1 de ago. de 2016

Escola: IACS Semana:(20.ª) 01 a 05/08/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(20.ª)
01 a 05/08/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
(  )Conceitos e leitura de provérbios – explicações dos significados;
(  )“Cante lá, que eu canto cá” – p. 90 a 94;
(  )Produção textual: Almanaque: P. 25 a 30.

( )PPT
(X )XEROX
(X)T. DE CASA
( X)VÍDEO(S)
(X)MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )Produção textual: Narrativa de aventura;
 Ø   (  )Ponto de interrogação. P. 108-110;
 Ø   (  )Palavras estrangeiras. P.110 -111;
 Ø   (  )Em casa: “Novos usos para velhos conhecidos”. P.112-113;
 Ø   (  )Uso da vírgula. P. 113-114 – Pesquisa e apresentação.
(  )PPT
(X )XEROX
(X )T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
(  )TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS

ü (  )Produção textual: Narrativa -
ü (  ) “Verbos irregulares” – p. 131 a 139;
ü (  )Tema de casa: “Tudo está Mudado”. P. 140-145 – 1 a 6

( X)PPT
(x)XEROX
(X )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(  )LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




Produção textual – Gênero: Narrativa

No caderno:
Produção textual – Gênero: Narrativa de aventura
Tarefa:
Construa um texto narrativo em que as palavras sorteadas estejam inseridas nele (texto).
Importante:
ü Título;
ü Mínimo de três parágrafos;
ü Criação – imaginação rica e interessante;
ü Pontuação e acentuação corretas;
ü Destacar as palavras sorteadas no contexto;
ü Coerência e coesão.


Exemplos de substantivos:
Homem
Deus
Escola
Bíblia
Língua portuguesa
Recreio
Pais
Pendrive
Música
Cinema
Televisão
e-mail
roupas
tênis
perfume
mulher
gato
amor;
casa;
felicidade;
livro;
arco-íris;
beija-flor;
malmequer;
passatempo;
segunda-feira;
aguardente;
fidalgo;
planalto;
vinagre;
algodão (do árabe al-qutun);
chuva (do latim pluvial);
folha (do latim folia);
pedra (do grego pétra);
quilo (do grego khylós);
açucareiro;
chuvada;
território;
jardinagem;
livraria;
mãe;
uva;
computador;
papagaio;
planeta;
Brasil;
Carnaval;
Flávia;
Nilo;
Serra da Mantiqueira;
arquipélago (conjunto de ilhas)
cardume (conjunto de peixes)
constelação (conjunto de estrelas)
pomar (conjunto de árvores de fruto)
rebanho (conjunto de ovelhas)
mesa;
chuva;
Felipe;
cachorro;
samambaia;
amor;
calor;
beleza;
pobreza;
crescimento;
o estudante / a estudante;
o jovem / a jovem;
o artista / a artista;
a vítima;
a pessoa;
a criança;
o gênio;
o indivíduo;
a baleia;
o besouro;
o crocodilo;
a formiga;
a mosca;
o personagem / a personagem;
o sabiá / a sabiá;
a dinamite;
a sentinela;
o champanha;
o apêndice;
o guaraná;
o lápis / os lápis;
o tórax / os tórax;
Taquara (cidade)
Dinheiro
Sucesso


5 de jul. de 2016

Boas férias!


Queridos alunos, aproveitem esse período para dormir mais, brincar mais, ficar em família mais e também ler bons livros, escrever poesias, cartas, histórias e assistir bons filmes.

Fique na companhia de Deus!

Professor: Elemar Gomes

Texto da prova - 7º anos

O texto abaixo é de Millôr Fernandes, escritor que se distingue por tratar de maneira quase sempre humorística, de assuntos os mais variáveis; sociedade, política, família, o cotidiano…
O texto apresentado é uma espécie de fábula que, ao contrário das tradicionais, tem como personagem principal um ser humano e em que a moral não pode ser tomada rigorosamente como um ensinamento, uma vez que não envolve, como no caso das fábulas tradicionais, erros ou defeitos graves dos seres humanos.
NO DIA EM QUE O GATO FALOU
(Millôr Fernandes)
          Era uma vez uma dama gentil e senil que tinha um gato siamês. Gato de raça, de bom-tom, de filiação, de ânimo cristão. Lindo gato, gato terno, amigo, pertencente a uma classe quase extinta de antigos deuses egípcios. Este gato só faltava falar.  Manso e inteligente, seu olhar era humano. Mas falar não falava. E sua dona, triste, todo dia passava uma ou duas horas, repetindo sílabas e palavras para ele na esperança de que um dia aquela inteligência que via em seu olhar explodisse em sons compreensivos e claros. Mas, nada!
              A dama gentil e senil era, naturalmente, incapaz de compreender  o fenômeno. Tanto mais que ali mesmo à sua frente, preso a um poleiro de ferro, estava um outro ser, também animal, inferior até ao gato, pois era somente uma pobre ave, mas que falava! Falava mesmo, muito mais do que devia. Um papagaio, que falava pelas tripas do Judas. Curiosanatureza, pensava a mulher, que fazia um gato quase humano, sem fala, e um papagaio cretino mas parlapatão. E quanto mais meditava mais tempo gastava com o gato no colo, tentando métodos, repetindo silabas, redobrando cuidados para ver se conseguia que seu miado virasse fala.          Exatamente no dia 16 de maio de 1958 foi que teve a ideia genial. Quando a ideia iluminou seu cérebro, veio acompanhada da critica, auto-crítica: “Mas, como não me ocorreu isso antes?” O papagaio viu no brilho do olhar da dona o seu (dele) terrível destino e tentou escapar, mas estava preso.Foi morto, depenado e cozinhado em menos de uma hora. Pois o raciocínio da mulher era lógico e científico: se 25.      desse ao gato o papagaio como alimentação, não era evidente que o     gato começaria a falar? Era? Não era? Veria. O gato, a princípio, não quis comer o companheiro. Temendo verfracassado o seu experimento científico, a dama gentil e senil procurou forçá-lo. Não conseguindo que o gato comesse o papagaio, bateu-lhe mesmo – horror! – pela primeira vez. Mas o gato se recusou. Duas horas depois, porém, vencido pela fome, aproximou-se do prato e engoliu o papagaio todo. Imediatamente subiu-lhe uma ânsia do estômago, ele olhou para a dona e, enquanto esta chorava de alegria, começou a gritar (num tom meio currupaco, meio miau-miau-miau, mas perfeitamente compreensível):
– Madame, foge pelo amor de Deus! Foge, madame, que o prédio vai cair!
A mulher, tremendo de emoção e alegria, chorando e rindo, pôs-se a gritar por sua vez.
– Vejam, vejam, meu gatinho fala! Milagre! Fala o meu gatinho!
Mas o gato, fugindo ao seu abraço, saltou para a janela e gritou de novo: – Foge, madame, que o prédio vai cair! Madame, foge! – e pulou para a rua.
Nesse momento, com um estrondo monstruoso, o prédio inteiro veio abaixo, sepultando a dama gentil e senil em meio aos seus  escombros.
O gato, escondido melancolicamente num terreno baldio, ficou vendo o tumulto diante do desastre e comentou apenas, com um gato mais pobre que passava: – Veja só que cretina. Passou a vida inteira para fazer eu falar e no momento em que falei, não me prestou a mínima atenção.
MORAL: O mal do artista é não acreditar na própria criação.

26 de jun. de 2016

TURMAS 61 E 83 - CLIQUE SOBRE A IMAGEM ABAIXO:

TURMA 83 - Literatura de Cordel

TURMAS 61 E 83 - Literatura de Cordel

TURMA 83 - Musica de cordel - cunha - brasil

Escola: IACS Semana:(19.ª) 27/06 a 1º/07/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(19.ª)
27/06 a 1º/07/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
*       (  )Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
(  )“Cante lá, que eu canto cá” – p. 90 a 94;
(  )Produção textual: Almanaque: P. 25 a 30.

( )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( X)VÍDEO(S)
(X)MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
( )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  ) Prova de Rec.: dia: 28/06/2016;
 Ø   (  ) Ler e responder: “Cordel do consumidor”- p.101 a 103 – 1 a 9;
 Ø   (  )Ponto de exclamação p. 104;
 Ø   (  ) Consumo: Antigo e moderno. P. 105 e 106.
(  )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
(X )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
*        Prova de Rec.: dia: 28/06/2016.
 (  ) “Verbos irregulares” – p. 131 a 139.

( X)PPT
(x)XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
(  )LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.