13 de mar. de 2017

EXERCÍCIOS SOBRE LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL - TURMA: 83

Atividades sobre linguagem formal e informal (linguagem culta ou coloquial))



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

1.      Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:

a)    Qual tipo de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)    Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)    Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender?
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por que?
e)    Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.

2- Leia a música a seguir e faça o que se pede:

Tenho visto tanto coisa nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não existe explicação Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz Gonzaga)

a)    Que linguagem foi usada para escrever essa música?
   b)    Essa linguagem atrapalhou no entendimento da música?
  c)    Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
   d)    Retire desta música palavras e expressões da linguagem coloquial?

3- Que tipo de linguagem (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a)    Falando em público sobre política.
b)    Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)    Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
d)    Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
e)     Numa conversa na praça entre amigos.
f   f)     Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g)    Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)      Uma redação solicitada pelo professor de português.

4- Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
“E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o”

   A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)    Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?

c)    Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?

d)    Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?

e)    Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.




f)     Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.

EXERCÍCIOS SOBRE COESÃO - TURMA: 83

Exercício de coesão textual



Exercícios de coesão textual - resolvido
1. Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. (____________________________)
R. O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, mas (porém, contudo, todavia), quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.  

b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.   (____________________________)
R.Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país, portanto (logo, por isso) vai faltar alimento e os preços vão disparar.

c) Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.      (____________________________)
R.Vai faltar alimento e os preços vão disparar, pois (já que, visto que, porque...) uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país.

d) O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.     (____________________________)
R. O trânsito em São ficou completamente paralisado dia 15, das 14h às 18h, porque fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

2. Estas questões apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.

a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.
R.Em São Paulo, já não chove há mais de dois meses, portanto (por isso, logo) já se pensa em racionamento de água e energia elétrica.

b) As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
R.As pessoas caminham pelas ruas despreocupadas, como se não existisse perigo algum, enquanto o policial folgadamente continua tomando o seu café no bar.

c) Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.
R.Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, apesar de o estado do gramado do Marcanã não ser dos piores. 

d) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola, com fome, onde ocorre o grande número de desistências.
R.Uma boa parte das crianças  mora muito longe, vai à escola com fome, por isso ocorre o grande número de desistências.

3. Os parágrafos apresentados a seguir têm problemas estruturais devido à falta de coesão entre as orações que os constituem. Procure reescrevê-los fazendo apenas as alterações necessárias para eliminar os problemas identificados.

a) Embora ele seja conhecido por todos e apesar de conviverem com João há dez anos ninguém sabe se ele gosta de futebol.
R. Elas convivem com João há dez anos e, embora o conheçam, não sabem se gosta de futebol.

b) Depois que surgiu a internet, a impressão que se tem é de que o mundo diminuiu de tamanho, não no sentido literal, apenas porque as distâncias parecem não existir mais.
R.Depois do sugimento da internet, tem-se a impressão de que o mundo diminuiu de tamanho, porqueas distâncias parem não existir mais.

c) Fiquei decepcionado com os resultados do jogo e quando meu irmão me disse que eu não iria poder sair com ele aquela noite.
R.Fiquei decepcionado com o resultado do jogo. A segunda decepção que tive foi quando meu irmão  me disse que eu não poderia sair com ele aquela noite.

d) Escutamos uma pessoa forçando a janela da sala e um barulho.
R. Escutamos o barulho de uma pessoa forçando a janela na sala.

4. Na elaboração dos períodos, a mesma palavra foi utilizada várias vezes. Reescreva-os utilizando-se de outros mecanismos coesivos que não seja a repetição.
a) Eu falei com ele que você não queria que os pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.
R. Eu falei com ele que você não queria que o pintores ficassem trabalhando o dia todo porque eles não sabem que o silêncio é indispensável para que você possa se concentrar e trabalhar.

b) Muitos alunos confessaram que não haviam estudado a matéria que caiu na prova de Matemática que foi marcada para aquele dia pelo professor que a elaborou.
R. Muitos alunos confessaram não haver estudado a matéria que caiu na prova de Matemática marcada para aquele dia pelo professor.

c) Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre que passou para que ele pudesse ser emprestado a outro aluno.
R. Pediram que eu devolvesse o filme que me foi emprestado pela biblioteca da escola no fim do bimestre passado para ele poder ser emprestado a outro aluno.

5. Faça o que for necessário para evitar a ambigüidade e/ou a incoerência dos períodos a seguir.

a) Desde os quatro anos minha mãe me ensinava a ler e escrever.
R.Minha mãe me ensinava a ler e escrever desde que eu tinha quatro anos.

b) Vendo televisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.
R. Quando eu estava vendo tevisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.

c) Andando pela calçada, o ônibus derrapou e pegou o funcionário quando entrava na livraria.
R.O ônibus derrapou e pegou o funcionário que estava andando na calçada no nomento em que entrava na livraria. 

d) Chegado ao aeroporto, o avião levantava vôo.
R. Chegado ao aeroporto, o avião já leantava vôo.

e) Depois da consulta o ginecologista lhe disse que estava esperando um bebê.
R. Depois da consulta, o ginecologista lhe disse que ela estava esperando um bebê.  

f) Ouvindo sua resposta, o carro parou e Márcia saiu sem que eu pudesse responder-lhe.
R.Eu ouvia a resposta de Márcia quando o carro parou e ela desceu sem que eu pudesse responder-lhe.

g) O celular tocou ao entrar em casa para pegar a chave do carro.
R.Quando a pessoa entrou em casa para pegar a chave do carro, seu celular tocou.

h) Para não ser atacado, o cão teve que ficar preso.
R. Para que a pessoa não fosse ataca, o cão teve que ficar preso.

i) Durante o noivado, Joana pediu que Eduardo se casasse com ela várias vezes.
R. Durante o noivado, Joana pediu várias vezes a Eduardo que se casasse com ela.

j) Alugam-se quartos, a moças, com banheiro anexo no primeiro andar.
R. Alugam-se a moças quartos no 1.º andar, com banheiro.

12 de mar. de 2017

Semana: (5.ª) 13/03 a 17/03/2017

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2017
Semana: (5.ª) 13/03 a 17/03/2017
Professor:Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Biografia e diário
è  (  )CORREÇÃO: Classese de palavras: p. 28 a 35 – 1 a 8;
è (  )CLASSES DE PALAVRAS – PÁG. 33/34/35;
è (  )CARTAZ A3 – RECORTE E COLA DE CLASSE DE PALAVRAS – GRUPOS;
è (  )ALMANAQUE - PRODUÇÃO DE TEXTO: RELATO PARA ENTREGAR.
( )POWER POINT
(X )XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
(X)TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA: Fábula e Poema
è  (  )Concluir: Pág. 25 a 29 – 1 a 21;
è  (  )MÚSICA - Frase/oração/período – pág. 31 a 36;
è  (  )Xerox de frase, ... ;
è  (  )Apresentar: Recontar fábulas de forma criativa
è   
è  (  )PRODUÇÃO DE TEXTO: FÁBULA COM NOMES - ANIMAIS.
è  (  )Almanaque de textos: Recolher e avaliar
( )POWER POINT
(X)XEROX
( )T. DE CASA
(X)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
AULAS DA SEMANA:
è  (  )Almanaque: Lendas – Prod. Textual – pág. 1 a 8 - ENTREGAR;
è  Caixa de texto: Almanaque (  )Gênero e recursos da Língua em variações – pág.19 – Ler e deixar – Fazer em duplas – Mostrar no livro individual – exercícios: 1 a 5;
è  (  )Leitura dos xerox – diversos gêneros;
è  (  )CORRIGIR: Tema de casa: Ler e resp. Pág. 36 a 39 – 1 a 13;
è  (  )LABORATÓRIO DE INFO – DIGITAÇÃO DO TEXTO;(
è  (  )COMUNICAÇÃO: INFORMAL E FORMAL.
( )POWER POINT
(X)XEROX
( )T. DE CASA
( )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
( )PROVA
( )TRABALHO
( X)HORA DA LEITURA
(X)ALMANAQUE
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


Para pensar: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar”. Eclesiastes 1:13

TURMAS: 71-72-73 - Frase oração período