1 de jul. de 2014

ODISSÉIA -

CLIQUE SOBRE A IMAGEM E BAIXE O LIVRO PARA O SEU COMPUTADOR EM PDF


Questões sobre o livro:”Odiséia”
1)    Como a serva de Odisseu descobriu que o mendigo era ele?
2)    Como Ulisses e seus homens fugiram da caverna do Ciclope?
3)    Qual foi a reação das moças (suas servas, na sala do combate) quando viram Ulisses?
4)     Dê o significado da expressão “Olhos Glauco”?
5)    Qual era a condição proposta pelos gregos para que os troianos ficassem com o presente?
6)    Hermes, o homem das sandálias voadoras, ofereceu a Ulisses uma planta que seria capaz de...
7)    Qual foi a desculpa usada por Ulisses à Penélope, quando ela perguntou-lhe sobre quem era e de onde provinha?
8)    O que Ulisses deveria fazer para chamar os mortos, no inferno, a morada de Hades?
9)    Na praia, o que fez Telêmaco para saber notícias de seu pai?
10)                      O que Ulisses fez com Polifemo, um dos Ciclopes?
11)                      Por que Ulisses e Eumeu perseguiram Mulântio durante a luta final?
12)                      Por que Ulisses desafio o deus do mar – Posseidon- ?
13)                      Por que Tirésias ficou cego?
14)                      Que divindade representava Afridite?
15)                      Por que os deuses impediaram Ulisses e seus homens de voltar para casa?
16)                      Quem era Hélio?
17)                      Por que Hélio criou obstáculos na volta de Odisseu?
18)                      Qual era o objeto que Ulisses deixou a seu filho?
19)                      Quem havia se apaixonado por Ulisses, mas por ordem de Zeus teve de libertá-lo?
20)                      Quem era Hera?
21)                      Como Melântio, súdito  e fiel serve de Ítaca,  ajudou Ulisses a enfrentar os pretendentes?
22)                      Quem eram os leões, lobos, porcos, enfim, animais que ficavam em torno do reino da feiticeira Circe?
23)                      Como era entendido um presságio?
24)                      Qual era a artimanha que Penélope usava par enganar, iludir os pretendentes?
25)                      O que Penélope fazia para não se casar com um dos pretendentes?
26)                      O que significa presente grego?
27)                      Por que Telêmaco acreditava que Ulisses, seu pai, não havia morrido?
28)                      Em que os pretendentes invejavam Ulisses?
29)                      Como se deu a vitória de Odisseu sobre os pretendentes?
30)                      O que Penélope bordava, que imagem, o que representava?
31)                      O que faziam os pretendentes, enquanto Penélope não lhes dava resposta?
32)                      O que aconteceu aos marinheiros Feáceos, depois que eles deixaram Ulisses em Ítaca?
33)                      O que fez a mãe de Ulisses? Onde o heroi a encontrou?
34)                      O que fez um dos marinheiros de Ulisses, quando já estavam avistando a ilha de Ítaca?O que aconteceu então?
35)                      Apresente predicados (características) que definam o personagem principal da história, dizendo quem “é”, e o que “fez”.
36)                      Por que o Rei Príamo abandonou seu segundo filho no monte Ída, onde, o ainda bebê Odisseu, seria devorado pelos lobos selvagens?
37)                      Naquele tempo era chamado de Aedo(Poeta-cantor, rapsodo- Composição musical formada de cantos tradicionais ou populares de um país- da antiga Grécia, que recitava suas composições fazendo-se acompanhar pela lira.), hoje como o chamamos?
38)                      Odisseu partiu em uma jangada, enfrentou mais uma vez a fúria do deus do mar (Posseidon). Porém, com a ajuda da deusa das profundezas (Tethys ), ele nadou até a costa. Entrou na foz de um rio, agarrou-se as raízes de árvores e desmaiou. Aonde chegou? Por quem foi recebido?

39)                      Quanto ao tempo e o espaço:
a)   Quando ocorre a narrativa (época/ período/ tempo)?
b)  Onde ocorre a narrativa (local/ ambiente)?
c)   Quanto ao ponto de vista narrativo, o texto é escrito em ______ pessoa. Comprove:
40)                      Descreva Possêidon.
41)                      Quem foi Palas Atena para Ulisses e suas aventura?
42)                      O que uma ninfa? Qual era o seu papel?
43)                      Por que houve a guerra de Tróia?
44)                      Eólo era o guardião dos ventos. O que esse deu a Ulisses?
45)                      Como Penélope descobriu que o mendigo era Ulisses?
46)                      O que significa odisséia?
47)                      O que Ulisses e seus homens encontraram em uma caverna?
48)                      O que Ulisses fez para não ser seduzido por sereias, quando passasse perto da ilha delas?
49)                      Quais eram os tesouros que Ulisses tinha guardado?
50)                      Qual era a principal desculpa que Penélope usava para adiar seu casamento com um dos pretendentes?
51)                      Descreva o ciclópe?
52)                      O que a deusa Íris atirou sobre a mesa da festa dos deuses, indignada por não ter sida convidada? O que dizia nesse objeto?
53)                      No final da história, para onde Hermes levou a alma dos pretendentes?
54)                      Quem era Afrodite?
55)                      Quem era Ninfa Calipso?
56)                      Descreva uma imagem criada por você, para caracterizar a cena descrita.


ROSA ELSA

ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192
DATA: 03/07/2014 –
PERGUNTA: JULIANA
1-      QUERIDO COMPOSITOR, CANTOR E AUTOR KLEDIR RAMIL, ESTUDAMOS UM POUQUINHO DE SUA VIDA E NÃO DESCOBRIMOS OS MOTIVOS QUE O LEVOU A SER GRANDE E ADMIRÁVEL CANTOR E ESCRITOR?
ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192
DATA: 03/07/2014 –
PERGUNTA: ANA
2-      DECOBRIMOS QUE O HUMOR É MUITO COMUM NAS SUAS CRÔNICAS. ISSO PRENDE E ATRAI O LEITOR OU É SEU GEITO LIVRE DE ESCREVER?
ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192
DATA: 03/07/2014 –
PERGUNTA: DANIEL
3-      NOSSA TURMA SE PERGUNTOU E NIGUÉM CONSEGUI EXPLICAR DE FATO ONDE UM ESCRITOR ENCONTRA A INSPIRAÇÃO, AS PALAVRAS, AS IDEIAS, ONDE SE ESCONDE A MATÉRIA PRIMA PARA O SEU TRABALHO (AS PALAVRAS).

ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192
DATA: 03/07/2014 –
PERGUNTA: ANDRESSA

4-      SABEMOS DESDE PEQUENOS QUE A LEITURA DIGNIFICA, QUE A LEITURA NOS TORNA LEITORES DO MUNDO, QUE ELA NOS ENSINA A PENSAR, ESCREVER E FALAR MELHOR. QUAL SERIA O SEU “CONSELHO” PARA OS NOVOS LEITORES, PARA CONCIENTIZA-LOS DA RIQUEZA DESSE HÁBITO?

ROSA ELSA

ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192– DATA: 03/07/2014 -
GRUPOS
TEMAS
ALUNOS
NOTA
RESULTADOS
A.       
VIDA –BIOGRAFIA DE
KLEDIR RAMIL
MELANIE
JULIANA
RITIELLY
ANDRESSA
ANA
APRESENTAR EM AUTOBIOGRAFIA -

ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192– DATA: 03/07/2014 -
A.       
OBRAS:
LIVROS E CDs
ADRIEL
GEOVANE
LUCAS
GUSTAVO M.
MATHEUS
APRESENTAR EM PAINEL


ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192– DATA: 03/07/2014 -
A.       
CRÔNICA:
“OS PORQUÊS”
MARIA ED. CORREA
DALMIR
DRAMATIZAR PARA O AUTOR

ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192– DATA: 03/07/2014 -
A.       
CRÔNICA:
“FACEBOOK”
JÚLIA
JENIFER
 FERNANDA
GISIELE
KAUANE
MISICALIZAR PARA O AUTOR

ESCOLA MUNICIPAL ROSA ELSA MÉRTINS
TRABALHO A PARTIR DA VIDA E OBRAS DE KLEDIR RAMIL
TURMA: 192– DATA: 03/07/2014 -
A.       
CRÔNICA:
“O BICHO HOMEM”
JAQUES, PEDRO, GUSTAVO Z. CARLOS
CONSTRUIR UM PAINEL COM TNT + EVA + MAT. ARTES
PARA EXPOSIÇÃO NO DIA DA VISITA DO AUTOR


29 de jun. de 2014

CARTA COMUM


AULA DE PORTUGUÊS
TEMA: Carta Pessoal
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares.
As características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja, não possuem muitas regras e estrutura para serem seguidas. Vejamos:
• O assunto é livre, geralmente de ordem íntima, sentimental.
• O tamanho varia entre médio e grande. Quando é pequeno, é considerado bilhete e não carta.
• O tipo de linguagem acompanhará o grau de intimidade entre remetente e destinatário. Portanto, cabe ao escritor saber se pode usar termos coloquiais ou mesmo gírias.
• Quanto à estrutura, a carta pessoal deve seguir a sequência: 1. local e data escritos à esquerda, 2. vocativo, 3. corpo do texto e 4. despedida e assinatura.
Como o grau de intimidade é variável, o vocativo, por consequência, também: Minha querida, Amado meu, Querido Amigo Fulano, Fulaninho, Caro Senhor, Estimado cliente, etc. A pontuação após o vocativo pode ser vírgula ou dois-pontos.
Assim também é em relação à despedida, a qual pode variar entre Atenciosamente, Cordialmente, etc. até Adeus, Saudades, Até em breve, etc.
Quanto à assinatura, pode ser desde só o primeiro nome até o apelido, dependendo da situação.
Caso se esqueça de dizer algo importante e já tenha finalizado a carta é só acrescentar a abreviação latina P.S (post scriptum) ou Obs. (observação).
A carta pessoal geralmente é entregue em mãos ou enviada pelo correio, pois é manuscrita!
Curiosidade sobre P.S: essa sigla é originada do verbo latino “post scribere” que significa “escrever depois”!
Por ELEMAR GOMES - Graduando em Letras/Português-Literatura