10 de mai. de 2015

TURMA: 83

 
ALGUMAS PIADAS/ANEDOTAS
Existe uma grande diferença entre piadas e anedotas. Veja o que diz o Houaiss:
Piada: história curta de final surpreendente, às vezes picante ou obscena, contada para provocar risos.
Anedota: particularidade curiosa ou jocosa que acontece à margem dos eventos mais importantes, e por isso geralmente pouco divulgada, de uma determinada personagem ou passagem histórica.

1.    Era uma vez, uma garotinha chamada Joana, mais conhecida por Jô. Ela não sabia nadar, um dia andando na praia ela viu um rapaz pegando uma esteira (prancha muito fina) e toda a vez que uma onda estava voltando ele deslizava sobre ela com a esteira. E Joana foi fazer igual. Qual o nome do filme? R: JÔ NADA nas ESTEIRA;
2.    Um rapaz, que não tinha os braços, se casou com uma moça, que também não tinha os braços, e tiveram um filho. Qual o nome do filme? R: Ninguém segura este bebé;
3.    Sabes o que a manteiga diz para o pão quente? Quando passo por ti derreto-me;
4.    Era um homem tão gordo, mas tão gordo que, quando caiu da cama caiu para os dois lados!;
5.    Era um gajo tão preguiçoso, mas tão preguiçoso que todos os dias se levantava às 5 da manhã para estar mais tempo sem fazer nada!;
6.    Havia uma mulher que era tão magra, tão magra que comeu uma ervilha e julgou que andava grávida.;
7.    Sabem o que diz a chave para a fechadura? - Oi gata! Vamos dar uma volta?;
8.    O que é um pontinho verde no canto da sala de aula? Uma ervilha de castigo;
9.    Um bêbado entrou num ônibus, sentou ao lado de uma moça e disse: - Mas como tu é feia, tu é a coisa mais horrível que eu já vi!! - A moça olha para ele e responde: - E tu seu bêbado nojento!!! E o bêbado imediatamente responde: - É, mas amanhã eu estou curado!;
10.  O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação: Por que a senhora bateu no meu filho? Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda. E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?;
11.  A loira não conseguia passar no teste para nenhum emprego. Resolveu tomar uma atitude extrema para ganhar dinheiro: - Vou seqüestrar uma criança! - pensou! Com o dinheiro do resgate eu resolvo a minha vida... Ela encaminhou-se para um playground, num bairro de luxo, viu um menino muito bem vestido, puxou-o para trás da moita e foi logo escrevendo o bilhete: 'Querida mãe isto é um seqüestro. Estou com seu filho. Favor deixar o resgate de R$10.000,00, amanhã, ao meio-dia, atrás da árvore do parquinho. Ass: Loira seqüestradora ' Então ela pegou o bilhete, dobrou- o e colocou no bolso da jaqueta do menino, dizendo: - Agora vai lá e entrega esse bilhete para a sua mãe. No dia seguinte, a loira vai até o local combinado. Encontra uma bolsa. Ela abre, encontra R$10.000,00 em dinheiro e um bilhete junto,dizendo: 'Está aí o resgate que você pe diu. Só não me conformo como uma loira pôde fazer isso com outra...'
12.  Durante o jantar, Joãozinho conversa com a mãe: - Mamãe, porque é que o papai é careca? - Ora, filhinho. Porque ele tem muitas coisas para pensar e é muito inteligente! - Mas mamãe....então porque é que você tem tanto cabelo? - Cala a boca e come logo esta menino!;
13.  Conversa de casados: Querido, o que você prefere? Uma mulher bonita ou uma mulher inteligente? Nem uma, nem outra. Você sabe que eu só gosto de você;
14.  Irritado com seus alunos, o professor lançou um desafio. - Aquele que se julgar burro, faça o favor de ficar de pé. Todo mundo continuou sentado. Alguns minutos depois, Joãozinho se levanta. - Quer dizer que você se julga burro? - Perguntou o professor,indignado. - Bem, para dizer a verdade, não! Mas fiquei com pena de ver o senhor aí, em pé, sozinho!


ICAS - LIÇÃO DE VIDA



CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO ENSINA CRIANÇAS A ACEITAR AS DIFERENÇAS

 Assistimos a um belíssimo curta-metragem de animação chamado "Cuerdas" (Cordas), ele ensina como nenhum outro as crianças e até adultos a aceitar as diferenças.

O curta relata a emocionante história de um garotinho chamado Nicolás, que sofre de paralisia cerebral e chega a um orfanato, onde deverá conviver com outras crianças.
A maior parte delas trata o menino com indiferença e preconceito, mas María, uma doce e alegre menina se afeiçoa a ele desde o primeiro momento.
 E o fato dela não compreender porque o menino não pode falar ou andar não a impediu de empenhar-se em ser sua amiga e o incentivasse a participar de suas brincadeiras.
O nome do curta é bem sugestivo, pois para Nícolas brincar com María, a menina amarrava cordas em suas mãos e pés, ligando aos dela, assim incentivando seus movimentos. Isso nos leva a um dos slogans do filme, "as cordas ao invés de prender podem libertar".
Este curta é espanhol e foi produzido pelo diretor Pedro Solís Garcia, que levou cerca de dois anos para realizar este belo projeto. O curta chegou a ganhar o Prêmio Goya 2014, na categoria "Melhor Curta-Metragem de Animação", legal não?  Prêmio totalmente merecido.
O vídeo foi inspirado na vida real de Pedro Solís, mais precisamente em sua filha Alejandra, que desenvolveu uma relação muito especial com o irmão Nícolas, que sofria de paralisia cerebral.    
No final do vídeo podemos ver a homenagem que ele faz à seus filhos e sua esposa, por nunca ter chorado na sua frente, diante das difíceis situações que devem ter passado.
Cordas traz uma belíssima lição de vida, mostrando que as diferenças não são nada perante os bons sentimentos. E que as pessoas com deficiência devem ser tratadas com respeito e carinho, da mesma forma que as outras.
 Pois, de acordo com o que lemos e pesquisamos e também vivenciamos podemos afirmar que a melhor forma de lidar com pessoas deficientes, sejam físicas ou mentais é tratá-las normalmente assim como as outras.
Conversar, brincar, tudo dentro de suas limitações, mas não ignorá-las, nem sentir pena e muito menos hostilizá-las.
Dentro das dicas que vimos vale acrescentar que especialmente os pais tem um papel importante na socialização de seus filhos com pessoas deficientes, devendo incentivá-los a cumprimentar as crianças, criar laços, falando sobre hobbies em comum, explicar da forma mais simples possível a deficiência da criança, caso perguntem.
                Falar que a pessoa nasceu assim e que todos são diferentes, é o suficiente para que as crianças entendam. Pode-se também fazer uma comparação, falando que algumas pessoas nascem com alergia, por exemplo.
O importante é deixar claro que as diferenças não são ruins e sim boas, pois servem de um grande aprendizado para nós seres humanos. Com elas aprendemos a aceitar as pessoas como são, a não julgar os outros por sua aparência e sim por seu coração, e a conviver em harmonia com todos.
Deus permite e faz muitas coisas em nossa vida que no início não compreendemos. Mas acreditamos que tudo tem um bom propósito, para nos ensinar a sermos pessoas melhores e a ver a vida com outros olhos.
Por isso devemos confiar nele e conviver o melhor possível com todos, praticando a solidariedade e distribuindo luz por onde passarmos.
Se quiserem conferir maiores detalhes sobre a obra, acesse seu site oficial.
Estão curiosos para ver o curta? Então confiram o vídeo a seguir e se emocionem.


Fontes - Saúde Plena, TV Uol - 

TURMA: 83 - IACS - ♪ Legião Urbana - Monte Castelo ♫ (com letra)

TURMA: 83

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Nos textos literários nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele apresentado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.
Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário) dizemos que foi empregada denotativamente. 
Quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente, este recurso é muito explorado  na Literatura.
A linguagem conotativa não é exclusiva da literatura, ela é empregada em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia-a-dia, etc.
            Observem um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis, note a caracterização do sol, ele foi empregado conotativamente; após observe, Monte Castelo” de Rena

Dois rios




O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão

O sol se põe se vai
E após se pôr
O sol renasce no Japão

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção

Que os braços sentem
E os olhos veem
Que os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção.
Monte Castelo

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face.

É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.
Composição: Renato Russo


Note que a expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e compõe um dos elementos básicos para a interpretação da letra.                                          Tarefa:
Ler, interpretar e perceber o sentido empregado nos poema que você recebeu.

Palavras
Sentido denotativo
Sentido conotativo
“O sol é o pé e a mão”


“O sol é a mãe e o pai”


“Que os lábios sejam dois rios inteiros”


“O sol dissolve a escuridão”


“O amor é fogo que se arde sem se ver”


“O amor é dor que desatina sem doer”


“É um estar-se preso por vontade.”


“Ainda que eu falasse a língua dos homens.”




5 de mai. de 2015

Quem foi William Shakespeare ? XXII ENBRA e VIII CMA

William Shakespeare

IACS - TURMA 83

William Shakespeare  Biografia
Poeta , dramaturgo ( c. 1564-1616 )

·          
·          

FATOS RÁPIDOS
NOME
William Shakespeare
OCUPAÇÃO
DATA DE NASCIMENTO
c. 23 de Abril , 1564
DATA DE FALECIMENTO
EDUCAÇÃO
NATURALIDADE
LUGAR DA MORTE
AKA
Shakspere
Will Shakespeare
APELIDO
"Bardo de Avon"
"Cisne de Avon"
"The Bard"

William Shakespeare, muitas vezes chamado de o poeta nacional Inglês, é amplamente considerado o maior dramaturgo de todos os tempos.

·          
-William Shakespeare

William Shakespeare - Mini Biografia (TV-14; 04:43) Embora pouco se sabe sobre a vida pessoal de William Shakespeare, suas obras como "Hamlet", "Romeu e Julieta" e "Rei Lear", influenciaram a literatura eo teatro para mais de 400 anos.
Sinopse
William Shakespeare foi batizado em 26 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, Inglaterra. A partir de cerca de 1594 em diante, ele era um membro importante da empresa do senhor Chamberlain Homens de jogadores teatrais. Registros escritos dão pouca indicação da maneira pela qual a vida profissional de Shakespeare moldado sua arte. Tudo o que se pode deduzir é que ao longo de 20 anos, Shakespeare escreveu peças que capturam a gama completa da emoção humana e conflito.
Origens misteriosas
Conhecido em todo o mundo, as obras de William Shakespeare foram realizados em aldeias incontáveis, vilas, cidades e metrópoles por mais de 400 anos. E, no entanto, a história pessoal de William Shakespeare é um pouco um mistério. Há duas fontes principais que fornecem historiadores com um esquema básico de sua vida. Uma fonte é a sua obra-as execuções, poemas e sonetos-e o outro é a documentação oficial, como igreja e judiciais registros. No entanto, estas só fornecem breves esboços de eventos específicos em sua vida e proporcionar pouco sobre a pessoa que experimentou esses eventos.
Infância
Embora não existam registros de nascimento, registros da igreja indicam que um William Shakespeare foi batizado na Igreja da Santíssima Trindade, em Stratford-upon-Avon, em 26 de abril de 1564. A partir disso, acredita-se que ele nasceu em ou perto de 23 de abril de 1564, e este é a data estudiosos reconhecem como o aniversário de William Shakespeare.
Localizado 103 milhas a oeste de Londres, durante o tempo de Shakespeare de Stratford-upon-Avon era uma cidade do mercado cortada com uma estrada secundária e do rio Avon. William era o terceiro filho de John Shakespeare, um comerciante de couro, e Mary Arden, uma herdeira local de desembarque. William tinha duas irmãs mais velhas, Joan e Judith, e três irmãos mais novos, Gilbert, Richard e Edmund. Antes do nascimento de William, seu pai tornou-se um comerciante bem sucedido e ocupou cargos oficiais como vereador e oficial de justiça, um escritório semelhante a um prefeito. No entanto, os registros indicam fortunas de João declinou em algum momento no final dos anos 1570s.
Registros escassos existe de infância de William, e praticamente nenhum respeito de sua educação. Estudiosos têm supôs que ele provavelmente participou da Escola Nova do Rei, em Stratford, que ensinou a ler, escrever e os clássicos. Sendo filho de um funcionário público, William teria, sem dúvida, se classificou para ensino gratuito. Mas esta incerteza a respeito de sua educação tem levado alguns a levantar questões sobre a autoria do seu trabalho e até mesmo sobre se ou não de William Shakespeare nunca existiu.
Married Life
William Shakespeare casou-se com Anne Hathaway em 28 de novembro de 1582, em Worcester, na província de Canterbury. Hathaway era de Shottery, uma pequena aldeia de uma milha a oeste de Stratford. William tinha 18 anos e Anne tinha 26 anos, e, como se vê, grávida. Seu primeiro filho, uma filha deram o nome de Susanna, nasceu em 26 de maio de 1583. Dois anos depois, em 02 de fevereiro de 1585, os gêmeos Hamnet e Judith nasceram.Hamnet mais tarde morreu de causas desconhecidas aos 11 anos.
Após o nascimento dos gêmeos, há sete anos da vida de William Shakespeare em que não existem registros. Os estudiosos chamam esse período, os "anos perdidos", e há uma grande especulação sobre o que ele estava fazendo durante esse período. Uma teoria é que ele poderia ter ido se esconder por jogo caça furtiva do senhorio local, Sir Thomas Lucy. Outra possibilidade é que ele poderia ter sido trabalhar como professor assistente em Lancashire. Acredita-se geralmente que ele chegou a Londres em meados de 1580s atrasados ​​e pode ter encontrado trabalho como atendente de cavalo em alguns dos teatros mais finas de Londres, um cenário actualizado séculos mais tarde pelos inúmeros aspirantes a atores e dramaturgos em Hollywood e Broadway.

4 de mai. de 2015

IACS 2015 - CHAMADA - Solidariedade

Planos de aula - 2015 - Semana: 04 a 08/MAIO(13.ª)


 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
04 a 08/MAIO(13.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   Em duplas: EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS – RECORTE E COLAGEM DE PALAVRAS SUBSTANTIVAS;
  Ø   (  )VISTAR TEMA DE CASA: “SUPERPAI” – P. 52-53;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS DO LIVRO: P. 54-55;
  Ø   (  )Prod. Textual: NARRATIVA;
  Ø   (  )TIPO DE FRASES – P.58;
  Ø   (  )USO DE ARTIGOS, ADJETIVOS E LOC.ADJETIVAS.
LEITURA DO LIVRO: “BEM CARSON” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
·          Leitura silenciosa e oral.
·          Debate e discussão sobre o tema proposto.
·          Participação oral.
·          Realização das atividades propostas no livro.
·          Realização dos exercícios de fixação.
·          Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE MORFOLOGIA: CONCEITOS E EXEMPLOS;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS SOBRE MORFOLOGIA – CORREÇÃO;
  Ø   (  )CORRIGIR TEMA DE CASA: “MULHER CORAGEM” – P. 60-61;
  Ø   (  )PESQUISA: RADICAIS GREGOS E LATINOS;
  Ø   (  )
è LEITURA DO LIVRO: “DESCOBERTA DA AMÉRICA” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•              Leitura silenciosa e oral.
•              Debate e discussão sobre o tema proposto.
•              Participação oral.
•              Realização das atividades propostas no livro.
•              Realização dos exercícios de fixação.
•              Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
Antes da prova:

  Ø   (  )VÍDEO: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES;
  Ø   (  )FILME: “ROMEU + JULIETA” – PREPARAÇÃO PARA O TEATRO;
  Ø   PROVA DE RECUPERAÇÃO.
  Ø   (  )VISTO DO TEMA: “CONSTRUINDO SENTIDO” P.57-59.
è  LEITURA DO LIVRO: “AMORES QUE MATAM” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.