13 de mar. de 2017

EXERCÍCIOS SOBRE COESÃO - TURMA: 83

Exercício de coesão textual



Exercícios de coesão textual - resolvido
1. Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. (____________________________)
R. O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, mas (porém, contudo, todavia), quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.  

b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.   (____________________________)
R.Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país, portanto (logo, por isso) vai faltar alimento e os preços vão disparar.

c) Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.      (____________________________)
R.Vai faltar alimento e os preços vão disparar, pois (já que, visto que, porque...) uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país.

d) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.     (____________________________)
R. O trânsito em São ficou completamente paralisado dia 15, das 14h às 18h, porque fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

2. Estas questões apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.

a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.
R.Em São Paulo, já não chove há mais de dois meses, portanto (por isso, logo) já se pensa em racionamento de água e energia elétrica.

b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
R.As pessoas caminham pelas ruas despreocupadas, como se não existisse perigo algum, enquanto o policial folgadamente continua tomando o seu café no bar.

c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.
R.Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, apesar de o estado do gramado do Marcanã não ser dos piores. 

d) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola, com fome, onde ocorre o grande número de desistências.
R.Uma boa parte das crianças  mora muito longe, vai à escola com fome, por isso ocorre o grande número de desistências.

3. Os parágrafos apresentados a seguir têm problemas estruturais devido à falta de coesão entre as orações que os constituem. Procure reescrevê-los fazendo apenas as alterações necessárias para eliminar os problemas identificados.

a) Embora ele seja conhecido por todos e apesar de conviverem com João há dez anos ninguém sabe se ele gosta de futebol.
R. Elas convivem com João há dez anos e, embora o conheçam, não sabem se gosta de futebol.

b) Depois que surgiu a internet, a impressão que se tem é de que o mundo diminuiu de tamanho, não no sentido literal, apenas porque as distâncias parecem não existir mais.
R.Depois do sugimento da internet, tem-se a impressão de que o mundo diminuiu de tamanho, porqueas distâncias parem não existir mais.

c) Fiquei decepcionado com os resultados do jogo e quando meu irmão me disse que eu não iria poder sair com ele aquela noite.
R.Fiquei decepcionado com o resultado do jogo. A segunda decepção que tive foi quando meu irmão  me disse que eu não poderia sair com ele aquela noite.

d) Escutamos uma pessoa forçando a janela da sala e um barulho.
R. Escutamos o barulho de uma pessoa forçando a janela na sala.

4. Na elaboração dos períodos, a mesma palavra foi utilizada várias vezes. Reescreva-os utilizando-se de outros mecanismos coesivos que não seja a repetição.
a) Eu falei com ele que você não queria que os pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.
R. Eu falei com ele que você não queria que o pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.

b) Muitos alunos confessaram que não haviam estudado a matéria que caiu na prova de Matemática que foi marcada para aquele dia pelo professor que a elaborou.
R. Muitos alunos confessaram não haver estudado a matéria que caiu na prova de Matemática marcada para aquele dia pelo professor.

c) Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre que passou para que ele pudesse ser emprestado a outro aluno.
R. Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre passado para ele poder ser emprestado a outro aluno.

5. Faça o que for necessário para evitar a ambigüidade e/ou a incoerência dos períodos a seguir.

a) Desde os quatro anos minha mãe me ensinava a ler e escrever.
R.Minha mãe me ensinava a ler e escrever desde que eu tinha quatro anos.

b) Vendo televisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.
R. Quando eu estava vendo tevisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.

c) Andando pela calçada, o ônibus derrapou e pegou o funcionário quando entrava na livraria.
R.O ônibus derrapou e pegou o funcionário que estava andando na calçada no nomento em que entrava na livraria. 

d) Chegado ao aeroporto, o avião levantava vôo.
R. Chegado ao aeroporto, o avião já leantava vôo.

e) Depois da consulta o ginecologista lhe disse que estava esperando um bebê.
R. Depois da consulta, o ginecologista lhe disse que ela estava esperando um bebê.  

f) Ouvindo sua resposta, o carro parou e Márcia saiu sem que eu pudesse responder-lhe.
R.Eu ouvia a resposta de Márcia quando o carro parou e ela desceu sem que eu pudesse responder-lhe.

g) O celular tocou ao entrar em casa para pegar a chave do carro.
R.Quando a pessoa entrou em casa para pegar a chave do carro, seu celular tocou.

h) Para não ser atacado, o cão teve que ficar preso.
R. Para que a pessoa não fosse ataca, o cão teve que ficar preso.

i) Durante o noivado, Joana pediu que Eduardo se casasse com ela várias vezes.
R. Durante o noivado, Joana pediu várias vezes a Eduardo que se casasse com ela.

j) Alugam-se quartos, a moças, com banheiro anexo no primeiro andar.
R. Alugam-se a moças quartos no 1.º andar, com banheiro.

12 de mar. de 2017

Semana: (5.ª) 13/03 a 17/03/2017

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2017
Semana: (5.ª) 13/03 a 17/03/2017
Professor:Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Biografia e diário
è  (  )CORREÇÃO: Classese de palavras: p. 28 a 35 – 1 a 8;
è (  )CLASSES DE PALAVRAS – PÁG. 33/34/35;
è (  )CARTAZ A3 – RECORTE E COLA DE CLASSE DE PALAVRAS – GRUPOS;
è (  )ALMANAQUE - PRODUÇÃO DE TEXTO: RELATO PARA ENTREGAR.
( )POWER POINT
(X )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Fábula e Poema
è  (  )Concluir: Pág. 25 a 29 – 1 a 21;
è  (  )MÚSICA - Frase/oração/período – pág. 31 a 36;
è  (  )Xerox de frase, ... ;
è  (  )Apresentar: Recontar fábulas de forma criativa
è   
è  (  )PRODUÇÃO DE TEXTO: FÁBULA COM NOMES - ANIMAIS.
è  (  )Almanaque de textos: Recolher e avaliar
( )POWER POINT
(X)XEROX
( )T. DE CASA
(X)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è  (  )Almanaque: Lendas – Prod. Textual – pág. 1 a 8 - ENTREGAR;
è  Caixa de texto: Almanaque (  )Gênero e recursos da Língua em variações – pág.19 – Ler e deixar – Fazer em duplas – Mostrar no livro individual – exercícios: 1 a 5;
è  (  )Leitura dos xerox – diversos gêneros;
è  (  )CORRIGIR: Tema de casa: Ler e resp. Pág. 36 a 39 – 1 a 13;
è  (  )LABORATÓRIO DE INFO – DIGITAÇÃO DO TEXTO;(
è  (  )COMUNICAÇÃO: INFORMAL E FORMAL.
( )POWER POINT
(X)XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13

TURMAS: 71-72-73 - Frase oração período

5 de mar. de 2017

Semana: (4.ª) 06/03 a 10/03/2017 Professor:Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2017
Semana: (4.ª) 06/03 a 10/03/2017
Professor:Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Biografia e diário
è (  )Preparação para a leitura –p. 23;
è Caixa de texto: Almanaque (  )Campo Belo – Leitura – p. 24 a 28. 1 a 9;
è (  )Casa: Classese de palavras: p. 28 a 35 – 1 a 8;
è (  )PRODUÇÃO DE TEXTO: BIOGRAFIA
( )POWER POINT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
( )ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Fábula e Poema
è  ( )VÍDEO – Oração da paz;
è  ( )3- Funções da linguagem – p17;
è  (  )Funções da ling. Explicações, exercícios – xerox;
è  Caixa de texto: Almanaque ( )4- Função emotiva da linguagem – p19 a 24 – 1 a 8;
è  (  )CASA: Pág. 25 a 29 – 1 a 21
è  (  )PRODUÇÃO DE TEXTO: FÁBULA COM NOMES - ANIMAIS.
( )POWER POINT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
( )ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
Caixa de texto: Almanaque AULAS DA SEMANA:

è   (  )Corrigir: “O TESOURO DO BAOBÁ – SAHEL –P 14 a 18 – 1 a 10;
è  (  )Almanaque: Lendas – Prod. Textual – pág. 1 a 8;
è  (  )Gênero e recursos da Língua em variações – pág.19 – Ler e deixar – Fazer em duplas – Mostrar no livro individual – exercícios: 1 a 5;
è  (  )Leitura dos xerox – diversos gêneros;
è  (  )Tema de casa: Ler e resp. Pág. 36 a 39 – 1 a 13
( )POWER POINT
( )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
( )ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13