7 de ago. de 2016

Escola: IACS Semana:(21.ª) 8 a 12/08/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(21.ª)
8 a 12/08/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
(  )“Provérbios populares em cordel” – p.96 e 97. 1 a 9;
(  )Verbos - MODOS – conceitos – p 100 a 113 – 1 a 26- Maior tema do mundo – Parte final;
(  )Produção textual: Almanaque: P. 25 a 30. Leitura e correção;
(  )Trabalho sobre o livro: “A gangue dos livros”

(X )PPT
(X )XEROX
(X)T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(X)MÚSICA
( )PROVA
(X )TRABALHO
(X )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )Uso da vírgula. P. 113-114 – Pesquisa e apresentação;
 Ø   (  )A RAINHA DA CLASSE MÉDIA – P. 115 E 116. 1 A 5. TEMA DE CASA;
 Ø   TRABALHO SOBRE O LIVRO: “Um simples lanche” – t. 71 e 72.
(  )PPT
(X )XEROX
(X )T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
(X)TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
ü (  ) “Verbos irregulares” – p. 131 a 139;
ü (  )Exercícios sobre verbos – xerox;
ü (  )Correção: “Tudo está Mudado”. P. 140-145 – 1 a 6;
ü (  )Tema de casa: Unidade 3 Ler e responder: “Poder sem respeito” . p154 a 157 – 1 a 6.

( X)PPT
(x)XEROX
(X )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(  )LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




O valor do exemplo!

1 de ago. de 2016

MEU DESEJO!

Escola: IACS Semana:(20.ª) 01 a 05/08/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(20.ª)
01 a 05/08/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
(  )Conceitos e leitura de provérbios – explicações dos significados;
(  )“Cante lá, que eu canto cá” – p. 90 a 94;
(  )Produção textual: Almanaque: P. 25 a 30.

( )PPT
(X )XEROX
(X)T. DE CASA
( X)VÍDEO(S)
(X)MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )Produção textual: Narrativa de aventura;
 Ø   (  )Ponto de interrogação. P. 108-110;
 Ø   (  )Palavras estrangeiras. P.110 -111;
 Ø   (  )Em casa: “Novos usos para velhos conhecidos”. P.112-113;
 Ø   (  )Uso da vírgula. P. 113-114 – Pesquisa e apresentação.
(  )PPT
(X )XEROX
(X )T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
(  )TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS

ü (  )Produção textual: Narrativa -
ü (  ) “Verbos irregulares” – p. 131 a 139;
ü (  )Tema de casa: “Tudo está Mudado”. P. 140-145 – 1 a 6

( X)PPT
(x)XEROX
(X )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(  )LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




Produção textual – Gênero: Narrativa

No caderno:
Produção textual – Gênero: Narrativa de aventura
Tarefa:
Construa um texto narrativo em que as palavras sorteadas estejam inseridas nele (texto).
Importante:
ü Título;
ü Mínimo de três parágrafos;
ü Criação – imaginação rica e interessante;
ü Pontuação e acentuação corretas;
ü Destacar as palavras sorteadas no contexto;
ü Coerência e coesão.


Exemplos de substantivos:
Homem
Deus
Escola
Bíblia
Língua portuguesa
Recreio
Pais
Pendrive
Música
Cinema
Televisão
e-mail
roupas
tênis
perfume
mulher
gato
amor;
casa;
felicidade;
livro;
arco-íris;
beija-flor;
malmequer;
passatempo;
segunda-feira;
aguardente;
fidalgo;
planalto;
vinagre;
algodão (do árabe al-qutun);
chuva (do latim pluvial);
folha (do latim folia);
pedra (do grego pétra);
quilo (do grego khylós);
açucareiro;
chuvada;
território;
jardinagem;
livraria;
mãe;
uva;
computador;
papagaio;
planeta;
Brasil;
Carnaval;
Flávia;
Nilo;
Serra da Mantiqueira;
arquipélago (conjunto de ilhas)
cardume (conjunto de peixes)
constelação (conjunto de estrelas)
pomar (conjunto de árvores de fruto)
rebanho (conjunto de ovelhas)
mesa;
chuva;
Felipe;
cachorro;
samambaia;
amor;
calor;
beleza;
pobreza;
crescimento;
o estudante / a estudante;
o jovem / a jovem;
o artista / a artista;
a vítima;
a pessoa;
a criança;
o gênio;
o indivíduo;
a baleia;
o besouro;
o crocodilo;
a formiga;
a mosca;
o personagem / a personagem;
o sabiá / a sabiá;
a dinamite;
a sentinela;
o champanha;
o apêndice;
o guaraná;
o lápis / os lápis;
o tórax / os tórax;
Taquara (cidade)
Dinheiro
Sucesso