Queridos alunos;
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Boa viagem!
16 de mar. de 2016
13 de mar. de 2016
Iacs – 2016 - Conteúdos para estudar para as provas – Iº bim/prova 1:
Iacs – 2016 - Conteúdos para
estudar para as provas – Iº bim/prova 1:
Ø Turma:
61
·
Interpretação textual;
·
Ortografia;
·
Quem foi TutanCâmon;
·
Tipos de linguagem;
·
Classes de palavras;
Ø Turma:
71/72/73
- · Interpretação textual;
- · Classes gramaticais;
- · Substantivos: classificação;
- · Substantivos: grau dos substantivos;
- · Ortografia e grafia;
Ø Turma:
83
·
Interpretação;
·
Meteorologia – crenças;
·
Variedade linguística;
·
Preconceito linguístico;
·
Evidências;
·
Mapa turístico;
·
Revisão morfossintática;
·
Prosódia e ortoépia.
Escola: IACS Semana:(5.ª) 14 a 18/03/2016 Professor: Elemar Gomes
ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2016
Escola:
IACS
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Semana:(5.ª)
14 a 18/03/2016
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Professor:
Elemar Gomes
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ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
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Turma: 61
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Disciplina: PORTUGUÊS
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Ø ( )PROVA A DIA: 15/03/2016
Ø ( )“REGISTRAR É POSSÍVEL” – P.36 E 37;
Ø ( )TEMA DE CASA: “DIÁRIO DE PAPIRO SECRETO E
PERDIDO DE TUTANCÂMON” – P.37-39. EXERCÍCIOS: 1-13. P.40-42;
Ø ( )ALMANAQUE DE TEXTOS – P.: 1-11- RELATO
Ø TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
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6
PERÍODOS
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Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
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ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
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Turmas:
71,72 e 73
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Disciplina: PORTUGUÊS
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Ø
PROVA A DIA: 15/03/2016
Ø (
)Compreensão do texto: P.24, 1-6;
Ø ( )Produção
textual: página de um diário – pág. 25;
Ø ( )Uso da
língua – pág. 26;
Ø ( )Emprego
dos pronomes - Pág. 27, 28, 29, 30 e 31: conceitos em ppt, mais exemplos e
exercícios.
Ø TRAB.
LIVRO DIA: 06/04/2016
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6
PERÍODOS
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Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
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ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
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Turma: 83
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Disciplina: PORTUGUÊS
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Ø
(
)PROVA A DIA: 15/03/2016
Ø
( )Correção: Revisão morfossintática – pág.
21 até 24. Questões: 1 até 11.
Ø
( )ler e responder: “Como ler um mapa”. P.
25-
Ø
( )Em casa: “Papeizinhos sem sentido”. Ler e
responder: p.33 e 34. Questões 1 a 7. P. 35 e 36
Ø
TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
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6
Períodos
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Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade linguística
e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e
Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
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7 de mar. de 2016
Turma 83
Tarefa:
- Produção textual: Gênero: Mapa turístico
- A partir da internet, faça um MAPA TURÍSTICO divulgando as características do Iacs.
- Use imagens dos principais lugares da escola, ou seja, dos pontos turísticos da escola!
- Procure usar palavras que convide o leitor a conhecer esse lugar.
- Capriche na escolha das imagens!
- Não esqueça das legendas!
- Tem peso/nota máxima 3,0.
- Pode ser feito em duplas.
- data de entrega: até 11/03/2016.
6 de mar. de 2016
Escola: IACS Semana:(4.ª) 07/02 a 11/03/2016 Professor: Elemar Gomes
ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara
- RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos
de aula - 2016
Escola:
IACS
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Semana:(4.ª)
07/02 a 11/03/2016
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Professor:
Elemar Gomes
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ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
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Turma: 61
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Disciplina: PORTUGUÊS
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Ø ( )Preparo para a leitura – P.23;
Ø ( ) LEITURA: “CAMPO BELO” – P.24/25/26 –
RESP.1-9.
Ø ( )CLASSES DE PALAVRAS – P.28 ATÉ 35 –
QUESTÕES: 1 ATÉ 8.
Ø PROVA
A DIA: 15/03/2016
Ø TRAB.
LIVRO DIA: 06/04/2016
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6
PERÍODOS
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OBJETIVOS:
Promever um
reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e
convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo
uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
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ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
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Turmas:
71,72 e 73
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Disciplina: PORTUGUÊS
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Ø
( )Produção textual: Mudança de Narrador – pág.19;
Ø
( )Pronomes – Adjetivos e substantivos – pág.
20;
Ø
( )tema de casa: Leitura e estudo de
interpretação – pág. 21, 22, 23 e 24;
Ø
( )produção textual: página de um diário –
pág. 2;
Ø
( )Uso da língua – pág. 26;
Ø
( )Emprego dos pronomes - Pág. 27, 28, 29, 30
e 31: conceitos em ppt, mais exemplos e exercícios.
Ø PROVA
A DIA: 15/03/2016
Ø
TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
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6
PERÍODOS
|
OBJETIVOS:
Promever um
reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e
convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos,
promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
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ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
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Turma: 83
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Disciplina: PORTUGUÊS
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Ø
( )Corrigir: LEITURA CRÍTICA: P.: 16 ATÉ 20.
1- 7;
Ø
( )Revisão morfossintática – pág. 21 até 24. Questões:
1 até 11.
Ø
( )Leitura; “Como ler um mapa 1 e 2”.
Exercícios: 1 até 5 das pág. 28 e 29;
Ø
( )Produção textual - de um Mapa turístico do
Iacs. Pág. 30 – Laboratório de informática.
Ø PROVA
A DIA: 15/03/2016
Ø
TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
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6
Períodos
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OBJETIVOS:
Promever um
reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e
convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos,
promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
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TURMA 71; 72 e 73 - PRONOMES
AULA DE PORTUGUÊS – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
PRONOMES
Objetivos
Ajudá-lo a estar preparado para vestibulares ou concursos, já que a
língua portuguesa é matéria indispensável nessas provas. E o candidato ou
estudante deverá ser perito no uso dos pronomes.
Pré-requisitos
Vontade de aprender. Lembre-se que esse é somente um complemento às suas
pesquisas. Contribua para o seu aprendizado buscando exemplos diversos em
outros livros.
Pronome
É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua
posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no
tempo.
Os pronomes podem ser:
» substantivos: são aqueles que
tomam o lugar do substantivo.
Ela era a mais animada da
festa.
» adjetivos: são aqueles que
acompanham o adjetivo.
Minha bicicleta quebrou
Classificação dos pronomes
O pronome pode ser de seis espécies:
» Pronome pessoal
» Pronome possessivo
» Pronome demonstrativo
» Pronome relativo
» Pronome indefinido
» Pronome interrogativo
Pronome pessoal
O pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se
em retos e oblíquos.
Os pronomes pessoais retos são:
Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos.
São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se,
nos, vos, os, as, lhes.
São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela,
si, nós, vós, eles, elas.
Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição e os
átonos, com formas verbais:
A mãe ansiosa esperava por mim.
A mãe esperava-o ansiosa.
Emprego dos pronomes pessoais
» Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases:
“Eu vou à loja, talvez ele esteja lá.”
» Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição.
Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos:
Entre mim e ti há uma distância enorme.
» Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto:
A enfermeira examinou-o.
» Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto.
O garçom oferece-lhe bebida.
» Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.
Fizeram de tudo para eu me emocionar.
Fizeram de tudo para tu comprares a casa.
Pronomes pessoais de tratamento
Os pronomes de tratamento são aqueles que indicam um trato cortês ou
informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa.
Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento
na formaVossa.
Vossa Alteza precisa
descansar.
Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua.
Sua Alteza retornará em
breve.
Pronome possessivo
São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre
o possuidor e a coisa possuída.
Minha casa está sendo
reformada.
Emprego dos pronomes possessivos
Veja o exemplo:
“Meu carro estragou.”
Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa
possuída.
» Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de
posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade.
Meu senhor permita-me
ajuda-lo.
Estamos orgulhosos por seus cinqüenta anos.
Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso.
» Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e
faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo.
Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.)
Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.)
Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)
Pronomes demonstrativos
O pronome demonstrativo é aquele que indica a posição de um ser em
relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço.
São os seguintes:
Os demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em, dando as formas deste,desse, disso, naquele, naquela, naquilo.
Emprego dos pronomes demonstrativos
» Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referência a coisa
ou seres que estejam perto da segunda pessoa (o ouvinte).
Esse caderno que está na
sua mesa é meu.
» Também empregamos esse, essa, isso para mencionar algo
já dito no discurso.
Todos achavam que ele não havia se arrependido. Achavam isso porque ele não agia como tal.
» Usamos este, esta, isto em referência a
coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante).
Sempre que vejo esta carta lembro-me de
você.
» Também empregamos este, esta, isto no discurso para
mencionar coisas que ainda não foram ditas.
Só posso dizer isto: odeio você.
» Aquele, aquela, aquilo são usados quando as
coisas ou seres estão longe do falante e do ouvinte.
Aquela obra não apresenta boa segurança.
Pronomes relativos
Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo anterior.
Veja o exemplo:
O perdão de todos, o qual agradeço, é
importante pra mim.
Os pronomes relativos são variáveis ou invariáveis:
Pronomes indefinidos
Pronome indefinido é aquele que se refere à terceira pessoa do discurso
de modo impreciso, indeterminado, genérico:
Alguém bateu à porta.
Todos cumpriram suas
tarefas.
Os pronomes indefinidos podem ser variáveis e invariáveis.
Algumas frases com pronomes indefinidos:
Todas as pessoas assistiram
o filme.
Durante meia hora não vi pessoa alguma te procurar.
Escolheu qualquer roupa.
Um gosta de filme, outro de livros.
Há vários pais o procurando.
Em muitas situações temos não um pronome indefinido, mas um grupo de
palavras com o valor de um pronome indefinido. São as locuções pronominais indefinidas:
Quem quer que, cada qual, todo aquele,
seja quem for, qualquer um, tal e qual, etc.
Pronomes interrogativos
São aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas,
referindo-se à 3° pessoa do discurso.
Qual é seu nome?
Os principais pronomes interrogativos são:
» invariáveis: quem, que
» variáveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas.
Pergunta direta:
A mãe perguntou: ― quem fez isso?
Pergunta indireta:
A mãe perguntou quem havia feito aquilo.
Nos dois casos o pronome interrogativo quem desempenha o mesmo
papel.
ACESSE O CONTEÚDO NO BLOG: WWWAULASDAMINHAVIDA.COM.BR
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