6 de jul. de 2014

INFORMÁTICA


Escola: ROSA ELSA
Semana: 2.ª JULHO/14
Professor:      Elemar Gomes
HORÁRIOS - CRONOGRAMA DA INFORMÁTICA – TARDE -
HORÁRIOS
SEGUNDAS
QUARTAS
SEXTAS
13h10min – 14h05min
TATIANA -132
VERA - 031
MATER II
13h05min - 13h25min
MARIÉLI - 041
13h30min - 14h00min
RENATA - 141
14h10min – 15h05min
ANGELA - 122
ELIZANDRA - 112
LIANESE
16h00min – 16h55min
MURYEL - 151
DEISE - 152
LIMPEZA DA SALA



AULA DE INFORMÁTICA
PROFESSORA
LINKS
LIANESE
DIA 10/04/2014
 O município e suas Autoridades








PROFESSORAS
AULAS DA SEMANA
TATIANA



ANGELA
MURYEL





VERA
Aula do dia: 16/07/2014
MARIÉLI
ELIZANDRA






DEISE










RENATA

ROSA ELSA - AULAS DA SEMANA

    Planos de aula

ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
Semana:
2.ª JULHO/14
Professor: Elemar Gomes
LEITURAS:
Ø ODISSÉIA DE ODISSEU – LER ATÉ 16 DE JULHO DE 2014
ANO: NONO
TURMA: 92
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS

*  TEATRO: ROMEU E JULIETA;
*   
ADIADO!
P/09 e 10/07
CARTA COMUM: CONCEITOS + MODELO
4
- CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM, IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO CRÍTICA.
ANO: QUARTO
TURMA: 41
CURRÍCULO
CONTÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS
   Ø   ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E DE PORTUGUÊS – TEXTOS: O RAQTO BOM E O RATO MAU
4
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,  BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR, DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...


THEÓPHILO - AULAS DA SEMANA - JULHO/2014

Planos de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
Semana:
2.ª JULHO/14
Professor: Elemar Gomes

  Ø   9.º ANO(91,92 e 93): “Odisséia” – ATÉ:15/07/2014 – 10,0 PONTOS (DEB. + QUEST.)
SÉRIE: NONA
Turma: 91
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
·       PRODUÇÃO TEXTUAL: CONCLUSÃO
CARTA DE AMIZADE;
·       OR. COORD. –CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
·       LIVRO: PÁG. 96 À 102.

4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SÉTIMA
Turma: 92
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
·       PRODUÇÃO TEXTUAL: CONCLUSÃO
CARTA DE AMIZADE;
·       OR. COORD. –CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
·       LIVRO: PÁG. 96 À 102.

4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SEXTA
Turma: 93
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
·       PRODUÇÃO TEXTUAL: CONCLUSÃO
CARTA DE AMIZADE;
·       OR. COORD. –CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
·       LIVRO: PÁG. 96 À 102.

4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.


1 de jul. de 2014

ODISSÉIA -

CLIQUE SOBRE A IMAGEM E BAIXE O LIVRO PARA O SEU COMPUTADOR EM PDF


Questões sobre o livro:”Odiséia”
1)    Como a serva de Odisseu descobriu que o mendigo era ele?
2)    Como Ulisses e seus homens fugiram da caverna do Ciclope?
3)    Qual foi a reação das moças (suas servas, na sala do combate) quando viram Ulisses?
4)     Dê o significado da expressão “Olhos Glauco”?
5)    Qual era a condição proposta pelos gregos para que os troianos ficassem com o presente?
6)    Hermes, o homem das sandálias voadoras, ofereceu a Ulisses uma planta que seria capaz de...
7)    Qual foi a desculpa usada por Ulisses à Penélope, quando ela perguntou-lhe sobre quem era e de onde provinha?
8)    O que Ulisses deveria fazer para chamar os mortos, no inferno, a morada de Hades?
9)    Na praia, o que fez Telêmaco para saber notícias de seu pai?
10)                      O que Ulisses fez com Polifemo, um dos Ciclopes?
11)                      Por que Ulisses e Eumeu perseguiram Mulântio durante a luta final?
12)                      Por que Ulisses desafio o deus do mar – Posseidon- ?
13)                      Por que Tirésias ficou cego?
14)                      Que divindade representava Afridite?
15)                      Por que os deuses impediaram Ulisses e seus homens de voltar para casa?
16)                      Quem era Hélio?
17)                      Por que Hélio criou obstáculos na volta de Odisseu?
18)                      Qual era o objeto que Ulisses deixou a seu filho?
19)                      Quem havia se apaixonado por Ulisses, mas por ordem de Zeus teve de libertá-lo?
20)                      Quem era Hera?
21)                      Como Melântio, súdito  e fiel serve de Ítaca,  ajudou Ulisses a enfrentar os pretendentes?
22)                      Quem eram os leões, lobos, porcos, enfim, animais que ficavam em torno do reino da feiticeira Circe?
23)                      Como era entendido um presságio?
24)                      Qual era a artimanha que Penélope usava par enganar, iludir os pretendentes?
25)                      O que Penélope fazia para não se casar com um dos pretendentes?
26)                      O que significa presente grego?
27)                      Por que Telêmaco acreditava que Ulisses, seu pai, não havia morrido?
28)                      Em que os pretendentes invejavam Ulisses?
29)                      Como se deu a vitória de Odisseu sobre os pretendentes?
30)                      O que Penélope bordava, que imagem, o que representava?
31)                      O que faziam os pretendentes, enquanto Penélope não lhes dava resposta?
32)                      O que aconteceu aos marinheiros Feáceos, depois que eles deixaram Ulisses em Ítaca?
33)                      O que fez a mãe de Ulisses? Onde o heroi a encontrou?
34)                      O que fez um dos marinheiros de Ulisses, quando já estavam avistando a ilha de Ítaca?O que aconteceu então?
35)                      Apresente predicados (características) que definam o personagem principal da história, dizendo quem “é”, e o que “fez”.
36)                      Por que o Rei Príamo abandonou seu segundo filho no monte Ída, onde, o ainda bebê Odisseu, seria devorado pelos lobos selvagens?
37)                      Naquele tempo era chamado de Aedo(Poeta-cantor, rapsodo- Composição musical formada de cantos tradicionais ou populares de um país- da antiga Grécia, que recitava suas composições fazendo-se acompanhar pela lira.), hoje como o chamamos?
38)                      Odisseu partiu em uma jangada, enfrentou mais uma vez a fúria do deus do mar (Posseidon). Porém, com a ajuda da deusa das profundezas (Tethys ), ele nadou até a costa. Entrou na foz de um rio, agarrou-se as raízes de árvores e desmaiou. Aonde chegou? Por quem foi recebido?

39)                      Quanto ao tempo e o espaço:
a)   Quando ocorre a narrativa (época/ período/ tempo)?
b)  Onde ocorre a narrativa (local/ ambiente)?
c)   Quanto ao ponto de vista narrativo, o texto é escrito em ______ pessoa. Comprove:
40)                      Descreva Possêidon.
41)                      Quem foi Palas Atena para Ulisses e suas aventura?
42)                      O que uma ninfa? Qual era o seu papel?
43)                      Por que houve a guerra de Tróia?
44)                      Eólo era o guardião dos ventos. O que esse deu a Ulisses?
45)                      Como Penélope descobriu que o mendigo era Ulisses?
46)                      O que significa odisséia?
47)                      O que Ulisses e seus homens encontraram em uma caverna?
48)                      O que Ulisses fez para não ser seduzido por sereias, quando passasse perto da ilha delas?
49)                      Quais eram os tesouros que Ulisses tinha guardado?
50)                      Qual era a principal desculpa que Penélope usava para adiar seu casamento com um dos pretendentes?
51)                      Descreva o ciclópe?
52)                      O que a deusa Íris atirou sobre a mesa da festa dos deuses, indignada por não ter sida convidada? O que dizia nesse objeto?
53)                      No final da história, para onde Hermes levou a alma dos pretendentes?
54)                      Quem era Afrodite?
55)                      Quem era Ninfa Calipso?
56)                      Descreva uma imagem criada por você, para caracterizar a cena descrita.