27 de mar. de 2017

TURMA 61

Gênero Textual Diário

Resultado de imagem para escrever gif
Diário é um tipo de texto pessoal em que uma pessoa relata experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos, acontecimentos e fatos do cotidiano.
Ainda que com a expansão da internet o diário manuscrito tem sido pouco explorado, muitas pessoas preferem produzir seus textos com papel e caneta.
Gênero Textual DiárioDiário Manuscrito
Na comunicação virtual, os blogs se assemelham aos diários uma vez que muitos possuem as mesmas características e, por isso, são comumente chamados de “Diários Virtuais”.
Quem viveu antes da expansão da era da informática deve lembrar da produção de diários, que além dos textos podiam incluir fotos, figuras, bilhetes, anotações, poesias.
Eram também chamados de "agenda", sendo, portanto, um diálogo íntimo entre o escritor e o papel. A palavra “diário” (do latim diarium) está relacionada com o termo “dia” e pode ser considerado uma autobiografia.
Os diários eram produzidos para serem lidos somente pelas próprias pessoas ou por um amigo muito íntimo, pois ele reunia diversos segredos.
Alguns tipos de diários até incluíam um cadeado com chave. De tal modo, o protagonista e o leitor do diário se confundem, posto que são a mesma pessoa.
Sem dúvida, a linguagem utilizada nos diários pessoais era informal, coloquial, despreocupada e familiar com expressões populares e gírias, que marcavam a oralidade dos textos haja vista seu número reduzido de leitores.
Quanto a isso, os blogs que atualmente correspondem a uma evolução dos diários, podem ser produzidos com uma linguagem mais despreocupada, no entanto, dependendo do número de leitores e o público alvo, as pessoas utilizam uma linguagem mais formal.
Além dos diários pessoais, podemos incluir na mesma categoria os diários de viagem, que relatam experiências sobre determinado passeio. Já os chamados "diários de ficção" são textos literários criados segundo o modelo confessional dos diários.
Observe que os diários podem ser importantes documentos históricos de testemunho que revelam uma época, por exemplo, o famoso “Diário de Anne Frank” em que a autora adolescente e judia aborda sobre os dias em que passou escondida na Holanda, durante o período do holocausto.

Características do Diário

As principais características dos diários são:
  • Relatos pessoais
  • Histórias verídicas
  • Registro de acontecimentos
  • Escritos em primeira pessoa
  • Registros em ordem cronológica
  • Caráter intimista e confidente
  • Subjetividade e espontaneidade
  • Escrita confessional
  • Vocabulário simples
  • Presença de vocativo
  • Linguagem informal
  • Textos assinados

Estrutura Textual: Como Fazer um Diário?

Embora não apresentem uma estrutura fixa, os textos dos diários podem ser estruturados da seguinte maneira:
  • Data e Local: são indicadas no início do texto o local e a data em que foi escrito, como numa carta.
  • Vocativo: Geralmente é incluído no começo do texto como: “querido diário”, “querido amigo diário”. Nalguns casos, as pessoas preferem inventar um nome fictício para ele, como se fosse um amigo íntimo.
  • Corpo de Texto: onde se desenvolvem os relatos diários, as ideias, sensações do autor.
  • Assinatura: normalmente, os diários são assinados a cada dia. No final do texto, aparecem o primeiro nome do autor. Antes disso, alguns apresentam uma expressão de despedida: “boa noite”, “abraços”, “até amanhã”.

Exemplo de Diário

Para compreender melhor a estrutura desse gênero textual, segue abaixo dois exemplos de diários pessoais: 
Passo fundo, 31 de outubro de 1997
Querido Diário,
Hoje já acordei com uma sensação estranha. Talvez por ser o “dia das bruxas”. Como habitual, fui à escola e logo pude entender que algo inusitado iria acontecer. Tivemos duas aulas vagas, pois o professor de geografia ficou doente.
Na sala de aula, a Ana e a Célia ficaram dando risadinhas e olhando pra mim. Depois veio o Hugo e me disse que eu tinha um chiclete no cabelo. A minha questão foi: Quem colocou ele ali? E porque ao invés de me falarem ficaram rindo da minha cara? Fiquei muito chateada com a atitude delas e de outras pessoas que passavam bilhetinho enquanto aproveitavam para olhar pra minha cabeça.
No recreio, não tive coragem de falar com elas e fiquei no meu canto, lendo a matéria de história e aproveitando responder as questões que o prof. passou na aula passada. Quando cheguei em casa, almocei e fiquei enfiada no quarto o dia inteiro pensando que não quero mais voltar pra escola. Nem fome eu tive!
Depois de tanto pensar, resolvi enfrentar o problema e escrevi uma carta pra Ana e pra Célia. Acho que ficou bem legal, ainda que no texto eu não reprovei a atitude delas. Pelo contrário, convidei elas para serem minhas amigas. Gosto delas, mas não gosto de injustiças, de caçoar dos outros. Acho muito feio rir de um defeito ou da desgraça alheia. Eu sei: tenho um coração mole!!!.
Tomara que amanhã isso não aconteça. Sobre isso, estive pensando qual profissão gostaria de ter no futuro e não cheguei numa conclusão concreta. Uma coisa eu sei: quero ajudar as pessoas e fazer diferença no mundo. Tenho fé nisso!!! Termino esse dia com a frase de um autor que gosto muito do Drummond: “Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos.”
Boa noite,
Helena

Atividade

De acordo com as características dos diários pessoais, produza um texto seguindo o modelo de estrutura exposto acima.
Escolha um tema que ache relevante, por exemplo, um acontecimento marcante, o primeiro dia de aula, a morte de uma pessoa querida, uma apresentação, uma conquista, dentre outros.
Bom trabalho!

26 de mar. de 2017

Planos de aula - 2017 Semana: (7.ª) 27 a 31/03/2017 Professor:Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2017
Semana: (7.ª) 27 a 31/03/2017
Professor:Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Diário
è  (  )Registrar é preciso – Corrigir – p. 40 a 42;
è (  )Subst. E adjetivo – P.43 a 47 – 1 a 10 - PPT;
è (  )Prod. Textual: Gênero: Narrativa de aventura;
è (  )CORRIGIR: Pág. 48 a 53 – 1 a 11.
è (  )Pronomes – Conceitos – pág. 54 – 1 a 9;
è Caixa de Texto: Almanaque (  )Em casa>: Ortografia e acentuação: pág.: 57 a 61 – 1 a 5 e 1 a 3.
( )POWER POINT
(X )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Poema
è  (  ) Concluir correção: P. 38 – A porta + Interpretação das p. 38 a 40 – 1 a 7;
è  (  )Funcionamento da Língua – P. 40 e 41 + Dicionário – Trazer de casa;
è  (  )Corrigir:  Elementos do Poema – P. 42 a 44 – 1 a 6;
è  (  )Figuras de linguagem: Personificação – p.43 e 44;
è  (  )Ler: Relógio- Correção: p. 46;
è  Caixa de Texto: Almanaque (  )Func. Língua – p. 48 e 49;
è  (  )Em casa: Pág. 50 a 52.
( )POWER POINT
(X)XEROX
( )T. DE CASA
(X)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è  (  )Vídeo – Socó ;
è  Caixa de Texto: Almanaque (  )Concluir CORREÇÃO: Tema de casa: Ler e resp. Pág. 36 a 39 – 1 a 13;
è  (  )Parábolas:  Conceitos e Exemplos;
è  (  )O bom Samaritano – P. 41  - 1 a 8;
è  (  )Funcionamento da Língua – Concordância Verbal – P. 45 a 49 – PPT;
è  (  ) Funcionamento da Língua – Concordância Verbal. Exercícios.
( )POWER POINT
(X)XEROX
(x)T. DE CASA
(x)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13