9 de jun. de 2019

TEMPOS VERBAIS

Tempos Verbais

Tempos verbais são as variações do verbo que indicam em qual momento o fato expresso por ele está ocorrendo. De forma básica, temos os seguintes tempos verbais: passadopresente e futuro.
Além disso, os tempos verbais podem ser divididos em simples e compostos.

Tempo Passado

É conhecido como tempo pretérito. Os verbos que pertencem a esta conjugação indicam um fato que ocorreu anteriormente ao momento em que se fala. Temos, dentro do pretérito, os seguintes tipos:

Pretérito Perfeito

Essa forma traz fatos que foram concluídos antes do momento em que se fala.
Eles andaram muito naquele dia.

Pretérito Imperfeito

Essa forma traz fatos que não foram concluídos no momento em que outro fato ocorreu e também traz fatos passados que ocorreram de forma contínua.
  • Eu trabalhava naquela empresa quando aquele vizinho faleceu. (fato não concluído)
  • Quando ficava sem dinheiro, emprestava dos amigos, mas sempre devolvia. (fato contínuo)

Pretérito Mais-que-perfeito

Essa forma traz um fato concluído que ocorreu antes de outro fato que também já foi concluído.
Quando chegamos lá, a loja já fechara.
Geralmente substituímos esta conjugação por outra composta:
Quando chegamos lá, a loja já tinha fechado.

Tempo Presente

É usado para indicar um fato que está ocorrendo no momento da fala.
Hoje vou dormir mais cedo.
Às vezes, a indicação de ação no presente pode vir com duas formas verbais:
Estou guardando meus materiais. (estou = tempo presente do indicativo; guardando = gerúndio)

Tempo Futuro

É usado para indicar coisas que vão ou que podem ocorrer após o momento da fala. Temos os seguintes tipos:

Futuro do Presente

Traz fatos que ocorrem logo depois do momento da fala.
Hoje a tarde haverá uma reunião importante na empresa.
Esta forma também pode aparecer na forma composta. Neste caso, ele vem para expressar um fato futuro em relação ao momento em que se fala, mas que é considerado passado em relação a outro fato futuro.
Quando ele chegar, já teremos terminado todo o trabalho. (chegar = futuro; teremos terminado = fato passado em relação ao futuro)

Futuro do Pretérito

Vem para indicar um fato futuro em relação a um fato que ocorreu no passado.
Você nos garantiu que os documentos viriam hoje. (garantiu = fato passado)
Pode aparecer na forma composta também, mas no caso, esta forma expressará um fato que só será possível se outro tiver ocorrido.
Ele teria vencido, se lutasse com mais convicção. (teria vencido = fato futuro possível; lutasse = condição passada para que o futuro ocorra)

Tempos Verbais Simples

Dentro desta divisão, temos: tempos primitivos e tempos derivados.

Tempos Primitivos

São aqueles que possuem a forma mais simples de tempo verbal.

Tempos Derivados

São todas as outras possibilidades de tempos verbais formadas a partir das formas primitivas.
Na tabela abaixo, podemos ver os tempos primitivos e seus respectivos derivados:
Tempos primitivosTempos derivados
Presente do indicativoPresente do subjuntivo
Pretérito imperfeito do indicativo
Imperativo (afirmativo ou negativo)
Pretérito perfeito do indicativo (passado)Pretérito mais-que-perfeito
Futuro do subjuntivo
Pretérito imperfeito do subjuntivo
Infinitivo impessoalFuturo do presente do indicativo
Futuro do pretérito do indicativo
Infinitivo pessoal

Tempos Verbais Compostos

São tempos verbais formados pelos verbos auxiliares ter ou haver mais o particípio do verbo principal.
Eu tenho caminhado muito ultimamente.
Vemos acima o auxiliar tenho e o particípio caminhado, do verbo caminhar.
Assim como nos tempo simples, os compostos também possuem várias formas, de acordo com a lista abaixo:
  • Pretérito perfeito composto do indicativo
  • Pretérito perfeito composto do subjuntivo
  • Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo
  • Pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo
  • Futuro do presente composto do indicativo
  • Futuro do pretérito composto do indicativo
  • Futuro composto do subjuntivo
  • Infinitivo pessoal composto
Na tabela a seguir, podemos ver no verbo andar um exemplo de conjugação em cada um dos tempos verbais:
Conjugação verbo andar1
Presente do indicativo(Eu) ando, (tu) andas, (ele) anda, (nós) andamos, (vós) andais, (eles) andam
Presente do subjuntivo(Que eu) ande, (que tu) andes, (que ele) ande, (que nós) andemos, (que vós) andeis, (que eles) andem
Pretérito imperfeito do indicativo(Eu) andava, (tu) andavas, (ele) andava, (nós) andávamos, (vós) andáveis, (eles) andavam
Imperativo (afirmativo ou negativo)2Anda, ande, andemos, andai, andem 3
Pretérito perfeito do indicativo simples (passado)(Eu) andei, (tu) andaste, (ele) andou, (nós) andamos, (vós) andastes, (eles) andaram
Pretérito mais-que-perfeito simples(Eu) andara, (tu) andaras, (ele) andara, (nós) andáramos, (vós) andáreis, (eles) andaram
Futuro do subjuntivo simples(Quando eu) andar, (quando tu) andares, (quando ele) andar, (quando nós) andarmos, (quando vós) andardes, (quando eles) andarem
Pretérito imperfeito do subjuntivo(Se eu) andasse, (se tu) andasses, (se ele) andasse, (se nós) andássemos, (se vós) andásseis, (se eles) andassem
Futuro do presente do indicativo simples(Eu) andarei, (tu) andarás, (ele) andará, (nós) andaremos, (vós) andareis, (eles) andarão
Futuro do pretérito do indicativo simples(Eu) andaria, (tu) andarias, (ele) andaria, (nós) andaríamos, (vós) andaríeis, (eles) andariam
Infinitivo pessoal(Eu) andar, (tu) andares, (ele) andar, (nós) andarmos, (vós) andardes, (eles) andarem
Pretérito perfeito do indicativo composto(Eu) tenho andado, (tu) tens andado, (ele) tem andado, (nós) temos andado, (vós) tendes andado, (eles) têm andado
Pretérito perfeito do subjuntivo composto(Que eu) tenha andado, (que tu) tenhas andado, (que ele) tenha andado, (que nós) tenhamos andado, (que vós) tenhais andado, (que eles) tenham andado
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo composto(Eu) tinha andado, (tu) tinhas andado, (ele) tinha andado, (nós) tínhamos andado, (vós) tínheis andado, (eles) tinham andado
Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo composto(Se eu) tivesse andado, (se tu) tivesses andado, (se ele) tivesse andado, (se nós) tivéssemos andado, (se vós) tivésseis andado, (se eles) tivessem andado
Futuro do presente do indicativo composto(Eu) terei andado, (tu) terás andado, (ele) terá andado, (nós) teremos andado, (vós) tereis andado, (eles) terão andado
Futuro do pretérito do indicativo composto(Eu) teria andado, (tu) terias andado, (ele) teria andado, (nós) teríamos andado, (vós) teríeis andado, (eles) teriam andado
Futuro composto do subjuntivo(Quando eu) tiver andado, (quando tu) tiveres andado, (quando ele) tiver andado, (quando nós) tivermos andado, (quando vós) tiverdes andado, (quando eles) tiverem andado
Infinitivo pessoal composto4(Eu) ter andado, (tu) teres andado, (ele) ter andado, (nós) termos andado, (vós) terdes andado, (eles) terem andado
1: Nos tempos compostos, o verbo ter pode ser substituído por haver.
2: Nesta forma, não temos a primeira pessoa.
3: Para a forma negativa, coloca-se o não antes do verbo (não andes tu, etc).
4: Encontrado como infinitivo pessoal pretérito composto.
BIBLIOGRAFIA
  • FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. Ed renovada. São Paulo: FTD, 2007.
  • MAIA, João Domingues. Português: ensino médio. 11. ed. São Paulo: Ática, 2004.
Ana Gabriela Figueiredo Perez
Estudos Literários - Unicamp

4 de jun. de 2019

A Fabulosa Fábula do Fabuloso

TURMAS: 161 E 162

BEM VINDOS AO SITE!

Imagem relacionada

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE INICIAL
Imagem relacionada

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 1
Resultado de imagem para FÁBULAS

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 2
Imagem relacionada

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 3
Resultado de imagem para FÁBULAS

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 4
Resultado de imagem para FÁBULAS

CLIQUE SOBRE A IMAGEM

ATIVIDADE 5
Resultado de imagem para FÁBULAS

2 de jun. de 2019

FÁBULAS

FÁBULAS

Fábulas são pequenas histórias em que os personagens são animais e apresentam situações que nos passam alguma lição ou ensinamento. O grego Esopo é considerado o pai da fábula, sendo seguido depois por escritores com Fedro e o famoso francês Jean de La Fontaine.

TAREFA: LEIAS 3 DAS FÁBULAS DO LINK ABAIXO.

DEPOIS NO EDITOR DE TEXTO FAÇA UMA RELEITURA, OU SEJA, FAÇA A SUA FÁBULA A PARTIR DAQUELA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU. NÃO ESQUEÇA:

TÍTULO;
3 PARÁGRAFO;
DIÁLOGOS;
MORAL OU ENSINAMENTO NO FINAL.









Resultado de imagem para FÁBULAS

ATIVIDADE 1

Imagem relacionada

ATIVIDADE 2

Resultado de imagem para ESTUDANTES ADOLESCENTES

ATIVIDADE 3

Imagem relacionada

ATIVIDADE 4

Imagem relacionada

ATIVIDADE 5

Resultado de imagem para ESTUDANTES

Planos de aula – 2019 Semana: (17.ª) 03 a 07/06/2019 Professor:Elemar Go

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula – 2019
Semana: (17.ª) 03 a 07/06/2019
Professor:Elemar Gomes


ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 71-72-73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Biografia e diário
  • (  )TIPOS DE SUJEITOS – EXERCÍCIOS – P. 87 A 98. 1 A 14;
  • TEMA DE CASA: LER E RESPONDER AS PÁG. 99 A 105 – 1 A 12;
  • (  )Prod. Textual: Gênero: EXPOSITIVO - EXPLICATIVO;
  • Tema de casa: Pág. 48 a 53 – 1 a 11.
  • Almanaque – P. 11/06/2019

( )POWER POINT
(X )XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 82 - 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
  • (  )Vídeo – ALEIJADINHO;
  • (  )CORRIGIR: Tema de casa: Ler e resp. Pág. 97 a 101 – 1 a 06;
  • (  )COESÃO TEXTUAL – P. 102 A 105;
  • (  )ATIVIDADES DE COESÃO NA LOUSA – PROJETAR NO NOTEBOOK;
  • (  )TEMA DA CASA: LEITURA 2  - PÁG. ’06 A 110;
  • (  )ALMANAQUE: UNIDADE 2: 11/06/2019




( )POWER POINT
(X)XEROX
(x)T. DE CASA
(x)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.

Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13