18 de jun. de 2017

Planos de aula - 2017 Semana: (19.ª) 19 a 23/06/2017 Professor:Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2017
Semana: (19.ª) 19 a 23/06/2017
Professor:Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: POEMAS
è (  )Teatro: Ensaios e apresentações - LIVRO DO BIM. “O SEGREDO QUE AS CAVERNSA ESCONDIAM” -LER ATÉ: 13/06;
è (  )Literatura de cordel Pág. 90 oral;
è (  )A criança na escola Pág. 91 a 94 Questões:  1 a 14;
è (  )Prova de Rec.: 23/06;
è (  )Depois das Férias - Escrever corretamente xerox.
(  )POWER POINT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
( )HORA DA LEITURA
( )ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è (  )TEATRO: Ensaios e apresentações: LIVRO DO BIM. “OLHOS VIRTUAIS”;
è (  )LEITURA DO TEXTO: PÁG. 112 e 113 – 1 a 4;
è (  )Em que mundo vivemos, afinal? Pág. 113 a 117 – 1 a 7;
è (  )Depois das Férias: Escrever corretamente – Xerox;
è (  )Prova de Rec.: 23/06
( )POWER POINT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
( )HORA DA LEITURA
( )ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è (  )Teatro: Ensaios e apresentações: LIVRO DO BIM. “FUGINDO PARA A LIBERDADE”;
è (  )Coesão – PPT;
è (  )Coesão – Livro: Pág. 102 a 104 – 1 a 4;
è (  )Depois das férias: Escrever corretamente: Xerox;
è  (  )Prova de Rec.: 23/06
( )POWER POINT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
(X)HORA DA LEITURA
( )ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13


LITERATURA DE CORDEL - REPENTE - TURMA: 61 - DAVI & DANIEL - Qual é o seu Talento? - SBT

Literatura de Cordel

4 de jun. de 2017

Planos de aula - 2017 Semana: (17.ª) 05 a 09/06/2017 Professor:Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2017
Semana: (17.ª) 05 a 09/06/2017
Professor:Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: POEMAS
è (  )Verbos – parte I – P.80 a 89;
è (  )Escrever corretamente – xerox;
è (  )LIVRO DO BIM. “O SEGREDO QUE AS CAVERNSA ESCONDIAM” -LER ATÉ: 13/06;
è (  ) Aula de reforço: 12/06/17 – 13h15min
è (  )Prova B – 13/06
è  (  )Prova de Rec.: 23/06
(  )POWER POINT
( X)XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)HORA DA LEITURA
( )ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è (  )CORRIGIR: “Sem explicação complica” – P. 99 a 105 – 1 a 11;
è (  )Escrever corretamente – Xerox;
è (  )LIVRO DO BIM. “OLHOS VIRTUAIS” -LER ATÉ: 13/06;
è (  )AULA DE REFORÇO: T.71 E T.72:   12/06/17 – 14horas e T.73: 10h35min;
è (  )Prova B – 13/06
è (  )Prova de Rec.: 23/06
( )POWER POINT
(X)XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)HORA DA LEITURA
( )ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è  (  )Eles ficaram para a história – P. 97 a 101 – 1 a 7;
è  (  )Escrever corretamente: Xerox;
è  (  )Almanaque – P. 15 a 19 – LAB. INFO;
è (  )Aula de reforço: 12/06/17: 11h20min;
è LIVRO DO BIM. “FUGINDO PARA A LIBERDADE” -LER ATÉ: 13/06.
è (  )Prova B – 13/06
è (  )Prova de Rec.: 23/06
( )POWER POINT
(X)XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13

OBS: AGENDAR PROVAS E AULAS DE REFORÇO

31 de mai. de 2017

Resultado de imagem para RELATORELATO: O QUE É E COMO SE FAZ?

GÊNERO RELATO PESSOAL


Onde e para quem lemos e escrevemos um relato pessoal?


Quando relatamos algo temos um objetivo real, assim como qualquer outra forma de manifestação verbal: se relatamos alguma coisa para nossos familiares, temos um objetivo; se relatamos certo fato a um amigo, teremos outro.

Falamos, lemos e escrevemos um relato pessoal em diferentes situações e por diferentes suportes: revistas, jornais, telefone, redes sociais, mas a intenção é sempre transmitir um acontecimento da nossa vida que possa ser narrado para outrem.



Um relato de viagem, por exemplo, tem por objetivo narrar a experiência para outras pessoas que desejam ir ao mesmo lugar que fomos. Já um relato noticioso, tem por objetivo integrar um texto jornalístico, como a notícia ou reportagem, para exemplificar ou comprovar determinada situação. Observe a notícia abaixo publicada na Revista Veja:

Complexo do Alemão recebe festival de teatro
Por AE
São Paulo - Há duas semanas, após tentativa de invasão de traficantes, a polícia ocupou os Morros do Adeus e da Baiana, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Neste fim de semana, a ocupação foi cultural. No alto do Adeus, turistas e cariocas "do asfalto" se misturaram à comunidade para assistir a uma adaptação de uma peça de Shakespeare.
"Nunca imaginei que fosse ver algo tão bonito nesse local", disse a operadora de máquina Nívea Carvalho, de 35 anos, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ela viu a peça "Sua Incelença, Ricardo III", da Cia. Clowns de Shakespeare, de Natal, com os primos, moradores do Alemão.
Foi a segunda edição do Tempo Festival de Artes, mas pela primeira vez o evento foi para uma comunidade. "Foram quatro meses de pesquisa e contato com os moradores. O Alemão é imenso. Há a ocupação pelo Exército, a situação de sítio. A harmonia só pode chegar por meio da cultura e do lazer", disse um dos diretores do festival, César Augusto.
Antes da peça, os franceses da Compagnie Houdart-Heuclin se vestiram de monstros - batizados de "Padox" - e fizeram uma performance. A atriz e coreógrafa gaúcha Roberta Savian encerrou a programação. Para se preparar para o espetáculo, ela morou seis dias no Alemão. "Confesso que tinha um medo enorme que tive de quebrar. Aqui, tive a oportunidade de ver com os próprios olhos a realidade." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Características
  • Narra fatos reais vividos por uma pessoa e suas consequências;
  • Tem a intenção de demonstrar os sentimentos acerca daquilo que foi vivido;
  • Apresenta elementos básicos da narrativa tais como:
    - sequência de fatos,
    - pessoas,
    - tempo,
    -espaço;
SEMPRE:
  • O narrador será protagonista, ou participante;
  • Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa;
  • Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo;
  • Emprega-se o padrão culto da língua;
  • Prioriza-se as ações e a descrição do lugar onde elas ocorreram.
Estrutura para o PAS e vestibular:

Título - precisa resumir o texto contendo a palavra tema;
Dois ou três parágrafos 


  • Quando?
  • Onde?
  • Quem?
  • O quê?
  • Como?
  • Por que?



Para começar, o gênero relato, ou “relato pessoal”, faz parte do domínio social da comunicação. Podendo ser oral ou escrito, ele parte do  de que há um emissor e um interlocutor. Nesse gênero, relatamos, basicamente, experiências vividas no passado – que pode ser ontem, mês passado, ou há três anos – contanto que seja no passado. Para isso, os verbos devem ser empregados no pretérito.

Mas vocês podem estar pensando: se, no relato, “contamos” algo que ocorreu no passado, qual é a maior diferença dele para o gênero narrativo? A resposta vem em duas partes: além de, no gênero narrativo, ser possível escrever no presente (Podemos contar uma ficção dizendo: “O menino chega e entra em seu quarto. Ele fecha a porta e percebe que algo está diferente.”), o relato sempre prioriza as ações. Vocês podem até falar sobre sentimentos e sensações, mas o objetivo principal é informar com foco nas ações!
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA RELATO PESSOAL

A reportagem a seguir trata sobre o tema “namoro na escola” e foi escrita por Patrícia Pereira. Leia-a atentamente e faça o que o comando de produção solicida.

Com as cores da legenda, marque o RELATO PESSOAL, depois será publicada aos leitores do nosso blogue. 

Namoro na escola pode?
Uma das marcas da adolescência são os primeiros namoros, e muitos deles surgem dentro da escola. É normal que se fique inseguro sobre como agir: é permitido beijar no pátio? E ficar de mãos dadas durante a aula? Os professores também têm dúvidas a respeito de como lidar com essa situação. Chega-se a questionar se a escola deve permitir namoros dentro de seu espaço. A resposta é simples: encare tudo com muita naturalidade – o namoro, assim como a escola, é parte da vida de qualquer pessoa.
Mas isso não quer dizer que “pode tudo”. O casal precisa estar ciente de certos limites, e é papel dos educadores conversar com os alunos sobre o tema. Para Mírian Paura, professora do programa de pós-graduação em Educação da Uerj, não há motivo para proibir o namoro entre alunos na escola. Ela explica que os estudantes podem e devem experimentar, no ambiente escolar, diferentes realidades da vida em sociedade. É bom lembrar carros baixada santista que o namoro é algo corrente, que acontece também fora do colégio, e não está à parte da realidade.
Por outro lado, é preciso entender que a escola tem uma série de normas e critérios para que possa fornecer uma educação de qualidade. Da mesma forma que há métodos de ensino e regras para a realização das avaliações, há também normas relacionadas ao desempenho pessoal e à conduta do aluno, explica Mírian. Segundo a professora, é necessário estabelecer limites. E não é só na escola que isso acontece.
A sociedade, de forma geral, exige limites. “Há comportamentos que podem e comportamentos que não podem, que são inadequados. Construir o limite para cada espaço é um bom passo”, diz Patrícia Baroni, pedagoga e mestranda em Educação pela Uerj. O pátio, por exemplo, é diferente da sala de aula.
Regina Coeli Moura de Macedo, pedagoga e doutoranda em Educação pela Uerj, explica que cada espaço social tem uma função.

Quando?
Amarelo Onde?
Verde Quem?
Azul O quê?
Rosa Como? Vermelho
Por que? Laranja