10 de abr. de 2016

Turma: 83 - CONJUNÇÕES: É A PALAVRA QUE LIGA ORAÇÕES OU PALAVRAS DE FUNÇÔES SEMELHANTES.

CONJUNÇÕES: É A PALAVRA QUE LIGA ORAÇÕES OU PALAVRAS DE FUNÇÔES SEMELHANTES.




CONJUNÇÕES COORDENATIVAS


          CLASSIFICAÇÃO
               CONJUNÇÕES

                                 EXEMPLOS
ADITIVAS: ADIÇÃO, SOMA,                   ACRÉSCIMO.
E, NEM  ( ENÃO ), MAS AINDA, MAS TAMBÉM, COMO TAMBÉM.
O MÉDICO EXAMINOU E PRESCREVEU-LHE A DIETA.

ADVERSATIVAS: OPOSIÇÃO, CONTRASTE OU SENTIDO ADVERSO.
MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, SENÃO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE.

MARIANA REVIROU TODAS AS GAVETAS, MAS NÃO ENCONTROU NADA.

ALTERNATIVAS: ALTERNÂNCIA OU EXCLUSÃO.


OU, OU...OU, ORA...ORA, JÁ...JÁ, QUER...QUER, SEJA...SEJA.

A CRIANÇA ORA AGITAVA-SE, ORA ADORMECIA FEBRIL.

CONCLUSIVAS: CONCLUSÃO.

LOGO, POIS ( VEM APÓS O VERBO ), PORTANTO, ASSIM, POR ISSO, POR CONSEGUINTE.
A CHUVA CAÍRA MANSA DURANTE  DIAS, ACABARA, POIS, A SECA.

EXPLICATIVAS:EXPLICAÇÃO

QUE ( PORQUE ), POIS, PORQUE, PORQUANTO.

NÃO USE DROGAS, QUE ( PORQUE ) ELAS PREJUDICAM A SAÚDE.


CONJUNÇOES SUBORDINATIVAS



CONDICIONAIS: CONDIÇÃO.


SE, CASO, CONTANTO, QUE, UMA VEZ QUE.


SE VOCÊ NÃO VIER, NÃO HAVERÁ ALMOÇO.

CAUSAIS: CAUSA.

PORQUE, QUE, POIS, PORQUANTO, JÁ QUE, VISTO QUE.

NÃO COMI O MAMÃO PORQUE ESTÁ VERDE.

COMPARATIVAS: COMPARAÇÃO.

COMO, ASSIM COMO, TAL QUAL

O LUTADOR É FORTE COMO UM TOURO.

CONFORMATIVAS: CONFORMIDADE.


SEGUNDO, CONFORME, CONSOANTE.

CIDA FEZ O TRABALHO CONFORME O PROFESSOR PEDIU.

CONCESSIVAS: CONCESSÃO.

EMBORA, AINDA QUE, MESMO QUE.
EMBORA TENHA POUCA AUDIÊNCIA, O PROGRAMA CONTINUA NO AR.

INTEGRANTES: INTEGRAM


QUE, SE

CONVÉM QUE VOCÊ TREINE MAIS.

FINAIS: FINALIDADE, OBJETIVO.


PARA QUE, AFIM DE QUE.

POUPE DINHEIRO AGORA PARA QUE TENHA ALGUM MAIS TARDE.

CONSECUTIVAS: CONSEQÜÊNCIA.


TÃO...QUE, DE TAL MODO QUE.

A MESA ESTÁ TÃO BEM FEITA QUE NÃO BALANÇA.


PROPORCIONAIS: PROPORCIONALIDADE.


À PROPORÇÃO QUE, NA MEDIDA EM QUE.

O PALESTRANTE SE IMFLAMAVA NA MEDIDA EM QUE IA FALANDO.

TEMPORAIS: NOÇÃO DE TEMPO.


QUANDO, ENQUANTO, LOGO QUE, DEPOIS QUE.

QUANDO VOLTAR DE VIAGEM, IREI VÊ-LA.
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Classificação da Conjunção

De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela conjunção depende da existência do outro.

Conjunções Coordenativas

São aquelas que ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em:
1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.
Por exemplo:
A sua pesquisa é clara e objetiva.
Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.
2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas:mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
Por exemplo:
Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
3) Alternativas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente. São elas: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
Por exemplo:
Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversário.
4) Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.
Por exemplo:
Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.
5) Explicativas: ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.
Por exemplo:
Não demore, que o filme já vai começar.
Saiba que:
a) As conjunções "e"," antes", "agora"," quando" são adversativas quando equivalem a "mas".
Por exemplo:
Carlos fala, e não faz.
O bom educador não proíbe, antes orienta.
Sou muito bom; agora, bobo não sou.
Foram mal na prova, quando poderiam ter ido muito bem.
b) "Senão" é conjunção adversativa quando equivale a "mas sim".
Por exemplo:
Conseguimos vencer não por protecionismo, senão por capacidade.
c) Das conjunções adversativas, "mas" deve ser empregada sempre no início da oração: as outras (porém, todavia, contudo, etc.) podem vir no início ou no meio.
Por exemplo:
Ninguém respondeu a pergunta, mas os alunos sabiam a resposta.
Ninguém respondeu a pergunta; os alunos, porém, sabiam a resposta.
d) A palavra "pois", quando é conjunção conclusiva, vem geralmente após um ou mais termos da oração a que pertence.
Por exemplo:
Você o provocou com essas palavras; não se queixe, pois, de seus ataques.
Quando é conjunção explicativa," pois" vem, geralmente, após um verbo no imperativo e sempre no início da oração a que pertence.
Por exemplo:
Não tenha receio, pois eu a protegerei.

Conjunções Subordinativas
São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada.
Veja o exemplo:
O baile já tinha começado quando ela chegou.

O baile já tinha começado: oração principal
quando: conjunção subordinativa
ela chegou: oração subordinada
As conjunções subordinativas subdividem-se em integrantes e adverbiais:
1. Integrantes
Indicam que a oração subordinada por elas introduzida completa ou integra o sentido da principal. Introduzem orações que equivalem a substantivos. São elas: que, se.
Por exemplo:
Espero que você volte. (Espero sua volta.)
Não sei se ele voltará. (Não sei da sua volta.)
2. Adverbiais
Indicam que a oração subordinada por elas introduzida exerce a função de adjunto adverbial da principal. De acordo com a circunstância que expressam, classificam-se em:
a) Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.
Por exemplo:
Ele não fez a pesquisa porque não dispunha de meios.
Como não se interessa por arte, desistiu do curso.
b) Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.
Por exemplo:
Embora fosse tarde, fomos visitá-lo. 
Eu não desistirei desse plano mesmo que todos me abandonem.
c) Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.
Por exemplo:
Se precisar de minha ajuda, telefone-me.
Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.
d) Conformativas: introduzem uma oração em que se exprime a conformidade de um fato com outro. São elas:conforme, como (= conforme), segundo, consoante, etc.
Por exemplo:
O passeio ocorreu como havíamos planejado. 
Arrume a exposição segundo as ordens do professor.

e) Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc.
Por exemplo:
Toque o sinal para que todos entrem no salão.
Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.
f) Proporcionais: introduzem uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente à ocorrência da principal. São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que e as combinações quanto mais... (mais), quanto menos... (menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (menos), etc.
Por exemplo:
O preço fica mais caro à medida que os produtos escasseiam.
Quanto mais reclamava menos atenção recebia.
Obs.: são incorretas as locuções proporcionais à medida em que, na medida que e na medida em que.
g) Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc.
Por exemplo:
A briga começou assim que saímos da festa.
A cidade ficou mais triste depois que ele partiu.
h) Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc.
Por exemplo:
O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem.
Ele é preguiçoso tal como o irmão.
i) Consecutivas: introduzem uma oração que expressa a consequência da principal. São elas: de sorte que, de modo que, sem que (= que não), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na oração principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho), etc.
Por exemplo:
Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame.
A dor era tanta que a moça desmaiou.


TURMA 71 - 72 - 73: ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS


ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Leia e aproveite para observar as seguintes palavras:

escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização 

tempo
tempo-ral 
tempo-rizar 
tempo-rão 

cas-
cas-ebre 
cas-arão 
cas-inha 

feliz
felic-idade 
in-feliz
feliz-mente 
in-feliz-mente 

1) RADICAL – informa o significado da palavra. É a parte invariável.
2)AFIXOS 
a) PREFIXOS – antes do radical
b) SUFIXOS – depois do radical
3) DESINÊNCIAS 
a) NOMINAIS – informam o gênero e o número dos nomes.
Ex: lind o s / lind a s
b) VERBAIS – informam o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos:
   Ex: brindá sse mos
4) VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
                                  Ex: Cant a mos
                                        Faz e ndo
                                        Part i a

5) TEMA: parte constituída pelo radical e pela vogal temática.

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
 

1) DERIVAÇÃO – consiste em formar uma palavra derivada, a partir de outra, chamada primitiva.
a) Derivação prefixal: acréscimo de um prefixo. Ex: Infeliz
b) Derivação sufixal: acréscimo de um sufixo.
Ex: felizmente 
c) Derivação parassintética: acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade 
d) Derivação regressiva: quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da palavra.
Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra.
Ex: O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro. (De Substantivo passou a ser  Adjetivo)
Ex.: O jantar está servido. / Vamos jantar? (De Substantivo passou a ser Verbo)

2) COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração.
Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há alteração , há perda de alguns sons nas palavras componentes.  
Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (água + ardente) 

3) ONOMATOPÉIA – palavras que reproduzem aproximadamente alguns sons. Ex: pingue-pongue / tique-taque / zunzum / cacarejar / miar / latir

4) ABREVIAÇÃO, SIGLAS E ABREVIATURAS – consiste em apresentar as palavras de modo resumido, para economizar tempo e espaço na comunicação falada e escrita.
a) Siglas – AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) ; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ; ONU (Organização das Nações Unidas)
b) Abreviação – as palavras são reduzidas.
Ex: moto (motocicleta) / foto (fotografia) / quilo (quilograma) / pneu (pneumático)
c) Abreviaturas – p. (página) / RS (Rio Grande do Sul) / R. (rua) 

ATIVIDADES:
1)Leia o poema e depois responda:

A uma ausência (Antônio Barbosa Bacelar)

Sinto-me, sem sentir, todo abrasado 
No rigoroso fogo que me alenta;
mal, que me consome, me sustenta;
O bem, que me entretém, me dá cuidado.

Ando sem me mover, falo calado;
O que mais perto vejo, se me ausenta,
E o que estou sem ver, mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado.

a) Indique o radical das palavras destacadas em negrito no texto.
b) Forme famílias de palavras (no mínimo 3 palavras) a partir dos radicais das palavras sublinhadas no texto.
c) Indique o radical, a vogal temática e o tema das seguintes formas verbais presentes no texto:
Abrasado:
Atormenta: 
2) Leia este texto:
Por que os gagos conseguem cantar normalmente?

Porque o texto e o ritmo da canção já estão memorizados por eles. Assim, o gago não sofre tanto com a expectativa de que vá errar ou não ser entendido pelas outras pessoas a seu redor. Ele não precisa se preocupar com a elaboração do discurso, nem com a reação de quem ouve, e canta com facilidade. (Marcelo Duarte. O guia dos curiosos – Língua Portuguesa. São Paulo, 2014. P.80)

a) Indique o que as desinências destacadas nos nomes e nos verbos a seguir informam. Veja o exemplo:
Ex: memorizad   s: gênero (masculino) e número (plural)
Gag  o:                                              
Pessoa   s:                            
Precisa va m:
Outr a s:                                            
Erra r:

3) Indique os itens em que o elemento mórfico destacado está incorretamente analisado:
a)(  ) Manobr ista: sufixo
b)(  ) Históri a: desinência nominal (gênero)
c)(  ) Re avalia sse mos: prefixo, desinência verbal modo-temporal, desinência verbal número-pessoal
d)(  ) Sufoc a m: vogal temática
e)(  ) Tinta s: desinência verbal número-pessoal

4) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:
A arca desconjuntada.
Toda querendo sair.
Parece que vai ruir!                    (Vinícius de Moraes)

5) Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou cada uma delas.
a) Empapelar:               b) Papelote:                  c) papel-jornal

6) Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede:
“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/04/2015)
a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade?
b) Qual o significado das siglas?

7) Leia este poema
Ceninha caseira

A família reunida
No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.

No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)

a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada?
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada?
c) Qual o significado criado pelo poeta?

8) No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que predominam?
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque. 
(Milton Camargo. In: Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1999. p. 67)

9) Encontre no quadro e copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação indicados:
Girassol                    coaxar                        dentista
Zé                            cabisbaixo                  supersônico
pesca                       Embratel                     emudecer

a) Derivação parassintética:      f) derivação sufixal:
b) Abreviação:                             g) composição por aglutinação:
c) Derivação sufixal:                   h) composição por justaposição:
d) Sigla:                                          i) derivação regressiva:
e) Onomatopeia:

10) Leia este poema: (Sérgio Caparelli. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1997)
Minha bicicleta

Com minha bíci,
Eu roubo a lua
Pra enfeitar
A minha rua
Com minha bicí
Dou nó no vento
E até fantasma
Eu espavento [...]

a) Que processo de formação explica a forma bíci?
b) Que outras palavras você usa, formadas pelo mesmo processo?
c) Escreva mais dois exemplos de palavras formadas pelo mesmo prefixo ou mesmo radical da palavra bicicleta.

11) Leia o poema.
Super (Ulisses Tavares. Caindo na real. São Paulo: Brasiliense, 1984) 
Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super-homem!!!

a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema?
b) Qual o elemento comum a todas essas palavras?
c) O que indica, no texto, o prefixo super ?
d) Por que motivo o poeta pede socorro ao super-homem?

RECORTE E COLE NO CADERNO!
 EXERCÍCIOS SOBRE MORFOLOGIA: ESTRUTURA DAS PALAVRAS -
1. Separa o radical e o sufixo nos aumentativos que se seguem.

radical
sufixo
a) barcaça


b) corpanzil


c) bocarra


d) copázio


e) muralha


2. Separa o radical e o sufixo dos diminutivos que se seguem.

radical
sufixo
a)Riacho


b) Casebre


c)Lugarejo


d) Saleta


e) Burrico


3. Repara no exemplo e completa:
Zoólogo
Zoologia
Estudo dos animais
a) Arqueólogo


b)Biólogo


c) Geólogo


d) Psicólogo


e) Sociólogo




ALGUNS PREFIXOS GREGOS E LATINOS, SEUS SIGNIFICADOS E EXEMPLOS

PREFIXOS GREGOS
PREFIXOS LATINOS
SIGNIFICADO
EXEMPLOS
a, an
des, in
privação, negação
anarquia, desigual, inativo
anti
contra
oposição, ação contrária
antibiótico, contraditório
anfi
ambi
duplicidade, de um e outro lado, em torno
anfiteatro, ambivalente
apo
ab
afastamento, separação
apogeu, abstrair
di
bi(s)
duplicidade
dissílabo, bicampeão
dia, meta
trans
movimento através
diálogo, transmitir
e(n)(m)
i(n)(m)(r)
movimento para dentro
encéfalo, ingerir, irromper
endo
intra
movimento para dentro, posição interior
endovenoso, intramuscular
e(c)(x)
e(s)(x)
movimento para fora, mudança de estado
êxodo, excêntrico, estender
epi, super, hiper
supra
posição superior, excesso
epílogo, supervisão, hipérbole, supradito
eu
bene
excelência, perfeição, bondade
eufemismo, benéfico
hemi
semi
divisão em duas partes
hemisfério, semicírculo
hipo
sub
posição inferior
hipodérmico, submarino
para
ad
proximidade, adjunção
paralelo, adjacência
peri
circum
em torno de
periferia, circunferência
cata
de
movimento para baixo
catavento, derrubar
si(n)(m)
cum
simultaneidade, companhia
sinfonia, silogeu, cúmplice