30 de out. de 2016

TEXTO DA PROVA A - TURMAS 71; 72 E 73

  AULAS DE PORTUGUÊS – Professor: Elemar Gomes
CONTEÚDOS – DA PROVA A – IV.º BIM/2016
Resultado de imagem para aluno estudando provaTurma: 71/72/73
DATA DA PROVA A
CONTEÚDOS
04/11/2016
è Ler e analisar o texto: “Papos - Me disseram... - Disseram-me. -...” de Luis Fernando Verissimo – 3;
è O que é cultura? – 1;
è Pred. verbal e nominal – 1;
è Pontuação: vírgula – 1;
è Tipos de textos – 1;
è Acentuação - 2
è Vocativo – 1.
Observações:
Plantão de dúvidas-Aula de reforço:
T71 e T72: 03/11/2016 – às 13h15min e
T73: 03/11/2016 – às 08h45min
Está tudo explicadinho no site:
www.aulasdaminhavida.com.br
TIPO DE AVALIAÇÃO
PROVA BIMESTRAL
ONDE ESTUDAR?
NO LIVRO DIDÁTICO, CADERNO DA DISCIPLINA E EM UMA BOA GRAMÁTICA.
DICA DO PROFESSOR
Aproveite e estude de verdade! Surpreenda a todos com seu grande potencial! Capriche!

Luis Fernando Verissimo: Papos - Me disseram... - Disseram-me. -...

Resultado de imagem para PAPOS LUISFERNANDO VERISSIMO
Papos
- Me disseram...
- Disseram-me.
- Hein?
- O correto e "disseram-me". Não "me disseram".
- Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é "digo-te"? - O quê?
- Digo-te que você...
- O "te" e o "você" não combinam.
- Lhe digo?
- Também não. O que você ia me dizer?
- Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a
cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz?
- Partir-te a cara.
- Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me.
- É para o seu bem.
- Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender.
Mais uma correção e eu...
- O quê?
- O mato.
- Que mato?
- Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem?
- Pois esqueça-o e pára-te. Pronome no lugar certo e elitismo!
- Se você prefere falar errado...
- Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou
entenderem-me?
- No caso... não sei.
- Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
- Esquece.
- Não. Como "esquece"? Você prefere falar errado? E o certo é "esquece" ou
"esqueça"? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos.
- Depende.
- Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não
sabes-o.
- Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
- Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso
mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.
- Por que?
- Porque, com todo este papo, esqueci-lo.
Luis Fernando Verissimo

TURMAS: 61 - A BOLA - Luís Fernando Veríssimo

TEXTO DA PROVA: TURMA 61

Resultado de imagem para aluno estudando prova

 AULAS DE PORTUGUÊS – Professor: Elemar Gomes

CONTEÚDOS – DA PROVA A – IV.º BIM/2016

 Turma: 61

DATA DA PROVA A:  04/11/2016     
    
  CONTEÚDOS:
             Ler e analisar o texto: “A bola” de Luis Fernando Veríssimo - 3;
             Formas verbais: imperativo, gerúndio e particípio - 1;
             Frases verbais e nominais - 1;
             Sinais de pontuação: Vírgula-1;
             Substantivo e adjetivo – 1;
             Tipos de textos – 1;
             Acentuação – 2.

Observações:

Plantão de dúvidas-Aula de reforço: 03/11/2016 – às 14 horas

Está tudo explicadinho no site: www.aulasdaminhavida.com.br

TIPO DE AVALIAÇÃO     

PROVA BIMESTRAL      
 
ONDE ESTUDAR?            
NO LIVRO DIDÁTICO, CADERNO DA DISCIPLINA E EM UMA BOA GRAMÁTICA.

DICA DO PROFESSOR    
Aproveite e estude de verdade! Surpreenda a todos com seu grande potencial! Capriche!       

A BOLA
Luís Fernando Veríssimo



O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “ legal! “. Ou os que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
- Como é que liga?- Perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem nenhuma instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
- O que?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola?
- Claro que é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
- Você pensou que fosse o quê?
- Nada, não.
O garotinho agradeceu, disse “ Legal! “, de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado MONSTER BALL, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentava se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova ensaiou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
- Filho, olha.

O garoto disse “ legal “, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recuperar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boia ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.

23 de out. de 2016

Escola: IACS Semana:(32.ª) 24 a 28/10/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(32.ª)
24 a 28/10/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:

(  ))Concluir o filme: Deus não está morto 2
(  )Abertura do cap. 4 – “É preciso saber escolher” – p.170 ...
(  )Jogos


( )PPT
( )XEROX
(  )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(  )TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  ))Concluir o filme: Deus não está morto 2
(  )Leitura: Lenda do Rio Amazonas;
(  )CAULTURA DO CAMPO E ... P.207
(  )PRÓXIMA SEMANA: AS BOAS ALMAS –P213 ...;
(  )Jogos

( )PPT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )Concluir o filme: “Parada Inesperada”
(  )Trabalho a partir do filme;
(  )UM SELO CONTRA O RACISMO – P.199.;
(  )Carta aberta à população – p. 204 ...;
(  ) Jogos –



(  )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




16 de out. de 2016

Escola: IACS Semana:(31.ª) 17 a 21/10/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(31.ª)
17 a 21/10/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:

(  )CORRIGIR - Causo: Lagoa das piraporas – P. 150 – 1 a 16- <1 per="">;
(  )ADVÉRBIOS – P. 163 ... <2 per="">;
(  )ORTOGRAFIA – P. 166 ... - <2 per="">;



( )PPT
( )XEROX
(  )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(  )TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )VÍDEO: O QUE É CULTURA – (  )71, (  )72 e 73(  );
(  )Leitura: Lenda do Rio Amazonas;
(  )VÍDEO: HEITOR VALLA-LOBOS;
FOTOS E VÍDEO SOBRE O UIRAPURU;
(  )MÚSICA: VILLA-LOBOS;
(  )HEITOR VILLA-LOBOS – P198;
(  )PINTURAS DE DEBRET – P.204;
(  )VIDA E OBRAS DE DEBRET – VÍDEO;
(  )TRABALHO SOBRE DEBRET – EM DUPLAS;
(  )CAULTURA DO CAMPO E ...
(  )PERÍODO DE LEITURA;
(  )PRÓXIMA SEMANA: AS BOAS ALMAS –P213 ...

( )PPT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
(X)LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
(  )CONCLUIR: ATITUDES DIANTE DA VIOLÊNCIA – P.184;
(  )ACENTUAÇÃO GRÁFICA I – P189;
(  )MITOS E FATOS SOBRE ... – P.190;
(  )SONHO DE LIBERDADE E PAZ – P.193;
(  )UM SELO CONTRA O RACISMO – P.199.



(  )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
(X)LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




TURMAS 7º ANOS - Canto do uirapuru

UIRAPURI

Resultado de imagem para UIRAPURU

TURMA: 62 - "Patrola" vai à casa de Yasmin - a campeã do Soletrando

Vídeo-Documentário - Cândido Portinari

ESPECIAL ÀS TURMAS: 71/72/73 - Debret - Uma Aquarela do Brasil

ÀS TURMAS: 71/72/73 - Lá vem Historia... VILLA LOBOS

ESPECIAL ÀS TURMAS: 71/72/73 - Heitor Villa-Lobos "Suite Popular Brasileña" (Completa) Pablo De Giusto

TURMAS: 71/72/73 - HINO A SANTO AGOSTINHO

PARA AS TURMAS 7º ANOS - Heitor Villa-Lobos - Uirapuru