13 de mar. de 2016

Iacs – 2016 - Conteúdos para estudar para as provas – Iº bim/prova 1:

Iacs – 2016 - Conteúdos para estudar para as provas – Iº bim/prova 1:
  Ø   Turma: 61
·         Interpretação textual;
·         Ortografia;
·         Quem foi TutanCâmon;
·         Tipos de linguagem;
·         Classes de palavras;
  Ø   Turma: 71/72/73
  • ·         Interpretação textual;
  • ·         Classes gramaticais;
  • ·         Substantivos: classificação;
  • ·         Substantivos: grau dos substantivos;
  • ·         Ortografia e grafia;


  Ø   Turma: 83
·         Interpretação;
·         Meteorologia – crenças;
·         Variedade linguística;
·         Preconceito linguístico;
·         Evidências;
·         Mapa turístico;
·         Revisão morfossintática;
·         Prosódia e ortoépia.

Escola: IACS Semana:(5.ª) 14 a 18/03/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(5.ª)
14 a 18/03/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )PROVA A DIA: 15/03/2016
 Ø   (  )“REGISTRAR É POSSÍVEL” – P.36 E 37;
 Ø   (  )TEMA DE CASA: “DIÁRIO DE PAPIRO SECRETO E PERDIDO DE TUTANCÂMON” – P.37-39. EXERCÍCIOS: 1-13. P.40-42;
 Ø   (  )ALMANAQUE DE TEXTOS – P.: 1-11- RELATO
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   PROVA A DIA: 15/03/2016
 Ø   (  )Compreensão do texto: P.24, 1-6;
 Ø   (  )Produção textual: página de um diário – pág. 25;
 Ø   (  )Uso da língua – pág. 26;
 Ø   (  )Emprego dos pronomes - Pág. 27, 28, 29, 30 e 31: conceitos em ppt, mais exemplos e exercícios.
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016

6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )PROVA A DIA: 15/03/2016
  Ø   (  )Correção: Revisão morfossintática – pág. 21 até 24. Questões: 1 até 11.
  Ø   (  )ler e responder: “Como ler um mapa”. P. 25-
  Ø   (  )Em casa: “Papeizinhos sem sentido”. Ler e responder: p.33 e 34. Questões 1 a 7. P. 35 e 36
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


TURMA 61 - A Maldição do Faraó Tutankamon - Dublado

7 de mar. de 2016

Turma 83

Tarefa:

  1. Produção textual: Gênero: Mapa turístico
  2. A partir da internet, faça um MAPA TURÍSTICO divulgando as características do Iacs. 
  3. Use imagens dos principais lugares da escola, ou seja, dos pontos turísticos da escola! 
  4. Procure usar palavras que convide o leitor a conhecer esse lugar. 
  5. Capriche na escolha das imagens! 
  6. Não esqueça das legendas!
  7. Tem peso/nota máxima 3,0.
  8. Pode ser feito em duplas.
  9. data de entrega: até 11/03/2016.

MAPA TURÍSTICO - TURMA 83














6 de mar. de 2016

Escola: IACS Semana:(4.ª) 07/02 a 11/03/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(4.ª)
07/02 a 11/03/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )Preparo para a leitura – P.23;
 Ø   (  ) LEITURA: “CAMPO BELO” – P.24/25/26 – RESP.1-9.
 Ø   (  )CLASSES DE PALAVRAS – P.28 ATÉ 35 – QUESTÕES: 1 ATÉ 8.
 Ø   PROVA A DIA: 15/03/2016
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
PERÍODOS
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )Produção textual: Mudança de Narrador – pág.19;
  Ø   (  )Pronomes – Adjetivos e substantivos – pág. 20;
  Ø   (  )tema de casa: Leitura e estudo de interpretação – pág. 21, 22, 23 e 24;
  Ø   (  )produção textual: página de um diário – pág. 2;
  Ø   (  )Uso da língua – pág. 26;
  Ø   (  )Emprego dos pronomes - Pág. 27, 28, 29, 30 e 31: conceitos em ppt, mais exemplos e exercícios.
  Ø   PROVA A DIA: 15/03/2016
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016

6
PERÍODOS
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )Corrigir: LEITURA CRÍTICA: P.: 16 ATÉ 20. 1- 7;
  Ø   (  )Revisão morfossintática – pág. 21 até 24. Questões: 1 até 11.
  Ø   (  )Leitura; “Como ler um mapa 1 e 2”. Exercícios: 1 até 5 das pág. 28 e 29;
  Ø   (  )Produção textual - de um Mapa turístico do Iacs. Pág. 30 – Laboratório de informática.
  Ø   PROVA A DIA: 15/03/2016
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
Períodos
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.


TURMA 71; 72 e 73 - PRONOMES

AULA DE PORTUGUÊS – PROFESSOR: ELEMAR GOMES

PRONOMES

Objetivos

Ajudá-lo a estar preparado para vestibulares ou concursos, já que a língua portuguesa é matéria indispensável nessas provas. E o candidato ou estudante deverá ser perito no uso dos pronomes.

Pré-requisitos

Vontade de aprender. Lembre-se que esse é somente um complemento às suas pesquisas. Contribua para o seu aprendizado buscando exemplos diversos em outros livros.

Pronome

É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.

Os pronomes podem ser:

» substantivos: são aqueles que tomam o lugar do substantivo.

Ela era a mais animada da festa.

» adjetivos: são aqueles que acompanham o adjetivo.

Minha bicicleta quebrou

Classificação dos pronomes

O pronome pode ser de seis espécies:

» Pronome pessoal

» Pronome possessivo

» Pronome demonstrativo

» Pronome relativo

» Pronome indefinido

» Pronome interrogativo

Pronome pessoal

O pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblíquos.

Os pronomes pessoais retos são:


Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos.

São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes.

São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição e os átonos, com formas verbais:

A mãe ansiosa esperava por mim.

A mãe esperava-o ansiosa.

Emprego dos pronomes pessoais

» Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases:

Eu vou à loja, talvez ele esteja lá.”

» Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição. Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos:

Entre mim e ti há uma distância enorme.

» Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto:

A enfermeira examinou-o.

» Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto.

O garçom oferece-lhe bebida.

» Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.

Fizeram de tudo para eu me emocionar.

Fizeram de tudo para tu comprares a casa.

Pronomes pessoais de tratamento

Os pronomes de tratamento são aqueles que indicam um trato cortês ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa.

Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na formaVossa.

Vossa Alteza precisa descansar.

Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua.

Sua Alteza retornará em breve.



Pronome possessivo

São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.

Minha casa está sendo reformada.


Emprego dos pronomes possessivos

Veja o exemplo:

“Meu carro estragou.”

Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída.

» Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade.

Meu senhor permita-me ajuda-lo.

Estamos orgulhosos por seus cinqüenta anos.

Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso.

» Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo.

Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.)

Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.)

Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)

Pronomes demonstrativos

 
O pronome demonstrativo é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço.

São os seguintes:


Os demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em, dando as formas deste,desse, disso, naquele, naquela, naquilo.

Emprego dos pronomes demonstrativos

» Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referência a coisa ou seres que estejam perto da segunda pessoa (o ouvinte).

Esse caderno que está na sua mesa é meu.

» Também empregamos esse, essa, isso para mencionar algo já dito no discurso.

Todos achavam que ele não havia se arrependido. Achavam isso porque ele não agia como tal.

» Usamos este, esta, isto em referência a coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante).

Sempre que vejo esta carta lembro-me de você.

» Também empregamos este, esta, isto no discurso para mencionar coisas que ainda não foram ditas.

Só posso dizer isto: odeio você.

» Aquele, aquela, aquilo são usados quando as coisas ou seres estão longe do falante e do ouvinte.

Aquela obra não apresenta boa segurança.

Pronomes relativos

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo anterior.

Veja o exemplo:

O perdão de todos, o qual agradeço, é importante pra mim.

Os pronomes relativos são variáveis ou invariáveis:


Pronomes indefinidos

Pronome indefinido é aquele que se refere à terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genérico:

Alguém bateu à porta.

Todos cumpriram suas tarefas.

Os pronomes indefinidos podem ser variáveis e invariáveis.


Algumas frases com pronomes indefinidos:

Todas as pessoas assistiram o filme.

Durante meia hora não vi pessoa alguma te procurar.

Escolheu qualquer roupa.

Um gosta de filme, outro de livros.






 vários pais o procurando.

Em muitas situações temos não um pronome indefinido, mas um grupo de palavras com o valor de um pronome indefinido. São as locuções pronominais indefinidas:

Quem quer que, cada qual, todo aquele, seja quem for, qualquer um, tal e qual, etc.

Pronomes interrogativos

São aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas, referindo-se à 3° pessoa do discurso.

Qual é seu nome?

Os principais pronomes interrogativos são:

» invariáveis: quem, que

» variáveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas.

Pergunta direta:

A mãe perguntou: ― quem fez isso?

Pergunta indireta:

A mãe perguntou quem havia feito aquilo.

Nos dois casos o pronome interrogativo quem desempenha o mesmo papel.



ACESSE O CONTEÚDO NO BLOG: WWWAULASDAMINHAVIDA.COM.BR