6 de mar. de 2016

TURMAS: 71/72/73

Olá! A partir de agora vamos aprender mais um assunto relacionado à nossa querida Língua Portuguesa: dessa vez falaremos sobre os pronomes adjetivos e os pronomes substantivos. Você percebeu que já aprendemos muito sobre esta classe gramatical? Mas acredite: ainda temos muito a aprender.
Pois bem, começaremos falando dos pronomes adjetivos. Para isso, analisaremos a oração que segue:

Há uma diferença entre os pronomes adjetivos e os pronomes substantivos
Meu amigo é muito gentil. Descobriu onde está o pronome? Por certo que você irá responder que é “meu”, não é verdade?
Sim, agora precisamos saber o porquê de ele ser chamado de pronome adjetivo. Como você sabe, esse pronome, como já aprendemos, pertence aos pronomes possessivos, aqueles representados por “meu, minha, sua”, etc.
Outro aspecto é que está acompanhando o substantivo “amigo”, concorda? Descobrimos algo fantástico: o pronome adjetivo é aquele que acompanha o substantivo.
Vamos analisar mais um exemplo: 
Meu amigo é muito gentil, mas o seu não é. 
Descubra rápido: que palavrinha o pronome “seu”, que também é possessivo, está substituindo? 
Ah! É claro que é o substantivo “amigo”, concorda? 
Então vamos a mais uma descoberta: o pronome substantivo é aquele que substitui o substantivo. 
Vejamos outros exemplos: 
Meu pai gosta de futebol, o seu também gosta? 
Sua prima estuda naquele colégio, mas a minha não. 
Minha nota foi a maior da sala, e a sua
Agora sim, podemos afirmar que sabemos bem a diferença que existe entre ambos os pronomes, não é verdade?

TURMA 61 - IACS - Classes de palavras parte 1 - Aula de português para concursos vestibula...

CLASSES DE PALAVRAS - TURMA 61

Classes de Palavras 

Por Ana Paula de Araújo

A primeira gramática do ocidente foi de autoria de Dionísio de Trácia, que identificava oito partes do discurso: nome, verbo, particípio, artigo, preposição, pronome, advérbio e conjunção. Atualmente, são reconhecidas dez classes gramaticais pela maioria dos gramáticos: substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, conjunção, interjeição, preposição, artigo, numeral e pronome.

Como podemos observar, houve alterações ao longo do tempo quanto às classes de palavras. Isso acontece porque a nossa língua é viva, e portanto vem sendo alterada pelos seus falantes o tempo todo, ou seja, nós somos os responsáveis por estas mudanças que já ocorreram e pelas que ainda vão ocorrer. Classificar uma palavra não é fácil, mas atualmente todas as palavras da língua portuguesa estão incluídas dentro de uma das dez classes gramaticais dependendo das suas características. A parte da gramática que estuda as classes de palavras é a MORFOLOGIA (morfo = forma, logia = estudo), ou seja, o estudo da forma. Na morfologia, portanto, não estudamos as relações entre as palavras, o contexto em que são empregadas, ou outros fatores que podem influenciá-la, mas somente a forma da palavra.
Há  discordância entre os gramáticos quanto a algumas definições ou características das classes gramaticais, mas podemos destacar as principais características de cada classe de palavras:

SUBSTANTIVO – é dita a classe que dá nome aos seres, mas não nomeia somente seres, como também sentimentos, estados de espírito, sensações, conceitos filosóficos ou políticos, etc.
Exemplo: Democracia, Andréia, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc.
ARTIGO – classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os.
Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.
ADJETIVO – classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos.
Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sábio, triste, amarelo, etc.
PRONOME – Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso.
Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, nós, mim, te, eles, etc.
VERBO – palavras que expressam ações ou estados se encontram nesta classe gramatical.
Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc.
ADVÉRBIO – palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advérbios, modificando-os.
Exemplo: não, muito, constantemente, sempre, etc.
NUMERAL – como o nome diz, expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem.
Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc.
PREPOSIÇÃO – Servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas.
Exemplo: em, de, para, por, etc.
CONJUNÇÃO – São palavras que ligam orações, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação.
Exemplo: porém, e, contudo, portanto, mas, que, etc.
INTERJEIÇÃO – Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeições como palavras ou expressões que evocam emoções, estados de espírito.
Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!
Fonte:
DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em português. 2. ed. rev. E ampl. / Paulo Mosânio Teixeira Duarte e Maria Claudete Lima. – Fortaleza: Editora UFC, 2003.

TURMA 61 - OLHA SÓ O QUE ACHEI!

TURMA 61 - OLHA SÓ O QUE ACHEI! O  LIVRO - LÉO, O PARDO -  COMPLETO CONTENDO A HISTÓRIA QUE VAMOS LER NA ESCOLA! BASTA CLICAR SOBRE A IMAGEM E BAIXÁ-LO.

28 de fev. de 2016

Escola: IACS Semana:(3.ª) 29/02 a 04/03/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(3.ª)
29/02 a 04/03/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )VÍDEO TATANKHAMON - SITE;
 Ø   (  )Correção do texto: “Um dia de caça” – P.9;
Exercícios: 1 - 11. P.10 até 13. CORREÇÃO.
 Ø   (  )Tipos de linguagem: Leitura e exercícios- P.14 a 22 – 1 – 16;
 Ø   (  )Preparo para a leitura – P.23;
 Ø   (  ) LEITURA: “CAMPO BELO” – P.24/25/26 – RESP.1-9.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )Compreensão do texto: P. 12: 1 – 4;
 Ø   (  )Estudo do vocabulário: P. 12 e 13: 1 – 3;
 Ø   (  )USOS DA LÍNGUA: Em PPT - Grau dos Substantivos – p.15 e 16;
 Ø   (  )Leitura: “O diário da Misteriosa Menina”. Exercícios de 1 a 4;
 Ø   (  )Produção textual: Mudança de Narrador – p19
 Ø   (  )Apres. Alunos – PPT-10 estrofes: Nossos Medos.
 Ø   (  )Estudo sobre Pronomes – p. 20

6
PERÍODOS
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )Livro didático: Unidade 1 – Faces dos sentidos. “O sentido de algumas coisas” – P. 9, 10, 11 e 12 – Compreensão do texto: 1 – 5 P. 12,13 e 14;
  Ø   (  )VÍDEO: “Preconceito e a língua que falamos: Linguística p/leigos” ;
  Ø   (  )ESTUDO DO VOCABULÁRIO – P.14/15/16. 1 – 11;
  Ø   (  )LEITURA CRÍTICA: P.: 16 ATÉ 20. 1- 7;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÚCIO PUBLICITÁRIO – P.20
6
Períodos
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.


TURMA 83 - Preconceito e a língua que falamos: Linguística p/leigos

TURMA 83 - Sobre preconceito, linguistas e a língua que falamos

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - TURMA: 61



 



22 de fev. de 2016

O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA - TURMAS: 71 - 72 - 73


ATIVIDADE
Aluno:

Ano/Turma:
7.º - 71(  ) – 72(  ) – 73 (  )
Data:

Professor:
Elemar Gomes
Disciplina:
Língua Portuguesa
   A.            Leia o texto abaixo com muita atenção. Note que foram cometidos diversos erros ortográficos... Sua tarefa, será circular tais erros e em seguida reescrever o texto corretamente  
O ASSASSINATO DA ORTOGRAFIA
(Autor desconhecido)
            No meu café da manhã, tinha sobre a meza, quejo, prezunto, mortandela, matega, saucinha e iogute natural.
            Mas o café estava sem asúcar e eu presizo de uma colher para mecher o café. Era tanta coisa que não sobrava espaso na meza.
            Liguei a televisam e estava paçando o “Bom Dia São Paulo”, onde mostrou como se comstrói o espaso geográfico. Os home construimdo nos morros, as caza de simento e madera.
            Mostrou que o alco é um produto estraído da canha de asúcar e a gazolina do petrólho e...
            Desliguei a televisam, vesti uma calsa de lam, uma brusa e uma camiza por sima ( o tecido da minha camiza é muito bonito) e fui andar de bicicreta.
            Não intendo nada de matemática, mas em português eu sou “fera”.
    B.            AGORA, REESCREVA O TEXTO, CORRIGINDO-O CUIDADOSAMENTE. FAÇA TUDO À LÁPIS.