20 de mar. de 2017

TURMA: 83 - Animação sobre a Crônica

Planos de aula - 2017 Semana: (6.ª) 20 a 24/03/2017 Professor:Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2017
Semana: (6.ª) 20 a 24/03/2017
Professor:Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Biografia e diário - ALMANAQUE
è  (  )Registrar é preciso – Pág. 36 a 39 – 1 a 13 – p. 40 a 42;
è (  )O humor – P. 42 ... 1 e 2;
è (  )Subst. E adjetivo – P.43 a 47 – 1 a 10;
è (  )Prod. Textual: Gênero: Narrativa de aventura;
è Tema de casa: Pág. 48 a 53 – 1 a 11.
è Almanaque – P. 13 e 14
( )POWER POINT
(X )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Fábula e Poema
è   (  )Apresentar: Recontar fábulas de forma criativa;
è  (  )POESIA VISUAL – Quebra gelo – xrox;ALMANAQUE
è  (  )Leitura: P. 37 – Sensações em ritmos e versos;
è  (  )Leitura: P. 38 – A porta + Interpretação das p. 38 a 40 – 1 a 7;
è  (  )Funcionamento da Língua – P. 40 e 41 + Dicionário – Trazer de casa;
è  (  )Em Casa: Elementos do Poema – P. 42 a 44 – 1 a 6.
( )POWER POINT
(X)XEROX
( )T. DE CASA
(X)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è  (  )Vídeo – Socó ;
è  (  )CORRIGIR: Tema de casa: Ler e resp. Pág. 36 a 39 – 1 a 13;
è  (  )LABORATÓRIO DE INFO – DIGITAÇÃO DO TEXTO;ALMANAQUE
è  (  )Parábolas:  Conceitos e Exemplos;
è  (  )O bom Samaritano – P. 41 1 a 8;
è  (  )Funcionamento da Língua – Concordância Verbal – P. 45 a 49 - PPT
( )POWER POINT
(X)XEROX
(x)T. DE CASA
(x)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13

13 de mar. de 2017

EXERCÍCIOS SOBRE LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL - TURMA: 83

Atividades sobre linguagem formal e informal (linguagem culta ou coloquial))



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

1.      Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:

a)    Qual tipo de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)    Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)    Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por que?
e)    Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.

2- Leia a música a seguir e faça o que se pede:

Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)

a)    Que linguagem foi usada para escrever essa música?
   b)    Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?
  c)    Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
   d)    Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?

3- Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a)    Falando em público sobre política.
b)    Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)    Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
d)    Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
e)     Numa conversa na praça entre amigos.
f   f)     Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g)    Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)      Uma redação solicitada pelo professor de português.

4- Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
“E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o”

   A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)    Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?

c)    Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?

d)    Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?

e)    Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.




f)     Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.