17 de mar. de 2019

EXERCÍCIOS SOBRE CONCORDÂNCIA


Resultado de imagem para CONCORDÂNCIA VERBAL
TEXTO A - COMPLETE O TEXTO COM VERBOS, FAZENDO AS CONCORDÂNCIAS.
Dance like nobody is watching
(1) que a sua balada preferida (2) uma energia sensacional?
(3) em cheio: pra (4) três vezes por semana durante um ano, ela (5) de 600 MWH de eletricidade. Daria pra (6) umas 150 casas com toda essa energia...                                              
            Mas calma, essa informação não está aqui para (7) suas noites de sábado. Muito pelo contrário: a idéia é (8) você (9) ainda mais. A Döll, empresa de arquitetura holandesa, e a ONG Enviu (10) um conceito de casa noturna sustentada, literalmente, pela energia da galera. O vídeo de apresentação do Sustainable Dance Club (11) como:
A balada sustentável tem um piso especial, que (12) molas ou cristais piezelétricos (que (13) eletricidade quando pressionados) para (14) a energia que alimenta as luzes, os telões e, é claro, a música. A música (15) a galera, que (16) todo o seu ritmo sobre o piso especial, que gera mais energia, e mais música, e assim (17). Para (18) melhor, vale a pena (19) o infográfico da Mundo Estranho, no site do Planeta.
              A primeira demonstração do conceito SDC (20) em 2006, numa noite sustentável (21) na boate Off_Corso, em Roterdã, na Holanda. O tema da noite era The Critical Mass (A Massa Crítica, em tradução livre), com direito a decoração de materiais reciclados, customização de roupas (lembra que elas também (22) o meio ambiente?) e drinks de frutas orgânicas praticamente "(23)" na hora. Veja no vídeo:
          O sucesso da experiência (24) a SDC numa "marca", que (25) consultoria a casas noturnas que (26) se (27) sustentáveis, lucrativas e, ainda por cima, famosas no mundo todo. Além disso, a The Critical.Mas se (28) uma balada itinerante, que já passou por Amsterdã e Chicago, e tem tudo para estourar - nós esperamos - também aqui no Brasil.                                        
              Mas enquanto isso não (29), não precisa ficar em casa vendo filme. Essa matéria da Nova mostra como você pode (30) a noite sem afetar tanto o meio ambiente - e sem perder nem um pouquinho da diversão.
(FONTE: REVISTA SUPERINTERESSANTE - 11 Ago. 2017 15h32min)

TEXTO B – CONJUGUE CORRETAMENTE OS VERBOS SUBLINHADOS

Bem-vindo à nova era da globalização. Agora é a sua vez.
Eu ser inglês, ou pelo menos ser isso que dizer meu passaporte. Outro dia, sentar na minha casa em Paris para escrever uma reportagem encomendar por um jornal argentino que eu haver apurar em Miami. Dar os últimos retoques no texto dentro de um trem que atravessar a Bélgica. Ao chegar à estação central de Amsterdã, meu destino final, conectar o notebook à rede de internet sem fio e, sentar num cantinho, ao lado da minha esposa americana, enviar o artigo por e-mail para Buenos Aires. Sentir-me o perfeito trabalhador globalizado. Como dizer o colunista do The New York Times Thomas Friedman em seu livro O Mundo É Plano, eu ser uma minimultinacional trabalhar no meu escritório virtual global.
O Mundo estar entre as obras mais importantes para entender esse novo fenômeno. O livro explicar por que pessoas como eu ser o seu futuro. Já estar claro que, na sua e na minha carreira, a maior parte do dinheiro virá dos trabalhos globais. Agora só nos resta desvendar um detalhe - nada irrelevante, aliás: quem ter a chance de se tornar global e quem ser atropelar pelo processo, ser deixar para trás na corrida da globalização
Texto: Simon Kuper
Coordenação Adriano Sambugaro, Carlo Giovani e Sérgio Gwercman
Resultado de imagem para CONCORDÂNCIA VERBAL
(FONTE: REVISTA SUPERINTERESSANTE DE AGOSTO DE 2017)-LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
 Respostas: concordância verbal e nominal

Dance like nobody is watching
Redação Planeta Sustentável 11 de agosto de 2017
Acha que a sua balada preferida tem uma energia sensacional?
Acertou em cheio: pra funcionar três vezes por semana durante um ano, ela precisa de 600 MWH de eletricidade. Daria pra abastecer umas 150 casas com toda essa energia…
Mas calma, essa informação não está aqui para arruinar suas noites de sábado. Muito pelo contrário: a idéia é fazer você dançar ainda mais. A Döll, empresa de arquitetura holandesa, e a ONG Enviu desenvolveram um conceito de casa noturna sustentada, literalmente, pela energia da galera. O vídeo de apresentação do Sustainable Dance Club mostra como:

A balada sustentável tem um piso especial, que usa molas ou cristais piezelétricos (que geram eletricidade quando pressionados) para gerar a energia que alimenta as luzes, os telões e, é claro, a música. A música empolga a galera, que mostra todo o seu ritmo sobre o piso especial, que gera mais energia, e mais música, e assim vai. Para entender melhor, vale a pena conferir o infográfico da Mundo Estranho, no site do Planeta.
A primeira demonstracão do conceito SDC foi em 2006, numa noite sustentável organizada na boate Off_Corso, em Roterdã, na Holanda. O tema da noite era The Critical Mass (A Massa Crítica, em tradução livre), com direito a decoração de materiais reciclados, customização de roupas (lembra que elas também afetam o meio ambiente?) e drinks de frutas orgânicas praticamente "colhidas" na hora. Veja no vídeo:

O sucesso da experiência transformou a SDC numa "marca", que oferece consultoria a casas noturnas que querem se tornar sustentáveis, lucrativas e, ainda por cima, famosas no mundo todo. Além disso, a The Critical Mass se tornou uma balada itinerante, que já passou por Amsterdã e Chicago, e tem tudo para estourar – nós esperamos – também aqui no Brasil.
Mas enqüanto isso não acontece, não precisa ficar em casa vendo filme. Essa matéria da Nova mostra como você pode curtir a noite sem afetar tanto o meio ambiente – e sem perder nem um pouquinho da diversão.




Planos de aula - 2019 Semana: (6ª/40) 17 a 22/03/2019 Professor: Elemar Gomes


Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2019
Semana: (6ª/40) 
17 a 22/03/2019
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SÉTIMO – CONTEÚDOS – TURMAS: 71(  ) – 72(  ) – 73(  )
ESSA SEMANA TEM:
AULAS DA SEMANA:

1.   (  )FIGURAS DE LINGUAGEM: GRADAÇÃO;
2.   (  )FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO;
3.   (  )EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES;
4.    (  )SENSAÇÕES EM RITMOS E VERSOS.
5.    (  )PROVA 1
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
ANO: OITAVO – CONTEÚDOS – TURMAS: 82(  ) – 83(  )
ESSA SEMANA TEM:
AULAS DA SEMANA:

1.   (  )PARÁBOLA: O BOM SAMARITANO;
2.   (  )EXERCÍCIOS SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL;
3.   (  )PROVA 1.
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
DATAS IMPORTANTES
TURMA
DATA
A.       
TRABALHO SOBRE O LIVRO – TURMAS: 7º - “O MILIONÁRIO DA CAVERNA”  E 8º - “ALÉM DA MAGIA”
71 – 72 – 73 – 82 – 83.
09/04/2019


PARA CURTIR: Caetano Veloso - Felicidade

10 de mar. de 2019

8º ANOS

Resultado de imagem para RELEITURAS DA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
Lucas 10.25-37

Para testar Jesus, um líder religioso lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para ter a vida eterna?”.
Ele respondeu: “O que está escrito na Lei de Deus? Como a interpreta?”.
Ele disse: “Ame o Senhor seu Deus com toda a paixão, toda a fé, toda inteligência e todas as forças; e ame seu próximo como a você mesmo”.
“Boa resposta!”, disse Jesus. “Faça isso e viverá.”
Querendo fugir da resposta, ele perguntou: “Como saber quem é o ‘próximo’?”.
Jesus respondeu contando uma história:
Na companhia de amigos, um jovem Tukano navegava o rio Negro em direção a São Gabriel da Cachoeira. O município, que fica no noroeste do estado do Amazonas e possui um território maior que Portugal, reuniria num torneio de futebol representantes de algumas das 23 etnias indígenas que vivem na região.
Debaixo do forte Sol e o vento quente do calor amazônico, o time dos Tukanos venceu a final com uma goleada de 4 a 0 em cima dos Húpd’äh*. O jovem Tukano comemorou a vitória com os amigos bebendo um porção de caxiri. Em meio à muvuca do torneio e entre tanto indígenas, o jovem Tukano acabou se perdendo dos amigos.
No caminho de volta para embarcação, quando a luz do Sol quase já não iluminava a cidade, o jovem foi surpreendido por três assaltantes. Não bastou tomarem o pouco dinheiro que ele tinha, os assaltantes o espancaram e o feriram no rosto com uma faca. Deixaram o jovem sagrando, caído sobre uma grande pedra, que fica à beira do rio.
O sino começou a soar, anunciando o início da novena. Atrasado, o padre da paróquia caminhava em direção à igreja. Ao avistar o corpo do jovem franzino à beira do rio, o sacerdote apressou o passo para não se atrasar ainda mais para a celebração. Na volta, quem sabe, poderia dar alguma atenção. 
Com a Bíblia debaixo do braço e o violão à mão, um pastor passou pelo mesmo caminho, se dirigindo à sua congregação. Viu o rapaz caído, mas não se preocupou. “É só mais um índio bêbado”, pensou. Deu de ombros e seguiu seu caminho. 
Então vinha um indígena da etnia Húpd’äh, descendo o caminho em direção ao rio. Ao ver o rapaz, teve compaixão dele. Aproximou-se, limpou o ferimento e passou um pouco de óleo de andiroba. Depois, colocou o jovem em sua canoa, o levou para a casa e cuidou dele.
“Quem você acha que é o próximo do jovem atacado pelos ladrões?”.
“Aquele que cuidou dele. O indígena Húpd’äh”, respondeu o líder religioso.
Jesus concluiu: “Faça a mesma coisa”.
Notas:
*Os Húpd’äh são classificados na etnografia e na etnologia como sendo da família etnolinguística Maku, embora os Húpd’äh não gostem deste nome, pois significa “não-gente”, animal, sem fala, bicho do mato. Indígenas de outras etnias usam Maku quando querem menosprezar os Húpd’äh. [Fonte: Inverso, Marcelo Carvalho, 2014]
** Caxiri é um bebida fermentada feita com beiju de mandioca e manicuera fervida
• Phelipe Reis é amazonense, jornalista e missionário. Marido de Luíze e pai da Elis.

PLANO DE AULA EMERGENCIAL
 Resultado de imagem para TAREFA DE CASA
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
ESPECIAL PARA A TURMA: 73 – FUNDAMENTAL II
  è          DIA DA SEMANA: TERÇA-FEIRA (12/03/2019) – TURNO: TARDE
                   Tempo: 2 períodos
                   SENDO: 4.º E 5.º NA  SALA 6 – PRÉDIO CENTRAL                                                                                         

VOCÊ VAI PRECISAR: LIVRO DIDÁTICO E DO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Tarefa A:   4º PERÍODO         
A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO, DAS PÁGINAS 27, 28 E 29, CONCLUIR A CORREÇÃO DAS QUESTÕES  12 ATÉ 21:
  è  LER E INTERPRETAR AS QUESTÕES;
  è  ANALISAR E ACEITAR EXPLICAÇÕES OU RESPOSTAS CABÍVEIS;
  è  CORRIGIR DE FORMA ORAL

Tarefa B:   5º PERÍODO    
  è  LER E ORIENTAR OS CONCEITOS DE FIGURAS DE LINGUAGEM – PÁG. 29 A 31- EXERCÍCOS 1 A 4:
  è  INICIAR: LER, ORIENTAR E ANALISAR OS CONCEITOS DE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO – PÁGINAS 31 A 36 – QUESTÕES 1 A 6;

  è  DIA DA SEMANA: QUINTA-FEIRA (14/03/2019)
 Tempo: 2 períodos
 SENDO: 1.º E 5.º NA  SALA 6 – PRÉDIO CENTRAL

Tarefa C:   1º PERÍODO
  è     CONCLUIR: LER, ORIENTAR E ANALISAR OS CONCEITOS DE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO – PÁGINAS 31 A 36 – QUESTÕES 1 A 6;

Tarefa D:   6º PERÍODO
       è  PRODUÇÃO TEXTUAL: GÊNERO: POEMA COM POESIA (N.º5) – ESCOLHA UM OBJETO(PORTA, LIVRO, LOUSA, BICICLETA, CELULAR, ...) E ELABORE UM POEMA, PROCURE PERCEBER A IMPORTÂNCIA E  O SIGNIFICADO PARA VOCÊ DESTE OBJETO. FAÇA 3 ESTROFES DE 4 VERSOS CADA. NÃO ESQUEÇA DO TÍTULO.

JUSTIFICATIVA PARA A FALTA:
ESTOU EM CURSO DE FORMAÇÃO.
DESCULPAS PELA AUSÊNCIA!
UMA EXCELENTE AULA!
PROFESSOR: ELEMAR GOMES