14 de abr. de 2019

Planos de aula - 2019 Semana: (10ª/40) 15º a 12/04/2019 Professor: Elemar Gomes


Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2019
Semana: (10ª/40) 
15º a 12/04/2019
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SÉTIMO – CONTEÚDOS – TURMAS: 71(  ) – 72(  ) – 73(  )
ESTA SEMANA TEREMOS:
AULAS DA SEMANA:
1.    (  )ACENTUAÇÃO GRÁFICA: PPT + VÍDEOS + PESQUISA + EXERCÍCIOS EXTRAS – 54 ... ;
2.    (  )NA LOUSA – EXERCÍCIOS SOBRE ACENTUAÇÃO;
Produção textual da semana:
”NO MEIO DO CAMINHO” – CARLOS DRUMONND DE ANDRADE
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
Produção de paródia de poesias.
ANO: OITAVO – CONTEÚDOS – TURMAS: 82(  ) – 83(  )
ESTA SEMANA TEREMOS:
AULAS DA SEMANA:
1.    (  )Pipi – P. 59 a 64 – 1 ao 11;
2.    (  )Exercícios sobre tipos de discursos – xerox;
3.    (  )Concordância nominal – P. 65 a 71;
4.    (  )Acentuação: P. 72 a 75.
Produção textual da semana:
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
Tipos de discursos
DATAS IMPORTANTES
TURMA
DATA
A.     
TRABALHO SOBRE Os LIVROs – TURMAS: 7º - “O MILIONÁRIO DA CAVERNA” E 8º - “ALÉM DA MAGIA”.
71 – 72 – 73 – 82 – 83.
T71/72/73: 11/04/2019
T82/83:
09/04/2019



Um diálogo difícil
Artigo de Ivan Angelo publicado na revista semanal brasileira Veja em 16 de maio de 2001 (página 126):

Imagem publicada com a matéria
Diálogo difícil
Um homem do interior esbarra no jargão de uma secretária
Ivan Angelo
Se ultrapassar a barreira representada por uma secretária, quando se quer falar com um executivo ao telefone, já é um pouco complicado para urbanos acostumados, que dirá quando vem alguém de longe, aonde não chegaram ainda certos truques do linguajar sempre polido daquelas que recebem dos patrões a ingrata missão de afastar em vez de aproximar.
- Financeira Saraiva, boa-tarde - diz a secretária.
- Boa-tarde, moça. O doutor Saraiva está?
- Quem gostaria?
Para ouvidos traquejados isso significa: pode estar ou pode não estar, depende de quem está falando. O verbo gostar no condicional joga o acesso ao doutor no terreno das possibilidades. Mas as palavras têm um sentido mais amplo do que julga quem faz uso delas no sentido particular.
- Gostaria não é bem o causo. Eu vim mais por precisão do que por gosto.
A resposta não servia a ela, que estava interessada no "quem" da pergunta. Já o interlocutor prestara maior atenção no verbo porque, para ele, essa era a palavra que fazia mais sentido na circunstância. A secretária voltou à pergunta dando ênfase na busca da informação que desejava:
- Mas quem gostaria?
- Gostaria de quê?
Para fugir do impasse, a secretária resolveu usar a língua geral:
- O que estou perguntando é qual o seu nome. Quer dizer: quem gostaria de falar com ele.
Aí, para o homem do interior, já era quase uma questão. E ele tornou, muito polido, mas marcando opinião:
- Uai, mas, se eu perguntei primeiro se o doutor Saraiva está, a senhora tinha de me responder primeiro, antes de rebater com outra pergunta, não é não? Eu penso assim.
- Como é que vou encaminhar o senhor sem saber o seu nome?
- Posso até dar o nome, mas eu não disse que queria falar com ele. Só perguntei se ele estava...
A secretária, com a objetividade da profissão, tentou contornar:
- O senhor quer falar com ele?
- Gostaria - ironizou o homem.
- Bom, então, por favor, o senhor pode me dizer o seu nome?
- Posso. É João Honorato.
Aí veio outra pergunta fatal das secretárias:
- De onde?
Para quem conhece os códigos, a pergunta significa: de qual empresa é o senhor, qual é o seu negócio? Para quem não conhece:
- De onde? Ah, sou de um lugar muito pequeninozinho perto de Barbacena, a senhora nunca deve ter ouvido falar: Desterro do Melo. Ouviu falar?
- Não, não ouvi - e lá veio outra pergunta do repertório: - É particular, senhor?
- Aí a senhora me pegou. O Desterro? Particular?
- O assunto, senhor, é particular?
- Ah, bom. Por enquanto, é. Daqui a pouco tá na boca do povo.
- Pode adiantá-lo, senhor, para eu estar passando para o doutor Saraiva?
- Não, eu mesmo passo.
A secretária vencida e grilada contatou o patrão, que atendeu na maior presteza ao ouvir o nome de João Honorato. Foi uma conversa longa. Pela porta entreaberta ela ouviu duas risadas, apelos, promessas, regateios, garantias, agradecimentos. Depois o doutor Saraiva veio até ela:
- Dona Regina, o senhor João Honorato está vindo aí. Disse que teve dificuldade de entender a senhora. Pelo amor de Deus, fale simples com ele, como se ele fosse a sua mãezinha, o seu avozinho. De hoje em diante, por favor, não mais "quem gostaria?", "de onde?", "estar passando", "qual é o assunto". Ele acha que quem telefona sabe o que quer e com quem quer.
- Mas quem é esse João Honorato?
- O rei da soja. Agora é nosso patrão: vendi minha parte para ele nesse fim de semana.

7 de abr. de 2019

Planos de aula - 2019 Semana: (9ª/40) 8º a 12/04/2019 Professor: Elemar Gomes


Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2019
Semana: (9ª/40) 
8º a 12/04/2019
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SÉTIMO – CONTEÚDOS – TURMAS: 71(  ) – 72(  ) – 73(  )
ESTA SEMANA TEREMOS:
AULAS DA SEMANA:
1.    (  )ACENTUAÇÃO GRÁFICA: PPT + VÍDEOS + PESQUISA + EXERCÍCIOS EXTRAS – 54 ... ;
2.    (  )NA LOUSA – EXERCÍCIOS SOBRE ACENTUAÇÃO;
3.    TRABALHO SOBRE O LIVRO: O MILIONÁRIO DA CAVERNA” - DEBATE
Produção textual da semana:
”NO MEIO DO CAMINHO” – CARLOS DRUMONND DE ANDRADE
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
Produção de paródia de poesias.
ANO: OITAVO – CONTEÚDOS – TURMAS: 82(  ) – 83(  )
ESTA SEMANA TEREMOS:
AULAS DA SEMANA:
1.    (  )Pipi – P. 59 a 64 – 1 ao 11;
2.    (  )Exercícios sobre tipos de discursos – xerox;
3.    (  )Concordância nominal – P. 65 a 71;
4.    (  )Acentuação: P. 72 a 75.
Produção textual da semana:
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
Tipos de discursos
DATAS IMPORTANTES
TURMA
DATA
A.     
TRABALHO SOBRE Os LIVROs – TURMAS: 7º - “O MILIONÁRIO DA CAVERNA” E 8º - “ALÉM DA MAGIA”.
71 – 72 – 73 – 82 – 83.
T71/72/73: 11/04/2019
T82/83:
09/04/2019


PRODUÇÃO TEXTUAL - 7º ANOS

IACS - Produção textual – GÊNERO: POESIA – N.º: 7
Turma: 71(  ), 72(  ) ou 73(  )  Professor: Elemar Gomes
GÊNERO TEXTUAL: PARÓDIA DE POESIA
A paródia é uma REESCRITA cômica de algum POEMA,
que frequentemente utiliza ironia e deboche.
Ela geralmente é parecida com a obra original,
e quase sempre tem sentidos diferentes.

   A.            POEMA ORIGINAL
No Meio do Caminho
De Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei desse acontecimento
que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no
meio do caminho
no meio do caminho
tinha uma pedra.
 Resultado de imagem para CARLOS DRUMMOND NO MEIO DO CAMINHO

   B.            POEMA PARODIADO
No Meio do Caminho
De Deise Konhardt Ribeiro

No meio do caminho tinha um fusquinha
tinha um fusquinha no meio do caminho
tinha um fusquinha
no meio do caminho tinha um fusquinha.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na ida de minhas noitadas tão agitadas.
Nunca me esquecerei
que no meio do caminho
tinha um fusquinha
tinha um fusquinha no
meio do caminho
no meio do caminho
tinha um fusquinha.
 Resultado de imagem para FUSQUINHA
TAREFA: PRODUZA UMA PARÓDIA BEM DIVERTIDA
A PARTIR DO POEMA ORIGINAL NO MEIO DO CAMINHO DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.