12 de abr. de 2015

AULAS DA 10ª SEMANA 13 - 16/04/2015

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
13 a 16/MAR(10.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
ANTES DA PROVA:
  Ø    (  )EXERCÍCIOS: 36, 37, 38 e 39;
  Ø   (  )LEITURA DRAMATIZADA: P. 37
  Ø   (  )FAZER ANÚNCIO PUBLICITÁRIO – REVISTA;
  Ø   (  )PALAVRAS SINÔNIMAS E ANTÔNIMAS: EXERCÍCIOS (xerox);
  Ø    (  )EXERCÍCIOS SOBRE OS PORQUÊS: P. 40, 41, 42 e 43.

è 2ª PROVA: 16/04/2015 – PESO: 3,5
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
ANTES DA PROVA:

  Ø   (  ) Leitura expressiva. P.41 e 42;
  Ø   (  )Ficha de Redação: Eu sou cronista. P.42 e 43;
1º.    CRÔNICA A – PÁSCOA;
2º.    CRÔNICA B – MÃES
  Ø   (  )Fábula: “O galo e a Raposa”. Interpretação: 1-5. P. 46 e 47;
  Ø   (  )Produção textual: Eu sou fabulista. P.47 e 48.
  Ø   (  )Exercícios sobre PRONOMES DE TRATAMENTO.


è 2ª PROVA: 16/04/2015 – PESO: 3,5
6
PERÍODOS
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
Antes da prova:

  Ø   (  )VÍDEO: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES;
  Ø    (  )TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO – EXERCÍCIOS;
  Ø   (  )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “A LINGUAGEM DOS CÓDIGOS” – PÁG. 43 – 46 – EXERCÍCIOS: 1-7 P. 47;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: CARTA ENIGMÁTICA;

è  2ª PROVA: 16/04/2015 – PESO: 3,5
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



9 de abr. de 2015

8 de abr. de 2015

PENSE:

A paz interior
Conta a lenda que um velho sábio, tido como um mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafiar o mestre da paciência.
O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo.
Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu no sábio e gritou-lhe todos os tipos de insultos.
Durante horas, fez de tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final da tarde, já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se. Impressionados, os alunos quiseram saber como o mestre pudera suportar tanta indignidade. O mestre perguntou:
- Se alguém vem até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.
- Exatamente. O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando eles não são aceitos, continuam pertencendo a quem os trazia consigo.

Sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir... 

DICAS:

Quando usar "em vez de" e "ao invés de"?

Eduardo Lima (novaescola@fvc.org.br). Com reportagem de Eduardo Szklarz
Tanto "em vez de" quanto "ao invés de" podem ser usados para expressar ideias opostas. Exemplo: a frase "em vez de acordar cedo, João dormiu até tarde" é tão correta quanto "ao invés de acordar cedo, João dormiu até tarde". A diferença é que "ao invés de" carrega apenas o sentido de oposição, enquanto "em vez de" pode ser aplicado também quando o sentido é de substituição. Ou seja: na frase "em vez de pagar com cartão de crédito, Maria preferiu cheque" está correta, mas "ao invés de pagar com cartão de crédito, Maria preferiu cheque" está errada. Veja mais alguns casos:

Com ideias opostas, as duas locuções estão corretas:
Ao invés de descer, o elevador subiu.
Em vez de descer, o elevador subiu.

Quando a ideia é de substituição, apenas "em vez de" pode ser usado:
Em vez de viajar de trem, fui de avião.

Ao invés de viajar de trem, fui de avião.

22 de mar. de 2015

TURMA: 61 - IACS - Origem e evolução da escrita

Aulas da Semana: 23 a 27/MAR(7.ª)

 IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS

Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )ORIGEM DA ESCRITA – P.23-25 – EXERCÍCIOS: 1 e 2;
 Ø   (  )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “SOU ADOLESCENTE” – P.28 – 30. EXERCÍCIOS: 1- 4 – P.30 – 32;
 Ø   (  )SUBSTANTIVO E ADJETIVO: 1 – 8 P. 32 – 33;
 Ø   (  )EXERCÍCIOS EM XEROX;
 Ø   (  )PONTUAÇÃO: 1 – 6 – P. 34 – 35
 Ø   (  )DESEHO DE PALAVRAS TRABALHADAS.
 Ø   (  )EXERCÍCIOS: 36, 37, 38, 39, 0, 41, 42 e 43.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )leitura e correção do texto:” Joana D’Arc” – p.32 e exercícios da p. 33;
  Ø   (  )Ponto de exclamação: definição e exercícios – p.35 e 36;
  Ø   (  )Adjetivo. Conceitos e exercícios – p.37;
  Ø   (  )Brincadeira dos medos e as soluções;
  Ø   (  )Leitura e interpretação: “Medo imaginário” – P. 38, 39, 40 e 41;
  Ø   (  ) exercícios extras – Livro de Atividades;
  Ø   (  )Estudo do vocabulário. P.41;
  Ø   (  ) Leitura expressiva. P.41 e 42;
  Ø   (  )Ficha de Redação: Eu sou cronista. P.42 e 43;
  Ø   (  ) Advérbios e Locução adverbial. P.43e 44;
  Ø   (  )Fábula: “O galo e a Raposa”. Interpretação: 1-5. P. 46 e 47;
  Ø   (  )Produção textual: Eu sou fabulista. P.47 e 48.
6
PERÍODOS
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “ISSO NÃO TEM SENTIDO – PÁG. 33 e 34;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS: 35 e 36 – 1 A 7;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: DEPOIMENTO – FICHA DE TEXTO;
  Ø   (  )VERBO: FORMA IMPERATIVA – XEROX;
  Ø   (  )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “A LINGUAGEM DOS CÓDIGOS” – PÁG. 43 – 46 – EXERCÍCIOS: 1-7 P. 47;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: CARTA ENIGMÁTICA;
  Ø   (  )EXRCÍCIOS DO LIVRO DE EXERCÍCIOS.


6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.