10 de mai. de 2016

MEDITAÇÃO

Morro acima
11 de maio
Que escureçam as estrelas da sua manhã; que ela espere a luz, e a luz não venha; e que a sua madrugada não chegue, pois ela deixou que minha mãe me desse à luz e não me poupou de todo este sofrimento! Jó 3:9, 10
Não é segredo para ninguém: é muito mais fácil correr em descidas do que nas subidas. A lei da gravidade ajuda a levar o corpo, e o esforço empregado é menor. Há até aquele ditado popular que diz: "Para baixo, todo santo ajuda."
Por isso, não foi nada fácil para meu esposo descobrir, em uma prova de rua, que depois de quase dez quilômetros correndo, os últimos 700 metros seriam morro acima. Foi como um balde de água fria. No fim das forças, uma subida.
Você já se deparou com uma subida no final da corrida? Talvez correr não seja o seu forte e você prefira outra atividade física. Mas na esfera espiritual, como você já sabe, todos estamos em uma corrida. E ela também tem todo tipo de terreno: plano e acidentado, morro abaixo e ladeira acima, com e sem obstáculos.
A subida no fim do percurso corresponde àquele momento em que você acha que não será mais possível prosseguir. Quando você pensa que já venceu uma provação, encontra outra ainda mais desafiadora no caminho. É aque­la circunstância em que diz consigo mesmo: "Não acredito!" Você coloca a cabeça entre as mãos e não sabe se chora ou se ri de desespero. São verdadeiras pancadas que ganhamos na vida. Ninguém está imune a elas.
O que fazer? Como tirar forças se já estamos esgotados? Como ter condições de enfrentar mais uma vez os problemas dentro de casa? A rejeição dos "amigos" da escola? Os defeitos que você já achava ter vencido, mas que voltam a assombrar?
Para a mais profunda desesperança, o único antídoto é a Fonte de toda esperança. Quando não temos mais condições de prosseguir, Jesus nos puxa e nos carrega no colo se for preciso. Não se renda à angústia. Lembre-se de que é na sua fraqueza que a glória de Deus brilha com maior intensidade e se manifesta de maneira mais sobrenatural. Quando você sabe que não consegue mais e uma saída se apresenta, você tem a oportunidade de reconhecer e testemunhar do poder infinito daquele que o fez transpor as íngremes subidas e chegar a um lugar de descanso.

PARA ASSISTIR:

Foot: two figures, showing views of the upper and lower
V0008872 Credit: Wellcome Library, London
Foot: two figures, showing views of the upper and lower surfaces of the foot.
Crayon 1779 By: Jacques Gamelin after: Lavalée.
From: Gamelin, Jacques Nouveau recueil d'ostéologie et de myologie, Nouveau recueil d'ostéologie et de myologie.
By: Jacques Gamelin
Published: De l'imprimerie de J.F. Desclassan,[Toulouse (près la Place Royale) :  1779]
Album leaf 
Size: platemark 25.4 x 31.4 cm.
Collection: Iconographic Collections
Library reference no.: Iconographic Collection 570063i
Full Bibliographic Record Link to Wellcome Library Catalogue

Copyrighted work available under Creative Commons Attribution only licence CC BY 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


 Send us your comments on this image

Search by keywords:



9 de mai. de 2016

MEDITAÇÃO: Prato do dia: plástico contaminado 10 de maio



Prato do dia: plástico contaminado
10 de maio
Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Romanos 7:18
A poluição dos mares e oceanos não é novidade para ninguém. Apesar das grandes campanhas em prol da preservação do meio ambiente, a água do mar continua a receber toneladas de dejetos que causam desequilíbrio aos delicados ecossistemas marinhos. O plástico, material descartável mais comum, já está presente em imensa quantidade nos oceanos. Na região conhecida como Giro do Pacífico Norte, a corrente marítima rotativa concentra uma imensa mancha de detritos e de plástico, visível de longe.
Não são apenas as embalagens grandes de plástico que causam proble­ma. O microplástico também atrapalha bastante. O plástico absorve com muita facilidade outros poluentes que se encontram no mar, como pesticidas e metais pesados. Plânctons e pequenos crustáceos que estão na base da cadeia alimentar oceânica acabam ingerindo esses pedacinhos de plástico e se contaminando. Os plânctons contaminados são comidos por pequenos peixes, os quais servem de alimento para os grandes peixes, chegando até o ser humano.
O que muitas vezes deixamos de notar é que também corremos o risco de so­frer do mal do plâncton comedor de plástico. Se não tomarmos o cuidado de entregar o coração e as vontades a Deus o tempo inteiro, passamos a consumir aquilo que nos faz mal, para nossa própria destruição e ruína.
Há uma filosofia bastante aceita atualmente de que devemos ir em busca da felicidade, daquilo que nos faz sentir bem. Existe uma máxima que resume esse modo de pensar: "Se faz sentir, faz sentido." Cuidado! Nessa busca pela felicidade, muitos se tornam egoístas, desprezam a Deus e procuram "sentir" e "sentido" em coisas como compras, comida, álcool, drogas e em relaciona­mentos prejudiciais.
Não estou dizendo que você não deva ser feliz. Os cristãos têm motivos de sobra para ser as pessoas mais felizes do planeta. O problema é quando tentamos preencher o espaço de Deus em nosso interior com outras coisas. Somos como os micro-organismos que habitam mares poluídos: deixamos de perceber que já temos tudo de que precisamos para viver bem e corremos em busca do que só nos fará mal, achando que aí é que seremos felizes. Peça ao Senhor hoje que o ajude a encontrar contentamento e felicidade somente nele, em meio a toda e qualquer circunstância.

8 de mai. de 2016

Escola: IACS Semana:(13.ª) 09 a 13/05/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(13.ª)
09 a 13/05/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
è (  )CORRIGIR: : “ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO”P. 57- 61. 1 A 5 e 1 A 3.
  Ø   (  )Conclusão do estudo sobre Gênero receita.
  Ø   (  )CORRIGIR: Viver e conviver – p. 64 1e 2.
  Ø   (  )CASA: “Para uma filha amada” – p.65 1 67 – 1 a 12.
( )PPT
( )EROX
(X)T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  )NEOLOGISMO – P. 62 + xerox;
  Ø   (  )CORRIGIR: Ler e responder: “Mulher”. P. 65 e 66: 1 a 3 e 1 a 3.
 Ø   (  )CASA: UNIDADE 2: CONSUMO E TECNOLOGIA: “ O PRAZER DE COMPRAR” – P.69 A 72 – 1 A 7.
 Ø   (  )TRABALHO SOBRE FOTOGRAFIA – CONCURSO. PARA: 20/05/2016
( )PPT
(X)XEROX
(X)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
( )PROVA
(x)TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )LER E RESPONDER: “Que sentido isso tem?” p. 67 a 74: 1 a 12;
  Ø   (  )CORRIGIR: “Sorria” – p. 80 e 81 – responder: p. 82 e 83.
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE COMPLEMENTO NOMINAL – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS.
  Ø   CASA:  Ler: “Era assim que se comia” – p. 88 e 89 – Resp. 90 a 92 – 1 a 7.
(X)PPT
(x)XEROX
(x)T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(  )PROVA
(x )TRABALHO
( X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


TRABALHO - TURMAS: 71 - 72 - 73




ALUNO:_____________________________
ALUNO:_____________________________
PESO: 3,0
NOTA:
AULAS DE PORTUGUÊS – Professor: Elemar Gomes - TURMA: 71(  ), 72(  ) ou 73(  ) – DATA DE ENTREGA: 20/05/2016.
PROJETO:
UM CLIQUE NO IACS

ETAPA
O QUE FAZER?
COMO FAZER?
1.ª ETAPA
Fotografar com arte!
EM DUPLAS, COM UMA CÂMERA DE BOA RESOLUÇÃO, FOTOGRAFE 5 (NEM MAIS E NEM MENOS) LUGARES (IGREJA, PRÉDIO CENTRAL, MUSEU, MUROS, LUGARES ANTIGOS, ...); OBJETOS (JARDINS, LAGOS, ÁREA DE LAZER, CALÇADAS, PRAÇAS, BOSQUES, ...); PESSOAS (FUNCIONÁRIOS, ALUNOS, TRANSEUNTES, ANÔNIMOS, ...); ANIMAIS (CÃES, AVES, OVELHAS, INSETOS, ...); ETC.
Ø  EM DUPLAS;
Ø  OBSERVAR CENÁRIO;
Ø  OBSERVAR 1.º PLANO;
Ø  OBSERVAR 2.º PLANO;
Ø  NITIDEZ;
Ø  OBJETO RARO;
Ø  PROCURE SER INTELIGENTE;
Ø  OLHE COMUM OLHAR ARTÍSTICO;
Ø  PROCURE FAZER A MELHOR FOTO MUNDO.
2.ª ETAPA
SELECIONANDO COM INTELIGÊNCIA
1º.   - DE VOLTA PARA A SALA DE AULA, COM AS 5 FOTOS NA MEMÓRIA DA MÁQUINA, A DUPLA IRÁ ESCOLHER 3 FOTOS MAIS INTERESSANTE, MAIS RICA EM SIGNIFICADOS.
2º.    APÓS, ESCOLHERÁ 2 FOTOS MAIS COMPLETAS, MAIS BELAS E PERFEITAS E,
3º.   POR FIM SEPARARÁ 1 FOTO FINAL.
5 FOTOS
-3 FOTOS
-2 FOTOS
-1 FOTOS
1 FOTO FINAL
OBSERVAÇÃO: NÃO EXCLUA AS OUTRAS, POIS VOCÊ VAI PRECISAR ENTREGAR AS 5 FOTOS AO PROFESSOR.
3.ª ETAPA
RESPONDENDO PERGUNTAS
AINDA NA SALA DE AULA, A DUPLA VAI RESPONDER AS PERGUNTAS AO LADO, SOBRE A FOTO FINAL, AQUELA ESCOLHIDA ENTRE AS 5.
1)      O QUE FOI FOTOGRAFADO?


2)      ONDE FOI FOTOGRAFADO?


3)      QUANDO FOI FOTOGRAFADO?


4)      POR QUE FOI FOTOGRAFADO?


5)     EXPLIQUE A IMAGEM (ELEMENTOS DE FUNDO – 1º E 2º PLANOS, CORES, BELEZA, OBJETIVOS, ETC.):


4.ª ETAPA
SALVANDO OS ARQUIVOS
EM UM PENDRIVE, SALVE AS DEZ FOTOS, ORDENANDO AS 5 EM GRUPOS DE:
Ø  5 FOTOS;
Ø  3 FOTOS;
Ø  2 FOTOS;
Ø  1 FOTOS
IMPORTANTE: NO PENDRIVE, AO SALVAR, COLOQUE O NOME COMPLETO DE CADA ALUNO E  O NÚMERO DA TURMA EM QUE ESTUDA.


ESPECIAL PARA A TURMA 61 - POESIA E POEMA

CLIQUE SOBRE A IMAGEM: