20 de nov. de 2016

APOSTO - 7º ANO

APOSTO
Aposto é o termo da oração que se refere a um substantivo, a um pronome ou a uma oração, para explicá-los, ampliá-los, resumi-los ou identificá-los.

“Nossa terra, o Brasil, carece de políticas sociais sérias”.

Entre o aposto e o termo a que ele se refere quase sempre há uma pausa, marcada na escrita pela vírgula, ou, em casos especiais, por dois-pontos, travessão ou parênteses.

 1.     Titio, irmão de papai, chega hoje de São Paulo.
 2.     Tudo – alegrias, tristezas, preocupações – ficava estampado logo no seu rosto.
 3.     Duas coisas o encorajam, a fé e a confiança em si.
 4.     Cinema, rádio ,televisão, nada o divertia.
 5.     Tirou duas notas a saber: oito e nove.

Obs.: Quando o aposto especifica ou individualiza o termo a que se refere, geralmente não há pausa. Veja:

Àquela hora a Avenida Recife estava congestionada.

Exercícios:
Grife o aposto de cada frase abaixo, caso exista.
a)Zico, o galinho de Quintino, foi grande jogador.
b)Dia 21 de abril: Dia de Tiradentes
c)Os filhos do capitão, Nerval, brincam todos os dias debaixo da minha janela.
d)Toureiro de verdade só há um, o Antônio Corajoso.
e)No mês de Janeiro faz muito calor no Rio.
f)O poeta, Casimiro, de Abreu morreu muito jovem.
g)Nunca se esqueceu de Castro Alves, o poeta dos escravos.
h)O velejador Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
i)D. Pedro, príncipe regente, deu o grito de independência.
j)Os guerreiros venceram Zumbi, rei dos Palmares.
k)Os Beatles, famoso grupo de rock, se separaram.
l)Camões, grande escritor, escreveu também poemas líricos.
m)Viajamos por três países: França, Alemanha e Itália.
n)Cecília Meireles, uma importante escritora da literatura, pertenceu à era moderna.
o)Santos Dumont, o inventor do 14 Bis, tornou-se um cânone na história da humanidade.
p)São Paulo, a maior metrópole brasileira, enfrenta vários problemas sociais.
q)São Vicente, cidade do litoral paulista, é uma das cidades mais antigas do país.
r)Eduardo, o professor de Língua portuguesa, é um gato.
s)Matheus está perdidamente encantado com as luzes da cidade.

t)Paris, a cidade luz, nunca dorme.

turma - 83 - Um apólogo - Machado de Assis

Escola: IACS Semana:(36.ª) 21 a 25/11/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(36.ª)
21 a 25/11/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Verbos e números em textos informativos – P.176 a 178;
(  )Artigos – P. 188 ...;
(  )Atividades das pág. 196 a 201 – de 1 a 10;
(  )Atividades das pág. 208 a 213 – preposições a conjunções;
(  )Ortografia – pág. 214 a 222.
                                              Fim do livro!
(  )Livro: Um passo a mais – Ler até: 02/12/16;

*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016

( )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X )PROVA
( )TRABALHO
()LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )LeR: “Exerça sua cidad.” P. 244 a 247–Todas;
(  )LeR: “Sou a mudança, por que não?” P. 257 a 266;
(  )Crase – conceitos e exercícios;
(  )Aposto – Pág. 252 e xerox.

*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016.
( )PPT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X )PROVA
( )TRABALHO
( )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Substantivo em PPT – Conceitos;
(  )Substantivos exercícios: P. 231 a 235;
(  )Ler: “Os congas” – P. 236 a 237;
(  )Conto: “Um apólogo” – Interpretação;
(  )Figuras de linguagem – Conceitos e exerc.;
*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016



(  )PPT
( )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




6 de nov. de 2016

Escola: IACS Semana:(34.ª) 07 a 11/11/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(34.ª)
07 a 11/11/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Abertura do cap. 4 – “É preciso saber escolher” – p.170 ...
(  )Almanaque: Conto a causo – vistar produção textual;
(  )Verbos e números em textos informativos – P.176 a 178;
(  )Numerais – P. 178 a 183;
Tema de casa: Pág. 184 a 188 – 1 a 9;

(  )Livro: Um passo a mais – ler até: 02/12/16;

*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016

( )PPT
( )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Corrigir: ISTO É CIDADANIA–P. 220 a 223 – 1 a 8;
(  )LeR:“Em que m viv., afinal?”P.227 a 22–1 a 3;
(  )LeR: Conheça seus direitos” P. 233 a 236;
(  )LeR: “Estat. da c e do adolesc.” P.239 a 242;
(  )LeR: “Exerça sua cidad.” P. 244 a 247–Todas;
(  )LeR: “Sou a mudança, por que não?” P. 257 a 266.
*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016.
( )PPT
(  )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Exibir postagens no Blog da turma
(  )LeR: “Mídia Mutante” – P. 208 a 211 – Todas;
(  )Classificação dos verbos – Defectivos, anômalos e abundantes;
(  )LeR: “O uso do celular ...”P. 215 a 217 – toda;
(  )LeR: “Na fronteira entre o real e o virtual”P. 219 a 221 – todas;
*PROVA B -25/11/2016;
*PROVA DE REC. – 02/12/2016



(  )PPT
( )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.