21 de mai. de 2014

AULA ESPECIAL - SEXTA -THEÓPHILO SAUER



Língua portuguesa – Professor: Elemar Gomes - COMPORTAMENTO
Uma linda história de amor... Com o celular
Aparelhos telefônicos são os companheiros inseparáveis da gurizada

Da Redação - 13/9/2012 - 09:30
Sapiranga - Acordar, estudar, comer, dar banda, viajar na Internet, assistir TV e dormir, tudo isso com um companheiro inseparável: ele, o celular! Quem nunca esqueceu o aparelhinho por um dia e passou o tempo todo na angústia pensando nas milhares de mensagens e chamadas perdidas? Praticamente sem vida social, às margens de todas as atualizações bombásticas? OMG!!!! Não basta estar conectado e ter um telefone à mão, a gurizada quer se manter onipresente.
No caso do estudante Felipe Rocha, 14 anos, a função já começa cedo, às 6 horas quando ele levanta para ir ao colégio, e só vai parar na hora em que volta para a cama. Felipe é tão ligadinho que já conseguiu mandar cerca de 4 mil mensagens em um mês - e isso que nem estamos somando os recados nas redes sociais, que ele também acessa pelo celular. Mas de onde tanto assunto? "Sempre tem, a gente faz muitas amizades assim", conta, revelando que até já conheceu uma namorada por troca de mensagens.
Felipe diz que deixa o celular ligado na hora de dormir e confessa que não consegue ficar desconectado. Assim também é sua colega Sarah Lopes, 15 anos, que tem uma média de 150 a 200 mensagens por dia – haja bônus das operadoras de telefonia para manter tudo isso! "A pior parte é quando acaba o crédito". Está achando que os dois amigos mandam recados um para o outro? Bem capaz. O lance deles é fazer novas amizades. "Conversar com pessoas que a gente não conhece é mais tri", diz Sarah - até porque ela fica muuuito braba quando manda toda uma história para Felipe e a única coisa que ele responde é um "mmm, legal!". "Não é por mal, é que não tenho o que dizer e achei legal", se justifica o amigo. Mas não há problema, é só ir puxar papo com outro que tudo se resolve. Desde que a resposta venha rápido.
O pior é que essas novas amizades que eles procuram às vezes ficam apenas no celular. Sarah e Felipe contam que tem a galera que puxa papo, mas na rua nem cumprimenta e também quem exagera na sinceridade na mensagem e pessoalmente nem abre o bico. Para a psicologa Andréia Reis, que faz parte do Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP) de Novo Hamburgo, isso é até normal para uma geração que se criou no meio tecnológico. "Eles aprenderam a se comunicar através da tecnologia, então é muito mais fácil falar assim".
Mas não dá pra passar os dias em função do celular, né? É muito divertido, mas tem que saber manter um equilíbrio. "Ficar o tempo todo ligado, deixando de fazer outras atividades, pode provocar dificuldades de se relacionar de forma presencial, isolamento e por vezes a criação de um mundo paralelo, virtual. Também há o tecnoestresse, causado pelo uso excessivo da tecnologia, provocando dificuldade de concentração e ansiedade". Sim, pode não parecer real, mas existe vida além do celular. Go ahead!
Namoro e amizade nas teclas
Nessa de fazer tudo com o celular, rola até pedido de namoro na jogada, como aconteceu com a estudante Manuela Bastos Cardoso, 13 anos, que recebeu uma mensagenzinha toda cheia de chamego com uma proposta. É claro que ela não respondeu. "Ele nem teve coragem de vir falar pessoalmente, se quisesse mesmo viria". O colega e amigo Felipe Rocha tenta justificar a atitude do cara que fez o pedido. "É que homem tem que se declarar pra essas coisas, daí se aperta. É mais fácil assim, se fosse olho no olho seria mais difícil", afirma, defendendo a ala masculina. O colega Lucas Trevizani, 15, concorda: "Às vezes dá certo". Para a psicológica Andréia, o que os guris enxergam como problema - de achar complicado fazer qualquer pedido pessoalmente - ocorre por causa do aumento de independência, segurança e grau de exigência das gurias. "Isto vale para o mundo adulto também, as mulheres estão tomando iniciativa, e os homens não sabem lidar com isso".

A estudante Sarah Lopes diz que não recebeu ou fez nenhum pedido de namoro, mas que já apelou para as mensagens para pedir desculpas a uma amiga, antes que uma briga boba virasse coisa séria. "Porque tu tens medo que pessoalmente acabe brigando, então resolver por mensagem é mais fácil".
Só na mensagem
Felipe Rocha, Manuela Bastos Cardoso, Sarah Lopes e Lucas Trevizani são colegas no 8o ano do Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio, de Sapiranga. Os quatro vivem com o celular grudado e confessam que não saberiam viver sem o aparelho, que também tem um lugar especial no ladinho da cama quando essa galera vai dormir. Só o Felipe já chegou a mandar 4 mil mensagens em um mês. "E isso que nem tenho namorada." "É, ele gasta mais trovando as gurias", brinca Sarah. A turma só não está com celular na mão à mesa com a família e na hora de conversar com os pais. "Senão eles só ficam reclamando."
Na escola não rola
Tudo muito legal, muito bonito ficar mandando mensagem o dia inteiro, mas na sala de aula não rola, né? Na escola da Sarah, da Manuela, do Felipe e do Lucas quem estiver mexendo no aparelho no meio das explicações tem o telefone recolhido. Na primeira vez, pode pegar o celular na diretoria na saída, mas se acontecer de novo só os pais podem retirar, e não tem chorumelas. "A gente só usa na troca de professores, para não ficar sem".
Jovens e celular
Os jovens estão entre os maiores consumidores de linhas de telefone do Brasil. Segundo estudo da Serasa Experian, este grupo representava 19,8% das vendas de telefonia móvel e 25,5% de telefonia fixa no País em 2011. Entre os motivos para o resultado, o órgão responsável pela pesquisa aponta o aumento da formalização da gurizada no mercado de trabalho e a popularidade dos aparelhos celulares. "Além de terem maior estabilidade no emprego, os jovens passam a contar com um comprovante oficial de renda, o que estimula e facilita o acesso em mercados específicos como o de crédito e telefonia", afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.
Foto: Gabriela da Silva/GES-Especial
QUESTÕES REFERENTES AO TEXTO ACIMA:
1.   Apresente a sua leitura (entendimento, opinião), dizendo sobre o que conta, qual é seu tema, assunto, enfim, o que acontece de tão interessante nesse texto dissertativo?
2.  Apresente as relações que a dissertação evidencia com a realidade (hoje).
3.  A partir do texto, responda:
a)   O quê acontece?
b)   Quando acontece?
c)   Onde acontece?
d)   Como acontece?
e)   Por que acontece?                       
4.  Apresente as vantagens e as desvantagens do uso do celular na escola.
VANTAGENS
DESVANTAGENS























5.  DIVIDEM-SE EM 5 GRUPOS E FAÇA UM CARTA (FOLHA DE OFÍCIO) ORIENTANDO OS ALUNOS DA ESCOLA SOBRE O USO INTELIGENTE DO CELULAR.RECORTE EM REVISTAS IMAGENS BONITAS DE CELULAR.
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18 de mai. de 2014

AULA DE INFORMÁTICA

Escola:
ROSA ELSA
Semana: 2.ª MAIO/14
Professor:      Elemar Gomes
PROF.ª
ANO: CONTEÚDOS
FONTES/SITES LINKS
TATIANA
FRASES E TEXTOS
ANGELA


MURYEL
CÁLCULOS MATEMÁTICOS
SITE 1
http://jogos360.uol.com.br/math_mountain.html

VERA


MARIÉLI


ELIZANDRA
CONTAR ATÉ 10
SITE 1
http://www.escolagames.com.br/jogos/euseicontar/
AVES
 
DEISE


RENATA


LIANESE


TURMA DO ROSA ELSA


ELEMENTOS TEATRAIS



Os Elementos Cênicos nos Processos de Criação no Fazer Teatral naEscola
 
Esses elementos cênicos ou teatrais, que surgem no ambiente escolar a partir do ensino do teatro favorecem o fazer teatral na sala de aula facilitando o aprendizado dos alunos. Segundo Brasil (2012), uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que estão aparecendo no palco, mas outros elementos são fundamentais para que o espetáculo se realize. Alguns desses elementos como o figurino, a corporeidade e a sonoridade, entre outros, são essenciais para que a peça obtenha o sucesso esperado.

GALERA DO ROSA ELSA - VAMOS FAZER TEATRO



Romeu e Julieta (no original em inglês Romeo and Juliet) é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

ROSA ELSA - AULAS DA 3.ª SEMANA DE MAIO

    Planos de aula

ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
Semana:
3.ª MAIO/14
Professor: Elemar Gomes
LEITURAS:
Ø  ODISSÉIA DE ODISSEU – LER ATÉ 20 DE JUNHO DE 2014
ANO: NONO
TURMA: 92
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS
*    FILME: ROMEU E JULIETA;
*    ENSAIOS  DOS TEXTOS TEATRAIS: ROMEU E JULIETA
*    APRESENTAÇÕES DO TEATRO ROMEU E JULIETA
4
- CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM, IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO CRÍTICA.
ANO: QUARTO
TURMA: 41
CURRÍCULO
CONTÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS
     Ø   ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA – CONSTRUIR DINÂMICAS
4
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,  BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR, DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...


Aulas da 3.ª semana de maio - THEÓPHILO SAUER



 Planos de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
Semana:
3.ª MAIO/14
Professor: Elemar Gomes

  Ø   9.º ANO(91,92 e 93): “ANA TERRA” – ATÉ:30/05/2014 – 10,0 PONTOS (DEB. + QUEST.)
SÉRIE: NONA
Turma: 91
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
Ø  CONCEITOS DE CONJUNÇÕES;
Ø  EXERCÍCIOS 1;
Ø  EXERCÍCIOS 2;
Ø  TRABALHO FINAL.
*        PROVA TRIMESTRAL: 23/05/2014
·         CONTEÚDOS DA PROVA:
è  INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
è  COESÃO E COERÊNCIA
è  CONJUNÇÕES

4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SÉTIMA
Turma: 92
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
Ø  CONCEITOS DE CONJUNÇÕES;
Ø  EXERCÍCIOS 1;
Ø  EXERCÍCIOS 2;
Ø  TRABALHO FINAL.
*        PROVA TRIMESTRAL: 23/05/2014
·         CONTEÚDOS DA PROVA:
è  INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
è  COESÃO E COERÊNCIA
è  CONJUNÇÕES
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SEXTA
Turma: 93
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
Ø  CONCEITOS DE CONJUNÇÕES;
Ø  EXERCÍCIOS 1;
Ø  EXERCÍCIOS 2;
Ø  TRABALHO FINAL.
*        PROVA TRIMESTRAL: 20/05/2014
·         CONTEÚDOS DA PROVA:
è  INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
è  COESÃO E COERÊNCIA
è  CONJUNÇÕES
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.