27 de out. de 2015

AULA ESPECIAL - TURMA: 83

Enquete
Enquete é um conjunto de opiniões ou testemunhos breves acerca de uma pessoa ou coisa, geralmente reunido por veículo de comunicação de massa (jornal, revista, TV, etc.).
 Celular em sala de aula: proibir ou não? Crédito: Shutterstock
O VIDA DE CALOURO Encerrou nesta quinta-feira a enquete “Com que frequência você usa o celular durante as aulas?”. Foram 125 votos recebidos. Com 54% das indicações, liderando o ranking, ficou a opção “Sempre. Para ver as atualizações nas redes sociais”.
Seguiram na votação, “Pouco. Para mandar mensagens de texto” (19%), “Só uso em caso de emergência” (18%) e, na lanterninha, “Nunca. O aparelho fica desligado” (9%).
De acordo com a enquete, mais da metade dos votantes demonstraram usar o celular para acessar redes sociais constantemente durante as aulas. É o caso da estudante Adriane Cristine, de 18 anos, que este ano está se preparando para o vestibular.
- Em certos momentos que eu tenho certeza que isto está me atrapalhando. Mas, às vezes, dependendo do momento da aula não tem problema. Eu me considero uma viciada em redes sociais. Não vou mentir. Eu também mando muitas me

Uma proposta de lei em análise na Câmara dos Deputados reacendeu a discussão sobre o uso de celular em sala de aula. A PL 104/15 proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e tablets, nas salas de aula da Educação Básica e Superior de todo o país.

A psicóloga Luciana de la Peña explica porque atualmente os estudantes passam tanto tempo conectados às redes sociais.
- Na verdade, o jovem não mudou. O que aumentou foi a disponibilidade da tecnologia. Desde sempre, o adolescente gostou de ser visto e de ver. A vida do adolescente que ainda não trabalha gira em torno dos amigos, fofocas, namoros, viagens. E que lugar melhor para falar de tudo isso que as redes sociais? Esse uso não é legal. Tudo que é exagerado não é bom. De tanto prestar atenção à vida dos outros, ele deixa de prestar a atenção a sua própria vida.
Adriane, que reconhece os prejuízos, admite que está passando por uma “reabilitação” forçada.
- Eu estou tentando diminuir o uso do celular, pegá-lo só na hora do intervalo ou em outro momento mais tranquilo. Agora que meu BlackBerry quebrou está mais fácil controlar o acesso às redes sociais. Mas semana que vem chega um iPhone novo e aí será difícil.
A recomendação para coibir o uso dos celulares é que em casa os pais ofereçam aos filhos outras atividades. Na hora do jantar, por exemplo, ninguém fala ao celular. Já na escola, o ideal é que os professores não permitam o uso do telefone durante a aula.
O estudante deve lembrar, no entanto, que ele mesmo deve ser seu maior fiscal e controlar-se.
Tarefa em duplas: Fazer e apresentar uma ENQUETE sobre o uso do celular na sala de aula.                                                               
Modelos de perguntas:
      1.            Você usa o celular em sala de aula?
      2.            De que forma o uso do celular em sala pode tornar uma aula rica?
      3.            O celular tira a atenção do aluno e atrapalha o professor?
      4.            É um direito dos pais e alunos poderem se comunicar?
      5.            É preciso lei para coordenar o uso do celular em sala de aula?
      6.            O celular contribui muito para acessar conteúdos de uma aula?
      7.            É preciso ensinar os alunos a usar a tecnologia com consciência?
      8.            Combinados para o uso do celular durante a aula podem ser cumpridos?
      9.            De que maneira você participa das atividades sem o celular?
  10.            Quais contribuições que o uso do celular pode dar em todos os sentidos?
  11.            A organização de regras sobre o uso do celular é de forma democrática?
  12.            Você gostaria de sugerir uma saída para esse impasse?                 

 Língua portuguesa – Professor: Elemar Gomes

25 de out. de 2015

Escola: IACS Semana:(33.ª) 26 a 30/10 Professor: Elemar Gomes

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:(33.ª)
26 a 30/10
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )30/10/2015= TRABALHO D PESQUISA – CÂNDIDO PORTINÁRI – VIDA E OBRAS;
  Ø   (  )30/10/2015= “Circuito diário”. P. 207 – 1-6 + TEXTO ORIGINAIS
  Ø   (  )27/10/2015= EMP. DO MODO IND./SUBJ./E TEMPOS VERBAIS – P. 182/183/184/185;
  Ø   (  )Assistir: Café –Exercícios: P. 190: 1 – 12;
  Ø   (  )27/10/2015= LEITURA: “TAMBÉM SE COMUNICA”” – P. 199;
  Ø   (  )28/10/2015= LEITURA: “AÍ PAPAI NOEL, BELÊ?” – EXERCICIOS: 193
  Ø   (  ) TRABALHO A PARTIR DO LIVRO PARADIDÁTICO: “GUANGUE DOS LIVROS” –DIA 06/11/2015 – PESO: 3,0 PONTOS.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )27/10/2015= SÓ LEITURA: PÁG. 207 E 208;
  Ø   (  )27/10/2015= SÓ LEITURA: PÁG. 213 E 214;
  Ø   (  )28/10/2015=LEITURA: PÁG. 220 – 221. EXERCÍCIOS: PÁG.221 ATÉ 223 – QUESTÕES: 1 ATÉ 8;
  Ø   (  )28/10/2015= SÓ LEITURA: PÁG. 227 E 228 – “EM QUE MUNDO VIVEMOS, AFINAL?”;
  Ø   (  )30/10/2015= LEITURA: “ONDE MORA A CIDADANIA” – PÁG. 233 2 234 – EXERCÍCIOS: PÁG. 235 E 236 – TODAS ASA QUESTÕES;
  Ø   (  )03/11/2015= VOCATIVO – PÁG. 237;
  Ø    (  ) TRABALHO A PARTIR DO LIVRO PARADIDÁTICO: “ UM SIMPLES LANCHE” –DIA 06/11/2015 – PESO: 3,0 PONTOS.
6
PERÍODOS
AOS ALUNOS SERÁ ANALISADO: Serão avaliados conforme a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )27/10/2015= CELULAR – P. 215 a 217 – VOCABULÁRIO E COMPREENSÃO _ 1-6;
  Ø   (  )ENQUETE: CONCEITUAÇÃO: PÁG. 217 E 218;
  Ø   (  )LEITURA: “NA F4RANTEIRA ENTRE O REAL E O VIRTUAL” – P. 219 E 220 – 1- 6;
  Ø   (  )LER: “NOVAS MÍDIAS, NOVAS ATITUDES” – PÁG. 222 ATÉ 224 – QUESTÕES: ESTUDO DO VOCABULÁRIO – PÁG. 224 E 22 - COMPREENSÃO DO TEXTO: P. 225 A 226 – 1- ATÉ 6 ;
  Ø    (  ) TRABALHO A PARTIR DO LIVRO PARADIDÁTICO: “PROJETO SUNLIGHT” –DIA 06/11/2015 – PESO: 1,0 PONTOS.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.


OBS.: A PROVA 1 SERÁ EM DUPLA

Turma - 6.º ano - IACS -

TEXTO A: Circuito Fechado - Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

TEXTO B: Vidinha Redonda - Kátia da Costa Aguiar
Óvulo, embrião, parto. Bebé, choro, sobressalto, coco, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vómito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação, namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel, desculpa, dissimulação. Faculdade, trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela. Cartório, igreja, núpcias. Trabalho, óvulo, licença, parto.

TEXTO C: DONA DE CASA – CARINE VARGAS
                                                          Sol.
Bom dia, dentes, filhos, uniforme,
merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,
carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,
casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,
almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,
desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,
tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,
pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,
pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,
nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,
futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa
rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.
Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,
cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,
beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,
banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,
renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,
cama, beijo, marido,sono, boa noite,
Lua.
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES


ACESSE OS TEXTOS EM: www.aulasdaminhavida.com.br