14 de fev. de 2016

AULA - TURMA 83

IACS - Atividade 1 – INTERPRETAÇÃO - REVISÃO ALUNO: ___________________________________________  
Professor: Elemar Gomes

Ouça, acompanhe a canção e depois responda:
Gênero: Letra de música


MEUS BONS AMIGOS

Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber
Cada um fez sua vida de forma diferente
Às vezes me pergunto: Malditos ou inocentes?
Nossos sonhos, realidades
Todas as vertigens, crueldades
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar
No bem que fez pra mim
Assim, assim, me fez feliz, assim
O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
Meus bons amigos, onde estão?
Notícias de todos quero saber
Sobre nossos ombros aprendemos a carregar
Toda a vontade que faz vingar
No bem que fez pra mim
Assim, assim, me fez feliz, assim

O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
O amor sem fim
Não esconde o medo
De ser completo e imperfeito
(Banda: Barão Vermelho)


2.ª etapa:
Responda de acordo com o texto. Procure deixar bem claro! Ok!
Perguntas
Respostas
1.       Quantas estrofes e quantos versos o texto apresenta?

2.       O texto possui uma linguagem coloquial e há uma palavra que só deve ser usada na oralidade e não na escrita. Que palavra é essa?

3.       Qual é a principal indagação do poeta?

4.       Em “Sobre NOSSOS OMBROS aprendemos a carregar” que figura de linguagem o termo em destaque exemplifica? Justifique seu raciocínio:

5.       Faça uma lista dos seus grandes amigos e ao lado de cada nome responda a primeira pergunta da letra da música:

6.       Use a mesma lista da questão anterior e escreva na frente de cada nome duas características (adjetivos), evitando repeti-los:

7.       Quem é o eu-lírico do texto? Como ele se sente? Quem são seus interlocutores?

8.       Qual o conceito da palavra AMIGO para você?

9.       “O homem pode orgulhar-se de ter muitos amigos , mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Você concorda ou não com essa afirmação? Explique:



Barão Vermelho - Meus bons amigos

AULA 1 - PORTUGUÊS - T 61


Agora, leia toda a Fábula:

O COVEIRO de Millôr Fernandes
"Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte.
Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova, o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: "O que é
que há?"
O coveiro então gritou, desesperado: "Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível!" "Mas, coitado!" - condoeu-se o bêbado - "Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!" E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.

Moral: Nos momentos graves, é preciso verificar muito bem para quem se apela.                              


Prove que você entendeu a história:

01. Lendo o texto, você conclui que o coveiro
A) não gostava do que fazia.
B) era uma pessoa atenta ao que fazia.
C) recebeu ajuda, rapidamente, do bêbado.
D) não foi capaz de pedir ajuda.
E) não foi bem sucedido no seu ofício.
02. Que afirmativa abaixo expressa a mesma ideia da moral do texto?
A) Deve-se pedir socorro a qualquer pessoa.
B) Não importa a quem se pede ajuda.
C) Ao precisar de ajuda, deve-se saber a quem pedir.
D) Nunca se precisa de ajuda.
 E) Ao ajudar, não se deve cobrar.
03. Por que o bêbado não atendeu ao pedido do coveiro?
A) Porque ele não ouviu o seu pedido de socorro.
B) Porque enterrar defunto era o seu ofício..
C) Porque ele não estava em plena consciência dos seus atos.
D) Porque ele queria brincar com o coveiro
E) Porque ele não era capaz de carregar o coveiro.
04. Ao cair na cova, o coveiro
A) ficou sem reação.
B) não pediu socorro.
C) recebeu ajuda imediata.
D) sempre teve esperança.
E) se viu impotente.

05. Ao dizer Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!, o bêbado
A) achou que o coveiro estava se divertindo.
B) sentiu pena do coveiro por estar coberto de terra.
C) não entendeu a sua situação.
D) ) tratou o coveiro com palavras indelicadas.
E) humilhou o coveiro.
06. Qual característica não se observou no coveiro?
A) Distraído.
B) Trabalhador.
C) Persistente.
D) Apavorado.
E) Preguiçoso.
07. Durante a noite, o coveiro
A) ouviu bastantes vozes de pessoas.
B) presenciou o barulho dos animais.                                 
C) teve ajuda de várias pessoas
D) sentiu bastante frio.                                                        
E) saiu da cova.

Se liga aí que chegou a hora da revisão:

08. Qual das alternativas abaixo contém uma palavra separada INCORRETAMENTE?
A) Co-vei-ro / pro-fis-são / o-fí-cio.
B) De-ma-is / viu / con-se-gui-ri-a.    
C) Nin-guém / vei-o / fri-o.                                                                       
D) Na-tu-rais / dei-ta-do / pas-sos.
E) Ter-ra /coi-ta-do /al-guém.
09. Analise as proposições abaixo.
I. Em cansou de esbravejar..., a palavra cansou escreve-se com S, assim também se escreve friesa.
II. Em pois sua profissão..., a palavra profissão escreve-se com SS, assim também se escreve missão.
III. Em na distração do ofício que amava, a palavra distração escreve-se com Ç, assim também se escreve
esperança.
Está CORRETO o que se afirma em
A) todas.      B) em nenhuma.    C) I e II, somente.    D) II e III, somente.    E) II,somente.
10. Qual das palavras abaixo é acentuada por ser proparoxítona?
A) Ninguém.    B) Terrível.     C) Bêbado.     D) Alguém.        E) Pôs-se.

Texto 02 para as questões de 11 e 12.


Por que o carro anda?
Por que o carro anda?
É simples: porque
tem um coração como você.
O motor é o coração,
o sangue, a gasolina,
e o cérebro, você sabe,
o motorista deve usar...
mas, às vezes, onde está?
Gianni Rodari

11. Ao ler o texto 2, você percebe que o autor
A) faz uma crítica ao carro.
B) reclama dos carros.
C) afirma que todo motorista usa o cérebro.
D) diz que nem sempre o cérebro é utilizado pelo motorista.
E) que todo motorista tem carro.

12. Baseando-se no texto, você percebe que o autor
A) faz uma comparação entre o homem e o carro.
B) afirma que todo motor tem coração.
C) considera todo motorista um ser responsável.
D) explica que o carro anda porque tem roda.
E) igualou o carro a um objeto qualquer.


IACS -Língua Portuguesa – Professor: Elemar Gomes
E SAIBA TUDO O QUE VAI “ROLAR” NAS AULAS DE PORTUGUÊS ANTES DE TODO MUNDO!
Tarefa: Leia a primeira parte da fábula, imagine um desenvolvimento muito maluco (15 linhas), faça uma conclusão diferente(5 linhas), escreva bem caprichado no caderno e mostre ao professor para receber o visto.
O Coveiro - Millôr Fernandes
"Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte.
Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado!
A noite chegou, ...

PRIMEIRA AULA - 2016

PRIMEIRA AULA - 2016

ACORDOS
î  APRESENTAÇÕES DO PROFESSOR:
Ø  TEMPO DE TRABALHO;
Ø  ESCOLAS EM QUE ATUEI;
Ø  DISCIPLINAS;
Ø  FACULDADE;
Ø  CONTATOS: BLOG, E-MAIL, FACEBOOK,  WHATSAPP,  ...
Ø   
î  DINÂMICA DAS AULAS:
Ø  CONCEITOS, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS, CORREÇÃO E AVALIAÇÃO;
Ø  AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE PROVAS,TRABALHOS, PRODUÇÕES TEXTUAIS,  INDIVIDUAIS, EM DUPLAS E COLETIVOS;
Ø  AS NOTAS SÃO SOMATÓRIAS ( 7 PROVAS E 3 TRABALHOS);
Ø  OS TRABALHOS SERÃO SEMPRE COM CONSULTA, MAS EXIGE DO ALUNO ...
Ø  USAREMOS MUITO O BLOG, ELE SERÁ NOSSA COMUNICAÇÃO O TEMPO TODO;
Ø 
î  PROJETOS PARA 2016 (IACS):
  • Campanha do agasalho;
  • Museu do gaúcho;
  • Teatro de Natal;
  • Campanha do brinquedo;
  • Sarau 2016;
  • Feira do livro de Porto Alegre;
  • Escrever o futuro;
  • Filmes: Odisséia, Moby Dick, Moulin Rouge;
  • Livros:
       J   6.ºano: O que ele viu na Grécia; A guangue dos livros; Bem Carson; Um passo a mais, ...
       J   7.ºano: O milionário da caverna; Um simples lanche; Descoberta na América; ...
       J   8.ºano: Além da magia; Amores que matam; Projeto Sunlignt; Fugindo para a liberdade, ...
Teatros, danças, livros, filmes, datas comemorativas, datas cívicas na escola;
  • Há outros projetos/sonhos sendo estudados/preparados.
·         LEITURA DE LIVROS (4: UM POR BIMESTRE);
·         FILMES (4: UM POR BIMESTRE);
·         MUDAR/ MODERNIZAR/ BUSCAR INOVAR COM AULAS BEM LEGAIS, DIVERTIDAS E ATRAENTES;
î  MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Ø  CADERNO/ESPAÇO NO FICHÁRIO/ PARA REGISTROS DA DISCIPLINA;
Ø  CANETA, LÁPIS/LAPISEIRA, BORRACHA, RÉGUA, MATERIAL DE ARTES, ...
Ø  DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS;
Ø  GRAMÁTICA EM CASA;
Ø  LIVRO DIDÁTICO;
Ø  LIVRO PARADIDÁTICO;
î  COMBINAÇÕES:

Ø  ESTABELECER COM OS ALUNOS UM ACORDO CAPAZ DE CONQUISTÁ-LOS, CAPAZ DE ATRAÍ-LOS, CAPAZ DE CONSTRUIR UMA AMIZADE TÃO NOBRE QUE SE TORNE UM ENCONTRO PRAZEROSO, BUSCANDO ESTABELECER UMA PARCERIA, UMA INTEGRAÇÃO, UMA UNIÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ESTUDANTES. CADA UM DEVE CUIDAR DE SEU MODO DE AGIR, BUSCANDO RESPEITAR AS DIFERENÇAS E COM TUDO, PARA SER RESPEITADO