6 de mar. de 2016

TURMA 71; 72 e 73 - PRONOMES

AULA DE PORTUGUÊS – PROFESSOR: ELEMAR GOMES

PRONOMES

Objetivos

Ajudá-lo a estar preparado para vestibulares ou concursos, já que a língua portuguesa é matéria indispensável nessas provas. E o candidato ou estudante deverá ser perito no uso dos pronomes.

Pré-requisitos

Vontade de aprender. Lembre-se que esse é somente um complemento às suas pesquisas. Contribua para o seu aprendizado buscando exemplos diversos em outros livros.

Pronome

É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.

Os pronomes podem ser:

» substantivos: são aqueles que tomam o lugar do substantivo.

Ela era a mais animada da festa.

» adjetivos: são aqueles que acompanham o adjetivo.

Minha bicicleta quebrou

Classificação dos pronomes

O pronome pode ser de seis espécies:

» Pronome pessoal

» Pronome possessivo

» Pronome demonstrativo

» Pronome relativo

» Pronome indefinido

» Pronome interrogativo

Pronome pessoal

O pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblíquos.

Os pronomes pessoais retos são:


Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos.

São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes.

São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição e os átonos, com formas verbais:

A mãe ansiosa esperava por mim.

A mãe esperava-o ansiosa.

Emprego dos pronomes pessoais

» Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases:

Eu vou à loja, talvez ele esteja lá.”

» Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição. Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos:

Entre mim e ti há uma distância enorme.

» Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto:

A enfermeira examinou-o.

» Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto.

O garçom oferece-lhe bebida.

» Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.

Fizeram de tudo para eu me emocionar.

Fizeram de tudo para tu comprares a casa.

Pronomes pessoais de tratamento

Os pronomes de tratamento são aqueles que indicam um trato cortês ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa.

Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na formaVossa.

Vossa Alteza precisa descansar.

Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua.

Sua Alteza retornará em breve.



Pronome possessivo

São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.

Minha casa está sendo reformada.


Emprego dos pronomes possessivos

Veja o exemplo:

“Meu carro estragou.”

Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída.

» Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade.

Meu senhor permita-me ajuda-lo.

Estamos orgulhosos por seus cinqüenta anos.

Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso.

» Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo.

Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.)

Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.)

Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)

Pronomes demonstrativos

 
O pronome demonstrativo é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço.

São os seguintes:


Os demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em, dando as formas deste,desse, disso, naquele, naquela, naquilo.

Emprego dos pronomes demonstrativos

» Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referência a coisa ou seres que estejam perto da segunda pessoa (o ouvinte).

Esse caderno que está na sua mesa é meu.

» Também empregamos esse, essa, isso para mencionar algo já dito no discurso.

Todos achavam que ele não havia se arrependido. Achavam isso porque ele não agia como tal.

» Usamos este, esta, isto em referência a coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante).

Sempre que vejo esta carta lembro-me de você.

» Também empregamos este, esta, isto no discurso para mencionar coisas que ainda não foram ditas.

Só posso dizer isto: odeio você.

» Aquele, aquela, aquilo são usados quando as coisas ou seres estão longe do falante e do ouvinte.

Aquela obra não apresenta boa segurança.

Pronomes relativos

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo anterior.

Veja o exemplo:

O perdão de todos, o qual agradeço, é importante pra mim.

Os pronomes relativos são variáveis ou invariáveis:


Pronomes indefinidos

Pronome indefinido é aquele que se refere à terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genérico:

Alguém bateu à porta.

Todos cumpriram suas tarefas.

Os pronomes indefinidos podem ser variáveis e invariáveis.


Algumas frases com pronomes indefinidos:

Todas as pessoas assistiram o filme.

Durante meia hora não vi pessoa alguma te procurar.

Escolheu qualquer roupa.

Um gosta de filme, outro de livros.






 vários pais o procurando.

Em muitas situações temos não um pronome indefinido, mas um grupo de palavras com o valor de um pronome indefinido. São as locuções pronominais indefinidas:

Quem quer que, cada qual, todo aquele, seja quem for, qualquer um, tal e qual, etc.

Pronomes interrogativos

São aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas, referindo-se à 3° pessoa do discurso.

Qual é seu nome?

Os principais pronomes interrogativos são:

» invariáveis: quem, que

» variáveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas.

Pergunta direta:

A mãe perguntou: ― quem fez isso?

Pergunta indireta:

A mãe perguntou quem havia feito aquilo.

Nos dois casos o pronome interrogativo quem desempenha o mesmo papel.



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71/72/73Robinson Crusoe (1997) Pierce Brosnan Kill Count REDUX HD

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IACS - EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS SOBRE OS TIPOS DE PRONOMES – 7.º ANO –

IACS - EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS SOBRE OS TIPOS DE PRONOMES – 7.º ANO – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
        1.            Identifique os substantivos determinados pelos pronomes destacados no trecho seguinte.
As lulas-gigantes


Em 2006, um ano depois de ter sido fotografada pela primeira vez em seu hábitat natural, um pesquisador japonês conseguiu captar imagens de uma lula-gigante a cerca de 960 km de Tóquio.
Até então, tudo o que se sabia sobre esse animal veio de estudos realizados com indivíduos já mortos, capturados em alto-mar ou encontrados em praias.
A lula-gigante é mais ágil do que se pensava. Aparentemente, ela usa seus tentáculos para envolver as presas e estrangulá-las, de maneira semelhante ao que fazem as jiboias com suas vítimas.
TIRABOSCHI, Juliana. Acesso em: 06 março de 2016 (texto adaptado).
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        2.            Complete: Os pronomes adjetivos concordam em gênero e número com os substantivos que determinam.
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        3.            Identifique o pronome na frase a seguir e classifique-o: Minha família é projeto de Deus.
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        4.            Classifique as palavras grifadas em pronome substantivo e pronome adjetivo:
a) Nós comeremos carne assada no almoço.
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b) Ninguém sabe o que perguntar.
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c) Essa blusa está muita bonita em você.
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d) Alguém entrou no escritório.
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e) Meu cachorro é manso.

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TURMAS: 71/72/73

Olá! A partir de agora vamos aprender mais um assunto relacionado à nossa querida Língua Portuguesa: dessa vez falaremos sobre os pronomes adjetivos e os pronomes substantivos. Você percebeu que já aprendemos muito sobre esta classe gramatical? Mas acredite: ainda temos muito a aprender.
Pois bem, começaremos falando dos pronomes adjetivos. Para isso, analisaremos a oração que segue:

Há uma diferença entre os pronomes adjetivos e os pronomes substantivos
Meu amigo é muito gentil. Descobriu onde está o pronome? Por certo que você irá responder que é “meu”, não é verdade?
Sim, agora precisamos saber o porquê de ele ser chamado de pronome adjetivo. Como você sabe, esse pronome, como já aprendemos, pertence aos pronomes possessivos, aqueles representados por “meu, minha, sua”, etc.
Outro aspecto é que está acompanhando o substantivo “amigo”, concorda? Descobrimos algo fantástico: o pronome adjetivo é aquele que acompanha o substantivo.
Vamos analisar mais um exemplo: 
Meu amigo é muito gentil, mas o seu não é. 
Descubra rápido: que palavrinha o pronome “seu”, que também é possessivo, está substituindo? 
Ah! É claro que é o substantivo “amigo”, concorda? 
Então vamos a mais uma descoberta: o pronome substantivo é aquele que substitui o substantivo. 
Vejamos outros exemplos: 
Meu pai gosta de futebol, o seu também gosta? 
Sua prima estuda naquele colégio, mas a minha não. 
Minha nota foi a maior da sala, e a sua
Agora sim, podemos afirmar que sabemos bem a diferença que existe entre ambos os pronomes, não é verdade?

TURMA 61 - IACS - Classes de palavras parte 1 - Aula de português para concursos vestibula...

CLASSES DE PALAVRAS - TURMA 61

Classes de Palavras 

Por Ana Paula de Araújo

A primeira gramática do ocidente foi de autoria de Dionísio de Trácia, que identificava oito partes do discurso: nome, verbo, particípio, artigo, preposição, pronome, advérbio e conjunção. Atualmente, são reconhecidas dez classes gramaticais pela maioria dos gramáticos: substantivo, adjetivo, advérbio, verbo, conjunção, interjeição, preposição, artigo, numeral e pronome.

Como podemos observar, houve alterações ao longo do tempo quanto às classes de palavras. Isso acontece porque a nossa língua é viva, e portanto vem sendo alterada pelos seus falantes o tempo todo, ou seja, nós somos os responsáveis por estas mudanças que já ocorreram e pelas que ainda vão ocorrer. Classificar uma palavra não é fácil, mas atualmente todas as palavras da língua portuguesa estão incluídas dentro de uma das dez classes gramaticais dependendo das suas características. A parte da gramática que estuda as classes de palavras é a MORFOLOGIA (morfo = forma, logia = estudo), ou seja, o estudo da forma. Na morfologia, portanto, não estudamos as relações entre as palavras, o contexto em que são empregadas, ou outros fatores que podem influenciá-la, mas somente a forma da palavra.
Há  discordância entre os gramáticos quanto a algumas definições ou características das classes gramaticais, mas podemos destacar as principais características de cada classe de palavras:

SUBSTANTIVO – é dita a classe que dá nome aos seres, mas não nomeia somente seres, como também sentimentos, estados de espírito, sensações, conceitos filosóficos ou políticos, etc.
Exemplo: Democracia, Andréia, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc.
ARTIGO – classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os.
Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.
ADJETIVO – classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos.
Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sábio, triste, amarelo, etc.
PRONOME – Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso.
Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, nós, mim, te, eles, etc.
VERBO – palavras que expressam ações ou estados se encontram nesta classe gramatical.
Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc.
ADVÉRBIO – palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advérbios, modificando-os.
Exemplo: não, muito, constantemente, sempre, etc.
NUMERAL – como o nome diz, expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem.
Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc.
PREPOSIÇÃO – Servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas.
Exemplo: em, de, para, por, etc.
CONJUNÇÃO – São palavras que ligam orações, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação.
Exemplo: porém, e, contudo, portanto, mas, que, etc.
INTERJEIÇÃO – Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeições como palavras ou expressões que evocam emoções, estados de espírito.
Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!
Fonte:
DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em português. 2. ed. rev. E ampl. / Paulo Mosânio Teixeira Duarte e Maria Claudete Lima. – Fortaleza: Editora UFC, 2003.

TURMA 61 - OLHA SÓ O QUE ACHEI!

TURMA 61 - OLHA SÓ O QUE ACHEI! O  LIVRO - LÉO, O PARDO -  COMPLETO CONTENDO A HISTÓRIA QUE VAMOS LER NA ESCOLA! BASTA CLICAR SOBRE A IMAGEM E BAIXÁ-LO.