21 de ago. de 2016

AULA DA TURMA 61 -





DESPEDIDA DO TREMA
Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.
Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu
simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disse que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se
deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "Kkk" pra cá, "www" pra lá.
Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências!
Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...
Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.

Adeus,

Trema.

PROFESSOR: ELEMAR GOMES – LÍNGUA PORTUGUESA

14 de ago. de 2016

TURMA 83 - ORTOEPIA/ORTOÉPIA E PROSÓDIA

ATIVIDADE
Aluno:

Ano/Turma:
8.º/83
Data:
___ de agosto de 2016
Professor:
Elemar Gomes
Disciplina:
Língua Portuguesa
Ortoépia e prosódia


Ortoépia trata da correta pronúncia das palavras quanto à emissão de vogais, a articulação das consoantes e ao timbre, o que geralmente interfere na maneira correta de escrever.
Pronúncia correta / Pronúncia errada
Bandeja                                   Bandeija
Beneficência                         Beneficiência
Caranguejo                           Carangueijo
Mortadela                              Mortandela
Prazerosamente                   Prazeirosamente
Reivindicar                            Reinvindicar
empecilho                             Impecilho
Identidade                              Indentidade
Cabeleireiro                          Cabelereiro
Pronúncia correta / Pronúncia errada

Prosódia trata da correta pronúncia das palavras quanto à posição da sílaba tônica.

Pronúncia correta / Pronúncia errada
Avaro                                         Ávaro
Cateter                                      Catéter
Condor                                      Côndor
Filantropo                                 Filântropo  
Nobel                                         Nóbel
Pudico                                       Púdico
Recorde                                    Récorde
Rubrica                                      Rúbrica 

1. Nesta relação, as sílabas tônicas estão destacadas. Uma delas, porém, está destacada incorretamente. Assinale-a:
a)(  )interim
b)(  )pudico
c)(  )rubrica
d)(  )gratuito
e)(  )inaudito

2. Tendo em vista os conhecimentos dos quais você dispõe acerca da ortoépia e da prosódia, leia, analise e  sublinhe a forma correta expressa nos pares de vocábulos, conforme a norma padrão.

a) rúbrica – rubrica
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
h) empecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim -  interim

3. Para a presente questão, observar que:

1 – a acentuação gráfica foi eliminada;
2 – as sílabas tônicas propostas são representadas por letras maiúsculas destacadas.
Ex: caTAStrofe (a sílaba tônica proposta é TAS)
Ao escutar , então:  ruBRIca, aVAro, proTOtipo, gratuÍto, verifica-se que:

a)(  )apenas uma palavra foi pronunciada corretamente.
b)(  )apenas duas palavras foram pronunciadas corretamente.
c)(  )três palavras foram pronunciadas corretamente.
d)(  )todas foram pronunciadas corretamente.
e)(  )nenhuma foi pronunciada corretamente.



Respostas: Prosódia e ortoépia/ortoepia – T 83

1.  A - ínterim.
2. 
a) rúbrica – rubrica
b) previlégio – privilégio
c) cabeleireiro – cabelereiro
d) caranguejo – carangueijo
e) lagartixa – largatixa
f) sobrancelha – sombrancelha
g) verruga – berruga
hempecilho – impecilho
i) Nobel – Nóbel
j) recorde – récorde
l) gratuito – gratuíto
m) ínterim - interim
3. C - (GRA – TUI – TO)  é  forma correta.e não gratuíto.
4. ortoepia a parte que trata da correta pronúncia das palavras no que se refere à emissão de vogais, à articulação das consoantes e ao timbre, enquanto a prosódia trata da correta pronúncia das palavras quanto à posição da sílaba tônica.



Aula - Ortoépia e prosódia - TURMA 83

Escola: IACS Semana:(22.ª) 15 a 19/08/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(22.ª)
15 a 19/08/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 (  )Verbos - MODOS – conceitos – p 100 a 113 – 1 a 26- Maior tema do mundo – Parte final;

(X )PPT
(  )XEROX
(X)T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(  )TRABALHO
(X )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )CORREÇÃO: A RAINHA DA CLASSE MÉDIA – P. 115 E 116. 1 A 5;
 Ø   (  )SUJEITO E PREDICADO – Conceitos e  exercícios. P. 118 a 132.
(x )PPT
(  )XEROX
(x )T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
( )TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
ü (  )Correção: “Tudo está Mudado”. P. 140-145 – 1 a 6;
ü (  )Corrigir: Unidade 3 Ler e responder: “Poder sem respeito” . p154 a 157 – 1 a 6.

(  )PPT
(x)XEROX
(X )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(x)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.