21 de set. de 2014

FIGURAS DE LINGUAGEM - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - NONOS ANOS


Exercício 1:
No enunciado: “Virgílio, traga-me uma coca cola bem gelada!”, registra-se uma figura de linguagem denominada:
A)                   anáfora
B)                   personificação
C)                   antítese
D)                  catacrese
E)                   metonímia                                                                                

Exercício 2:
Quando você  afirma que enterrou “no dedo um alfinete”, que embarcou “no trem” e que serrou “os pés da mesa”, recorre a um tipo de figura de linguagem denominada:
A)                   metonímia
B)                   antítese
C)                   paródia
D)                  alegoria (Expressão do pensamento ou da emoção)
E)                   catacrese                                                    ACESSE O CONTEÚDO NO BLOG: WWW.AULASDAMINHAVIDA.BLOGSPOT.COM

Exercício 3:
No sintagma: “Uma palavra branca e fria”, encontramos a figura denominada:
A)                   sinestesia
B)                   eufemismo
C)                   onomatopéia
D)                  antonomásia
E)                   catacrese

Exercício 4:
Nos versos: “Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica…”
A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:
A)                   hiperbibasmo
B)                   sinédoque (A cidade mobilizou-se para ajudar os desabrigados, usou-se cidade [todo] em lugar de habitantes)
C)                   metonímia
D)                  aliteração
E)                   metáfora

Exercício 5:
Leia os versos e depois assinale a alternativa correta:
“Amo do nauta o doloroso grito
Em frágil prancha sobre o mar de horrores,
Porque meu seio se tornou pedra,
Porque minh’alma descorou de dores.” (Fagundes Varela)
No primeiro verso, há uma figura que se traduz por:
A)                   pleonasmo
B)                   hipérbato
C)                   gradação
D)                  anacoluto
E)                   anáfora

Exercício 6:
Leia atentamente os períodos:
Vários de nós ficamos surpresos.
Essa gente está furiosa e com medo; por consequência, capazes de tudo.
Tua mãe, não há idade nem desgraça que lhe transforme o sorriso.
Entre elas, alguém estava envergonhada.
Os períodos aça contêm, respectiva e sucessivamente, as seguintes figuras de sintaxe:
A)                   Silepse de pessoa, silepse de gênero, anacoluto, silepse de número.
B)                   Anacoluto, anacoluto, anacoluto, silepse de número.
C)                   Silepse de número, silepse de pessoa, anacoluto, anacoluto.
D)                  Silepse de pessoa, silepse de número, anacoluto, silepse de gênero.
E)                   Silepse de pessoa, anacoluto, silepse de gênero, anacoluto.


Exercício 7:
Reconheça e classifique as figuras de palavras, de construção e de pensamento:
(   ) “Quando uma lousa cai sobre um cadáver mudo”.
(   ) “Terrível hemorragia de sangue”.
(   ) “Das idades através”.
(   ) “Oxalá tenham razão”.
(   ) “Trejeita, e canta, e ri nervosamente”.
(1) Polissíndeto
(2) Hipérbato
(3) Epíteto
(4) Pleonasmo
(5) Elipse
A sequência que corresponde à resposta correta é:
A)                   4,3,5,2,1
B)                   3,4,2,1,5
C)                   3,4,2,5,1
D)                  3,4,5,2,1
E)                   1,3,2,5,4



Exercício 8:
Identifique os recursos estilísticos empregados no texto:
“Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos”. (Machado de Assis)
A)                   anáfora – antítese – silepse
B)                   metáfora – antítese – elipse
C)                   anástrofe (Inversão)– antítese – zeugma
D)                  pleonasmo – antítese – silepse
E)                   anástrofe – comparação – parábola

Exercício 9:
Nos versos abaixo, uma figura se ergue graças co conflito de duas visões antagônicas:
“Saio do hotel com quatro olhos,
- Dois do presente,
- Dois do passado.”
Esta figura de linguagem recebe o nome de:
A)                   metonímia
B)                   catacrese
C)                   hipérbole
D)                  antítese
E)                   hipérbato

Exercício 10:
Identifique a figura de linguagem empregada nos versos destacados:
“No tempo de meu Pai, sob estes galhos,
Como uma vela fúnebre de cera,
Chorei bilhões de vezes com a canseira
De inexorabilíssimos trabalhos!”
A)                   antítese
B)                   anacoluto
C)                   hipérbole
D)                  litotes (É uma figura de linguagem em que uma suavização é feita pela negação do contrário. Para que não se diga, por exemplo, que determinado indivíduo é burro, diz-se que é pouco inteligente)
E)                   paragoge (Figura linguística em que ocorre o acréscimo de letra ou sílaba no final de uma palavra (casa = casebre; cânon=cânone)

Exercício 11:
A figura de linguagem empregada nos versos em destaque é:
“Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável)
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
- Alô, iniludível!”
A)                   clímax
B)                   eufemismo
C)                   sínquise
D)                  catacrese
E)                   pleonasmo

Exercício 12:
Em cada um dos períodos abaixo ocorre uma silepse. Marque a alternativa que classifica corretamente cada uma delas.
“Está uma pessoa ouvindo missa, meia-hora o cansa e atormenta e faz romper em murmurações”.
“E todos assim nos distraímos nesses preparativos”. (Aníbal Machado)
“A multidão vai subindo, subiram, subiram mais”. (Murilo Mendes)
A)                   silepse de gênero, silepse de número, silepse de número.
B)                   silepse de pessoa, silepse de número, silepse de pessoa.
C)                   silepse de gênero, silepse de pessoa, silepse de pessoa.
D)                  silepse de gênero, silepse de pessoa, silepse de número.
E)                   silepse de número, silepse de pessoa, silepse de gênero.

BOA SORTE!


RESPOSTAS:
1.       E
2.       E
3.       A
4.       D
5.       B
6.       D
7.       C
8.       A
9.       D
10.   C
11.   B
12.   D


                                                                                

7 de set. de 2014

LEITURA DO III.º TRIMESTRE

LIVRO: "OS MISERÁVEIS" - CLIQUE NA IMAGEM E BAIXE PARA O SEU COMPUTADOR 
 CLIQUE NO LINK E BAIXE PARA O SEU COMPUTADOR.

Dicas para ter sucesso nos estudos em Língua Portuguesa em 2014:



 Dicas para ter sucesso nos estudos em Língua Portuguesa em 2014:
  • Ter um local agradável para estudar em casa.
  • Ter um horário fixo para estudar todos os dias.
  • Fazer todas as tarefas, leituras e trabalhos.
  • Entregar pontualmente as tarefas e trabalhos.
  • Ter anotações em dia com as datas das provas e entrega dos trabalhos.
  • Levar o material escolar completo para a sala de aula.
  • Ser assíduo, pontual e dedicado às aulas.
  • Ser caprichoso e organizado com seu material e ao realizar as tarefas.
  • Prestar o máximo de atenção a tudo o que o professor explicar.
  • Participar das atividades em sala de aula, bem como das atividades da escola.
  • Deixar as brincadeiras para o recreio e para as horas recreativas.
  • Não sair da sala de aula nos intervalos dos períodos.
  • Conhecer o Código de Ética e aplicá-lo.
  • Ter diariamente momentos para o hábito da boa leitura.
  • Buscar entender o que aprendeu, ao invés de decorar.
  • Perguntar ao professor o que não entendeu.
  • Dedicar menos tempo à TV e ao computador e mais tempo à leitura.
  • Ler pelo menos dois livros por mês.
  • Realizar tudo com dedicação, qualidade, perfeição, buscando sempre o máximo, o melhor. Tudo com esforço.
  • Cada ser humano é único e por isso devemos respeitar cada colega, assim como gostaríamos de ser tratados.
  • Faça da aula de Língua Portuguesa um momento muito bom, muito especial do dia. Aproveite e descubra, mergulhe, cresça, elabore, desenvolva, sonhe e realize.
  • Vamos fazer de 2012 um super ano de sucessos. Só depende de nós. Vamos estudar de verdade e construir o que sonhamos.
PROJETOS PARA 2014:
  • Campanha do agasalho(5.ªedição);
  • Museu do gaúcho(16.ªedição);
  • Teatro de Natal(15.ªedição);
  • Campanha do brinquedo (3.ª edição);
  • Sarau 2011 (4.ªedição);
  • Feira do livro de Porto Alegre(8.ªedição);
  • Escrever o futuro(4.ªedição);
  • Livros/filmes: Odisséia, Ana Terra, Caminhando na chuva, Os Miseráveis, Moby Dick, Moulin Rouge, ...
  • Teatros, danças, livros, filmes, datas comemorativas, datas cívicas na escola;
  • Há outros projetos/sonhos sendo estudados/preparados.
  • (...)
 
Feliz retorno as aulas, com muito, muito, muito carinho do professor: Elemar Gomes
·       FELIZ 2014!

MUSEU DO GÁUCHO


3 de set. de 2014

AULAS DE INFORMÁTICA

AULAS DE INFORMÁTICA
 

AULAS
D/S
PROFESSORA
LINKS
1º.  
2.ªF
TATIANA - 132


2º.  
2.ªF
ÂNGELA - 122


3º.  
2.ªF
MURYEL - 151






http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/proverbios.html 
http://educarparacrescer.abril.com.br/jogo-das-palavras/index.shtml


4º.  
4.ªF
VERA - 031
http://www.jogosgratisparacriancas.com/
5º.  
4.ªF
MARIÉLI - 041
6º.  
4.ªF
ELIZANDRA - 112


http://www.escolagames.com.br/jogos/euseicontar/
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/jogo_conte_as_macas1.html
 http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=fomedeque


7º.  
4.ªF
DEISE - 152
8º.  
6.ªF
RENATA - 141
http://www.querojogar.com.br/jogosonline/desafio-matematica.html

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/










9º.  
6.ªF
LIANESE - 142
 
10º.                    
6.ªF
LIVRE
LIMPEZA DA SALA