5 de nov. de 2014

DIA DA BANDEIRA

INFORMÁTICA

AULAS DE INFORMÁTICA
              

D/S
PROFESSORA
LINKS
2.ªF
MURYEL - 151
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-numeros-romanos.html
 http://nautilus.fis.uc.pt/mn/romana/index.html
http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?211_enigma_fracoes.swf





3.ªF
TATIANA - 132

 

4.ªF
VERA - 031


 http://www.jogosgratisparacriancas.com/


4.ªF
MARIELI - 041
4.ªF
RAQUEL- 142

http://escolovar.org/mat_fraccoes_equivalentes.swf



http://www.escolagames.com.br/jogos/dividindoPizza/




http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=19&jogo=Jogo%20das%20Fra%C3%A7%C3%B5es%20Equivalentes


4.ªF
DEISE - 152



6.ªF
ÂNGELA - 122




6.ªF
RENATA - 141




6.ªF
ELIZANDRA - 112
http://www.escolagames.com.br/jogos/euseicontar/
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/jogo_conte_as_macas1.html

2 de nov. de 2014

THEÓPHILO SAUER

ROSANA    RIOS    LITERATURE
Planos de aula
THEÓPHILO SAUER
Escola: THEÓPHILO SAUER
Semana:
1.ª NOVEMBRO/14
Professor: Elemar Gomes
  • 60.ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - 2014
  Ø   Vem aí: MOULIN ROUGE – AMOR EM VERMELHO;
SÉRIE: NONA
Turma: 91
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
       Ø   VIDA E OBRAS DE ROSANA RIOS, APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS;
       Ø   ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS:
       Ø   CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.

4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SÉTIMA
Turma: 92
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
       Ø   VIDA E OBRAS DE ROSANA RIOS, APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS;
       Ø   ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS:
       Ø   CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.
SÉRIE: SEXTA
Turma: 93
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
       Ø   VIDA E OBRAS DE ROSANA RIOS, APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS;
       Ø   ESTUDO SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS:
       Ø   CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
4
- Caracterizar os textos de acordo com o género ao qual pertencem, identificando o assunto, ideias principais e secundárias, as intenções do autor, o provável destinatário e suas informações pressupostas ou subentendidas. - Desenvolver e valorizar os hábitos de leitura e apreciação crítica.



FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - ROSA ELSA

 CLIQUE SOBRE A IMAGEM:
    Planos de aula
ROSA ELSA
Escola:
ROSA ELSA
Semana:
1.ª/NOV./2014
Professor: Elemar Gomes
LEITURAS:
Ø VEM AÍ: 60ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE.
ANO: NONO
TURMA: 192
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
CONTEÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS

·       LUIS DILL: APRESENTAÇÕES: 29/10;
·       PRODUÇÃO DE NARRATIVAS: FÁBRICA DE CONTOS -;
·       EST.OR.SUBORD.SUBST.
4
- CARACTERIZAR OS TEXTOS DE ACORDO COM O GÉNERO AO QUAL PERTENCEM, IDENTIFICANDO O ASSUNTO, IDEIAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS, AS INTENÇÕES DO AUTOR, O PROVÁVEL DESTINATÁRIO E SUAS INFORMAÇÕES PRESSUPOSTAS OU SUBENTENDIDAS. - DESENVOLVER E VALORIZAR OS HÁBITOS DE LEITURA E APRECIAÇÃO CRÍTICA.
ANO: QUARTO
TURMA: 141
CURRÍCULO
CONTÚDOS
PERÍODO
OBJETIVOS
       Ø   ATIVIDADES LÚDICAS:
        Ø   PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.
        Ø   MATEMÁTICA: ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO.
4
ACRESCENTAR, AMPLIAR, ANALISAR,  BRINCAR, COMPREENDER, CONSTRUIR, COORDENAR, CRESCER, DESPERTAR, DIVERTIR, PRATICAR, PROBLEMATIZAR, SOCIALIZAR, USUFRUIR, ...


Orações subordinadas adverbiais

Orações subordinadas adverbiais
São nove as orações subordinadas adverbiais, que são iniciadas por uma conjunção subordinativa:
·         Causal:
Funciona como adjunto adverbial de causa.
     * Conjunções e locuções conjuntivas: porque, porquanto, visto que, já que, uma vez que, na medida em que, se, como, que.
EX: “Saímos rapidamente, visto que estava armando um tremendo temporal”.
·         Comparativa:
Funciona como adjunto adverbial de comparação. Geralmente, o verbo fica subentendido.
* Conjunções: (mais) ... que, (menos)... que, (tão)... quanto, como.
EX: “Diocresildo era mais esforçado que o irmão (era)”.
·         Concessiva:
Funciona como adjunto adverbial de concessão.
*  Conjunções: embora, conquanto, inobstante, não obstante, apesar de que, se bem que, mesmo que, posto que, ainda que, em que pese.
EX:Todos se retiraram apesar de não terem terminado a prova”.
·         Condicional:

Funciona como adjunto adverbial de condição.
* Conjunções: se, a menos que, desde que, caso, contanto que.
EX: “Você terá um futuro brilhante desde que se esforce”.

·         Conformativa:

Funciona como adjunto adverbial de conformidade.
  * Conjunções: como, conforme, segundo.
 EX: “Construímos nossa casa conforme as especificações dadas pela Prefeitura”.
·         Consecutiva:

Funciona como adjunto adverbial de consequência.
Conjunções: (tão)... que, (tanto)... que, (tamanho)... que.
EX: “Ele fala tão alto que não precisa do microfone”.
·         Temporal:

Funciona como adjunto adverbial de tempo.
Conjunções: quando, enquanto, sempre que, assim que, desde que, logo que, mal.
 EX:Fico triste sempre que vou à casa de Juvenildo”.
·         Final:
Funciona como adjunto adverbial de finalidade.
 Conjunções: a fim de que, para que, porque.
 EX: “Ele não precisa do microfone para que todos o ouçam”.
·         Proporcional:

Funciona como adjunto adverbial de proporção.
 * Conjunções: à proporção que, à medida que, tanto mais.
 EX: “À medida que o tempo passa, mais experientes ficamos”.

PROFESSOR: ELEMAR GOMES

Bom Estudo!