11 de mai. de 2015

ESCOLA THEÓPHILO SAUER - FRASES SOBRE RACISMO, CRIADAS PELOS ALUNOS

ESCOLA THEÓPHILO SAUER

TURMA 173

FRASES SOBRE RACISMO, CRIADAS PELOS ALUNOS

“Não devemos fazer Bulling com as pessoas, mas sim amá-las e respeitá-las. ”
EDUARDA FRANCIELE DA SILVA

“Sonhar, nunca desistir, ter fé, pois fácil não é e nem vai ser. Tentar até se esgotarem suas forças, se eu já tenho quero dividir, ostentar para esperança levar. ”
ISADORA DOS SANTOS LOPES

“Não julgue uma pessoa pela cor e sim o que ela tem dentro”.
RAFAELA

“Eu não gosto das pessoas pela cor delas e sim se elas gostam de mim realmente”.
KAUANE

“O preconceito é maior que tudo: Mas se não tivermos preconceito podemos mudar nosso mundo”.
FLÁVIA COSTA

“Vocês riem de mim por eu ser diferente, mas eu dou risada de vocês por serem todos iguais”.
ANA RUTE

“O seu perfil não mostra o que tem por fora, mas sim o que tem por dentro”.
KAUANE

“Somos todos iguais, sendo branco ou preto”.
TALES
“O amor move montanhas, por isso ame o próximo independente da sua cor. O amor é o sentimento mais belo e puro do mundo inteiro”.
MARIANE SANTOS

“Você não precisa julgar as pessoas pela cor. Ela é assim só por fora, porque por dentro é igual a nós”.
DIEGO

“Eu digo, nunca leia um livro pela capa, pois somos todos iguais, nós temos o mesmo coração, pois Deus fez todos nós iguais”.
EMERSOM

“Você não pode julgar as pessoas pela aparência e nem pela cor e sim pelo que ela realmente é”.
GUILHERME HENRIQUE

“Enquanto a cor da pele for mais importante que a sinceridade dos olhos ainda haverá guerra”.
IGOR SILVA

“Não julgue as pessoas pelas suas aparências, independentemente da cor, raça ou sexo, o que vale são os sentimentos e os pensamentos de cada um, pois raça e cor não é documento”.
CAMILE MACHADO

“Somos todos iguais aos olhos de Deus”.
EDUARDO

“A cor da pele não importa, o que importa é o caráter”.
SUÉLEN SILVA

“Aos olhos de Deus somos todos iguais”.
ALEXIA
“Banindo o preconceito: pense antes de falar alguma coisa, pois hoje você é preconceituoso, mas amanhã você sofrerá o preconceito diante de Deus”.
      ALEXIA

“Não julgue as pessoas pela cor, pois nós todos somos de pó e barro”.
PÂMELA BERNARDES

“Preconceito abaixo do nível zero: uma pessoa se define por seu caráter, não por sua cor. Hoje você esculacha uma pessoa, mais amanhã você precisará dela”.
TALIA DIAS

“As pessoas não veem que o mal da sociedade é as pessoas sem caráter”.
LAUREM HINSCHINK

“Você não precisa julgar só por que é assim por fora, pois por dentro é igual a nós”.
RAMON LIMA


10 de mai. de 2015

AULAS DA SEMANA - 11- 15/MAIO/2015

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
11 a 15/MAIO(14.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  )EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS – CORREÇÃO – DO XEROX;
  Ø   (  )PROD. TEXTUAL: NARRATIVA;
  Ø   (  )TIPOS DE FRASES – P.58;
  Ø   (  )USO DE ARTIGOS, ADJETIVOS E LOC.ADJETIVAS: EXERCÍCIOS: P. 58-63
  Ø   (  )PRODUÇÃO – NARRATIVA: FÁBRICA DE CONTOS
  Ø   PROVA 1 – 2.º - BIM – 21/05/2015
LEITURA DO LIVRO: “BEM CARSON” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
·          Leitura silenciosa e oral.
·          Debate e discussão sobre o tema proposto.
·          Participação oral.
·          Realização das atividades propostas no livro.
·          Realização dos exercícios de fixação.
·          Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE MORFOLOGIA: CONCEITOS E EXEMPLOS;
  Ø   (  )RADICAIS GREGOS E LATINOS;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS SOBRE MORFOLOGIA – xerox -CORREÇÃO;
  Ø   (  )CORRIGIR TEMA DE CASA: “MULHER CORAGEM” – P. 60-61;
  Ø   (  )NEOLOGISMOS – CONCEITOS;
  Ø   (  )PRODUÇÃO – NARRATIVA: FÁBRICA DE CONTOS
  Ø   PROVA 1 – 2.º - BIM – 21/05/2015
è LEITURA DO LIVRO: “DESCOBERTA DA AMÉRICA” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•              Leitura silenciosa e oral.
•              Debate e discussão sobre o tema proposto.
•              Participação oral.
•              Realização das atividades propostas no livro.
•              Realização dos exercícios de fixação.
•              Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   PROVA 1 – 2.º - BIM – 21/05/2015
  Ø   (  )VÍDEO: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES;
  Ø   (  )CONCLUIR CORRELÇÕES DOS TEMAS: P58;
  Ø   (  )LINGUAGEM DENOTATIVA E CONOTATIVA;
  Ø   (  )PROD. TEXTO DE OPINIÃO – VÍDEO: “CORDAS”;
  Ø   (  )O QUE É POLISSEMIA? CONCEITOS E EXERCÍCIOS;
  Ø   (  )O QUE É PARALELISMO?
  Ø   (  )VISTO DO TEMA: “FIRME VÔ?” P.63-64. 1-5;
  Ø   (  )VARIAÇÕES OU DIALETOS. P.64;
  Ø   (  )ESTUDO VOC. P.64
  Ø   (  )LEITURA DE PIADAS – XEROX;
  Ø   (  )PESQUISA – PIADAS PARA UM MURAL.
  Ø   (  )PRODUÇÃO – NARRATIVA: FÁBRICA DE CONTOS
       Ø   LEITURA DO LIVRO: “AMORES QUE MATAM” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



TURMA: 83

 



 
A polissemia acontece quando uma palavra apresenta vários sentidos diferentes, mas que remetem a um mesmo conceito
Compreender o significado das palavras é indispensável para entender o funcionamento da língua portuguesa. Em nosso idioma, a ciência que se ocupa em desvendar significados e interpretar palavras e expressões é a Semântica. Quando conhecemos bem as palavras e temos um vocabulário razoável, escrever um texto fica muito mais fácil, pois temos à nossa disposição uma variedade de vocábulos que podem ser selecionados de acordo com a pertinência do momento.
Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração a:
Sinonímia: Relação entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes;
Antonímia: Relação entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, ou seja, contrários;
Homonímia: Relação entre duas ou mais palavras que possuem a mesma estrutura fonológica, mas apresentam significados diferentes.
Entre os fenômenos linguísticos relacionados à homonímia, está a polissemia, ocorrência curiosa que nos prova o quanto o nosso idioma é peculiar. Mas você sabe o que épolissemia?
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos:
1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.
2- A letra “H” é a oitava em nosso alfabeto.
3- Sua letra é muito bonita!
Você notou que nas três orações a palavra “letra” está presente? Em cada uma delas o vocábulo é utilizado com diferentes acepções: na primeira oração, letra refere-se ao texto que acompanha uma música; na segunda oração, letra refere-se ao sinal gráfico do alfabeto; e, na terceira oração, letra refere-se à forma que se dá à letra escrita. A palavra “letra” possui diferentes significados, mas remete para o mesmo conceito: o da escrita.
A Semântica é a área da Linguística que estuda o significado das palavras. Na polissemia, eles podem ser múltiplos
Observe mais um exemplo de polissemia:
1- A mãe vela pelo sono do filho doente.
2- O barco à vela foi movido pelo vento.
3- Quando acabou a luz, a menina acendeu uma vela.
A palavra “vela” é polissêmica porque pode apresentar vários sentidos de acordo com o contexto em que é empregada. Na primeira oração, a palavra vela é uma conjugação doverbo velar, ou seja, ficar em vigília ou sentinela; na segunda oração, vela refere-se ao pano resistente que é preso aos mastros das embarcações para fazê-las andar; e, na terceira oração, vela refere-se à peça de cera com um pavio no centro que serve para dar luz.
É importante ressaltar que a polissemia não deve ser confundida com a homonímia, fenômeno da semântica que estuda duas ou mais palavras com origens e significados distintos, mas que apresentam a mesma grafia e a mesma fonologia.