20 de mar. de 2017
Planos de aula - 2017 Semana: (6.ª) 20 a 24/03/2017 Professor:Elemar Gomes
IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião
Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos
de aula - 2017
Semana: (6.ª) 20 a 24/03/2017
|
Professor:Elemar Gomes
|
ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 61
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
||||||||
AULAS
DA SEMANA: Biografia e diário - ALMANAQUE
è ( )Registrar é preciso – Pág. 36 a 39 – 1 a
13 – p. 40 a 42;
è ( )O humor
– P. 42 ... 1 e 2;
è ( )Subst.
E adjetivo – P.43 a 47 – 1 a 10;
è ( )Prod.
Textual: Gênero: Narrativa de aventura;
è Tema de casa: Pág. 48 a 53 – 1 a 11.
è Almanaque – P. 13 e 14
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo
Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade linguística
e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e
Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turmas:
71,72 e 73
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
||||||||
AULAS
DA SEMANA: Fábula e Poema
è ( )Apresentar: Recontar fábulas de forma
criativa;
è ( )POESIA VISUAL – Quebra gelo –
xrox;
è ( )Leitura: P. 37 – Sensações em
ritmos e versos;
è ( )Leitura: P. 38 – A porta +
Interpretação das p. 38 a 40 – 1 a 7;
è ( )Funcionamento da Língua – P.
40 e 41 + Dicionário – Trazer de casa;
è ( )Em Casa: Elementos do Poema –
P. 42 a 44 – 1 a 6.
|
|
6
PERÍODOS
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor
social e simbólico da atividade
linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o
sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
||||||||
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
|
ESSA SEMANA TEM:
|
Turma: 83
|
Disciplina:
PORTUGUÊS
|
||||||||
AULAS
DA SEMANA:
è ( )Vídeo –
Socó ;
è ( )CORRIGIR:
Tema de casa: Ler e resp. Pág. 36 a 39 – 1 a 13;
è (
)LABORATÓRIO DE INFO – DIGITAÇÃO DO TEXTO;
è ( )Parábolas:
Conceitos e Exemplos;
è ( )O bom
Samaritano – P. 41 1 a 8;
è (
)Funcionamento da Língua – Concordância Verbal – P. 45 a 49 - PPT
|
|
6
Períodos
|
Objetivo Geral
Desenvolver a
competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever - habilitando-o à utilização da língua
materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em
situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social e simbólico da atividade linguística e dos
inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o
sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
|
Para
pensar:
“E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com
sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação
deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13
13 de mar. de 2017
EXERCÍCIOS SOBRE LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL - TURMA: 83
Atividades sobre linguagem formal e informal (linguagem culta ou coloquial))
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
1. Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:
a) Qual tipo de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b) Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c) Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
d) Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por que?
e) Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.
2- Leia a música a seguir e faça o que se pede:
Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)
|
a) Que linguagem foi usada para escrever essa música?
b) Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?
c) Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
d) Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?
3- Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a) Falando em público sobre política.
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
d) Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
e) Numa conversa na praça entre amigos.
f f) Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g) Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i) Uma redação solicitada pelo professor de português.
4- Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
“E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o”
A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b) Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e) Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f) Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.
Assinar:
Postagens (Atom)