )PROVA 2 – DIA: 18/09/2015
 Ø   (  )PROVA DE REC.: DIA 25/09/2015
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )APRECIAR: “OS EXCLUÍDOS” – P. 134 E RESP.1-5. P.135;
  Ø   (  )LEITURA COMPARARTIVA: 1-2. P. 136;
  Ø   (  )ASSISTIR E RESPONDER: “COZINHA CAIPIRA” E SEM TÍTULO – CENA FAMÍLIA DE ADOLFO AUGUSTO PINTO) – P. 136-139 – 1-6;
  Ø   (  )USO DE LÍNGUA - P. 140/141 – 1- 5;
  Ø   (  ) PRODUÇÃO TEXTUAL: EM CASA - P.143-145;
 Ø   (  )PROVA 2 – DIA: 18/09/2015
  Ø   (  )PROVA DE REC.: DIA 25/09/2015
6
PERÍODOS
AOS ALUNOS SERÁ ANALISADO: Serão avaliados conforme a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø    (  )USO DA LÍNGUA: SINAIS DE PONTUALÇÃO: DOIS-PONTOS – P.159 E 160 – RESP. 1-5;
  Ø   (  )LEITURA – TEXTO B: “FEITORES CASTIGANDO NEGROS” – P.160 – RESP. P.161 – 1-8;
 Ø   (  )LEITURA COMPARATIVA: “FEITORES CASTIGANDO NEGROS COM SAPARIA “ – P. 162 – 1-6;
 Ø    (  )PROVA 2 – DIA: 18/09/2015
  Ø   (  )PROVA DE REC.: DIA 25/09/2015
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



ESPECIAL PARA A TURMA 83 - VIDA E OBRAS DO AUTOR.

 CLIQUE SOBRE A IMAGEM E CONHEÇA  ...

AULA PARA A TURMA 61 - IACS -2015

.
Pronome:
.
É a classe de palavras que substituem o nome ou a ele se referem.
Pronomes Substantivos: 
É o pronome que substituí o nome. Exemplos: Ele não o viu ontem. |  Aquilo me deixou alegre.
Pronome Adjetivo: 
É o pronome que acompanha o nome, juntando-lhe uma característica. Exemplos: Aquele rapaz não viu sua prima. | Alguma coisa aconteceu.
Classificação dos Pronomes:
Pronomes Pessoais: 
Retos: Exercem a função de sujeito.
Oblíquos: Exercem a função de complementos.
De tratamento: São expressões usadas no tratamento cerimonioso ou de respeito.
Pronomes Possessivos:
.....NúmeroPessoasPronomes
Singular1ameu(s), minha(s), teu(s), tua(s), seu(s), sua(s)
2a
3a
Plural
1a
nosso(s), nossa(s), vosso(s), vossa(s), seu(s), sua(s)
2a
3a
Pronomes Demonstrativos:
.....este(s), esta(s), isto,
esse(s), essa(s) isso, 
aquele(s), aquela(s) aquilo,
mesmo(s), mesma(s),
próprio(s), própria(s),
semelhante(s),
tal, tais, 
o, a, os, as = aquilo, isto, isso, aquele(s), aquela(s)
.
Exemplos:
Nunca vi semelhante coisa.
Nem pensei em tal coisa.
Pronomes Indefinidos:
algum, alguns, alguma,(s) alguém, algo, muito(s) muita(s), nenhum, nenhuns, ninguém, nada, qualquer, quaisquer, todo(s), toda(s), tudo, cada, um, uns, uma(s), outro(s), outra(s), outrem.
Exemplos: Alguma criança trará os livros. | Ninguém o viu chegar.
Pronomes Relativos:
que, quem, quanto(s), quanta(s), o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, onde.
Exemplos: Visitei a cidade onde nasci. | Foi encenada a peça a cujos ensaios assisti.
Pronomes Interrogativos:
São formas de pronomes indefinidos empregadas nas interrogações diretas ou indiretas. 
Exemplos: Que dia é hoje? | Quem fez o almoço?

11 de set. de 2015

TEXTO DA PROVA 2 - TURMAS: 71, 72 e 73 - IACS

EU ETIQUETA -Carlos Drummond de Andrade

Em minha calça está grudado um nome
  Um nome... estranho.

 Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.

 É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comparo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,

 Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.

Que não é meu de batismo ou de cartório




 

FONTE:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-consumismo-na-voz-carlos-drummond-andrade.htm

6 de set. de 2015

Escola: IACS Semana:(26.ª) 08 a 11 DE SET Professor: Elemar Gomes

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:(26.ª)
08 a 11 DE SET
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  )LEITURA DE POEMAS;
  Ø   (  )PREPARAR AUTOBIOGRAFIA – P.144 – ENTREVISTA;
  Ø    (  )EM CASA: LER: PÁG. 142: “DO ALTO DO PÓDIO” E RESPONDER PÁG. 127
143 E 144- 1 a 3.
 Ø    (  )SALA DE INFORMÁTICA – TEXTOS EM ESTILOS E FONTES DIFERENTES
 Ø   (  )PROVA 2 – DIA: 18/09/2015
 Ø   (  )PROVA DE REC.: DIA 25/09/2015
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø    (  ) ESTUDO SOBRE SUJEITO E PREDICADO – CONCEITOS E EXERCÍCIOS;
  Ø   (  )CORRIGIR: LER: “A RAINHA DA CLASSE MÉDIA” – P.115/116 – EXERCÍCIOS: P. : 117– 1-5;
  Ø   (  )CORRIGIR: LER: “FELICIDADE NA PRATELEIRA” – P.121/122 – EXERCÍCIOS: P. : 11122/123 – 1-5;
  Ø   (  )CORRIGIR: LER: “SE EU TIVESSE DINHEIRO” – P.127 – EXERCÍCIOS: P. : 128– 1-3;
  Ø   (  )CORRIGIR: LER: “MARIA ANTONIETA” – P.129 – EXERCÍCIOS: P. : 130– 132 - 1-10;
  Ø   (  )PROVA 2 – DIA: 18/09/2015
  Ø   (  )PROVA DE REC.: DIA 25/09/2015
6
PERÍODOS
AOS ALUNOS SERÁ ANALISADO: Serão avaliados conforme a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  ) EM CASA: CORRIGIR - LER: “APAIXONADOS ...” – PÁG. 150;
  Ø   (  ) EM CASA: CORRIGIR - LER: “PODER SEM RESPEITO” – PÁG. 153 A 157 – RESPONDER: PÁG. 156/157: 1-6;
  Ø   (  )USO DA LÍNGUA: SINAIS DE PONTUALÇÃO: DOIS-PONTOS – P.159 E 160 – RESP. 1-5;
  Ø   (  ) APRESENTAÇÕES: LEITURA DE LIVROS PARADIDÁTICO: “DIVERSOS” ATÉ 08/09 – PESO: 3,0;
  Ø   (  )PROVA 2 – DIA: 18/09/2015
  Ø   (  )PROVA DE REC.: DIA 25/09/2015
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



TURMA 61 - Menina Bonita do Laço de Fita - (conto animado)

TURMA 61- Negócio de Menino com Menina

ESPECIAL PARA A TURMA 61


POEMA: O PARDALZINHO - POETA: MANUEL BANDEIRA

O pardalzinho nasceu Livre.
Quebraram-lhe a asa.
Sacha lhe deu uma casa,
Água, comida e carinhos.
Foram cuidados em vão:
A casa era uma prisão,
O pardalzinho morreu.
O corpo Sacha enterrou No jardim;

a alma, essa voou Para o céu dos passarinhos!

POEMA:  O BICHO  POETA: MANUEL BANDEIRA
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus,
Era um homem.